s

quinta-feira, 29 de março de 2012

Seminário discute ações do Plano de Educação e Desenvolvimento do Maranhão

        A etapa final para consolidação das propostas do projeto de cooperação técnica, firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), começou a ser implementado, nesta quinta-feira (29), em Barreirinhas. O projeto tem como foco a oferta de educação de qualidade e a melhoria dos indicadores educacionais do estado.
          O Seminário do Plano de Educação e Desenvolvimento do Maranhão foi aberto pelo coordenador gerencial do projeto e secretário-adjunto de Assuntos Institucionais da Seduc, Fernando Silva, o secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, e Liliane Marchiorato, do Pnud.
          O evento, que termina nesta sexta-feira (31), conta com a participação da equipe técnica da Secretaria, gestores regionais e demais técnicos envolvidos com o projeto.
Fernando Silva salientou que as propostas do projeto de cooperação técnica estão prontas para que os técnicos do MED/Pnud façam a avaliação final. Depois desta análise detalhada, será trabalhado o planejamento de execução das propostas para garantir a melhoria da educação no Maranhão. “As propostas finalizadas das dimensões do projeto serão apresentadas à governadora Roseana Sarney, nos próximos dias”, informou.
           Para o consultor do Pnud, Antônio Carlos da Ressurreição Xavier, o Maranhão está na fase final da consolidação do plano de cooperação técnica, com a formalização e apresentação dos trabalhos das equipes da Seduc sobre as quatro dimensões do plano. Segundo ele, faltam apenas alguns detalhamentos para fechar todas as metas que estão em cada dimensão e as ações necessárias para a consecução dessas metas, como fechar prazos e custos.
           Antônio Carlos Xavier frisou que após o fechamento, as dimensões terão um link com os resultados globais para definir o sistema ideal para o Maranhão. “O seminário acontece em um momento fundamental para a concretização dos pontos estruturantes e para discutir a formatação de um plano baseado no rico levantamento realizado pela Seduc, que conta com uma equipe com vontade política que o Maranhão oferte uma educação de qualidade”, apontou.
          O primeiro dia de seminário foi dedicado às apresentações das 16 ações das quatro dimensões do acordo de cooperação técnica, que estão pautadas em quatro eixos: gestão educacional, formação inicial e continuada, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura e recursos pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário