s

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Seduc aplica provas do Programa Jovens Embaixadores


Jovens embaixadores recebidos pela ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton

   Um total de 17 alunos da rede pública de ensino realizarão, nestas sexta-feira (13) e sábado (14), no Centro de Ensino Escola Modelo Bendito Leite, em São Luís, a quarta etapa do processo seletivo do programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As provas (oral e escrita) acontecerão, simultaneamente, em todo o Brasil, a partir das 14h. 

O Programa Jovens Embaixadores possibilita um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. O programa oferece a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

      Promovido desde 2002 no Maranhão, o programa pré-selecionou nesta edição (2014) 282 alunos em todo o estado, destes, 17 estudantes foram selecionados pela embaixada. O processo seletivo iniciou em abril deste ano. 

     Para participar do "Jovens Embaixadores", o estudante precisa ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem em janeiro do ano seguinte); ser aluno do ensino médio na rede pública; jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter excelente desempenho escolar; estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral e pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
Estudante maranhense Marcos Abraão Borges Santos Jovem Embaixador 2013

    O programa oferece passagens domésticas e internacionais de ida e volta para os EUA; orientação pré-partida em São Paulo; ajuda para a obtenção de visto para participar no programa; custos com a implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.); hospedagem e alimentação; seguro saúde para a viagem; kit básico com roupas de inverno; cartão telefônico para ligações para o Brasil.

        A URE de São João dos Patos já se destaca no Maranhão pelas representações estudantis a nível nacional e internacional com os alunos: Adão Randerson e Erislane Campos (Parlamento Juvenil do Mercosul), Milane Brandão (Prêmio de Melhor Roteirista de Curta) e João Pedro (Parlamento Jovem Brasileiro).

Fonte: SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário