s

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PROFESSOR E ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO PROPÕEM PESQUISA NAS ESCOLAS DA URE


     Aprovado através do edital nº 59/2013, o projeto cujo tema aborda uma necessidade tipicamente brasileira nas escolas públicas de ensino médio que é o uso de laboratórios nas escolas.



     As escolas de Ensino Médio de municípios que fazem parte na URE de São João dos Patos receberão a visita do Professor e Diretor de Educação da URE/SJP Renato Darcio e dos alunos Arão Noleto,Brunna Silveira e Jefferson Valadão com o objetivo de coletar dados e entreveistas para a pesquisa DIAGNÓSTICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO NA UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS. 

     O fato é que muitas escolas da rede possuem ou não os laboratórios citados, utilizam total, parcial ou não utilizam, contribuindo de forma direta ou não para o sucesso dos alunos nas disciplinas em questão.

    
    Com a pesquisa, poderemos encontrar fatores que apontarão propostas de intervenção nas escolas para a melhoria da qualidade do Ensino em curto espaço de tempo através da utilização de metodologias de uso de equipamentos laboratoriais ou de criação de laboratórios de baixo custo. 

    Um relatório será enviado à URE e SEDUC ao finalizar a pesquisa.

      Também serão alvos de análise os fatores que contribuem para a utilização o não utilização dos espaços e equipamentos laboratoriais para suas aulas.

      A pesquisa já iniciou sua primeira fase com o levantamento bibliográfico e culminará com as visitas e entrevistas, transportando os envolvidos a uma reflexão mais profunda sobre o tema.


NO BRASIL



      Já existem, recentemente no Brasil, preocupações e mobilizações que aderem a ideia em estudo pela equipe, como é o caso no Ator e hoje Deputado Federal Stepan Nercessian (PPS-RJ) que apresentou na Câmara o PL nº 5218/13 que trata da obrigatoriedade das escolas públicas de ensino fundamental e médio a ter laboratório de Matemática.De acordo com a proposta, os professores deverão ter a formação necessária para saber dar aula com os materiais do laboratório. 



     Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB (Lei 9.394/96) não estabelece a obrigação de laboratórios para nenhuma aula específica.

Ensino inadequado

     Segundo o deputado, vários especialistas em educação questionam o ensino da matemática apenas por métodos dedutivos adotado no Brasil há mais de cem anos. Nercessian acredita que as baixas notas em vestibulares, concursos e provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam reflexos de um ensino somente teórico da Matemática.

    Outro problema apontado por ele é que “os estudantes brasileiros não estão conseguindo utilizar a matemática apresentada nas escolas para resolver problemas cotidianos”.

     A implantação dos laboratórios, de acordo com o deputado, pode aumentar a autoconfiança dos estudantes. “A existência do laboratório gera um movimento positivo em direção às transformações necessárias para um ambiente motivador do interesse dos alunos”, afirmou Nercessian.



Tramitação



    A proposta tramita em caráter conclusivo, e recentemente foi concluída no dia 18/09 e aprovada pela Comissão de Educação com parecer de inteiro teor em favor do projeto, assinada pelo Relator Dep. Manoel Salviano.



    A mesma segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e se aprovada definitivamente, incluirá o art. 27-A à Lei nº 9.394,de 20 de dezembro de 1996, recebendo portanto o teor:



    Art. 1º Acrescente-se o art. 27-A à Lei nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996:

“Art. 27-A Cada escola pública de ensino fundamental e médio obrigatoriamente manterá ou promoverá o acesso dos seus alunos a laboratórios de suporte ao ensino,especialmente em Ciências, Matemática e Informática.”

Art. 2º As redes públicas terão o prazo de três anos, a contar da publicação desta Lei, para universalizar a obrigação disposta no art.1º.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

      A equipe de pesquisa já entrou em contato com o Deputado Stepan Nercessian para estreitar os laços e adquirir um aprofundamento no teor do projeto a fim de criar uma justificativa mais consistente na pesquisa.

Formação

     A Diretoria e Gestão da URE de São João dos Patos solicitou em meados do 1º semestre de 2013, uma Formação Continuada para professores sobre o a Experimentoteca de Matemática que existe nas escolas, a mesma segue em tramitação da SEDUC mas já recebeu parecer favorável do setor responsável que já tem previsão de data.

Texto: Prof. Renato Darcio Noleto Silva-Diretor Regional de Educação e prof. EBTT/IFMA
Conheça mais sobre a lei 5218/13: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=592456

Nenhum comentário:

Postar um comentário