s

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MEC lança programa com 40 mil bolsas para estudantes de Ensino Médio

      O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira (18), o programa "Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor", para incentivar a iniciação à pesquisa científica e à vida acadêmica nas escolas públicas, principalmente, nos estudos de disciplinas como matemática, física, químicas e biologia.
      Para o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, “o objetivo do programa é despertar o interesse dos estudantes do ensino médio pelas ciências, especialmente, na matemática, física e química para, no futuro, quem sabe, serem professores dessas disciplinas". Segundo dados do MEC, somente 3% das matrículas no ensino superior são para cursos de ciências exatas.
   Ainda, segundo o ministro, no programa, as universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia têm a atribuição de selecionar os bolsistas. As instituições que aderirem terão que apresentar propostas de atividades a serem desenvolvidas em articulação com as secretarias estaduais de Educação.
      O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) aprova a iniciativa do MEC destacando que o programa converge para um dos pontos contidos no documento, elaborado pelo Conselho e entregue ao ministro Mercadante, no final de 2012, com o diagnóstico e propostas de melhoria para o Ensino Médio, resultado do trabalho integrado entre os secretários de todos os estados.
      Com foco nos estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental da rede pública dos estados, o programa terá aplicação inicial nas mais de cinco mil escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador. Também terão prioridade às bolsas, os estudantes premiados em olimpíadas científicas e participantes de projetos vinculados a programas apoiados pela Capes e pelo CNPq.
       Segundo o MEC, o investimento inicial será de R$ 54 milhões no primeiro ano. A partir de fevereiro de 2014, serão contemplados 40 mil alunos, número que deverá ser ampliado a 100 mil estudantes até 2015. O valor, repassado aos estudantes de ensino médio, será R$ 150 e será fornecido por meio de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
      Além de incentivo financeiro, o governo também pretende preparar materiais didáticos que estimulem o interesse dos alunos por matemática, física, química, biologia e astronomia. Chamado de Aventuras na Ciência, o material, segundo o MEC, será produzido por cientistas brasileiros.
       As universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia participantes de programas de formação e valorização docente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), poderão formalizar adesão ao programa a partir da publicação da portaria pela CAPES, que deve ocorrer até o final deste mês.

Ensino Médio Inovador

    O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
     O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
    Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
     A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.

Fonte: ASCOM - SEDUC MA

domingo, 29 de setembro de 2013

Livros didáticos seguirão matrizes curriculares do Enem a partir de 2015

Especialistas temem que professores não consigam se preparar para o formato em dois anos

      A reforma do ensino médio nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou antes mesmo da reestruturação do currículo. A partir de 2015, os livros didáticos das redes públicas serão interligados dentro das quatro áreas de conhecimento propostas pela prova. "Não significa o fim do livro didático por disciplina, mas cada matéria terá de dialogar com outras", explica o secretário de educação básica do Ministério da Educação (MEC), Romeu Caputo.
Para Daniela Machado, aluno do 2º ano do ensino médio, livros são pouco usados - Marcio Fernandes/Estadão
Daniela Machado
(Marcio Fernandes/Estadão)
 
        - Para Daniela Machado, aluno do 2º ano do ensino médio, livros são pouco usados.
    O edital dos livros didáticos para 2015 exige que as disciplinas de Química, Física e Biologia, por exemplo, estejam interligadas e atendam a requisitos mínimos comuns das Ciências da Natureza. Pela primeira vez, o documento prevê que as editoras apresentem obras com complementos digitais - e-books, jogos e aplicativos. Os próximos editais devem seguir esse mesmo formato, segundo o MEC.
     Uma comissão de avaliadores em 12 universidades federais analisa se os livros apresentados em agosto por editoras de todo o País atendem a esses critérios. Até junho de 2014, um guia de obras recomendadas pelo governo federal deve ser enviado às escolas públicas.
       Essa mudança faz parte do projeto do MEC para redefinir todo o currículo do ensino básico - fundamental e médio - em um formato interdisciplinar semelhante ao Enem. "A mudança faz parte do que chamamos de Base Nacional Comum do Currículo. Converge avaliação, formação dos professores e produção de material", diz Caputo.
      O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, diz que o modelo curricular do Brasil é historicamente determinado pelos vestibulares. "Antes, poucas escolas tinham acesso a essas informações. Com o Enem e suas áreas definidas, todo mundo está conhecendo as matrizes de habilidades e competências, especialmente as escolas públicas."
       Especialistas, porém, temem a adoção de obras nesse modelo sem a preparação dos professores. "Uma coisa é produzir o material, outra é ser usado com qualidade", diz Paula Louzano, doutora em Educação pela Universidade de Harvard. Para João Roberto Moreira Alves, presidente do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação, a formação dos professores, se iniciada hoje, só alcançaria maturidade em 4 anos.
        Para alunos e pais das redes públicas, os novos livros só representarão uma mudança no formato do ensino médio quando o material didático for efetivamente usado na sala de aula. "Hoje o livro é pouco usado porque os professores levam os materiais deles e os alunos não querem carregar tanto peso à toa", afirma Daniela Machado, de 17 anos, que cursa o 2.º ano do ensino médio na Escola Estadual Ibrahim Nobre, na zona sul de São Paulo. / COLABOROU CARINA BACELAR, ESPECIAL PARA O ESTADO

 

Alunos da escola Centro de Ensino Aluísio Azevedo realizaram segunda visita ao Memorial da Balaiada em Caxias


   A escola estadual Centro de Ensino aluísio Azevedo de Jatobá, conforme proposta pedagógica elaborada por gestor e professores, conciliando teoria e prática, promoveu nesta ultima sexta-feira 27 de setembro, uma excursão a cidade de Caxias com alunos de primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio para uma visita ao Museu da Balaiada, revolta popular ocorrida no Maranhão por volta do ano de 1838.Uma grande oportunidade  conquistada pelos alunos e professores, para ampliar seus conhecimentos acerca do conteúdo curricular e interagir com outras formas de saberes e culturas. Na visita, contaram com a orientação do professor Alexandre que de maneira detalhada expôs o histórico da revolta, bem como, a importância da fundação e da preservação do museu.
       O Memorial da  Balaiada é um capítulo da vida brasileira contada muitas vezes sob o olhar da historiografia conservada. Recontar a história sob o olhar dos camponeses, escravos e vaqueiros é o propósito principal do projeto e do Memorial da Balaiada.

sábado, 28 de setembro de 2013

REALIZADA A II FOCO DO SIAMA NA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS

     A equipe do SIAMA da URE de São João dos Patos realiza encontro de Formação Continuada de Gestores Escolares da Rede Estadual de 16 municípios. 
O encontro ocorreu no CE Dr. Paulo Ramos, no dia 10/09 das 8:00h às 18:00h.
     Além do texto de sistematização dos trabalhos que abordou o ensino de língua portuguesa e matemática com um enfoque à avaliações externas, outros temas foram debatidos:
 
Objetivos:
a)      Discutir indicadores educacionais da URE e propor intervenções pedagógicas para a melhoria dos mesmos;
    b) Refletir sobre a importância da participação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio 2013.
 
Pauta:

    Manhã
  1. Momento de reflexão:
1.1  – Vídeo OBMEP;

  1. Texto base II FOCO: LEITURA, ESCRITA E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO 21. 
  2. IDEB das escolas da URE;
  3. Avaliação da última reunião de gestores e supervisores;
  4. Apresentações de experiências exitosas nas Escolas na Rede de Ensino do Estadual da URE de São João dos Patos;
5.1- CE Aristides Lobão – Socorro Eufrásio (Aristides Lobão);
5.2 – Escola Família Agrícola – Felix (Sucupira do Norte);Projetos para o Programa Criar;

Tarde:
  1. Calendário Escolar 2013/Acompanhamento e atualização;
  2. Registro de aulas, notas e acompanhamento pelo SIAEP ;
  3. Maranhão Profissional;
  4. Reforço Escolar/ENEM 2013;
  5. Grêmio Estudantil- Observar cronogramas;
  6. PROEMI;
  7. Programa Atleta na Escola;
  8. Metas URE;
  9. Pesquisa Científica Laboratórios;
  10. Conferência do Parlamento do Mercosul – Parceria com prefeitos; 
  11. Revisões às vésperas do ENEM;
Esta matéria estava em atraso devido problemas técnicos!

URE muio bem representada no Parlamento Brasileiro - Brasília-DF/2013

À esquerda(de óculos) nosso jovem parlamentar
     Tomou posse nesta quarta-feira,24 de setembro em Brasília-DF o Jovem Parlametar Brasileiro , João Pedro Coelho de Oliveira (17). João Pedro foi um dos estudantes maranhenses escolhidos no Estado para representar o Parlamento Jovem Brasileiro. Em Brasília desde a semana passada, João Pedro, já visitou o Congresso, a Câmara dos Deputados, Senado, voltou para São Luis para encontro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e retornou a Brasília para ser empossado como Deputado Federal Jovem (título simbólico, mas de grande relevância). Pedro está deslumbrado com a rotina política e goza das benesses do cargo, como hospedagem em hotel, voar de avião, passear pela capital federal e experimentar a culinária e bebidas típicas de vários estados, como o chimarrão, que adorou e compartilhou no seu Facebook. Nesta sexta-feira (27) teve fimsua experiência de "Deputado Joven" , mas a experiência adquirida será repassada aos colegas que irão planejar suas participações em 2014. Parabéns a todos e que tragam sugestões e incentivem alguns políticos em suas cidades a trabalharem com mais afinco.
       Pedro foi convidado a ministrar palestras a demais estudantes da URE para contar sua grande experiência nesta semana mágica. Gostou da idéia, mas alertou que precisa primeiramente colocar sua rotina escolar  em dia.
        A URE aguarda agora o resultado da seleção do Programa Jovem Senador que já possui quatro semifinalistas inscritos.
       Seja bem vindo Jovem Deputado, e que vc sirva de exemplo para demais alunos da nossa URE.

Reconhece alguém ilustre de gravata amarela nesta foto?


ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS IMPLANTAM AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL

CE Epitácio Pessoa-Paraibano
      Uma das ações do Secretário de Estado da Educação e meta da URE de São João dos Patos, é implantar o Grêmio Estudantil em 25% das escolas desta regional.
      Atualmente a URE conta com 45 escolas, incluindo os anexos, e 21 destas são de Ensino Médio. O Grêmio será implantado em 15 escolas, suerando a meta e atingindo a 33% das escolas de toda a URE.
    Com cronograma definido que inclui a escolha de uma comissão Pró-Grêmio desde 16/08, incumbindo-se de estudar cartilha e elaborar seu Estatuto para posteriormente ser votado em Assembléia, as escolas estão cumprindo a tarefa de elevar seu sentido democrático. Na assembléia, que teve a data planejada para 27/10, aprovado o estatuto, serão compostaa  comissão eleitoral, e chapas que terão até dia 25/10, véspera da eleição que ocorrerá dia 26/10.
              A URE de São João dos Patos já conta com forte reprentação estudantil, uma vez que tem pela segunda vez um representante no Parlamento Juvenil do Mercosul- Erislane Campos (Sucupira do Norte) e o Jovem Parlamentar Brasileiro- João Pedro (Paraibano), que discutem melhorias para as escolas do Médio Sertão e em todo o Maranhão, pois são os representantes Maranhenses em instâncias superiores que discutem educação. Contamos também com o membro da comissão estadual do Grêmio Estudantil, o Ex-Perlamentar Juvenil do Mercosul Adão Randerson Barros (Colinas).
CE Maria José Macedo Costa-Colinas
       Com a ação, alunos, pais e professores poderão estreitar laços e reforçar o diálogo em prol de melhorias nas escolas além de ajudar a tomar decisões sobre recursos, responsabilidades multilaterais.
       Sendo assim, a URE de São João dos Patos dá mais um passo para a construção de uma educação melhor.
        

ESCOLAS RECEBEM REPASSE PARA REESTRUTURAÇÃO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

         Comunicamos às escolas relacionadas abaixo, os valores depositados nas contas das escolas, em forma de repasse para readequação de lieds de escolas contempladas com novos lieds Proinfo.

          Os gastos deverão ser feitos de acordo com descrição a seguir:
 
  • Rede elétrica: refazer a rede (R$ 1.500,00) / reparos na rede (R$ 700,00)
  • Mobília: trocar toda a mobília (R$ 4.200,00) / reparos na mobília - troca de cadeiras ou bancada (R$ 2.100,00)
  • Ar condicionado: trocar aparelho de ar (R$ 2.800,00)
  • Portão de ferro: colocar portão (R$ 1.000,00)

Na oportunidade, ressaltamos que os valores foram definidos pelas informações repassadas pelas URE´s / NTE´s.

Escolas Contempladas/valores:

MUNICÍPIO ESCOLA VALOR
Barão de Grajaú CE Aristides Lobão 6.700,00
Nova York CE Anália Neiva 4.200,00
Sucupira do Riachão CE Professora Marieta Sá 11.800,00
Benedito Leite CE Lucas Coelho 6.000,00
São Domingos do Azeitão CE Aquilies Lisboa 4.200,00
São Francisco do Maranhão CE Estado de São Paulo 7.300,00
Lagoa do Mato CE Senador José Neiva 7.300,00
Jatobá CE Aluizio Azevedo 8.500,00
Pastos Bons CE Governador João Castelo 8.500,00

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

URE PLANEJA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ATUAM NO 3º ANO COM VISTAS A REVISÕES PARA O ENEM

        Fazendo parte de uma série de ações da URE para que os índices de ENEM melhorem nas escolas da regional, uma equipe de professores planeja formação continuada para orientar professores do 3º ano.
          Seguindo um cronograma, a formação acontecerá de 03/10 a 22/10 em pólos dentro da regional: São João dos Patos, Colinas, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão e Barão de Grajaú.
          Após a aplicação do simulado, a formação seguida de revisões para o Exame, essa é a proposta.

CRONOGRAMA DE RECADASTRAMENTO DE SERVIDORES

    Acontecerá em todo o Estado do Maranhão  recadastramento de Servidores do Estado do Maranhão, com isso, foi-se definido o Cronograma de Atendimento que será de 07/10 a 25/10. Todos os servidores deverão com parecer ao Auditório do CE Dr Paulo Ramos, localizado na Pça. Dr. Pedro Neiva de Santana, centro de São João dos Patos das 9:00h às 17:00 h.
      
      A documentação Necessária paa tal, descreve-se abaixo:
 
  1. Ficha de atualização Cadastral e declaração do chefe imediato com a confirmação de sua lotação, devidamente preenchidas e assinadas, documentos estes emitidos no site: www.segep.ma.gov.br;
  2. RG ou Carteira de Conselhos de Classes Regionais ou Federais, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identificação Militar;
  3. CPF;
  4. Comprovante de residência- Caso não possua, este poderá ser substituído pela Declaração de Residência disponível no site da SEGEP;
  5. Título de Eleitor;
  6. Cartão com o nº do PIS/PASEP;
  7. Certidão de nascimento ou casamento, no caso de viuvez apresentar Certidão de Óbito do cônjuge e para casos de divórcio  apresentar a Certidão com a averbação do divórcio;
  8. Contra-cheques de até dois meses;
  9. Termo de posse ou outro documento que comprove o ingresso o serviço público ( nesse caso o servidor deverá informar na ficha de atualização cadastral no site da SEGEP;
  10. Apresentar comprovante de escolaridade;
  11. Dos dependentes: Em caso de declaração dos dependentes da Ficha de Atualização Cadastral, apresentar os seguintes documentos para:
a) Filhos (menores e maiores inválidos): RG ou Cert. Nascimento;
b) Cônjuge: CPF e RG;
c) Comanheiro(a): desde que reconhecido como dependente previdenciário através de processo específico na SEGEP, apresentar: CPF, RG, Cert. Nascimento , se solteiro (a), ou Certidão de casamento averbada, se viúvo, divorciado ou separado judicialmente.
 
Mais informações: Na Portaria da URE.
 
CRONOGRAMA DE RECADASTRAMENTO DE SERVIDORES NA REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS


DIA
MUNICÍPIO
DIA
MUNICÍPIO
Educação
Aposentados e Pensionistas/Outros órgãos da Rede Estadual na URE
07/10
Barão de Grajaú
21/10
Colinas/Jatobá/Passagem Franca/Lagoa do Mato
08/10
Buriti Bravo
22/10
São João dos Patos/São Francisco do Maranhão/Barão de Grajaú/ Sucupira do Riachão
09/10
Colinas
23/10
Paraibano/Mirador/Suc. do Norte/São Domingos do Azeitão
10/10
Benedito Leite/Jatobá/Lagoa do Mato/Nova Iorque/São Domingos do Azeitão.
24/10
Buriti Bravo/Nova Iorque/Benedito Leite /Pastos Bons
11/10
Mirador
25/10
*Remanescentes  (Outros órgãos)
14/10
Paraibano/São Francisco do Maranhão/Sucupira do Riachão.
*Considere-se como Remanescentes todos os casos que em que não houveram possibilidades de seguir ao cronograma: caso o servidor não possa estar no dia do recadastramento, problemas de saúde que impossibilite, esquecimento, excedentes por ordem de chegada que ultrapasse a capacidade de atendimento por dia estipulado e outros casos não previstos.
15/10
Passagem Franca/Suc. do Norte
16/10
São João dos Patos
17/10
Pastos Bons (prioritário)/São João dos Patos
18/10
*Remanescentes (Professores)