s
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
A educação por quem faz a diferença...
O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou nesta quarta-feira, 17, a importância do professor para o sucesso do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado este ano. “Não tenho dúvida de que o sucesso da implementação do PNE passa pela valorização do professor”, disse o ministro, ao participar da solenidade de premiação dos vencedores da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. “Se não valorizarmos esse profissional, não teremos as melhorias da educação básica que o país precisa.”
A solenidade, em Brasília, reuniu os 152 estudantes finalistas (38 de cada gênero) e seus professores. “A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma celebração, uma grande festa”, disse Paim.
Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro busca aprimorar a prática dos professores em sala de aula para ajudar os alunos de escolas públicas a evoluir na leitura e na escrita. Nesta edição, foram feitas 170.266 inscrições de professores de 5.014 municípios.
Na quarta edição da olimpíada, os trabalhos abordaram os gêneros literários opinião, crônica, poema e memórias literárias. Em todas as categorias, os estudantes escreveram sobre um tema único, O Lugar Onde Vivo. Foram escolhidos 20 vencedores nacionais. Além da medalha olímpica, cada professor e aluno receberam um notebook e uma impressora. A escola da dupla também foi premiada com dez microcomputadores, uma impressora, além de um projetor multimídia, telão para projeção e livros. A escolha foi feita por uma comissão de dez pessoas.
Com o texto pedra "consinada" a estudante Maria Clara Leal de Sousa, de São João dos Patos (MA), foi uma das vencedoras na categoria Memórias Literárias. Ela descreve a vida de uma moradora, dona de casa e seu dia a dia como lavandeira. "Agora eu quero participar de todas as edições que puder", disse Maria Clara.
De uma escola da periferia do município patoense, a professora Íres Nazaré Barros se destaca em seu município e agora na região por a cada ano com suas tentativas de inscrever e aprovar alunos da OLP, agora chegou ao auge com a medalha de ouro. Ires é uma professora extremamente dedicada com o olhar diferenciado buscando sempre crescimento profissional e contribuir para a sociedade local.
Adaptado do MEC por Mylene Brum Oliveira
Confira os 20 vencedores da olimpíada, por categoria
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
ENCERRAMENTO DE ANO NA URE
FORAM REALIZADAS TRÊS REUNIÕES SIMULTÂNEAS NESTE DIA 16/12/2014 NA UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS.
Em continuidade às ações de gestão administrativa e pedagógica, reuniram-se, nesta terça, técnicos da URE, gestores, formadores do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, professores das áreas de Ciências da Natureza e SEDUC em locais distintos, porém articulados.
No auditório do CE Dr. Paulo Ramos estiveram encerrando o ano de 2014 todos os gestores escolares com a realização da FOCO IV e V, sob coordenação da profa. Edith e condução das discussões articulados pela profa. Lúcia Braúna.
No auditório do Hotel Estrela D`alva a coordenadora do Pacto Roseni Lima ficou sob o comando do encontro apoiada pela profa. Banta Marinho, que contou com a participação dos professores formadores no Curso oferecido pelo Pacto.
Nas salas de ensino e aprendizagem virtual do Programa Maranhão, das escolas da Rede na URE, estiveram através de Videoconferência com a SEDUC, professores das áreas das ciências da natureza de diversas escolas jurisdicionadas sob o acompanhamento do Prof. Walter.
Ao fim do dia, a Gestora Jarlane Gomes e o Diretor Renato Darcio desejaram feliz Natal e um 2015 cheio de realizações a todos apresentando relatório resumido de todas as ações da URE no período 2012-2013, mostrando os avanços alcançados principalmente nos índices e médias de avaliações externas, culminando com o anúncio da reforma de muitas escolas da URE.
O ano de 2014 foi um ano de muitas dificuldades, muitos desafios, mas também um ano de concretização de um trabalho que objetiva a melhoria e o crescimento em todos os aspectos na qualidade do ensino na nossa região.
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO MELHORA EM MÉDIAS DO ENEM
NAQUELE PERÍODO, VÁRIOS FATORES CONTRIBUÍRAM PARA TAIS RESULTADOS, SENDO QUE NA URE-SJP APENAS 5 (CINCO ESCOLAS) FORAM AVALIADAS, POIS AS DEMAIS (23 AO TODO) TIVERAM PARTICIPAÇÃO DE MENOS DE 50% DE SEUS ALUNOS DO 3º ANO.
NOS DIAS ATUAIS, ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E COMUNIDADE EM GERAL, RESPIRAM MAIS MAIS ALIVIADOS, POIS ALÉM DAS METAS ALCANÇADAS PELA URE QUE CHEGA A 439,0 EM 2013, TODAS AS ESCOLAS AVALIADAS TIVERAM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL EM SUAS MÉDIAS, COM DESTAQUE PARA O CE AQUILES LISBOA QUE APÓS TER ALCANÇADO IDEB DE 5,2 , ATINGIU A MARCA DE 435,61 E ESPECIFICAMENTE A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA QUE CRESCEU MAIS DE 50 PONTOS NA MÉDIA.
EM 2013, 9 (NOVE) ESCOLAS DA URE FORAM AVALIADAS E PARA 2014 CADA ESCOLA TEM META DE PARTICIPAÇÃO SUPERIOR A 70%.
ESPERAMOS QUE COM TODOS OS ESFORÇOS EMPENHADOS POR ESTAS ESCOLAS SE REVERTAM EM BONS RESULTADOS A MÉDIO E LONGO PRAZO, POIS A CURTO JÁ COMEÇA A MOSTRAR RESULTADOS.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O ENEM 2013 NA URE, PELO LINK:
https://drive.google.com/a/ifma.edu.br/file/d/0B2ThxtJHiqQJSWNVT1BOLUtLc2c/view?usp=sharing
INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O ENEM 2013 NA URE, PELO LINK:
https://drive.google.com/a/ifma.edu.br/file/d/0B2ThxtJHiqQJSWNVT1BOLUtLc2c/view?usp=sharing
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
ESCOLAS RECEBERÃO COMPUTADORES
A STE nos informou que o FNDE estará
trocando os Laboratórios de Informática apenas das escolas que ainda tem
computadores obsoletos, e que a previsão de entrega será
dezembro/14.
Escolas contempladas para esta etapa:
Buriti Bravo
|
21155682
|
CE Senador Carvalho Guimarães
|
Buriti Bravo
|
21155690
|
CE Professora Leda Tájra
|
Mirador
|
21167141
|
CE Edison Lobão
|
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
JOVEM ALUNO DE ESCOLA DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS REPRESENTA O ESTADO DO MARANHÃO EM DELEGAÇÃO BRASILEIRA NO URUGUAI
O Jovem Bruno Noleto, aluno do CE Epitácio Pessoa em Paraibano, eleito em 2014 o 3º Parlamentar Juvenil do Mercosul da nossa URE, sucedendo Adão Randerson e Erislane Campos, representa o Estado do Maranhão, na delegação brasileira em um encontro Internacional na cidade de Montevidèu no Uruguai.No evento, alunos da Argentina, Brasil, Bolivia, Colombia, Paraguay e Uruguai discutem temas comuns à educação de seus países, com vistas a buscar melhorias para o ensino.
Veja na imprensa latino-americana:http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&idioma=1&id=3257021
Bruno, óculos escuros por trás da Bandeira Brasileira |
O Setor Educacional do MERCOSUL é um espaço de coordenação das políticas educacionais que reúne países membros e associados ao MERCOSUL, desde dezembro de 1991, quando o Conselho do Mercado Comum (CMC) criou, através da Decisão 07/91, a Reunião de Ministros de Educação do MERCOSUL (RME).
Ao longo do tempo, a Reunião de Ministros criou outras instâncias de apoio ao Setor. Em 2001, o CMC, através da decisão 15/01, aprovou a “Estrutura orgânica do Setor Educacional do MERCOSUL”, onde se cria o Comitê Coordenador Regional e as Comissões Coordenadoras de Área (Básica, Tecnológica e Superior) e o Comitê Gestor do Sistema de Informação e Comunicação. Em 2005 foi criado o Comitê Assessor do Fundo Educacional do MERCOSUL. Em 2006, foi criada a Rede de Agências Nacionais de Acreditação, e em 2011, foi criada a Comissão Regional Coordenadora de Formação Docente. Além destes, existem outras instâncias, provisórias e permanentes, que gerenciam ações específicas.
Através da negociação de políticas públicas e da elaboração e implementação de programas e projetos conjuntos, o Setor Educacional do MERCOSUL busca a integração e o desenvolvimento da educação em toda a região do MERCOSUL e países associados.
Mais informações: http://edu.mercosur.int/pt-BR/mercosul-educacional/o-que-e.html
URE de São João dos Patos é tema de trabalho apresentado no CONNEPI
O congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, realizado no Espaço Multi Center Sebrae, em São Luis-MA, de 03 a 07/11/2014 reuniu pesquisadores e jovens pesquisadores de todo o Brasil, com ênfase para o Norte e Nordeste, através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
As escolas da URE de São João dos Patos participaram de uma pesquisa de iniciação científica dos alunos Arão Neto, Bruna Silveira e Jeferson Valadão, orientandos do prof. Renato Darcio, que pesquisou o tema: Diagnóstico sobre a utilização dos laboratórios de física e matemática das escolas de ensino médio da rede estadual de ensino da URE de São João dos Patos. Na oportunidade, o tema foi explanado pelos autores da pesquisa tendo seu estande muito bem visitado.
O mesmo tema será também apresentado no ENALIC- Encontro Nacional das licenciaturas em Natal-RN de 08 a 12 de dezembro do corrente ano.
Com o estudo, vários fatores foram associados à forma em que os laboratórios estão sendo utilizados nas nossas escolas.
Em breve, você saberá um pouco mais sobre os resultados desta pesquisa aqui no blog.
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃ REALIZA FORMAÇÃO PARA ORIENTADORES DO PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO
Formação Continuada de Professores...
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI.
Mais informações, visite o site: http://pactoensinomedio.mec.gov.br/
Cumprindo com mais um compromisso em prol da educação de nossa Regional, a SEDUC, através da URE-SJP realiza o 1º encontro de formação dos orientadores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, onde em sua 1a etapa discute Temas relacionados com o Ensino Médio.
O programa tem como Coordenadora Regional a profa. Roseni Lima, que esteve a frente dos trabalhos com o apoio dos formadores profa. Lúcia Maria Aguiar Braúna, prof. Renato Darcio Noleto, profa. Benta Marinho, prof. Jane Batista e equipe da URE.
A formação ocorreu entre os dias 29 a 31 de outubro, no auditório do CE Dr. Paulo Ramos, e transcorrerá nas escolas durante o fim do ano de 2014 e decorrer do ano de 2015.
O PACTO
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI.
URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZA 2a MEGA REVISÃO
Um evento jamais visto na região...
Mais de quinhentos alunos da Região do Médio Sertão se reuniram no pátio do CE Dr. Paulo Ramos para prestigiar a 2a Edição da Mega Revisão do ENEM da URE de São João dos Patos.
Na oportunidade,os professores Hamilton (Inglês), Lourdinha (História), Renato (Matemática), Rubens (Filosofia) e Walter (Física) trabalharam questões voltadas para o Exame e deram orientações gerais para os alunos presentes.
A grande contribuição das escolas, prefeituras (transporte), pais, professores e principalmente da equipe da URE foi primordial para a realização do evento.
No intervalo do 1º dia, tivemos a calorosa presença do professor Fábio Costa que incendiou o intervalo com um alongamento e dança para despertar os presentes, e no intervalo do 2º dia, o show da Banda D`Time, que alegrou os jovens com a boa música.
As atividades ocorreram das 19:00 h às 01:00h dos dias 30 e 31 de outubro e mais uma vez foi um sucesso!
Que venha 2015 e com ele os bons frutos do ENEM 2014 e mais uma edição da Mega Revisão ENEM da URE.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
sábado, 25 de outubro de 2014
SUPERAÇÃO DE EXPECTATIVAS!
A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SE SUPERA E REALIZA A MEGA REVISÃO 2014 COM 511 INSCRITOS A UMA SEMANA DO EVENTO.
REALIZADA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO EM 2013, COM 297 INSCRITOS, PODEMOS COMEMORAR O AUMENTO DE 72% NO NÚMERO DE PARTICIPANTES, RESULTADO DA APROVAÇÃO PELOS ALUNOS, DA EDIÇÃO ANTERIOR.
A UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS É DESTAQUE NO MARANHÃO PELA REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL QUE GANHOU FORÇAS NOS ÚLTIMOS ANOS. COM A IMPLANTAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL NAS ESCOLAS, OS ADOLESCENTES TIVERAM SUA PARTICIPAÇÃO FORTALECIDA, TORNANDO-SE SUJEITOS MAIS ATIVOS EM SUA FORMAÇÃO, E COM ISSO, A BUSCA POR APOIO E CRESCIMENTO NO QUE TANGE À SUA PREPARAÇÃO PARA O ENEM E ESTUDOS SUPERIORES VEM CRESCENDO.
O EVENTO ACONTECERÁ NO PÁTIO DO CE DR. PAULO RAMOS, LOCALIZADO NA PRAÇA PEDRO NEIVA DE SANTANA, NO CENTRO DE SÃO JOÃO DOS PATOS, NOS DIAS 30 e 31, A PARTIR DAS 18:30 h.
VÁRIOS PROFESSORES SE REUNEM EM FORMA DE VOLUNTARIADO PARA CONTRIBUIR.
A OFERTA DO EVENTO É GRATUITA, SERÃO ACEITOS APENAS ALUNOS QUE CONCLUÍRAM OU ESTÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO AINDA ESSE ANO.
A ESTRUTURA CONTARÁ COM PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, PARA OS ALUNOS QUE DESEJAREM ADQUIRIR LANCHE A UM PREÇO ACESSÍVEL, E UM INTERVALO DE MUITA DESCONTRAÇÃO.
terça-feira, 21 de outubro de 2014
MEGA REVISÃO CHEGA A QUASE 400 INSCRITOS HOJE!
O EVENTO ACONTECE UMA VEZ POR ANO, ÀS VÉSPERAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM.
UMA AÇÃO CRIADA PELA URE, SEM CUSTOS PARA O ALUNADO TENDE A ATRAIR A CADA ANO MAIS ESTUDANTES.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
2a MEGA REVISÃO JÁ UTRAPASSA 200 INSCRITOS
SUCESSO TOTAL O PROCESSO DE INSCRIÇÕES DA 2a MEGA REVISÃO PARA O ENEM 2014, ONDE MAIS DE 200 INSCRITOS JÁ COMPÕEM A LISTA DE ESCOLAS DE OITO MUNICÍPIOS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS. O EVENTO ACONTECE PELA SEGUNDA VEZ NO PÁTIO DO CE DR. PAULO RAMOS E COM CERTEZA IRÁ SE TORNAR TRADIÇÃO.
PARTICIPE!
*OBS:
- EVENTO TOTALMENTE GRÁTIS;
- NÃO OFERTAREMOS TRANSPORTE, HOSPEDAGEM NEM ALIMENTAÇÃO;
- VAGAS LIMITADAS COM A DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS COM 48 HORAS ANTERIOR AO EVENTO, PRIORIZANDO ALUNOS DO 3º ANO.
- VAGAS LIMITADAS COM A DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS COM 48 HORAS ANTERIOR AO EVENTO, PRIORIZANDO ALUNOS DO 3º ANO.
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Divulgados semifinalistas para fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa
Profa. Ires Barros (a direita) |
O Maranhão teve 14 estudantes selecionados para a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – “Escrevendo o Futuro”, que será realizada de 28 de outubro até 19 de novembro. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, e premia textos produzidos por alunos de escolas públicas de todo o país nos gêneros Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião, além de promover a formação de professores da rede pública.
Participam da OLP estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal. A comissão julgadora estadual recebeu 363 textos das comissões julgadoras municipais, dos quais 67 artigos de opinião, 90 crônicas, 94 memórias literárias e 112 poemas. Os textos foram submetidos a várias leituras de dois avaliadores e os melhores textos passaram por uma nova avaliação de uma nova equipe.
O Estado terá na fase regional, quatro textos de artigo de opinião, quatro de crônica, três de memórias literárias e três poemas.
A OLP é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.
Realizado a cada dois anos, o concurso de produção de textos é dividido nas categorias Poema (para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias (voltado para os estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio).
Em todo o Brasil, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, o que permitirá a presença de cada estado brasileiro e do Distrito Federal nos quatro gêneros.
Classificados da etapa estadual por categoria
Artigo de Opinião
Mateus Freitas Nascimento, do CE Luiza Sousa Gomes, de Rosário, com o texto: “A Piracema e a malandragem”, sob a orientação da professora Claudia Fabiana dos Santos Barros.
Participam da OLP estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal. A comissão julgadora estadual recebeu 363 textos das comissões julgadoras municipais, dos quais 67 artigos de opinião, 90 crônicas, 94 memórias literárias e 112 poemas. Os textos foram submetidos a várias leituras de dois avaliadores e os melhores textos passaram por uma nova avaliação de uma nova equipe.
O Estado terá na fase regional, quatro textos de artigo de opinião, quatro de crônica, três de memórias literárias e três poemas.
A OLP é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.
Realizado a cada dois anos, o concurso de produção de textos é dividido nas categorias Poema (para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias (voltado para os estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio).
Em todo o Brasil, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, o que permitirá a presença de cada estado brasileiro e do Distrito Federal nos quatro gêneros.
Classificados da etapa estadual por categoria
Artigo de Opinião
Mateus Freitas Nascimento, do CE Luiza Sousa Gomes, de Rosário, com o texto: “A Piracema e a malandragem”, sob a orientação da professora Claudia Fabiana dos Santos Barros.
Gildênio Vieira Souza Júnior, do CE Prof. Rafael Braga de Oliveira, de Pio XII, com o texto: “O retrato da violência na comunidade piodozence”, sob a orientação do professor Delmarco de Castro dos Santos.
Glória Regina Almeida Castro, do CE Rui Barbosa, de Vitorino Freire, com o texto: “Quem tem direito?”, sob a orientação da professora Paula dos Anjos da Silva.
Edilene Sineiro Diniz, so CE Prof. Ruben Almeida, de Pinheiro, com o texto: “Um império ameaçado”, sob a orientação da professora Ana Marta Almeida Serra.
Crônica
Maria Eduarda Vieira Soares, do CE Gastão Dias Vieira, de Lagoa do Mato, com o texto: “A primeira crônica”, sob a orientação da professora Maria José Lopes Macedo.
Janayara Rodrigues Veras, da UI Dagmar Desterro e Silva, de Alto Alegre do Pindaré, com o texto: “As damas do roçado”, sob a orientação da professora Maria José de Sousa Silva.
Denilson Alves de Sousa, da EM Santa Úrsula, de Coelho Neto, com o texto: “Lugarzinho assombroso”, sob a orientação da professora Maria Roseneide da Silva Alves.
Israel Fernandes Costa, do IFMA, de Santa Inês, com o texto: “O ônibus amarelo é o meu lugar”, sob a orientação do professor Elinaldo Quaresma.
Memórias literárias
Maria Clara Leal de Sousa, da UE Pe. Santiago Prieto, de São João dos Patos, com o texto: “Pedra Consinada”, sob a orientação da professora Iris Nazaré Barros dos Santos.
Luís Henrique Lima Alves, do Colégio Frei Germano de Cedrate, de Trizidela do Vale, com o texto: “Galopadas na velha Estrada Nova”, sob a orientação do professor Gessé Alves Ferreira.
Denilson Alves de Sousa, da EM Santa Úrsula, de Coelho Neto, com o texto: “Lugarzinho assombroso”, sob a orientação da professora Maria Roseneide da Silva Alves.
Israel Fernandes Costa, do IFMA, de Santa Inês, com o texto: “O ônibus amarelo é o meu lugar”, sob a orientação do professor Elinaldo Quaresma.
Memórias literárias
Maria Clara Leal de Sousa, da UE Pe. Santiago Prieto, de São João dos Patos, com o texto: “Pedra Consinada”, sob a orientação da professora Iris Nazaré Barros dos Santos.
Luís Henrique Lima Alves, do Colégio Frei Germano de Cedrate, de Trizidela do Vale, com o texto: “Galopadas na velha Estrada Nova”, sob a orientação do professor Gessé Alves Ferreira.
Profa. Íres, Aluna, família e gestora |
Anderson Carlos Lopes Gatinho, da UI Cândido Reis Costa, de Apicum-Açu, com o texto: “Inesquecíveis Lembranças”, sob a orientação da professora Maria de Lourdes Cardozo Castro.
Poema
Johnilton Costa da Silva, da UI Dagmar Desterro e Silva, de Alto Alegre do Pindaré, com o texto: “A vida no meu lugar”, sob a orientação da professora Maria José de Sousa Silva.
Jardel Santana Sousa, da UE Governador Newton Bello, de São João dos Patos, com o texto: “Canção dos Patoenses”, sob a supervisão do professor Cleiton da Silva Corrêa.
Renato Platinir Miranda Luiz, da Escola de Tempo Integral Paulo Freire, de Porto Franco, com o texto: “Gosto tanto daqui”, sob a orientação da professora Hildamara Feitosa dos Santos.
Poema
Johnilton Costa da Silva, da UI Dagmar Desterro e Silva, de Alto Alegre do Pindaré, com o texto: “A vida no meu lugar”, sob a orientação da professora Maria José de Sousa Silva.
Jardel Santana Sousa, da UE Governador Newton Bello, de São João dos Patos, com o texto: “Canção dos Patoenses”, sob a supervisão do professor Cleiton da Silva Corrêa.
Renato Platinir Miranda Luiz, da Escola de Tempo Integral Paulo Freire, de Porto Franco, com o texto: “Gosto tanto daqui”, sob a orientação da professora Hildamara Feitosa dos Santos.
Professores como estes, especialmente a profa. Ires, guerreira, e que todos os anos participa com classificações, incentivando cada vez mais os alunos de um bairro tão humilde como o Pe. Santiago, apoiada pela profa. Francilene Madeira (Gestora), merecem mais do que a nossa admiração e respeito, merecem o nosso carinho especial.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
SEDUC ABRE EDITAL PARA CONCURSO DE REMOÇÃO DE SERVIDORES
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MA) abrirá, a partir da próxima segunda-feira (20), até 1º novembro, inscrições para o concurso interno de remoção de servidores integrantes do subgrupo magistério da educação básica.
As vagas serão preenchidas nos municípios que compõem as Unidades Regionais de Educação (URE´S), mediante as condições estabelecidas no edital que está disponível no endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br). O concurso destina-se aos servidores que pertencem ao quadro de cargos efetivos da Seduc, integrantes do subgrupo magistério da educação básica.
Serão oferecidas vagas provenientes de vacância, mediante dados fornecidos pela secretaria, nos meses de outubro e novembro do ano passado.
Os interessados deverão se inscrever nas sedes das UREs ou na Superintendência e Administração de Recursos Humanos da Seduc (SARH), situada na Rua Oswaldo Cruz, nº 775, Centro, com requerimento dirigido à Comissão do Processo de Seleção por Concurso Interno de Remoção, com a indicação do município e disciplina, de acordo com as áreas ofertadas. Para realizar a inscrição, o candidato deverá juntar os documentos necessários, exigidos no edital.
Poderá participar do concurso o servidor que tenha ingressado há pelo menos três anos no respectivo cargo e aquele que não tenha sido removido há, pelo menos, 600 dias letivos, considerados a partir da data da publicação da portaria de remoção.
Ainda de acordo com o edital, não haverá remoção para os servidores que estejam nas seguintes condições: em estágio probatório; respondendo a sindicância ou processo administrativo disciplinar; e em afastamento preliminar à aposentadoria.
O concurso será julgado por uma comissão composta por seis membros, sendo dois da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), um da Secretaria Adjunta de Coordenação das Unidades Regionais (SARE), um da Superintendência de Assuntos Jurídicos (SUPERJUR) e dois da SARH.
Após a divulgação do resultado, que será feita através da intranet ou outro meio eletrônico, o servidor removido terá, no máximo, 30 dias, a contar dos efeitos da data de remoção, para apresentar-se no município de destino.
A lista completa dos municípios e suas respectivas vagas para o concurso de remoção está disponível no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br.
As vagas serão preenchidas nos municípios que compõem as Unidades Regionais de Educação (URE´S), mediante as condições estabelecidas no edital que está disponível no endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br). O concurso destina-se aos servidores que pertencem ao quadro de cargos efetivos da Seduc, integrantes do subgrupo magistério da educação básica.
Serão oferecidas vagas provenientes de vacância, mediante dados fornecidos pela secretaria, nos meses de outubro e novembro do ano passado.
Os interessados deverão se inscrever nas sedes das UREs ou na Superintendência e Administração de Recursos Humanos da Seduc (SARH), situada na Rua Oswaldo Cruz, nº 775, Centro, com requerimento dirigido à Comissão do Processo de Seleção por Concurso Interno de Remoção, com a indicação do município e disciplina, de acordo com as áreas ofertadas. Para realizar a inscrição, o candidato deverá juntar os documentos necessários, exigidos no edital.
Poderá participar do concurso o servidor que tenha ingressado há pelo menos três anos no respectivo cargo e aquele que não tenha sido removido há, pelo menos, 600 dias letivos, considerados a partir da data da publicação da portaria de remoção.
Ainda de acordo com o edital, não haverá remoção para os servidores que estejam nas seguintes condições: em estágio probatório; respondendo a sindicância ou processo administrativo disciplinar; e em afastamento preliminar à aposentadoria.
O concurso será julgado por uma comissão composta por seis membros, sendo dois da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), um da Secretaria Adjunta de Coordenação das Unidades Regionais (SARE), um da Superintendência de Assuntos Jurídicos (SUPERJUR) e dois da SARH.
Após a divulgação do resultado, que será feita através da intranet ou outro meio eletrônico, o servidor removido terá, no máximo, 30 dias, a contar dos efeitos da data de remoção, para apresentar-se no município de destino.
A lista completa dos municípios e suas respectivas vagas para o concurso de remoção está disponível no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br.
EDUCAÇÃO DO ESTADO TERÁ PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (15), o projeto de lei, que dispõe sobre a introdução de assistentes sociais e psicólogos no quadro de profissionais de educação em cada escola da Rede Estadual de Ensino do Maranhão. A matéria segue agora para a sanção do governo do Estado.
Segundo o autor do projeto, o Dep. Othelino Neto, o
objetivo é fazer com que a Rede Pública de Ensino possa,
obrigatoriamente, ter um psicólogo e um assistente social, profissionais
que vão dar uma assistência maior ao estudante, à criança, ao
adolescente, que, em muitos casos, estão numa situação de risco.
De
acordo com Othelino, é necessária a presença do assistente social na
escola para fazer o acompanhamento daquelas crianças e adolescentes que
forem vítimas de qualquer tipo de violência, seja ela doméstica ou
social. Para o deputado, o profissional é uma figura essencial para
fazer esse tipo de trabalho e encaminhar determinados casos para o
Conselho Tutelar.
“Com a presença do
psicólogo, por exemplo, a rede pública poderá cuidar dos aspectos
subjetivos e emocionais, preparar a criança para que eventuais traumas
provocados ou por violência ou por separação social muito forte não
provoquem distúrbios emocionais no futuro”, defendeu.
Othelino
esclareceu que o projeto de Lei estabelece que essas vagas de
assistente social e de psicólogo serão ocupadas através de concurso
público. A proposição especifica, inclusive, um prazo para que o Estado
se adeque e realize um certame para nomeação destes profissionais.
Fonte: Agência Assembléia- Via Gilberto Leda
MEGA REVISÃO DA URE- CONFIRMADA PARA 30 & 31 DE OUTUBRO
-FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO-
REGULAMENTO:
https://drive.google.com/file/d/0B8jrR8QgfoQfcTFZOVZvNkhHMjQ/view?usp=sharing
INSCRIÇÃO PARA PROFESSORES:
INSCRIÇÃO PARA PROFESSORES:
https://docs.google.com/forms/d/1ykI123J2vMUJaWUO68jkR49zobkUrYVhK4mcE1sIim8/viewform?usp=send_form
INSCRIÇÃO DE ALUNOS:
Encerradas!
INSCRIÇÃO DE ALUNOS:
Encerradas!
EXPERIMENTOTECA- ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SÃO INDICADAS
DIANTE DE VÁRIAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS NAS ESCOLAS COMO: REMANEJAMENTO DE LABORATÓRIOS, REVITALIZAÇÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR, FORMAÇÕES CONTINUADAS E ATÉ UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ASSUNTO, A URE RECEBE A OPORTUNIDADE DE INDICAR ESCOLAS QUE NÃO DISPÕEM DESTES RECURSOS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
FORAM INDICADAS, DESTA URE, 15 (QUINZE) ESCOLAS, APTAS A RECEBER OS LABORATÓRIOS, E É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO DESTE ESTADO GANHA MAIS UM REFORÇO.
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
AUDITORIA NA URE
COM VISTAS A APURAÇÃO DE DADOS LIGADOS A SITUAÇÕES IRREGULARES DE SERVIDORES, BEM COMO APURAÇÃO DE DENÚNCIAS LIGADAS A OUTRAS IRREGULARIDADES EM ESCOLAS, ESTEVE, CAPTANDO DEPOIMENTO, DE SERVIDORES DA URE E DE GESTORES ESCOLARES, NESTE DIA 14/10/14, UMA EQUIPE DE SINDICÂNCIA DA SEDUC LIDERADA PELO DR. MARLOS PATRÍCIO GOMES PESSOA.
ALERTAMOS A GESTORES, PROFESSORES E/OU DEMAIS SERVIDORES QUE POR VENTURA ESTEJAM EM SITUAÇÃO IRREGULAR, SEJA ESTA POR ABANDONO DE CARGO, ACÚMULO OU QUALQUER OUTRA, QUE PROCURE REGULARIZAR-SE A FIM DE EVITAR PERDAS SIGNIFICANTES.
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
HOMENAGEM ÀS ESCOLAS DA URE
Caso haja conflito com o som do blog e do vídeo, Clicar em:
https://www.youtube.com/watch?v=l0ZV6PsOkng
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
REUNIÃO DE GESTORES-FOCO III
A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS ESTARÁ REALIZANDO NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 09/10, A PARTIR DAS 8:00 h , NO HOTEL ESTRELA D`ALVA, A FOCO-III COM A TEMÁTICA: "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM".
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
XXII MARATONA DE QUÍMICA: 6 redações selecionadas para representar o CE Leda Tajra em Natal-RN
A Maratona de Química é uma
atividade voltada para incentivar estudantes de nível médio no contexto
educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas a esses alunos, de
melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e despertar o interesse
dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química.
O requisito para participar da
Maratona de Química foi a elaboração de uma redação sob o Tema "Química e
Sociedade: Motores da Sustentabilidade".
Após a avaliação das redações,
foram selecionados 40 participantes para se apresentarem em Natal por ocasião
da realização do 54º Congresso Brasileiro de Química. Os selecionados pagam a
quantia simbólica de R$ 60,00 (sessenta reais). Caso o aluno seja oriundo da
Rede Estadual ou Municipal de Ensino a quantia a ser paga é de R$ 40,00
(quarenta reais) e o mesmo deverá comprovar essa condição. O pagamento das
inscrições deverá obedecer ao calendário do evento.
Os participantes cumprirão
atividades conforme o Regulamento do Evento e os melhores receberão
Certificados na Solenidade de Encerramento do CBQ. Caberá aos 3 (três)
primeiros colocados premiação especial.
Nesse ínterim o CE Professora
Leda Tajra participará na 2º etapa com 6 alunos, entre os 40 selecionadas. A
educação se faz com a colaboração coletiva dos profissionais compromissados com
o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, explorando as diversas
habilidades e capacidades dos mesmos.
Mais uma vez o CE Professora Leda
Tajra está de parabéns!
Participantes selecionados para a 2ª etapa:Elane Gomes da Silva
Ezaú da Costa Santos
Gerson Breno Morais de Sousa
Marcos Vinícius Nunes de Oliveira
Marieta de Almeida Sousa
Rogéria Bezerra Sousa
PARABÉNS AO CE LEDA TAJRA!
Na 2ª Fase da Olimpíada Maranhense de Química: Aluna do CE Profª Leda Tajra recebe Menção Honrosa
A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico.
A OBQ destina-se a estudantes do ensino médio, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Brasil. Os participantes são divididos em dois grupos:
Grupo A - alunos do 2º. ano do ensino médio ou séries anteriores;
Grupo B - alunos do último ano do ensino médio ou tecnológico.
Somente podem participar alunos de estados em que haja um coordenador da Olimpíada;
Os estados participantes realizarão, preliminarmente, seleções regionais (fase I) e olimpíadas estaduais (fase II) com critérios de seleção estabelecidos pelos coordenadores locais.
Para cada estado, são selecionados, através de tais fases estaduais, 20 alunos para cada grupo.
Pela primeira vez o Centro de Ensino Professora Leda Tajra, em Buriti Bravo-MA participou da Olimpíada Maranhense de Química e como resultado a aluna Rogéria Bezerra Santos, do 1ª Série do Ensino Médio recebeu Menção Honrosa. Participaram desta fase os 10 alunos de cada série do Ensino Médio, classificados na etapa realizada nas escolas. Os alunos que conseguiram medalhas serão os representantes do Maranhão, na Olimpíada Brasileira de Química em 2015.
As provas foram realizadas nas cidades de Bacabal, Buriti Bravo, Imperatriz e São Luís.
Este resultado faz jus ao trabalho pedagógico de apoio e incentivo que os profissionais e professores da escola vêm fazendo há alguns anos, priorizando o ensino de qualidade, valorizando as diversas inteligências, e colhendo resultados com alunos que estão se destacando em diversas atividades dentre as quais, Olimpíadas, Concursos e testes nos quais mais se identificam.
Parabéns a aluna Rogéria e ao CE Leda Tajra!
terça-feira, 30 de setembro de 2014
PESQUISA SOBRE ESCOLAS DA URE DE SJP É APROVADA EM EVENTO REGIONAL E NACIONAL
OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA ARÃO NETO, BRUNA SILVEIRA E JEFERSON VALADÃO, AMBOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO- CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS, DESENVOLVERAM PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE FÍSICA E MATEMÁTICA DAS ESSCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR RENATO DARCIO, E EM SEGUIDA SUBMETERAM À AVALIAÇÃO DE CONGRESSOS REGIONAIS E ESTADUAIS, SENDO ACEITOS NO CONEPPI E ENALIC.
A PESQUISA IDENTIFICOU CARACTERÍSTICAS IMPRESSIONANTES SOBRE O ENSINO DA NOSSA REGIÃO, CONHEÇA-AS EM BREVE!
URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS ASSINA CONVÊNIO COM PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS ASSINOU CONVÊNIO COM ONG QUE OFERTA CURSOS NA ÁREA DE EMPREENDEDORISMO INTITULADO JOVEM APRENDIZ.
SERÃO OFERECIDOS CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE EMPREENDEDORISMO EM TODAS AS ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS.
"COM A INICIATIVA, A POPULAÇÃO ESTUDANTIL COMO FUTUROS TRABALHADORES SERÃO OS BENEFICIADOS", AFIRMOU MARCELO NOBRE, COORDENADOR DE CURSOS DA ONG.
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
URE DIVULGA LISTA DE INSCRITOS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FISCAL
CONFIRA A LISTA: https://drive.google.com/file/d/0B8jrR8QgfoQfTUFqMGU1UEhIUVU/edit?usp=sharing
FAVOR AGUARDAREM COMUNICADO COM MAIS DETALHES NESTE BLOG E ATRAVÉS DO E-MAIL INFORMADO NA INSCRIÇÃO.
FAVOR AGUARDAREM COMUNICADO COM MAIS DETALHES NESTE BLOG E ATRAVÉS DO E-MAIL INFORMADO NA INSCRIÇÃO.
UTILIDADE PÚBLICA
A UNIVIMA informa que já estão disponíveis certificados
A UNIVIMA disponibiliza a partir de amanhã, 30, os certificados do Curso de Especialização Gestão MBA/IBMEC. Apenas alguns certificados estão disponíveis, os demais estão sendo verificados pela UNIVIMA junto ao IBMEC com o objetivo de identificar eventuais pendências para logo após informar aos interessados.
A lista dos certificados disponíveis para os cursistas do Pólo de São João dos Patos segue abaixo:
1. ELIWILSON RIBEIRO COSTA - SÃO JOÃO DOS PATOS - EDSON LOBÃO – TURMA 01
2. EVANILDE RIBEIRO MILHOMEM PEREIRA - SÃO JOÃO DOS PATOS - EDSON LOBÃO – TURMA 01
3. MAYARA MENDES DA COSTA - SÃO JOÃO DOS PATOS - EDSON LOBÃO – TURMA 01
4. RENATO DARCIO NOLETO SILVA - SÃO JOÃO DOS PATOS - EDSON LOBÃO – TURMA 01
5. DAISE PORTO DA SILVA ALEXANDRE - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 01
6. HÁLIA MARIA RIBEIRO GALVÃO - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 01
7. JOÃO OSMANDO ALMEIDA SANTANA - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 01
8. MARIA DA PAZ RAMALHO DE CARVALHO GONÇALVES - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 01
9. MARIA LUIZA DA SILVA SÁ - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 01
10. MARIZAURA RIBEIRO FERREIRA - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 01
11. ROSIMAR ALVES MOREIRA BRITO - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 01
12. SILVANA ALVES DE ARAUJO - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 01
13. ELIZANE GALVÃO DE SÁ FREITAS - SÃO JOÃO DOS PATOS - PAULO RAMOS – TURMA 02
Aos interessados, informamos que o resgate de seu certificado deverá ser efetuado na sede da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, à Av. dos
Holandeses, ao lado da Fribal Franchising, na Ponta da Areia, em São
Luis.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
ESCOLA DA URE VAI AOS JOGOS MARANHENSES
A equipe de Futsal do CEEL-Mirador-MA, categoria Infanto de 15 a 17 anos, depois da Classificação nos jogos Escolares, na Etapa municipal, passou também pela etapa Regional em Pastos Bons, vencendo as equipes de Balsas, Carolina, São João dos Patos, disputando a final com Pastos Bons, onde se consagrou Campeã, agora irá disputar a etapa estadual em São Luis do dia 25/09 a 02/10/2014. Onde estarão viajando para capital São Luis dia 23/09/2014.
Boa sorte a todos e que venham os bons frutos!
RESULTADOS DE PROJETO DE PESQUISA SOBRE ESCOLAS DA URE-SJP FORAM APRESENTADOS NA NOITE DE ONTEM
Com o tema: Diagnóstico sobre a utilização dos laboratórios de física e matemática nas escolas da Rede Estadual do Maranhão da URE de São João dos Patos, o projeto de pesquisa foi submetido a apreciação através do Edital nº 59/2013 FAPEMA/CNPQ/IFMA e obteve aprovação, tendo o aluno Arão Carvalho Neto como pesquisador e o Prof. Renato Darcio como Orientador.
O relatório final revelou resultados surpreendentes sobre os recursos estudados e identificou vários fatores que contribuem negativamente para a utilização dos laboratórios.
Neste dia 23/09/14, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus São João dos Patos, promoveu na sede do Campus, o I Seminário de Iniciação Científica do Campus São João dos Patos, atraindo vários segmentos da sociedade, que, puderam escolher cada tema a ser exposto.
A pesquisa ora citada foi assistida por um público superior a 60 pessoas, dentre alunos e professores de física e demais pessoas da sociedade.
Acreditamos que a pesquisa científica seja passo importante e viável para identificar problemas e prever possíveis intervenções, contribuindo para a educação local e regional.
NOTA DE PESAR
A Unidade Regional de Educação de São João dos Patos (URE) lamenta pelo falecimento da professora da rede estadual de ensino, Josélia Ramos, lotada no Centro de Ensino Edison Lobão, localizado em São João dos Patos. Neste momento de profundo pesar, a URE presta solidariedade aos familiares da educadora e pede a toda comunidade que compartilhem nossos sentimentos pelo falecimento da professora que tanto contribuiu para a melhoria do ensino neste município.
Josélia deverá ser lembrada pelo ser humano alegre e adorável que era e pela profissional dedicada e esforçada que, enchia nossas salas de aula e os nossos alunos de esperança de um mundo melhor.
Aos familiares, manifestamos os mais sinceros sentimentos,
Aos familiares, manifestamos os mais sinceros sentimentos,
Unidade Regional de Educação de São João dos Patos
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Estudante de rede pública pode inscrever vídeo em festival
Estão abertas até 10 de outubro as inscrições para o festival Imagens EMdiálogo, que reúne produções audiovisuais de estudantes do ensino médio de escolas públicas de países do Mercosul e associados. O festival integra o portal EMdiálogo, criado em 2009 pelo Observatório Jovem da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Hoje, faz parte de uma rede de dez universidades federais brasileiras.
Transformar a realização audiovisual nas escolas em canal de comunicação para o diálogo sobre o direito à escola pública de qualidade é uma das propostas do festival. O evento é realizado on-line para permitir a divulgação da produção dos estudantes do ensino médio público, sobretudo do interior do Brasil. Cerca de 60% das inscrições provêm de cidades situadas fora das regiões metropolitanas.
Na terceira edição do Imagens EMdiálogo, a página do festival na internet reúne 132 vídeos de diversos gêneros, oriundos de mais de 50 municípios de mais de dez unidades da Federação. O conjunto de vídeos constitui acervo que articula pensamentos, experiências e arranjos criativos no campo do cinema e educação.
Para fazer a inscrição, o realizador deve estar matriculado em escola pública de ensino médio e ter produzido vídeo com duração de até cinco minutos sobre o tema Uma Escola sem Muros. Os filmes podem ser de ficção, de animação, documentário e experimental.
Mais informações na página do festival na internet.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: MEC
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
INSCRIÇÕES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISCAL
PÚBLICO ALVO: ALUNOS, PROFESSORES, GESTORES E COMUNIDADE;
FAÇA SUA INSCRIÇÃO PELO LINK ( De 18/09 a 26/09):
ENCERRADAS!
O Programa de Educação Fiscal
O que é o Programa de Educação Fiscal
O Programa de Educação Fiscal para a Cidadania é um movimento nacional do poder público brasileiro (envolvendo os níveis municipal, estadual e federal) que pretende instituir em definitivo, o tema Educação Fiscal como prática pedagógica implantada de forma permanente, no sistema educacional do país e no centro das discussões que afetam a sociedade civil.
Participam da articulação e coordenação do Programa de Educação Fiscal os Ministérios da Fazenda e da Educação e as Secretarias de Estado da Fazenda e da Educação. Nos municípios, a tarefa de articulação cabe às Secretarias municipais de Educação e Fazenda. Além destes participam as Controladorias da União, estados e municípios e a colaboração dos órgãos de controle Tribunais de Conta, Ministério Público.
A partir do contato com a Educação Fiscal, a comunidade escolar passa a compreender como o cidadão sustenta o poder público com o pagamento de impostos a importância de fiscalizar a administração para que os recursos sejam redistribuídos para a comunidade, na forma de serviços e políticas públicas. O Programa pretende auxiliar na mudança de comportamento da sociedade, contribuindo para que as pessoas assumam posição de cidadãos ativos.
Parâmetros curriculares
O Ministério da Educação e Cultura - MEC já inseriu as questões tributárias e de finanças públicas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, entre os temas contemporâneos que podem ser trabalhados nas escolas.
A Educação Fiscal no Maranhão
O Governo do Estado do Maranhão, através do Dec. 16.847/99, instituiu o Programa de Educação Fiscal, para a Cidadania, objetivando ampliar o níuvel de consciência social para a importância sócio-econômico do tributo e abrindo-se para a participação popular, acompanhamento e fiscalização a aplicação dos recursos públicos.
No Maranhão o Governo disponibilizou o portal da transparência na internete que permite o acompanhamento das contas e gastos dos recursos públicos:
http://www.portaldatransparencia.ma.gov.br/
Além disso, por meio do Programa de Educação Fiscal, Coordenado pela SEFAZ e pela SEDUC, o Estado, obedecendo às regras constitucionais, está dando apoio para que os cidadãos e seus conselhos venham exercer um monoitoramento mais qualificado dos gastos governamentais em todos os níveis, acompanhando com mais vigilância a aplicação dos recursos e a qualidade dos serviços públicos.
Conselheiros sociais, líderes comunitários, sindicais, cidadãos interessados podem solicitar a capacitação gratuita, pela internet, no curso de disseminadores da Educação Fiscal, que trata de temas com orçamento, despesas, receita público e controle social.
E-mail com solicitação para: pefma@sefaz.ma.gov.br
Importância do Programa
Por sua importância estratégica para fortalecer a consciência da cidadania, o tema se transformou em um Programa, articulado pelos Estados brasileiros, municípios e Governo Federal, tendo como principal objetivo promover mudança no comportamento das pessoas que integram as comunidades escolares alcançadas pelo Programa, a fim de que assumam postura de cidadãos ativos, que atuam com regularidade na esfera social, política e econômica de seus municípios.
A idéia básica é que a consolidação da cidadania impulsiona o Estado a enfrentar as demandas da sociedade civil, resultando em maior harmonia no curso do processo histórico.
Importância do Programa
Por sua importância estratégica para fortalecer a consciência da cidadania, o tema se transformou em um Programa, articulado pelos Estados brasileiros, municípioFederal, tendo como principal objetivo promover mudança no comportamento das pessoas que integram ascomunidades escolares alcançadas pelo Programa, a fim de que assumam postura de cidadãos ativos, que atuam com regularidade na esfera social, política e econômica de seus municípios.
A idéia básica é que a consolidação da cidadania impulsiona o Estado a enfrentar as demandas da sociedade civil, resultando em maior harmonia no curso do processo histórico.
Assinar:
Postagens (Atom)