s

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Divulgados semifinalistas para fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Profa. Ires Barros (a direita)

        O Maranhão teve 14 estudantes selecionados para a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – “Escrevendo o Futuro”, que será realizada de 28 de outubro até 19 de novembro. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, e premia textos produzidos por alunos de escolas públicas de todo o país nos gêneros Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião, além de promover a formação de professores da rede pública.

         Participam da OLP estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal. A comissão julgadora estadual recebeu 363 textos das comissões julgadoras municipais, dos quais 67 artigos de opinião, 90 crônicas, 94 memórias literárias e 112 poemas. Os textos foram submetidos a várias leituras de dois avaliadores e os melhores textos passaram por uma nova avaliação de uma nova equipe.

        O Estado terá na fase regional, quatro textos de artigo de opinião, quatro de crônica, três de memórias literárias e três poemas.

         A OLP é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.

        Realizado a cada dois anos, o concurso de produção de textos é dividido nas categorias Poema (para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias (voltado para os estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio).

        Em todo o Brasil, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, o que permitirá a presença de cada estado brasileiro e do Distrito Federal nos quatro gêneros.

        Classificados da etapa estadual por categoria

Artigo de Opinião
Mateus Freitas Nascimento, do CE Luiza Sousa Gomes, de Rosário, com o texto: “A Piracema e a malandragem”, sob a orientação da professora Claudia Fabiana dos Santos Barros.

Gildênio Vieira Souza Júnior, do CE Prof. Rafael Braga de Oliveira, de Pio XII, com o texto: “O retrato da violência na comunidade piodozence”, sob a orientação do professor Delmarco de Castro dos Santos.

Glória Regina Almeida Castro, do CE Rui Barbosa, de Vitorino Freire, com o texto: “Quem tem direito?”, sob a orientação da professora Paula dos Anjos da Silva.
Edilene Sineiro Diniz, so CE Prof. Ruben Almeida, de Pinheiro, com o texto: “Um império ameaçado”, sob a orientação da professora Ana Marta Almeida Serra.

Crônica
Maria Eduarda Vieira Soares, do CE Gastão Dias Vieira, de Lagoa do Mato, com o texto: “A primeira crônica”, sob a orientação da professora Maria José Lopes Macedo.
Janayara Rodrigues Veras, da UI Dagmar Desterro e Silva, de Alto Alegre do Pindaré, com o texto: “As damas do roçado”, sob a orientação da professora Maria José de Sousa Silva.
Denilson Alves de Sousa, da EM Santa Úrsula, de Coelho Neto, com o texto: “Lugarzinho assombroso”, sob a orientação da professora Maria Roseneide da Silva Alves.
Israel Fernandes Costa, do IFMA, de Santa Inês, com o texto: “O ônibus amarelo é o meu lugar”, sob a orientação do professor Elinaldo Quaresma.

Memórias literárias
Maria Clara Leal de Sousa, da UE Pe. Santiago Prieto, de São João dos Patos, com o texto: “Pedra Consinada”, sob a orientação da professora Iris Nazaré Barros dos Santos.
Luís Henrique Lima Alves, do Colégio Frei Germano de Cedrate, de Trizidela do Vale, com o texto: “Galopadas na velha Estrada Nova”, sob a orientação do professor Gessé Alves Ferreira.
Profa. Íres, Aluna, família e gestora
Anderson Carlos Lopes Gatinho, da UI Cândido Reis Costa, de Apicum-Açu, com o texto: “Inesquecíveis Lembranças”, sob a orientação da professora Maria de Lourdes Cardozo Castro.

Poema
Johnilton Costa da Silva, da UI Dagmar Desterro e Silva, de Alto Alegre do Pindaré, com o texto: “A vida no meu lugar”, sob a orientação da professora Maria José de Sousa Silva.
Jardel Santana Sousa, da UE Governador Newton Bello, de São João dos Patos, com o texto: “Canção dos Patoenses”, sob a supervisão do professor Cleiton da Silva Corrêa.
Renato Platinir Miranda Luiz, da Escola de Tempo Integral Paulo Freire, de Porto Franco, com o texto: “Gosto tanto daqui”, sob a orientação da professora Hildamara Feitosa dos Santos.

Professores como estes, especialmente a profa. Ires, guerreira, e que todos os anos participa com classificações, incentivando cada vez mais os alunos de um bairro tão humilde como o Pe. Santiago, apoiada pela profa. Francilene Madeira (Gestora), merecem mais do que a nossa admiração e respeito, merecem o nosso carinho especial.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário