s

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Secretário destaca ações da Seduc em escolas da rede estadual

   
    O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destacou, nesta quinta-feira (1º) sobre o início do segundo semestre letivo e das ações que serão intensificadas nas escolas da rede para melhorar o nível de aprendizado dos alunos maranhenses. “Fizemos um planejamento para que, no segundo semestre, as ações da secretaria cheguem mais fortalecidas às escolas”.
   Ao participar de entrevista a uma emissora de rádio de São Luís, Pedro Fernandes ressaltou que a secretaria estabeleceu metas para curto, médio e longo prazo com quatro grandes diretrizes: melhorar o nível do aprendizado; universalizar o ensino médio; institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios, e combater o analfabetismo no Maranhão.
    O secretário informou que a Seduc está concluindo um levantamento situacional das escolas da rede estadual e que será estabelecido um padrão de estrutura para as unidades escolares. “O governo lançará, em agosto, um grande programa de obras de recuperação e ampliação da infraestrutura escolar, para modernizar a rede estadual de ensino”, anunciou  Fernandes, acrescentando que, também, serão construídas 259 quadras poliesportivas nas escolas.
    Ele também destacou que o mapeamento funcional da rede estadual de ensino deixou de ser manual e, neste segundo semestre, passa a ser eletrônico. “Todos os funcionários serão mapeados eletronicamente. Com o novo sistema, saberemos a real necessidade de professores e onde temos reserva para alocar para outra escola. Esse é grande um instrumento de gestão que permitirá o fornecimento de dados sobre a demanda de profissionais em cada unidade de ensino”, explicou.
    Para garantir a melhoria da qualidade do ensino, a Seduc também está trabalhando em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) na implantação de mediação tecnológica – projeto que, segundo o secretário, irá proporcionar ensino médio de qualidade aos povoados mais distantes onde faltam professores.
    Fernandes também pontuou outras parcerias firmadas com importantes instituições para elevar a qualidade do ensino. “Contamos hoje com grandes parceiros como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Vale; Instituto Ayrton Senna; Movimento de Educação de Base (MEB), e instituições de ensino superior como a Uema, Ufma e Univima.
Plano Estadual
   Durante a entrevista, Pedro Fernandes, frisou que foram realizadas 28 conferências intermunicipais de educação, discutindo com a sociedade da forma mais democrática possível questões que irão compor o Plano Estadual de Educação, que será consolidado, no mês de setembro, na Conferência Maranhense de Educação (Comae).
     Quanta à parceria com as redes municipais de ensino, o secretário lembrou a parceria com a Uema e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para apoiar os municípios na elaboração dos Planos de Ações Articuladas (PAR) e liberação de recursos destinados à educação. “Reuniremos em breve os secretários de educação de todos os municípios maranhenses com a Uema e FNDE para orientá-los na elaboração do PAR”, disse.
    As aulas do segundo semestre letivo na rede estadual iniciaram nesta quinta para os 433.025 alunos que estão matriculados no Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas 1.233 escolas estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário