s

sábado, 24 de agosto de 2013

CE EDISON LOBÃO REALIZA FEIRA CULTURAL SOBRE A HISTÓRIA DE SÃO JOÃO DOS PATOS


    "SÃO JOÃO DOS PATOS TEM MEMÓRIA", esse foi o tema na Feira Cultural do CE Edison Lobão que teve início neste dia 23/08 com a apresentações realizadas em estandes na própria escola . Coordenado pelos professores e gestores e realizado pelos alunos, o evento reuniu várias peças históricas que relembram a história patoense.
    A culinária, a política, as lendas e histórias foram enfatizados do evento, recebendo a atenção de alunos, pais, professores e de toda a comunidade.
      O Projeto tem sua continuação no dia 24/08 no Ginásio Poliesportivo Vovozão a partir das 19:00h com a apresentação de danças que relembrarão da história de todos os Patoenses.

CE Edison Lobão


       Escola de Ensino Médio, localizada à Rua Hermes da Fonsêca SN, Bairro São João dos Patos.
       O Centro de Ensino possui o segundo IDEB da Unidade Regional de São João dos Patos, atuando na sociedade patoense como formadora cidadãos críticos e participativos, vem a vários anos oferecendo uma educação de qualidade, oportunizando vários alunos ano após ano para ingresso no curso superior.
       Com mais de 800 alunos o CE Edison Lobão é uma das maiores escolas em estrutura e número de alunos da URE de São João dos Patos


A CIDADE

    Lavradores e criadores, procedentes de Passagem Franca, foram os primitivos povoadores da área, que na época, era parte integrante de Pastos Bons, com a denominação de Lagoa dos Patos. Com o desmembramento do Município de Passagem Franca, em 1838, o de Pastos Bons veio a ele se integrar com o nome de São João dos Patos, em virtude de existirem, no local onde está instalada a Sede Municipal, as lagoas de São João dos Patos.
      Em 1892, São João dos Patos adquiriu categoria de Vila, suprimida, em 1931 e restaurada no mesmo ano.

Formação Administrativa

         Distrito criado com a denominação de São João dos Patos, pela lei provincial nº 1266, de 23-05-1882, subordinado ao município de Passagem Franca.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São João dos Patos, pelo decreto estadual nº 130, de 19-03-1892, desmembrada de Passagem Franca. Sede na vila de São João dos Patos.
      Constituído do distrito sede. Não temos data de instalação.Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: São João dos Patos, Jatobá e Sucupira.
         Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de Barão de Grajaú.
     Elevado novamente à categoria de município com a denominação de São João dos Patos, pelo decreto estadual nº 121, de 12-06-1931, desmembrado de Barão do Grajaú.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. 
      Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.
      



Nenhum comentário:

Postar um comentário