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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

URE de São João dos Patos planeja promover Educação de Jovens e Adultos para 2013

      A EJA, atualmente reconhecida pela Legislação Educacional, enquanto modalidade de ensino foi predominantemente marcada desde 1940 por campanhas de alfabetização consolidando-se como assunto de política nacional, por força da Constituição de 1934 que estabeleceu a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino primário para todos. Este novo período na educação de adultos caracterizou-se por intensa preocupação na condução metodológica e de inovações importantes nesse campo; pelo destaque da reflexão sobre o social no pensamento pedagógico brasileiro e pelos esforços realizados pelos mais diversos grupos, em favor da educação da população adulta para a participação na vida política do país.

      Apesar das profundas transformações que ocorreram e estão ocorrendo nas políticas educacionais, pensar a escola nesse novo contexto, significa pensar na necessidade de rever continuamente o já sabido, reorganizando em novas bases todo o saber acumulado, a fim de potencializar a aprendizagem de forma significativa.

     É importante, também, analisar o papel dos sujeitos da EJA, suas práticas pedagógicas, seus modos próprios de reinventar a didática cotidiana, desafiando-os a novas buscas e conquistas, como já sinalizara Paulo Freire em suas ações educativas com Jovens, Adultos e Idosos.

      A EJA é uma modalidade de ensino que oferta Ensino Fundamental e Médio para atendimento a jovens, adultos e idosos através de cursos, programas, projetos e exames.

OBJETIVOS DA EJA

     * Oportunizar aos jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, fora da faixa etária da escolaridade regular a conclusão e continuidade de estudos;

    * Oferecer aos jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, oportunidades de escolarização que aliem a educação básica em nível médio à educação profissional, com desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e profissional de qualidade.

PÚBLICO ALVO

    O público alvo da EJA é caracterizado por jovens com 15 anos completos (Ensino Fundamental) e 18 anos completos (Ensino Médio), adultos e idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria.

CURSOS OFERTADOS


ENSINO FUNDAMENTAL PRESENCIAL
    Oportuniza a jovens, adultos e idosos fora da faixa etária de escolaridade regular, o estudo formal que viabilize a continuidade de seus estudos.

ENSINO MÉDIO PRESENCIAL
  
   Oportuniza escolarização a jovens, adultos e idosos com vista a prosseguimento e conclusão de seus estudos.

EXAMES

EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS - ENCCEJA
    É uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.

Objetivos:
   • avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada;
   • oferecer às Secretarias de Educação uma avaliação que lhes permita aferir os conhecimentos e habilidades dos participantes no nível de conclusão do Ensino Fundamental;
   • construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos.


EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM


   Possibilita aos participantes maiores de 18 anos a certificação em nível de conclusão de Ensino Médio.
PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)
   Objetivo: oferecer oportunidades de escolarização que aliem a Educação Básica em nível Médio à Educação Profissional, com desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e profissional para jovens com 18 anos completos na data da matrícula (não há limite máximo) para adultos e idosos que já tenham concluído o Ensino Fundamental.

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA
  
   Objetivo: oportunizar jovens, adultos e idosos a conclusão ou prosseguimento de estudos por meio de cursos semipresenciais (Ensino Fundamental e Médio).

BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO (CEJA):

   Atende casos especiais, a maiores de 15( quinze) anos para o Ensino Fundamental e a maiores de 18(dezoito) anos para o Ensino Médio, tais como:
- candidatos reprovados em Exames Supletivos em até 02(duas) disciplinas/Ensino Fundamental e 03(três)/Ensino Médio e que queiram concluir sua escolaridade;
- candidatos reprovados no Ensino Fundamental e Médio, que tiverem sido aprovados em concursos, processo seletivo e/ou vestibular;
- candidatos que não lograram aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA no Ensino Fundamental e no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
- candidatos que necessitam comprovar conclusão de escolaridade para efeito empregatício ou ascensão funcional;
- alunos de cursos de EJA reprovados em até 02(duas) disciplinas do Ensino Fundamental e 03(três) do Ensino Médio poderão realizar as provas pendentes, por meio de Exame de Educação de Jovens e Adultos ou por meio dos cursos semipresenciais Fundamental e Médio.
- os alunos reprovados em até 02 (duas) disciplinas do Ensino Fundamental e 3 (três) do Ensino Médio poderão realizar as provas pendentes, por meio de Exames de Educação de Jovens e Adultos, ou por meio dos Cursos Semipresenciais Fundamental e Médio.

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