A EJA,
atualmente reconhecida pela Legislação Educacional, enquanto modalidade de
ensino foi predominantemente marcada desde 1940 por campanhas de alfabetização
consolidando-se como assunto de política nacional, por força da Constituição de
1934 que estabeleceu a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino primário para
todos. Este novo período na educação de adultos caracterizou-se por intensa
preocupação na condução metodológica e de inovações importantes nesse campo;
pelo destaque da reflexão sobre o social no pensamento pedagógico brasileiro e
pelos esforços realizados pelos mais diversos grupos, em favor da educação da
população adulta para a participação na vida política do país.
Apesar das profundas transformações que ocorreram e estão ocorrendo nas políticas educacionais, pensar a escola nesse novo contexto, significa pensar na necessidade de rever continuamente o já sabido, reorganizando em novas bases todo o saber acumulado, a fim de potencializar a aprendizagem de forma significativa.
É importante, também, analisar o papel dos sujeitos da EJA, suas práticas pedagógicas, seus modos próprios de reinventar a didática cotidiana, desafiando-os a novas buscas e conquistas, como já sinalizara Paulo Freire em suas ações educativas com Jovens, Adultos e Idosos.
A EJA é uma modalidade de ensino que oferta Ensino Fundamental e Médio para atendimento a jovens, adultos e idosos através de cursos, programas, projetos e exames.
OBJETIVOS DA EJA
* Oportunizar aos jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, fora da faixa etária da escolaridade regular a conclusão e continuidade de estudos;
* Oferecer aos jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, oportunidades de escolarização que aliem a educação básica em nível médio à educação profissional, com desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e profissional de qualidade.
Apesar das profundas transformações que ocorreram e estão ocorrendo nas políticas educacionais, pensar a escola nesse novo contexto, significa pensar na necessidade de rever continuamente o já sabido, reorganizando em novas bases todo o saber acumulado, a fim de potencializar a aprendizagem de forma significativa.
É importante, também, analisar o papel dos sujeitos da EJA, suas práticas pedagógicas, seus modos próprios de reinventar a didática cotidiana, desafiando-os a novas buscas e conquistas, como já sinalizara Paulo Freire em suas ações educativas com Jovens, Adultos e Idosos.
A EJA é uma modalidade de ensino que oferta Ensino Fundamental e Médio para atendimento a jovens, adultos e idosos através de cursos, programas, projetos e exames.
OBJETIVOS DA EJA
* Oportunizar aos jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, fora da faixa etária da escolaridade regular a conclusão e continuidade de estudos;
* Oferecer aos jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, oportunidades de escolarização que aliem a educação básica em nível médio à educação profissional, com desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e profissional de qualidade.
PÚBLICO
ALVO
O público alvo da EJA é
caracterizado por jovens com 15 anos completos (Ensino Fundamental) e 18 anos
completos (Ensino Médio), adultos e idosos, pessoas com deficiência, apenados e
jovens em conflito com a lei, que não tiveram acesso ou continuidade de estudos
na idade própria.
CURSOS OFERTADOS
CURSOS OFERTADOS
• ENSINO FUNDAMENTAL PRESENCIAL
Oportuniza a jovens, adultos e idosos fora da
faixa etária de escolaridade regular, o estudo formal que viabilize a
continuidade de seus estudos.
• ENSINO MÉDIO PRESENCIAL
• ENSINO MÉDIO PRESENCIAL
Oportuniza escolarização a jovens, adultos e idosos com
vista a prosseguimento e conclusão de seus
estudos.
EXAMES
EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS - ENCCEJA
É uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.
Objetivos:
• avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada;
• oferecer às Secretarias de Educação uma avaliação que lhes permita aferir os conhecimentos e habilidades dos participantes no nível de conclusão do Ensino Fundamental;
• construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos.
EXAMES
EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS - ENCCEJA
É uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.
Objetivos:
• avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada;
• oferecer às Secretarias de Educação uma avaliação que lhes permita aferir os conhecimentos e habilidades dos participantes no nível de conclusão do Ensino Fundamental;
• construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos.
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM
Possibilita aos participantes maiores de 18 anos a certificação em nível de conclusão de Ensino Médio.
PROGRAMA NACIONAL DE
INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)
Objetivo:
oferecer oportunidades de escolarização que aliem a Educação Básica em
nível Médio à Educação Profissional, com desenvolvimento de competências e
habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e
profissional para jovens com 18 anos completos na data da matrícula (não há
limite máximo) para adultos e idosos que já tenham concluído o Ensino
Fundamental.
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA
Objetivo: oportunizar jovens, adultos e idosos
a conclusão ou prosseguimento de estudos por meio de cursos semipresenciais
(Ensino Fundamental e Médio).
BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO (CEJA):
Atende casos especiais, a maiores de 15( quinze) anos para o Ensino Fundamental e a maiores de 18(dezoito) anos para o Ensino Médio, tais como:
- candidatos reprovados em Exames Supletivos em até 02(duas) disciplinas/Ensino Fundamental e 03(três)/Ensino Médio e que queiram concluir sua escolaridade;
- candidatos reprovados no Ensino Fundamental e Médio, que tiverem sido aprovados em concursos, processo seletivo e/ou vestibular;
- candidatos que não lograram aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA no Ensino Fundamental e no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
- candidatos que necessitam comprovar conclusão de escolaridade para efeito empregatício ou ascensão funcional;
- alunos de cursos de EJA reprovados em até 02(duas) disciplinas do Ensino Fundamental e 03(três) do Ensino Médio poderão realizar as provas pendentes, por meio de Exame de Educação de Jovens e Adultos ou por meio dos cursos semipresenciais Fundamental e Médio.
- os alunos reprovados em até 02 (duas) disciplinas do Ensino Fundamental e 3 (três) do Ensino Médio poderão realizar as provas pendentes, por meio de Exames de Educação de Jovens e Adultos, ou por meio dos Cursos Semipresenciais Fundamental e Médio.
BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO (CEJA):
Atende casos especiais, a maiores de 15( quinze) anos para o Ensino Fundamental e a maiores de 18(dezoito) anos para o Ensino Médio, tais como:
- candidatos reprovados em Exames Supletivos em até 02(duas) disciplinas/Ensino Fundamental e 03(três)/Ensino Médio e que queiram concluir sua escolaridade;
- candidatos reprovados no Ensino Fundamental e Médio, que tiverem sido aprovados em concursos, processo seletivo e/ou vestibular;
- candidatos que não lograram aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA no Ensino Fundamental e no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
- candidatos que necessitam comprovar conclusão de escolaridade para efeito empregatício ou ascensão funcional;
- alunos de cursos de EJA reprovados em até 02(duas) disciplinas do Ensino Fundamental e 03(três) do Ensino Médio poderão realizar as provas pendentes, por meio de Exame de Educação de Jovens e Adultos ou por meio dos cursos semipresenciais Fundamental e Médio.
- os alunos reprovados em até 02 (duas) disciplinas do Ensino Fundamental e 3 (três) do Ensino Médio poderão realizar as provas pendentes, por meio de Exames de Educação de Jovens e Adultos, ou por meio dos Cursos Semipresenciais Fundamental e Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário