s

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Maranhenses estão na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

     Seis estudantes e seis professores maranhenses da rede pública de ensino estão entre os semifinalistas da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Eles foram selecionados pelas comissões julgadoras estaduais nas categorias Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental) e Poemas (5º e 6º anos do Ensino Fundamental).

    Os alunos e professores participarão de encontros regionais, onde serão realizadas oficinas com objetivo de ampliar a competência de leitura e escrita e o universo cultural. Ao final de cada encontro, são anunciados os textos que concorrerão como finalistas.

      Nessa etapa também acontece um concurso de relatos de prática, do qual participam os professores cujos alunos tiveram textos selecionados como semifinalistas. Nos relatos, os professores contam a experiência que tiveram com a aplicação das oficinas dos Cadernos do Professor, material de apoio de base para o trabalho em sala de aula.

      Esta semana está acontecendo até quarta-feira (14), em São Paulo, o encontro regional para os selecionados na categoria Memórias Literárias. Pelo Maranhão, participam Jéssica Ribeiro Dias e a professora Ires Nazaré Barros dos Santos, da UE Padre Santiago S. Prieto, do município de São João dos Patos; a estudante Mayara Povoa dos Santos e a professora Amparo Aguiar Martins, do CE Leda Tajra, em Coroatá; a aluna Mikaelly Raiane Moreira Silva e a professora Suely Nascimento Silva, da Unidade Escolar Padre José Vaglia, de Palmerândia.

    O encontro regional para os semifinalistas da categoria Poemas será realizado no período de 20 a 22 deste mês, em Fortaleza (CE). Os maranhenses selecionados nessa etapa foram Allyne Matos da Silva (aluna) e Ires Nazaré Barros dos Santos (professora), ambas da UE Padre Santiago S. Prieto, no município de São João dos Patos; o aluno Carlos Eduardo David Silva e professora Francinilde Sousa Soeiro, da UI Cincinato Ribeiro Rego, em Barreirinhas; e Luis Henrique Lima Alves (aluno) e Gesse Alves Ferreira (professora), do Colégio Frei Germano de Cedrate, de Trizidela do Vale. A etapa seguinte será a premiação dos vencedores, em Brasília, em 10 de dezembro.

     A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro se constitui como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.

     O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

     Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
 

Um comentário:

  1. Também fizeram parte da lista que representaram o MARANHÂO como semifinalistas em Belo Horizonte na categoria Artigo de Opinião a Professora Rosilda Loiola e a aluna Tainá Coelho , do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, em Paraibano, da URE de São João dos Patos.

    ResponderExcluir