s

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Maranhão terá Encontro das Escolas do Ensino Médio Inovador

       Para estimular o intercâmbio de experiências exitosas e propor melhorias na oferta da qualidade de ensino será aberto terça-feira, às 8h, o 1º Encontro das Escolas do Ensino Médio Inovador do Maranhão. Promovido pela secretaria de Educação (Seduc), por meio da secretaria Adjunta de Ensino, o evento será realizado nos dias 20 e 21 em tempo integral no auditório do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no centro histórico de São Luís. O encontro, que terá como tema "Ensino médio inovador - socializando saberes, criatividade e inovação", contará com a participação de representantes das 100 escolas contempladas com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), nas 19 Unidades Regionais de Educação (Ures).

      De acordo com Rainilde Campos, da secretaria Adjunta de Ensino, o encontro terá como objetivo socializar projetos, trabalhos, atividades e melhorias estruturais desenvolvidos pela equipe de gestão das escolas que aderiram ao programa desde 2009, bem como ressaltar os impactos da aquisição e desenvolvimento dos insumos nos espaços escolares e no processo de ensino aprendizagem. Ela explica que esta ação também facilitará a promoção do intercâmbio de experiências exitosas para fortalecer e valorizar as práticas pedagógicas, o currículo das escolas contempladas com o ProEMI e para garantir a oferta de melhorias na qualidade de ensino nas escolas da rede estadual,
       A programação do encontro inclui palestras sobre temáticas inovadoras a serem desenvolvidas por representantes do Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de relatos de experiência das escolas com necesside e realidade de clientela de ensino médio e da sociedade contemporânea.
       As 100 escolas contempladas com o ProEMI estão distribuídas em 67 municípios localizados nas 19 Ures, totalizando 68.891 alunos maranhenses.

PROGRAMA
      
      O Programa Ensino Médio Inovador foi criado em 2009 e implementado em 2011 com a autorização de recursos financeiros, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), às escolas que aderirem ao programa em 2012. As 18 escolas de ensino médio que aderiram ao programa no Estado foram mantidas e acrescidas, em 2012, de novas adesões, em média de 10% das escolas da rede estadual de ensino, perfazendo um total de 100 escolas.

      Os projetos de reestruturação curricular de cada escola, após serem aprovados pela Seduc, comporão o Plano de Ação Global (PAG), que deverá ter desembolso do MEC/FNDE, num montante de R$ 5,5 milhões.

      Os recursos serão destinados ao desenvolvimento de propostas que visem à dinamização das atividades de ensino, dentro das dimensões atuais das diretrizes curriculares estruturantes do ensino médio - trabalho, ciência, cultura e tecnologia.

      O Ensino Médio Inovador é oferecido a cinco escolas da Unidade Regional de São João dos Patos: CE Edison Lobão (São João dos Patos e Mirador), CE João Castelo (Pastos Bons), CE Antônio Reinaldo Porto (Passagem Franca) e CE Epitácio Pessoa( Paraibano).
     
     O acompanhamento é feito através dos técnicos da URE que visitam regularmente as escolas, mas grande parte dos recursos destinados à escola este ano terão suas ações reprogramadas para 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário