s

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Professor da URE de São João dos Patos lança livro que conta a história sobre seu município

       
 
        Mais de 300 páginas literárias o livro  “Campanário da Padroeira: subsídios para a história de Colinas”, publicado recentemente de autoria do professor historiador Paulo Eduardo de Souza Pereira, o Paulinho Menezes, do CE João Pessoa do município de Colinas.
        Para contar a história da cidade, o escritor utilizou muitas fotos antigas, inúmeras ilustrações de sua autoria e relatos de fatos cronológicos, com destaque especial àqueles que contribuíram para a construção da religiosidade dos colinenses, a partir da instalação da igreja católica na região, um marco na história do município. A padroeira da cidade, Nossa Senhora da Consolação, é referenciada no título da obra, representando um elemento forte na identidade cultural de Colinas.
        Fruto de um longo trabalho de oito anos, o pesquisador atribui à sua obra o caráter de uma importante fonte de pesquisa para comunidade colinense, especialmente aos estudantes, e uma contribuição aos registros históricos do estado.
        É o primeiro livro a contar, nos mínimos detalhes a história da cidade. Para sua pesquisa, o autor explica que utilizou dados de arquivos públicos, cartórios, da Cúria Diocesana e muita memória oral das famílias mais antigas de Colinas.
        No ato de lançamento do “Campanário da Padroeira”, a Câmara Municipal de Colinas concedeu ao pesquisador,Prof. Paulo Eduardo, o título de Historiador Emérito de Colinas, um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por ele em favor da preservação da história e da cultura colinense.
       Em visita ao município, a gestora Jarlane Gomes e o Diretor Renato Darcio foram agraciados com a obra, presenteada pelo próprio autor.
       Parabéns ao professor Paulo, e que ele sirva de inspiração para outros professores.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário