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segunda-feira, 21 de julho de 2014

SEDUC LANÇA O GUIA PROFESSOR QUE TRATA DA AVALIAÇÃO


        O “Guia do Professor” tem o objetivo de orientar a prática avaliativa das escolas da rede estadual de ensino. É importante evidenciar que a prática avaliativa definida pela rede estadual nas Diretrizes Curriculares faz parte de uma proposta pedagógica dialética e construtiva. Nesse contexto, a avaliação não está posta para julgar e definir a vida dos estudantes com base em tomadas de decisões imediatistas e simplistas, mas, sim para diagnosticar a situação e criar condições para que os estudantes possam ter experiências de vida mais desenvolvidas, ao mesmo tempo mais complexas, porque a função essencial da avaliação é cuidar da aprendizagem dos estudantes de maneira sistemática, processual, em um contexto necessariamente pedagógico da avaliação.
            É importante ressaltar que as mudanças na Sistemática de Avaliação da rede estadual de ensino contidas no Guia, também, são resultados da Pesquisa Meta Avaliação. Essa pesquisa foi uma ação valiosa, tendo em vista a operacionalização e melhoria da prática avaliativa nas escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada a um universo amostral significativo de 10. 800 pessoas. Do universo avaliado, 44,5% foram de alunos, 48,5% de professores e 7% de gestores e supervisores escolares.
            Desse modo reiteramos que o Guia do Professor tem como finalidade contribuir para que a avaliação aconteça da maneira mais adequada possível e seja pedagógica, constituindo-se em expediente inteligente para que você professor (a) possa aprimorar, segundo Pedro Demo, “seu ofício de fazer o aluno aprender”. Esperamos, portanto, que este documento cumpra de fato seu papel substancial, de guiá-lo neste processo de cuidar daquilo que é o mais importante na escola: a aprendizagem dos nossos estudantes.

Considerando que desejamos que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e sejam mais participativos e autônomos, não poderemos utilizar só provas, faz-se necessário a aplicação de diferentes instrumentos avaliativos. A avaliação da aprendizagem, portanto, é uma estratégia, que se bem feita promoverá a aprendizagem de todos os estudantes com eficácia.

Acesse o link: https://drive.google.com/file/d/0B8jrR8QgfoQfbGVNNDJYM01vbGM/edit?usp=sharing

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