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terça-feira, 22 de julho de 2014

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E DISCUSSÃO DO 2º SEMESTRE

                 DEPOIS DA COPA, E DO PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR, A URE PLANEJA A REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO E DISCUSSÃO DO ANDAMENTO E CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2014 A PAUTA IRÁ CONTEMPLAR PONTOS IMPORTANTES PARA O BOM ANDAMENTO DO ANO LETIVO E QUE DEVERÁ SER APRESENTADO PELO GESTOR NA I REUNIÃO DO 2º SEMESTRE PREVISTA PARA MEADOS DE AGOSTO DE 2014.
            A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES DEVERÃO ESTAR EM DIAS COMPROVADAMENTE, ATÉ A DATA DE 08 DE AGOSTO.

LEMBRETE DAS AÇÕES:

1º) Lançamento dos dados escolares no CENSO ESCOLAR 2014. 
            Os dados de matrículas, necessidade de transporte escolar, características etnico raciais da comunidade, bem como especificidades dos alunos, com necessidades especiais, dentre outros, deverão ser lançadas no sistema do CENSO e de forma correta a fim de que os recursos e os programas federais voltados ao suprimento das demandas atendam corretamente às necessidades das Comunidades Escolares. 

2º) Lançamento de dados no SIAEP referentes ao aproveitamento escolar do 1º e 2º períodos letivos de 2014 
               As escolas precisam orientar e direcionar o trabalho dos professores no sentido de concluir o lançamento dos dados de notas, frequências e conteúdos ministrados aos alunos da Rede Estadual de Ensino a fim de que se possa ter um diagnóstico mais preciso e imediato possível de seu desempenho e que, com isso, as equipes pedagógicas das escolas e da URE possam analisar os resultados e planejar ações de intervenção. 
              O lançamento dos dados no SIAEP estão assegurados na Portaria Nº 1.417 da SEDUC, onde se estabelece um prazo máximo de 15 dias para o lançamento desses dados, após o término do período letivo. 

3º) Realização da reunião do Conselho de Classe referente aos resultados do 1º e 2º período letivos 
              Deverão haver duas grandes reuniões por turno, uma com os alunos representantes de turmas e outra com professores representantes de áreas do saber e que, no conjunto, consigam abranger a todas as turmas do turno. 
Ambas as reuniões poderão ser separadas e materializadas em atas próprias. 
 
O que deve conter nas atas? 
             
               Análises dos resultados de notas, frequências e indisciplinas discentes, bem como o desempenho dos professores das diversas disciplinas escolares, de forma a se ter um quadro amplo de fragilidades (deficiências) no processo de ensino e aprendizagem e, a partir daí, traçar um planejamento de intervenção para correção das problemáticas. 
               Deve-se analisar turma por turma e elencar os casos mais significativos e que precisam de atenção mais focada. 
               As atas devem ser encaminhadas à URE que, por sua vez, com sua equipe pedagógica, analisa o conteúdo e oferece parecer às escolas, com orientações e encaminhamentos de intervenção. 
               A não realização do Conselho de Classe no final do bimestre letivo pode implicar prejuízos aos alunos e problemas no final de ano com resultados negativos de evasão e reprovação. 

4º) Preenchimento dos PRC's (Planos de Redesenho Curricular), no PDDE Interativo
              As escolas devem abrir o PDDE Interativo, observar os campos do PRC, reunir representantes de professores e de alunos, estudar os 8 macrocampos do PROEMI, delinear propostas de ações de intervenção voltadas à solução de deficiências na escola (como elevada evasão, distorção idade série, baixo desempenho, violência, etc). 

5º) Montagem da comissão eleitoral do Grêmio Estudantil 
              Os representantes de turmas deverão fazer uma reunião para montar a comissão preparatória da eleição do Grêmio Estudantil (caso a escola ainda não tenha). 
             A SEDUC disponibilizam material de orientação e instrumentais de auxílio ao cumprimento das etapas da eleição. 
A comissão deverá estar montada até o dia 38 de agosto. 

6º) Reunião do Colegiado Escolar 
              O Colegiado Escolar, eleito em 2014 e composto por 4 pessoas, a saber, um representante e suplente de: aluno, professor, servidor e pai. 
O órgão tem a atribuição principal de fiscalizar a administração dos recursos escolares, bem como o bom funcionamento da instituição. 
             Com os recursos do PROEMI, além dos recursos de alimentação escolar, FEE (Fundo Estadual de Educação) e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o Colegiado deve acompanhar a aplicação dos recursos, tendo em vista ser este órgão que irá analisar e validar as prestações de contas da escola, coassumindo, assim, a responsabilidade pela correta gestão dos recursos e, também, as penalidades por falhas em sua aplicação. 

7º) A articulação da Chamada Pública da Compra Local de Alimentação Escolar 
             A Chamada Pública da Compra Local da Alimentação Escolar está aberta desde o dia 14 de julho para recebimento de envelopes com propostas de vendas dos agricultores familiares às escolas. 
             As escolas podem escolher mais de um agricultor fornecedor e não precisam limitar-se ao menor preço, mas estabelecer critérios justos e que privilegiem o agricultor local. 
              Este programa visa o desenvolvimento local sustentável e a elevação da segurança alimentar das comunidades do Médio Sertão, também considerado um Território da Cidadania. 
             As gestões escolares, professores e demais membros da comunidade escolar precisam divulgar a Chamada Pública que vai até o dia 4 de agosto de 2014. 
Deve-se contactar os sindicatos rurais dos municípios e, ainda, divulgar em veículos de comunicação (rádios, blogs, tv) como utilidade pública. 

      A URE de São João dos Patos conta hoje com um técnico que acompanha e registra o prazo de cumprimento das demandas.
      De já agradecemos a compreensão das comunidades escolares e o ensejo de cumprimento do prazo para as ações acima elencadas.

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