s

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Gestores escolares participam de formação em gestão

     A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Ayrton Senna (IAS), Instituto Coca-Cola Brasil e Renosa, realizam até sexta-feira (6), a Formação em Gestão de Coordenadores Estaduais e Regionais, Supervisores de Acompanhamento Técnico-Gerencial e Gestores Escolares do Programa Gestão Nota 10 (GN10). O evento acontece em São Luís e reúne um contingente de 670 profissionais das 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s).

         Gestores que já estiveram em formações passadas e outros que estão participando pela primeira vez do evento realizam atividades distintas. Os gestores veteranos estão aprofundando e aperfeiçoando os conceitos que já foram trabalhados em relação à formação em gestão escolar. Já para os gestores que estão participando pela primeira vez, o momento é voltado para conceitos primários, buscando sua familiarização ao programa.

         Segundo Lúcia Braúna, da URE de São João dos Patos, o programa GN10 vem contribuindo de forma qualitativa nos resultados adquiridos e no desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula. Ela disse que os mecanismos trabalhados na busca por melhorias no ensino-aprendizagem estão possibilitando aos professores e alunos um melhor desempenho de suas atividades dentro da escola.
        A Formação Continuada de Gestores Escolares está objetivando o fortalecimento da ação gestora dos Grupos de Lideranças Escolares e Regionais, buscando o alinhamento à política educacional da rede de ensino do estado do Maranhão. Nesse contexto, busca-se a institucionalização das práticas gerenciais no cotidiano escolar, que proporcionem a implementação da chamada “cultura do sucesso”.

        Todo esse viés trabalhado durante o evento vai instituir o planejamento da prática pedagógica, considerando como ponto de partida a avaliação do processo de aprendizagem. Para esse fim, é necessário capacitar os técnicos da secretaria e das unidades escolares para que todos desempenhem suas funções e atribuições, com o objetivo voltado para resultados e metas, ratificando as respectivas responsabilidades pelo panorama da aprendizagem de cada um dos alunos da rede estadual, além de fazerem a avaliação do processo e resultados para identificar as ameaças e planejar intervenções.

        Para Rita Paulon, gerente de projeto e agente técnica do IAS, esse momento da formação está sendo observado também como espelho dos resultados obtidos em 2011 e, consequentemente, será observado por meio desse panorama as diretrizes para que sejam realizadas propostas de aperfeiçoamento ao Plano de Ações e Metas de 2012, para o segundo semestre.

         “Este trabalho tem esse foco de observar os resultados obtidos com o Plano de Ações e Metas de 2011, no sentido de buscar propostas para o plano que já foi elaborado no início de 2012, e trabalhar o aperfeiçoamento de todos esses pontos para o segundo semestre, buscando a otimização na busca por melhores resultados”, observou Rita Paulon.

         A formação ainda irá atender em sua segunda etapa os gestores escolares das URE’s de Bacabal, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Timon, Viana e Zé Doca.

         Esse trabalho é parte integrante do compromisso do Governo do Estado, em capacitar de forma continua as Equipes Estaduais e Regionais do GN10, no sentido de propor a responsabilidade pela Formação Continuada dos Gestores Escolares, além de realizarem o acompanhamento mensal das ações desenvolvidas no âmbito escolar, com o foco no sucesso de 251.340 alunos.

         Ana Karolina Salomão, coordenadora geral do GN10, informou que todo esse trabalho é de grande importância para a obtenção dos resultados satisfatórios para a educação no Maranhão. Segundo ela, a participação de todos e o comprometimento com as metas a serem cumpridas é que vem garantindo o sucesso do GN10 no Maranhão.

        “Estamos trabalhando para modificar a realidade educacional do nosso estado, e a participação de todos os coordenadores estaduais e regionais, supervisores de acompanhamento técnico-gerencial e gestores escolares, é que faz a diferença em relação ao aumento dos índices educacionais no Maranhão”, afirmou.

        A URE de SJP foi representada por todas as supervisoras do GN-10 alé de sua coordenadora Edith Souza,Lúcia Braúna (Diretora de Educação), Jarlane Sá (Gestora Regional) e gestores escolares.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário