s

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Secretaria lança a Conferência Maranhense de Educação, na AL


   A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou ontem a Conferência Maranhense de Educação (Comae) durante solenidade no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão, que teve participação de representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed), de 33 instituições que compõem o Fórum Estadual de Educação (FEE), além de educadores e da sociedade civil.

     A Comae, cujo tema é O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação - Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, é uma ação do Governo do Estado que tem como foco a articulação entre governo e sociedade em prol de uma educação com qualidade social nas redes estadual e municipais de ensino.

     Antes da conferência estadual, que será realizada em agosto, serão desenvolvidas 26 conferências regionais, que acontecerão a partir de abril, e discutirão o sistema articulado de educação no país e o Plano Estadual de Educação. Na conferência estadual, serão eleitos os delegados que representaram o Maranhão na reunião nacional.

     Plano estadual - O coordenador do FEE e secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva, explicou que o evento será o momento de oficialização estadual da Comae para discutir o plano estadual e o Plano Articulado de Educação (PAR) para melhorar a gestão e buscar parcerias com os municípios visando à melhoria do ensino.

   “Estamos trabalhando nosso Plano Estadual de Educação e vamos discutir com a sociedade para que a gente possa realmente avançar. É um fórum legítimo em que a população pode opinar, propor boas ideias para que possamos melhorar a educação do estado e em nível nacional. Queremos preservar as conquistas que o Maranhão já teve e buscar outras”, afirma o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes.

    Conferências - Segundo o coordenador do Fórum Nacional da Educação, Francisco da Chagas Fernandes, as conferências são espaços democráticos no Estado brasileiro na educação. Esse é apenas o início de um processo de discussão de propostas que vão ser apresentadas e aprovadas em 2014 na conferência nacional. “Existem temas importantes para que a educação avance em qualidade, como o financiamento da educação, a valorização dos profissionais da área, a gestão democrática, como o setor se desenvolve nas comunidades indígenas e quilombolas, como podemos garantir a diversidade. São temas que vão estar em debate ao longo desse período”, explicou Francisco da Chagas Fernandes.

   O coordenador do NE ressaltou ainda a discussão estabelecida no Congresso Nacional sobre o que a conferência nacional de 2010 propôs, a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. O debate mais forte é para saber quais as fontes que vão subsidiar esse montante. “Uma grande discussão que tem sido feita é a destinação dos royalties do petróleo e o Fundo Social do pré-Sal para a Educação”, frisou.

   O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, acredita que a realização dessas conferências é o caminho mais correto para garantir a excelência na educação do país.

    “Quanto mais as três esferas do governo se articularem e trabalharem juntas, fazendo um sinergismo de força com recurso percentual constitucional dos municípios, do Estado e da União, e elaborando bons projetos, com certeza, a política pública nacional atingirá dos maiores aos menores municípios do Brasil, qualificando a nossa juventude para o futuro”, destacou o deputado.

           Prêmio Gestão Escolar 2013 será lançado em março no Maranhão

     Em reunião a ser realizada nos dias 14 e 15 do próximo mês, Conselho Nacional de Secretários de Educação lançará o PGE.

     O Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013 - um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e autoavaliação de escolas públicas brasileiras, será lançado no Maranhão durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, em São Luís. A informação foi transmitida pela secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Leuzinete Pereira, aos 19 gestores das Unidades Regionais (UREs), na reunião técnica que aconteceu ontem, na Seduc.

     Premiação - Podem concorrer à premiação escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o país. O PGE é uma iniciativa conjunta do Consed, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, da Fundação Roberto Marinho – FRM, da Fundação Itaú Social, da Gerdau, do Instituto Unibanco, da Fundação SM e Fundação Vitor Civitab.

     A finalidade da competição é estimular o desenvolvimento da gestão democrática das escolas públicas no Maranhão, destacar e disseminar as suas boas práticas, bem como proporcionar a construção de uma cultura de autoavaliação desse processo, servindo como instrumento de sensibilização, de motivação e de orientação para o seu avanço, principalmente no que se refere à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.

Mais
     O Fórum Estadual de Educação foi instituído no ano passado e tem como uma de suas responsabilidades deliberar e acompanhar as políticas públicas para a educação nos âmbitos estadual e municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário