s

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Experiência exitosa: Blog mostra que aprender espanhol pode ser agradável

    Os alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas no Cariri paraibano descobriram, em 2012, que é exquisito aprender espanhol. Como na grade curricular havia apenas uma aula semanal da língua estrangeira, o professor Arysttotenes da Silva Prata, 35 anos, decidiu ampliar esse tempo, ao criar o blogue Hablar Espanõl es Exquisito — falar espanhol é muito bom.

    “Eu não poderia desperdiçar aquele entusiasmo dos alunos”, diz o professor. “Uma aula de apenas de 45 minutos por semana é muito pouco para introduzir temas, debater e falar; então, criei o blogue.”
   Além de exercícios para a fixação de conteúdo, foram postados textos, vídeos e temas para estimular o debate e a conversação em sala de aula. Não só alunos das duas escolas usam o blogue, como estudantes de outros países, o que amplia a interatividade.
   Graduado em letras (espanhol) pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), Arysttotenes dá aulas de língua espanhola na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco de Assis Gonzaga, em Prata, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, em Ouro Velho. As duas cidades, com menos de cinco mil habitantes cada uma, estão distantes 13 quilômetros, mas o blogue permite aos alunos trocar informações diariamente.
   O projeto do blogue foi premiado em 2012 pelo Ministério da Educação, na sexta edição do prêmio Professores do Brasil. Também no ano passado, o trabalho foi distinguido pelo programa Missão Pedagógica no Parlamento, da Câmara dos Deputados. “De cada estado, foram selecionados dois professores que revelaram propostas pedagógicas de ensino inovadoras, de compromisso com a cidadania e a democracia”, explica Arysttotenes.
     Cidadania — O trabalho do professor também foi selecionado para participar, em janeiro último, do Memorial de La Shoah – Desafios Educativos, em Israel. O encontro reunirá educadores de todo o mundo para relatar práticas relacionadas à cidadania. Durante a seleção, o projeto de Arysttotenes concorreu com outros 132, de 11 países latino-americanos. No Brasil, seis foram selecionados.
     O evento em Israel é organizado pela Yad Vashem, entidade que promove encontros em Jerusalém, anualmente, com professores de diversos países para debates sobre o Holocausto. O blogue Hablar Espanõl es Exquisito contém textos que tratam de temas como bullying, exploração infantil, trabalho escravo e outros destinados a estimular o debate e a consciência de cidadania.
    “Reconheci na internet uma moderna tecnologia que favorece o compartilhamento de conhecimento e que pode colaborar para uma reflexão crítica, permanente e autônoma quando bem utilizada”, argumenta o professor. Ele ressalta que o blogue permite o acesso dos estudantes a tecnologias digitais, os torna ativos, participativos, capazes de se posicionar e não apenas escutar o professor. “É uma forma de ensinar mais de acordo com as tendências de modernização da sociedade.”
      Lei — O ensino da língua espanhola é de oferta obrigatória nas escolas brasileiras nos currículos do ensino médio, de acordo com a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Embora seja facultativa a inclusão da língua espanhola nos currículos do ensino fundamental, as escolas públicas dos municípios de Prata e Ouro Velho a oferecem também na grade curricular dessa etapa do ensino.
      O professor defende a importância de trabalhar com projetos pedagógicos na escola. “É uma metodologia fundamental; não dá para trabalhar apenas a questão da disciplina, mas os temas transversais também”, comenta. “Após o uso do blogue, as notas subiram de 7 para uma média de 8,5 a 10, resultado que é formidável.”

Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário