s

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prêmio Gestão Escolar 2013 será lançado no Maranhão

      O Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013 - um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e auto avaliação de escolas públicas brasileiras, será lançado no Maranhão, durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, em São Luís. A informação foi transmitida pela Secretária Adjunta de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Leuzinete Pereira, aos 19 gestores das Unidades Regionais (UREs), na reunião técnica que aconteceu nesta segunda (25), na Seduc.

      Podem concorrer à premiação escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o país. O PGE é uma iniciativa conjunta do Consed, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, da Fundação Roberto Marinho – FRM, da Fundação Itaú Social, da Gerdau, do Instituto Unibanco, da Fundação SM e Fundação Vitor Civitab.
A finalidade da competição é estimular o desenvolvimento da gestão democrática das escolas públicas no Maranhão, destacar e disseminar as suas boas práticas, bem como proporcionar a construção de uma cultura de auto avaliação desse processo, servindo como instrumento de sensibilização, de motivação e de orientação para o seu avanço, principalmente no que se refere à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
     As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e um prêmio em dinheiro. A selecionada como primeira colocada ganha além de um prêmio em dinheiro, o título de Referência Brasil. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.
 
Pronatec 
 
     Durante a reunião com os gestores das regionais, também foram divulgadas as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Maranhão que neste ano de 2013 funcionará em 65 municípios, nas 19 UREs, com a oferta em todo o estado, de 25.681 vagas de cursos de formação inicial e continuada (carga horária de 160h a 400h) e técnicos (800h a 1.200h).

     Os cursos são destinados a estudantes com 16 anos de idade, matriculado no 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino. No Maranhão, os cursos serão ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem - como o Senai, Senac, Senat, Senar e no Colégio Universitário (Colun).

    O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário