s
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
ESCOLAS DA ZONA RURAL DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SÃO PRÉ-SELECIONADAS COM PROGRAMA
Como forma de fortalecer a Educação na Zona Rural dos municípios que compõem a URE, a SEDUC pré-selecionou algumas escolas da Zona Rural doa municípios que compõem a URE para participarem do programa PROINFO RURAL E PRONACAMPO.
Sete escolas da URE foram pré-selecionadas e terão que oferecer os requisitos mínimos para atender ao programa.
As escolas receberão
computador interativo,
laboratório e/ou UCA para o funcionamento dos programas.
Um estudo está sendo realizado na URE para saber se as escolas selecionadas poderão de fato receber o programa atendendo aos requisitos e ser de fato implantado a partir de 2013. Com planejamento e a união dos esforços de todos, podemos fazer um trabalho melhor.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Medalhista de ouro vira exemplo em cidade do interior do Piauí
É ele quem melhor traduz o termo “efeito multiplicador”. A expressão é
usada pelos professores da Escola Estadual Augustinho Brandão quando
mencionam alunos que devem ser vistos como modelo. E coube a Sandoel
Vieira, de 19 anos, carregar esse adjetivo desde 2006, quando se tornou
o primeiro aluno da escola a ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
“Sandoel é referência para todo mundo”, conta a irmã, Samara Brito,
de 17 anos, aluna do 3.º ano na mesma escola onde o irmão estudou. Em
2011, o rapaz deixou Cocal dos Alves e partiu para Teresina. “Um dos
primeiros objetivos que tracei, o de entrar na faculdade, já consegui
alcançar. Agora, já estou indo para o 4.º período de Matemática na
UFPI”, diz.
A desenvoltura de Sandoel na área de exatas fez com que fosse
incentivado a frequentar disciplinas do mestrado. Aconselhado pelo
professor João Xavier da Cruz Neto – seu orientador desde a primeira
vitória na olimpíada –, Sandoel aceitou o desafio de cursar o mestrado
(como ouvinte) junto com a graduação.
“Ele foi um dos selecionados entre mais de 140 alunos que
disputavam as 20 vagas do programa de pós-graduação. E da turma todos
já o consideram o melhor do grupo”, diz o conterrâneo Vitaliano Amaral,
de 29 anos, aluno do mestrado.
“Ele não é bom, ele é muito bom”, diz o professor Antonio Cardoso do
Amaral, seu tutor. E esses incentivos dos professores foram
fundamentais para a trajetória trilhada pelo filho da dona de casa
Francisca Brito. “Eles sempre apoiaram muito e ele sempre teve vontade
de estudar”, diz Francisca.
De Cocal dos Alves, restam as saudades do pai, da mãe e das três
irmãs. “A distância sempre traz saudades, mas não pretendo voltar.
Quero seguir carreira acadêmica e me tornar um grande pesquisador”,
promete.
Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,medalhista-de-ouro-vira-exemplo-em-cidade-do-interior-do-piaui,971061,0.htm
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Professor apresenta obra sobre Colinas na Feira do Livro de São Luís
A obra “O Campanário da Padroeira: subsídios para a história de Colinas”, do historiador, escritor e professor Paulo Eduardo de Sousa Pereira, foi apresentada na 6ª Feira do Livro de São Luís: 400 anos escrevendo nos livros sua história, evento organizado pela Fundação Municipal de Cultura(Func).
O evento, ocorrido na Casa do Escritor, no Ceprama, contou com a presença de diversas personalidades do meio literário e cultural maranhense, promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura e fomentando processos de pesquisa, criação e produção literária no Maranhão.
Um grande número de colinenses, residentes em São Luís e em outras cidades do estado, bem como pesquisadores, professores, historiadores, antropólogos e filósofos de universidades maranhenses, prestigiaram o relançamento do livro, que conta, em detalhes valorosos, a história da cidade de Colinas, no Sertão Maranhense.
O professor José Maria Paixão, coordenador da Feira do Livro, destacou a importância da obra para a literatura maranhense. Um personagem descrito no livro de Paulo Eduardo, o padre Manoel da Penha Oliveira, 87 anos, ex-vigário de Colinas, assistiu à palestra do escritor, emocionado por ser reconhecido como parte importante da história da cidade.
Além da palestra de apresentação da obra ao público de São Luís, o escritor realizou noite de autógrafos, disponibilizando exemplares do livro aos presentes. “É um trabalho amplo e rigoroso, uma pesquisa de oito anos que contribui para o acervo historiográfico do Maranhão”, define o autor, sua obra.
Fonte: sinproesemma
ALUNA DE PARAIBANO É DESTAQUE NA OLIMPÍADA DE LINGUA PORTUGUESA
Thayná Coêlho de Santana foto:Lasan |
Filha da professora Vera Lúcia e do músico Arnaldo Santana, cursando o 2° ano no Centro de Ensino Epitácio Pessoa município de Paraibano, a aluna THAYNÁ COÊLHO DE SANTANA foi selecionada como uma dos 500 semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa em todo o Brasil. Essa é segunda vez que a escola participa da Olímpíada e a primeira vez em que é selecionada nas olimpíadas no Estado.
Dois textos da referida escola foram selecionado e julgados no município e enviados ao júri Estadual. Rosilda Neta participou na categoria "crônica" com o artigo "PENSAMENTOS", mas não foi selecionada na etapa estadual. O texto de Thayná foi na categoria de Artigo de Opinião, sob o título de "ALCOOLISMO: QUEM SE IMPORTA COM ISSO?" que após o júri local, foi selecionado pela comissão julgadora estadual e concorreu com textos dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, que fazem parte do polo nordeste I.
Como o texto de Thayná foi selecionado para participar do regional, tanto a aluna como sua professora orientadora, Rosilda Loila, participaram de oficinas de aperfeiçoamento de textos, em novembro na cidade de São Paulo,com todas as despesas pagas pela organização da olímpíada.
Parabéns aos professores, alunos, pais e corpo gestor da escola pelo feito!
Esperamos que mais práticas exitosas como essas venham a ocorrer nas escolas da URE de São João dos Patos. A URE se disponibiliza em dar o apoio necessário a todas as escolas de sua jurisdição para que os resultados melhorem.
PRAZO PARA ADESÃO DO PCCS ENCERRA NESTE DIA 14
A SECETARIA DE GESTÃO E PREVIDÊNCIA INFORMA AOS PROFISSIONAIS DA SEDUC QUE SE ENQUADRAM NO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIO DO ESTADO- PCCS, QUE ESTARÁ SE ENCERRANDO, NESTE DIA 14 DE DEZEMBRO, O PRAZO PARA ADESÃO AO PLANO.
INFORMA AINDA QUE OS PROFISSIONAIS QUE NÃO ADERIREM AO REFERIDO PLANO TERÃO VENCIMENTOS INFERIORES EM ATÉ 40% EM RELAÇÃO AOS QUE JÁ FIZERAM A OPÇÃO PELA ADESÃO.
OS INTERESSADOS, DEVERÃO COMPARECER À URE E PRCURAR O SETOR DE RECURSOS HUMANOS PARA FAZER A ADESÃO.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL TÊM MELHORES RESULTADOS
O Ministério da Educação reuniu esta semana em Brasília cerca de 300 pessoas, entre elas coordenadores estaduais e regionais do programa Mais Educação, gestores de escolas e pesquisadores de 30 universidades brasileiras. Durante três dias, foram realizados grupos de trabalho, mesas de debate e muita troca de experiências sobre os êxitos e desafios relacionados à implementação do ensino integral nas escolas da rede pública brasileira.
A diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Jaqueline Moll, explicou que o encontro reuniu coordenadores de regiões polos do Mais Educação, onde há escolas de muita representatividade local, que se destacaram nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. Estudo realizado pela Diretoria de Currículos e Educação Integral indica que as escolas que têm o Mais Educação deram um salto de qualidade nos últimos anos. “Trouxemos as experiências das escolas que conseguiram os melhores resultados, aquelas que estão conseguindo de fato ter esta formação integral”, pontuou Jaqueline.
A evolução no desempenho dos alunos, bem como no comportamento, já foi sentida pela gestora da escola Ministro Mário Andreazza, de São Luís, Ana Ruth Barros. Há dois anos e meio, a escola aderiu ao Mais Educação. Ela garante que, apesar dos desafios, a escola tem conseguido ter bons resultados. Segundo Ruth, o encontro em Brasília também foi muito positivo pela troca de experiências. “Foi uma forma de reunir forças e me animar para vencer desafios com mais garra. Ouvindo outras experiências, me animei”, afirmou. Ruth disse ainda que, ao chegar a sua escola, vai reproduzir aos seus colegas o que aprendeu e ouviu.
Boas histórias não faltaram no evento. Maria Eliane dos Santos Araújo, coordenadora do Mais Educação na rede municipal de ensino de Teresina, acredita que o Mais Educação ajuda não só na melhora do desempenho escolar, mas também na descoberta de talentos. “Levar atividades como judô, capoeira, caratê, dança, mais oportunidades na área da cultura, comunicação e lazer, potencializa um aprendizado maior e mais significativo. O legal é que essas crianças estão se redescobrindo nos talentos. Temos conseguido, por exemplo, muita representação nos eventos esportivos”, salientou.
Silvio dos Santos, ou rapper S.hop como é conhecido, é monitor do programa Mais Educação, na escola municipal Estado de Israel, em Teresópolis (RJ). Ele tem feito sucesso com uma oficina de hip hop para os alunos do Mais Educação, e montou com seus alunos um clipe, chamado Lugar de criança é na escola.
Adesão – O evento do Mais Educação também serviu para mobilizar os coordenadores e gestores a reforçarem a adesão ao programa, aberto para novas escolas desde 30 de novembro. As escolas que já estão no programa podem optar por permanecer. Para estas escolas, a adesão será aberta no dia 15 de dezembro.
Fonte: MEC
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
CE EPITÁCIO PESSOA REALIZA CONCURSO LITERÁRIO
O Centro de Ensino Epitácio Pessoa, escola da rede estadual em Paraibano, realizou no dia (14/11) véspera do feriado, o “1º Concurso Literário” para alunos do ensino médio do referido orgão. O tema era “Os 100 anos de Jorge Amado”, um dos mais renomados escritores brasileiros.
Os alunos fizeram pesquisas sobre o escritor e apresentaram através de parodias, músicas e pequenos vídeos sobre suas principais obras, tais como: Tiêta, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tereza Batista Cansada de Guerra, Gabriela etc. Todas encenadas pelos próprios alunos, que encantaram a platéia com lindas poesias e a bibliografia de Jorge Amado. um belíssimo trabalho.
O concurso teve premiação do primeiro ao terceiro colocado entre as equipes dos três turnos.
“Esse trabalho é de extrema importância para nós alunos, a escola Epitácio Pessoa vem desenvolvendo um trabalho voltado para nosso aprendizado através de projetos, como este de literatura sobre o escritor Jorge Amado, portanto todos que participaram estão de parabéns”. Disse o aluno João Paulo.
Segundo a diretora Rosimar, este foi o primeiro concurso literário realizado pelo Centro de Ensino Epitácio Pessoa, organizado pela direção juntamente com todos os professores, tendo como articuladora a Professora Simônia e participação de todos os alunos dos três turnos. A premiação do concurso foi com recurso do PROEMI (Projeto do Ensino Médio Inovador) destinado para escolas do ensino médio.
"Este projeto foi de muita importância para o desenvolvimento dos alunos, pois todos participaram com entusiasmo, acredito que não vai ficar só nesse pois continuaremos atrás de recursos para realização de mais concursos voltado para o aprendizado dos alunos” Relatou a diretora Rosimar ao blog.
Fonte: Blog do Amaury.
CE EPITÁCIO PESSOA REALIZA SIMULADO PARA O ENEM
O Centro de Ensino Epitácio Pessoa, escola da rede estadual de ensino no municipio de Paraibano-MA, realizou, na sexta-feria (26/10) e no sábado (27/10), um simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento, foi aberto para todos os alunos do terceiro ano do ensino médio da referida escola, para testar conhecimentos e se prepararem para a prova, que foi realizada posteriormente.
As instalações do C.E. Epitácio Pessoa, estiveram lotadas com a presença de centenas de alunos participantes. Este simulado teve o objetivo de preparar os alunos para a prova, testando seus conhecimentos através de uma prova formulada nos moldes do Enem.
A prova foi formulada pelos professores da própria escola obedecendo a teoria de resposta ao ítem. Antes do início do teste, os alunos receberam preparação e dicas gerais dentro de sala por alguns professores, tudo para realizarem com sucesso o preparativo para o Enem.
O Enem é um exame nacional, facultativo realizado com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o Ensino Médio. O exame é constituído de questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, onde são testados os conhecimentos do aluno. Diante da não obrigatoriedade a maioria dos alunos sentem-se estimulados a fazê-la. O principal motivo é que o exame serve como auto-avaliação para o aluno além da possibilidade de ingressar em um curso superior pelo SISU ou PROUNI.
Ações como essa devem ser fortalecidas na URE em 2013, pois já existe a possibilidade das escolas elaborarem propostas de realização e apresentarem na forma de projeto para a SEDUC.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
I FEIRA DO CONHECIMENTO DO CE EDISON LOBÃO
Centro de Ensino Edison Lobão apresentou nesta quinta-feira, a 1ª Feira do Conhecimento.
A prática pedagógica quando pautada nos temas transversais recria o ambiente escolar, envolvendo todos os agentes propagadores do conhecimento em uma espécie de corrente pelo conhecimento. É, então, a partir daí que surgem os projetos pedagógicos, as discussões de temas relevantes para a sociedade tornando mais evidente o papel da escola.
Abordando os temas sexualidade e felicidade, alunos, professores e comunidade expressaram o trabalho de dias de planejamento e trabalho nas salas de aula, apresentando sua produção do conhecimento sobre os temas estudados de maneira interdisciplinar.
Durante a feira, foram discutidos juntamente com a comunidade subtemas como: Educação sexual, prevenção, relação sexual, gravidez, gestação, plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico além do subtema de felicidade.
A direção convidou profissionais da saúde para palestrar sobre prevenção de doenças e gravidez indesejadas além de vários tipos de Métodos Anticoncepcionais.
Finalizando o Evento, apresentaram-se grupos de dança para simbolizar a felicidade corporal e mental como benefício para o indivíduo.
Parabéns à todos envolvidos no evento e que práticas como essa possam repetir-se trazendo um envolvimento cada vez mais científico ao aprendizado do nosso aluno.
Assinar:
Postagens (Atom)