s

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

URE VAI ATÉ A ESCOLA

          Em visita aos municípios que compõem a Regional de São João dos Patos, a gestora Rilda Lúcia acompanhada dos técnicos Renato Darcio, Regina Celly e Rozângela Noleto, estiveram na cidade de Pastos Bons em reunião com gestores, professores, pais e algumas autoridades daquela cidade. Na oportunidade, foram tratados temas como o reordenamento, nucleação do ensino médio, índices de aprendizagem apresentados pelo Estado nos últimos anos e propostas de ações para o ano letivo de 2012. A reunião aconteceu no dia 10/02 às 16:00 h onde foram esclarecidas muitas dúvidas por parte dos professores em relação às mudanças ocorridas no início deste ano letivo, e, em continuação à visita,a comitiva dirigiu-se para as escolas no intuito de conhecer melhor a realidade de cada Unidade de Ensino e conferir o andamento das atividades letivas.
         Após uma ótima recepção, deixaram a cidade na certeza de que podemos esperar que 2012 nas escolas visitadas possa ser oferecido ao alunado  um ano de bons frutos.
Profa. Rilda proferindo a palavra


Sala de aula
 

                       
                      
Um pouco sobre Pastos Bons
       
        Ao tempo da entrada dos primeiros colonizadores, segundo a opinião de César Marques e a tradição ainda corrente, a região de Pastos Bons era habitada pelos Amanajós, índios que seriam louros ou de cor mais clara que a dos indivíduos das demais tribos existentes no Maranhão.
       O povoamento da região foi iniciado por bandeirantes e fazendeiros que, vindos do vale do São Francisco e da Serra da Ibiapaba, em Pernambuco, ficaram extasiados com a imensidão verde dos campos gerais que lá encontraram, donde advém a denominação de Pastos Bons.
Segundo Carlota Carvalho, em seu livro “O Sertão”, Pastos Bons teria sido elevada à condição de vila em 1764, tornando-se ponto de partida das bandeira que então foram organizadas para conquistar as terras que, no sentido do oeste maranhense, ainda permaneciam desconhecidas.
       Pouco depois da proclamação da Independência, seus habitantes se manifestaram contrários à autoridade do Imperador Pedro I, tentando criar a República de Pastos Bons, que chegou a ter inclusive carta constitucional e bandeira, mas não passou de um sonho. A partir do  Século XIX, perdeu parte de seu território para a constituição de Mirador(1870), Loreto (1873), Nova Iorque (1890), Alto Parnaíba(1881) e Benedito Leite (1919).

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário