s

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PARTICIPARÃO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA)

O PISA e o Ideb

      O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso "Todos pela Educação", eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, que trata da educação básica. É nesse âmbito que se enquadra a ideia das metas intermediárias para o Ideb. A lógica é a de que, para que o Brasil chegue à média 6,0 em 2021, período estipulado tendo como base a simbologia do bicentenário da Independência em 2022, cada sistema deve evoluir segundo pontos de partida distintos, e com esforço maior daqueles que partem em pior situação, com um objetivo implícito de redução da desigualdade educacional.
        A definição de uma meta nacional para o Ideb em 6,0 significa dizer que o país deve atingir em 2021, considerando os anos iniciais do ensino fundamental, o nível de qualidade educacional, em termos de proficiência e rendimento (taxa de aprovação), da média dos países desenvolvidos (média dos países membros da OCDE) observada atualmente. Essa comparação internacional foi possível devido a uma técnica de compatibilização entre a distribuição das proficiências observadas no PISA e no Saeb.

     O estudo PISA foi lançado pela OCDE (Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económico), em 1997. Os resultados obtidos nesse estudo permitem monitorizar, de uma forma regular, os sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos, no contexto de um enquadramento conceptual aceite internacionalmente.
      O PISA procura medir a capacidade dos jovens de 15 anos para usarem os conhecimentos que têm de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre o conteúdo do seu currículo escolar específico.

      O estudo está organizado em ciclos de 3 anos:

      A primeira recolha de informação ocorreu em 2000 (primeiro ciclo do PISA) e teve como principal domínio de avaliação a literacia em contexto de leitura. O estudo envolveu, então, cerca de 265 000 alunos de 15 anos, de 32 países, 28 dos quais membros da OCDE.
    Em 2009,os estudantes de Xangai, na China, conseguiram os melhores resultados sendo o último relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), enquanto o Brasil, apesar de melhorar em comparação com o último levantamento, segue entre os piores colocados no ranking de ensino internacional.
    Conforme os dados publicados nesta terça-feira, o Brasil está na 53ª colocação entre os 65 países pesquisados no estudo elaborado pela Organização para o Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
    Atrás de países como Bulgária, Romênia e os latino-americanos México, Chile e Uruguai, o Brasil alcançou média geral de 401 pontos. O país, no entanto, ficou à frente da Colômbia, Argentina, Kazaquistão, Tunísia, Indonésia, Albânia, Catar, Azerbaijão, Panamá, Peru e Quirguistão.
   Pela primeira vez, os resultados levaram em conta as capacidades dos estudantes de ler, compreender e utilizar os textos digitais e cada estudante teve de dedicar duas horas para preencher os questionários.
     Os organizadores anteciparam que a próxima edição do relatório Pisa (em 2012) irá considerar matemática como a área de principal atenção e que em 2015 as ciências serão a matéria com maior peso na avaliação.
    Adiantaram também que nos relatórios futuros serão testadas as capacidades dos estudantes de ler e entender textos em formato digital, assim como na resolução de problemas apresentados digitalmente, devido à importância crescente da tecnologia da informação.
    
      O PISA E A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS

      O PISA acontecerá este ano no período de 02 a 31 de maio. Nesta edição estima-se que a avaliação será aplicada  a aproximadamente 902 escolas e com a participação de cerca de 25.712 estudantes.
Vale ressaltar que, o Estado do Maranhão por meio da SEDUC/SUAVE participará da referida avaliação como parceiro, colaborando para o sucesso dessa ação, que tem por objetivo colher informações sobre o desempenho e as condições de aprendizagem de alunos com a idade de 15 e 16 anos. 
Na URE de São João dos Patos, duas escolas farão parte desta avaliação. A Escola Família Agrícola no município de Sucupira do Norte e a escola CE Epitácio Pessoa, em Paraibano. Ainda farão a mesma avaliação os alunos da Escola Municipal Haydê Chaves no municipio de Colinas.
Nesse contexto a URE de São João dos Patos recebe de braços abertos a comissão do PISA e espera contribuir com o evento e com a melhoria da qualidade do ensino do nosso estado. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário