s

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MUDANÇA NA DATA DAS INSCRIÇÕES DO SIMULADO 2012

A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS AVISA POR MEIO DA SUAVE QUE POR PROBLEMAS TÉCNICOS, FOI ALTERADO O PERÍODO DE INSCRIÇÃO DO SIMULADO ENEM 2012, A NOVA DATA SERÁ DE 8 A 23 DE MARÇO

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PARTICIPARÃO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA)

O PISA e o Ideb

      O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso "Todos pela Educação", eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, que trata da educação básica. É nesse âmbito que se enquadra a ideia das metas intermediárias para o Ideb. A lógica é a de que, para que o Brasil chegue à média 6,0 em 2021, período estipulado tendo como base a simbologia do bicentenário da Independência em 2022, cada sistema deve evoluir segundo pontos de partida distintos, e com esforço maior daqueles que partem em pior situação, com um objetivo implícito de redução da desigualdade educacional.
        A definição de uma meta nacional para o Ideb em 6,0 significa dizer que o país deve atingir em 2021, considerando os anos iniciais do ensino fundamental, o nível de qualidade educacional, em termos de proficiência e rendimento (taxa de aprovação), da média dos países desenvolvidos (média dos países membros da OCDE) observada atualmente. Essa comparação internacional foi possível devido a uma técnica de compatibilização entre a distribuição das proficiências observadas no PISA e no Saeb.

     O estudo PISA foi lançado pela OCDE (Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económico), em 1997. Os resultados obtidos nesse estudo permitem monitorizar, de uma forma regular, os sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos, no contexto de um enquadramento conceptual aceite internacionalmente.
      O PISA procura medir a capacidade dos jovens de 15 anos para usarem os conhecimentos que têm de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre o conteúdo do seu currículo escolar específico.

      O estudo está organizado em ciclos de 3 anos:

      A primeira recolha de informação ocorreu em 2000 (primeiro ciclo do PISA) e teve como principal domínio de avaliação a literacia em contexto de leitura. O estudo envolveu, então, cerca de 265 000 alunos de 15 anos, de 32 países, 28 dos quais membros da OCDE.
    Em 2009,os estudantes de Xangai, na China, conseguiram os melhores resultados sendo o último relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), enquanto o Brasil, apesar de melhorar em comparação com o último levantamento, segue entre os piores colocados no ranking de ensino internacional.
    Conforme os dados publicados nesta terça-feira, o Brasil está na 53ª colocação entre os 65 países pesquisados no estudo elaborado pela Organização para o Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
    Atrás de países como Bulgária, Romênia e os latino-americanos México, Chile e Uruguai, o Brasil alcançou média geral de 401 pontos. O país, no entanto, ficou à frente da Colômbia, Argentina, Kazaquistão, Tunísia, Indonésia, Albânia, Catar, Azerbaijão, Panamá, Peru e Quirguistão.
   Pela primeira vez, os resultados levaram em conta as capacidades dos estudantes de ler, compreender e utilizar os textos digitais e cada estudante teve de dedicar duas horas para preencher os questionários.
     Os organizadores anteciparam que a próxima edição do relatório Pisa (em 2012) irá considerar matemática como a área de principal atenção e que em 2015 as ciências serão a matéria com maior peso na avaliação.
    Adiantaram também que nos relatórios futuros serão testadas as capacidades dos estudantes de ler e entender textos em formato digital, assim como na resolução de problemas apresentados digitalmente, devido à importância crescente da tecnologia da informação.
    
      O PISA E A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS

      O PISA acontecerá este ano no período de 02 a 31 de maio. Nesta edição estima-se que a avaliação será aplicada  a aproximadamente 902 escolas e com a participação de cerca de 25.712 estudantes.
Vale ressaltar que, o Estado do Maranhão por meio da SEDUC/SUAVE participará da referida avaliação como parceiro, colaborando para o sucesso dessa ação, que tem por objetivo colher informações sobre o desempenho e as condições de aprendizagem de alunos com a idade de 15 e 16 anos. 
Na URE de São João dos Patos, duas escolas farão parte desta avaliação. A Escola Família Agrícola no município de Sucupira do Norte e a escola CE Epitácio Pessoa, em Paraibano. Ainda farão a mesma avaliação os alunos da Escola Municipal Haydê Chaves no municipio de Colinas.
Nesse contexto a URE de São João dos Patos recebe de braços abertos a comissão do PISA e espera contribuir com o evento e com a melhoria da qualidade do ensino do nosso estado. 
 


Escolas poderão participar do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Encontram-se abertas, até 16 de março de 2012, as inscrições para o 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, sediada em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.No Brasil, a realização do concurso, que tem como tema “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”, fica a cargo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional.
A participação dos estudantes se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos com até 15 anos de idade, duas melhores cartas para representá-las. As redações devem ser Cartas Argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa) escritas em língua portuguesa e relacionadas estritamente ao tema fixado.
O regulamento está disponível no site www.correios.com.br – Aba “sobre os correios”, link “Sustentabilidade”, “Vertente Social”, “Concurso de Redação de Cartas”.
Informações adicionais, estrar em contato com nossa URE: (99)3551-2244.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ALUNOS DO 2° ANO DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PARTICIPARÃO DE SIMULADO PARA O ENEM 2012


            Os alunos da 2a série do Ensino Médio de todas as escolas da Regional de São João dos Patos participarão de um Simulado  proposto pela  SEDUC como forma de diagnosticar possiveis dificuldades do alunado para o ENEM 2012 e de preparar estratégias com vistas ao exame.
            Os professores serão os aplicadores e a SEDUC está estruturando os coordenadores para o evento.

A inscrição

         A inscrição será on line a ser disponobilizada no site www.educacao.ma.gov.br/simuladoenem2012 , ou por este mesmo blog, esta poderá ser realizada pelo aluno ou por alguém da escola indicado pelo gestor. Nesse último caso, o responsável pela inscrição deve relacionar todos os dados dos alunos (CPF, RG, etc) solicitados no ato da inscrição, então preencher o formulário eletrônico. O aluno realizará a prova em sua escola, em turno e horário indicados.No dia do evento o aluno deverá se apresentar ao local da realização da prova, devidamente uniformizado, definido pela escola.
           O evento terá como coordenador regional o professor Renato Darcio Noleto Silva, técnico da URE de São João dos Patos.

Data de realização: 12 de abril de 2012;
Público alvo: alunos matriculados na 2ª série do ensino médio da rede estadual de ensino;
horário de realização da prova: 13:30h às 17:30h;
período de inscrição: 01 a 23 de março de 2012;
site de inscrição: www.educacao.ma.gov.br/simuladoenem2012 ou pelo link diponível em: uresjp.blogspot.com



Governo investirá R$ 1,5 bilhão no Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores

O Governo do Maranhão vai investir no Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual (PGCE), nos próximos quatro anos.Serão  investidos aproximadamente R$ 1,5 bilhão, beneficiando aproximadamente 88 mil funcionários, sendo cerca de 61 mil da ativa e 26 mil inativos (aposentados e pensionistas previdenciários).
O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, destacou que o trabalho minucioso realizado pela Seplan  tem como premissa assegurar a real valorização do servidor público estadual, promover justiça salarial, garantir aposentadoria digna e renovar o quadro de pessoal com  realização de concursos públicos.
O secretário explicou também que o levantamento detalhado de cargos dos grupos ocupacionais permitiu à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) reduzir de 17 para 4 os grupos existentes que ficarão assim organizados: Grupo Administração Geral, Grupo Especial, Grupo Segurança e Grupo Educação. O trabalho levou em consideração as peculiaridades de cada um deles. Foi feita ainda uma padronização e simplificação na estrutura de cargos assegurando crescimento mais homogêneo dos vencimentos entre o início e final das diferentes carreiras.
O Grupo Administração Geral, que englobará 33,36% de servidores ativos, será integrado por carreiras de cargos efetivos de nível superior, médio, técnico e fundamental, voltados ao exercício de atividades técnicas, técnico-administrativo, de suporte e auxiliar no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional.
O Grupo Especial, com 2,66% do quadro de servidores, será composto por carreiras de cargos efetivos cujas atribuições e responsabilidades estão diretamente ligadas ao núcleo estratégico do Governo com atuação no planejamento, formulação, controle, avaliação das políticas públicas, fiscalização e defesa do Estado.
Já o Grupo Educação, que corresponderá a 46,17% do funcionalismo, será integrado por carreiras de cargos efetivos de atividades de magistério de todos os níveis de ensino mantendo inalteradas as especificidades da Carreira do Magistério.
O Grupo Segurança, com 17,80%, será composto por carreiras de cargos efetivos com atribuições de natureza policial; de carreiras de atividades contínuas direcionadas aos objetivos do sistema penitenciário; e das relacionadas à regulação e controle do trânsito.
Outro ponto crucial desse trabalho realizado pela Seplan, segundo Gondim, foi o estudo de Cenários e Perspectivas da Economia do Maranhão que propiciou ao Governo programar os gastos com pessoal dentro dos Limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de assegurar que a implantação do Plano de Cargos não afetasse em redução dos investimentos em áreas primordiais como saúde, educação, infraestutura e segurança pública.
Fonte: Ascom/Seduc
Disponível em: http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/noticias/?id=23957

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS


Gestora Regional: RILDA LÚCIA GOMES DE SOUSA OLIVEIRA
Diretora Regional de Educação: LÚCIA MARIA AGUIAR BRAÚNA

End. Rua Gonçalves Dias, S/N, Centro - CEP:65.665-000
Fone/fax:(99)3551-2244

   
CIDADES QUE FAZEM PARTE DESTA UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO:

  • BARÃO DE GRAJAU
  • BENEDITO LEITE
  • BURITI BRAVO
  • COLINAS
  • JATOBÁ
  • LAGOA DO MATO
  • MIRADOR
  • NOVA IORQUE
  • PARAIBANO
  • PASSAGEM FRANCA
  • PASTOS BONS
  • SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO
  • SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO
  • SUCUPIRA DO NORTE
  • SUCUPIRA DO RIACHÃO
  • SÃO JOÃO DOS PATOS
Número de alunos matriculados: 19.778
Número de professores (exclusivamente em sala de aula):1.653
Número de escolas (sem incluir anexos): 45

DADOS: 2011

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2012

Escolas de todo o país já podem garantir presença na 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições para os ensinos fundamental e médio vão até março e as provas, divididas em quatro níveis, acontecem no dia 11 de maio. Informações sobre a Olimpíadas podem obtidas no site www.oba.org.br 
Em 2011, a olimpíada distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do País, envolvendo 64.890 professores. A expectativa deste ano é atingir a marca de um milhão.
Segundo o astrônomo e coordenador nacional da OBA, professor João Canalle, cada prova será constituída de dez perguntas: cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia. “As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico”, informou.Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica - que este ano será no Brasil - e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, além de participarem das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.Canalle ressaltou que o objetivo da olimpíada é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e ciências afins, promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa: “Nossa principal meta é fornecer dados corretos e atualizados aos alunos e professores”.A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O grupo responsável é constituído pelos astrônomos João Batista Garcia Canalle (UERJ), Thaís Mothé-Diniz (UFRJ), Helio Jacques Rocha-Pinto (UFRJ), Jaime Fernando Villas da Rocha (Unirio) e pelo engenheiro aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho (IAE).
Fonte: ASCOM

sábado, 18 de fevereiro de 2012

ESCOLAS DA REDE ESTADUAL EM SÃO JOÃO DOS PATOS TIVERAM BOM NÚMERO DE APROVADOS NO VESTIBULAR

Realizado pela Universidade Estadual do Maranhão -UEMA, o tradicional vestibular do Programa de Acesso ao Ensino Superior - PAES ofereceu três cursos para seu Pólo CESSJOP na nossa cidade, são eles: Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Administração Pública e Tecnologia em Agroindústria.
Neste dia 16/02 foi divulgada lista de classificados deste vestibular e os alunos das escolas CE DR. PAULO RAMOS e CE EDISON LOBÃO  tiveram um bom número de aprovados que estudaram nas mesmas em 2011  e anos anteriores.
CE EDISON LOBÃO:

Tecnologia Agroindustrial:  

  • PEDRO ALCINO BARBOSA COELHO
  • TAÍZE COÊLHO DE SOUSA
  • BEATRIZ BARBOSA LIMA
  • GILBERTO ALVES DE ALMEIDA JUNIOR
  • ANILSON DE FREITAS QUEIROZ
  • THAIS CABRAL DA SILVA
  • JOSVAN RODRIGUES DE ALENCAR
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA:

  • IZABELA MARIA PEREIRA DA SILVA
  • OSLANNY MICHELLE SOUSA CRUZ
  • RENATO DARCIO NOLETO SILVA (DARCY RIBEIRO 2011)
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

  • RENATO DARCIO NOLETO SILVA
  • BEATRIZ NASCIMENTO DOS SANTOS ALENCAR
  • JHENNYFER DE PAULA DOS REIS BORGES
  • GUSTAVO VINICIOS DA SILVA HOLANDA
  • ELLANE DE FREITAS QUEIROZ
CE DR. PAULO RAMOS

  • RANETY DOS REIS PEREIRA DA SILVA
  • KAROLÍVIA ARAÚJO DOS SANTOS
  • IDAIANE DA SILVA COSTA
  • JAÍZA ALVES LIMA
  • MARÍLIA RODRIGUES DOS SANTOS
  • JOSIVAN RODRIGUES DE ALENCAR
  • LÔUDI DOS SANTOS BARROS
  • GRACILEIA FERNANDES DA SILVA
             Parabéns aos alunos, professores e escolas pelo trabalho que vêem desenvolvendo na construção de uma sociedade mais justa. Esperamos contar com todos para fazer uma educação de qualidade em nossa Regional.
               
              Um pouco da UEMA:

           A UEMA teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão - FESM, criada pela Lei 3.260 de 22 de agosto de 1972 para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão. A FESM, inicialmente, foi constituída por quatro unidades de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e Faculdade de Caxias. Em 1975 a FESM incorporou a Escola de Medicina Veterinária de São Luis e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz. 
          A FESM foi transformada na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, através da Lei nº 4.400, de 30 de dezembro de 1981, e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal nº 94.143, de 25 de março de 1987, como uma Autarquia de regime especial, pessoa jurídica de direito público, na modalidade multicampi. Inicialmente a UEMA contava com 3 campi e sete unidades de ensino.
         A UEMA foi, posteriormente, reorganizada pelas Leis nº 5.921, de 15 de março de 1994, e 5.931, de 22 de abril de 1994, alterada pela Lei nº 6.663, de 04 de junho de 1996. A princípio, a UEMA foi vinculada à Secretaria Estadual de Educação. Após a reforma administrativa implantada pelo Governo do Estado, em 1999, a SEEDUC foi transformada em Gerência de Estado de Desenvolvimento Humano – GDH. 
         A UEMA foi desvinculada da GDH pela Lei Estadual nº 7.734, de 19.04.2002, que dispôs novas alterações na estrutura administrativa do Governo, e passou a integrar a Gerência de Estado de Planejamento e Gestão.
        Em 31.01.2003, com a Lei nº 7.844, o Estado sofreu nova reorganização estrutural. Foi criado o Sistema Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do qual a UEMA passou a fazer parte, e a Universidade passou a vincular-se à Gerência de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico - GECTEC, hoje, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico - SECTEC.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Seduc Encerra encontro do Gestão Nota 10 em São Luis

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), concluiu, nesta quinta-feira (16), o 1º Encontro Técnico Gerencial do Programa Gestão Nota 10. O evento, que trabalhou a temática “Educação e desenvolvimento humano no século 21”, foi também espaço para a realização da 1º Formação Continuada de 2012 (Foco).

O encontro teve como objetivo traçar as diretrizes a serem trabalhadas para o alinhamento das ações do GN10, tendo como ponto de partida a elaboração do planejamento estratégico para 2012. Durante o encontro, a equipe da Seduc, do IAS e os coordenadores regionais de educação discutiram os resultados que foram obtidos no final do ano letivo de 2011.

Durante o ano de 2012, o IAS e a Seduc irão certificar mais cinco etapas da Foco, que são pensadas no alicerce das orientações contidas na sistemática do instituto, na qual os conteúdos obedecerão a uma ordem didática de apresentação, conforme necessidade da rotina dos gestores escolares.

Para a coordenadora geral, Ana Karolina Salomão, a Foco é salutar no que tange as discussões sobre os resultados obtidos em 2011 e a construção de um planejamento estratégico para o ano de 2012. “Estes momentos de socialização das experiências têm como propósito a construção de um novo modelo de gerenciamento escolar”, destacou.

Após as Foco, os coordenadores regionais terão a responsabilidade de capacitar os supervisores de acompanhamento técnico gerencial que atuam como agentes difusores na capacitação dos gestores das escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino.

A coordenadora do programa em Barra do Corda, Deuzinete dos Santos Sandes Oliveira, comentou que o processo de formação continuada traz novos mecanismos para serem trabalhados na gestão escolar. “Essa preocupação da Seduc e do IAS está levando um novo modelo de gerenciamento para as escolas localizadas nos municípios que compõem as 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs)”, ressaltou.

Na avaliação da gerente de projeto e agente técnica do IAS, Rita Paulon, essa parceria firmada com o Maranhão, vem apresentando expressivos resultados desde a sua implantação e a perspectiva é a melhor possível para o encaminhamento das diretrizes pensadas para a realização dos trabalhos em 2012. “A proposta do GN10 tem uma nova visão em relação à gestão escolar, observando esse processo através de vários fatores”, frisou.

Entrega de equipamentos

Durante o 1º Encontro Técnico Gerencial do Programa Gestão Nota 10, a Seduc e o IAS entregaram notebooks para as regionais de Viana, São João dos Patos, Pinheiro, Codó, Presidente Dutra, Imperatriz, Caxias e Balsas, que servirão para os coordenadores regionais trabalharem a otimização do processo de gerenciamento proposto pela parceria entre a Seduc/IAS.

O programa Gestão Nota 10 é fruto da parceria entre Governo do Estado, por intermédio da Seduc, e o Instituto Ayrton Senna, com parceria social do Instituto Coca Cola Brasil e Renosa.

Em São João dos Patos, o Gestão Nota 10  tem como como coordenadora a profa. Edith que com um grupo de outros supervisores desenvolve os trabalhos a quase 20.000 alunos das escolas espalhadas por 16 cidades desta Regional.

A gestora Rilda Lúcia e a coordenadora do Gestão, Edith participaram do evento.

Fonte:Ascom/ Seduc

Abertas inscrições para o curso de tecnologias da Educação

 
Estão abertas as inscrições para o curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs”, que será realizado pela secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da supervisão de Tecnologias Educacionais, nas Unidades Regionais de Educação (UREs).

As inscrições vão até dia 27 deste mês e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico: siaep.educacao.ma.gov.br/inscricao/. Poderão se inscrever professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares do sistema estadual de ensino com conhecimento básico em informática e internet.

O curso será oferecido na modalidade educação a distância, por meio da plataforma EProinfo, do ministério da Educação (MEC). O momento presencial será no município de origem do participante.

Durante as aulas será realizado um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), internet, hipertexto, hipermídia e suas implicações na prática educativa, refletindo sobre o uso das múltiplas linguagens utilizadas pelas mídias e o seu potencial para o processo ensino-aprendizagem.

O curso TIC, com 100 horas de duração, deverá ter início em março e término em junho. A meta é compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem das escolas.

O curso também visa planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis, criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem afetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série.

As atividades serão desenvolvidas pelo sistema online (80h) e em encontros presenciais (20h - um em cada mês com duração de 4 horas).


Fonte: Ascom/Seduc

Ensino técnico a distância vai oferecer 150 mil vagas em 2012


A Rede e-Tec Brasil, que faz parte das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) e oferece gratuitamente cursos técnicos na modalidade a distância, gerará 150 mil vagas em 2012. A informação é da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, que também prevê a abertura de cursos de idiomas no âmbito do programa, com vista aos grandes eventos esportivos que o país receberá nos próximos anos.

Além disso, a quantidade de polos será aumentada dos atuais 543 para 800. Número que quase duplicou ao longo do ano passado, já que ao final de 2010 eram 291 em funcionamento.

Mais de 75 mil brasileiros se matricularam em cursos técnicos na Rede e-Tec Brasil em 2011. A expectativa para o período era atender 50 mil estudantes. Dos 48 cursos ofertados, os mais procurados são, respectivamente, informática, administração e segurança do trabalho.

“A educação a distância permite uma flexibilidade de horário, o que proporciona ao aluno se programar para estudar no momento e espaços mais adequados a sua realidade e tempo disponível, sem para isso ficar dispensado das aulas presenciais”, destaca Marcelo Camilo Pedra, coordenador-geral de fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, a respeito das qualidades da educação a distância.

A vantagem é ressaltada também por Vilson de Moura Godoy, 45 anos, que fez o curso técnico de automação industrial no polo de Alegrete (RS), da Universidade Federal de Santa Maria. “Uma das vantagens deste curso foi a flexibilidade de estudar em qualquer horário, inclusive à noite, já que trabalho durante o dia”, conta. Ele, que já possui uma formação anterior em eletrotécnica, explica que fez o curso devido à necessidade que sentiu de se atualizar.

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são os maiores ofertantes dessa modalidade de ensino profissional no âmbito do programa. Ao todo, são 33 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica, além de escolas técnicas vinculadas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também há nove instituições estaduais ligadas à Rede e-Tec Brasil.

Fonte: MEC

Aberto prazo de inscrição de estudantes para a competição deste ano

Estão abertas, até 30 de março, as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição dos estudantes deve ser feita pelas escolas. Podem participar alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.

Para incentivar a participação, a Obmep produz e distribui materiais didáticos, oferece estágio aos professores premiados e a participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). No PIC, medalhistas estudam matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Calendário – O regulamento da 8ª edição da olimpíada define as datas de todas as etapas do evento: 30 de março encerramento das inscrições; 5 de junho, aplicação das provas da primeira fase nas escolas; 26 de junho, último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; 15 de agosto, divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas; 15 de agosto a 14 de setembro, período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase; 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), provas da segunda fase; 30 de novembro, divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Fonte: MEC

Convocação de Excedentes

Está previsto para até sexta feira, 17, a lista dos excedentes a serem convocados para tomar posse, referente ao concurso de 2009.
A Gestora Regional, Rilda Lúcia, encontra-se em São Luís com uma comitiva da URE para participar do Encontro de Gestores e para tratar de assuntos referentes ao mapeamento de professores e conclusão do levantamento de demandas para chamar novos concursados.
A Regional de São João dos Patos  totalizou 134 demandas de professores que serão preenchidas, em parte, pelos novos concursados e, os demais, por dobras de carga horária. Não há informações se ocorrerão contratos.
Há uma proposta que ainda está sendo discutida e analisada pelo sr. Secretário de Estado: dar posse ao maior número de professores que for possível, oferecendo a oportunidade de remanejamento para outro município da Regional, mediante assinatura de termo de concordância por parte do servidor.
Entretanto, caso permaneça o chamamento apenas dos excedentes já previstos para cada município, serão chamados poucos professores, isso porque não será possível realizar remanejamento de excedentes de uma cidade para outra.
Hoje, quinta feira, 16, continuam os debates e, ao final do dia, esperamos ter uma definição mais precisa acerca da forma como os concursados serão chamados.
De já antecipamos nosso posicionamento favorável ao chamamento de concursados com a possibilidade de remanejamento, o que possibilitaria a convocação de mais pessoas para o serviço público estadual. Muitos professores de São João dos Patos e região já confirmaram que, se forem empossados para outros municípios, não terão restrições, pois, o que precisam "é de um emprego público" (palavras de alguns candidatos excedentes).
Contudo, salientamos o fato de que a decisão, em última instância, é da SEDUC e do Secretário de Estado. Só nos resta aguardar e torcer para um chamamento ampliado de servidores.
Fontre: Blog Ure Chapadinha

REGIONAIS DE EDUCAÇÃO RECEBEM NOVO VEÍCULO


Entrega de Veículos

Nova Frota


         A Gestora da URE de São João dos Patos, Rilda Lúcia, participa de reunião com o Secretário João Bernardo Bringel e demais gestores regionais em São Luis,onde os secretários de Estado, Luis Fernando Silva (Casa Civil), João Bernardo Bringel (Educação) entregaram, nesta quarta-feira (15), 25 caminhonetes modelo L-200 para Unidades Regionais de Educação. A entrega foi realizada durante o I Encontro Técnico Gerencial do Programa Gestão Nota 10, que é fruto de parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o Instituto Ayrton Senna, com a parceria social do Instituo Coco Cola Brasil e Renosa.
        Das 25 caminhonetes, 19 vão para as unidades regionais e as demais vão para a Supervisão de Inspeção Escolar e Alimentação, otimizando assim o trabalho dos gestores. “Essa é uma ação importante, pois temos unidades regionais com 650 quilômetros de extensão e precisamos dar infraestrutura para que eles possam fazer o trabalho. Aqui mesmo em São Luís nós precisamos equipar as áreas de inspeção escolar, que trata da educação quilombola, no campo e rural para que seja mais eficiente”, disse João Bringel.
         Durante o evento, o secretário de Educação anunciou que o Programa Gestão Nota 10 será implantado, também, nas escolas de ensino médio. O programa tem possibilitado a melhoria no índice de aprovação e de abando nas escolas onde está implantado. “Vamos implementar o Gestão Nota 10 em todas as escolas de nível Médio do Estado e nas escolas de Ensino Fundamental do Estado e dos municípios que fizemos o acordo de municipalização, vamos implantar o  programa de alfabetização de correção de fluxo escolar”, contou.
       O secretário Luis Fernando destacou que a educação no Maranhão vive um novo momento, levando aos municípios aquilo que os municípios sempre sonharam: a gestão plena do ensino fundamental, ficando o Estado mais focado com a melhoria da qualidade do Ensino Médio. “Os municípios do Maranhão evoluíram muito, se esforçaram muito para melhorar a educação. Então a governadora Roseana Sarney tomou a sábia decisão de transferir aos municípios a gestão do ensino fundamental”, disse Luís Fernando.
       O chefe da casa Civil observou que isso não significa dizer que o Estado passe a achar que o Ensino Fundamental não é problema dele. “A educação de qualidade é problema de todos nós: do Estado, da União, dos municípios e da sociedade. Mas o Estado agora, em relação ao ensino fundamental, assume um papel muito importante que é de formulador, supervisor da política de educação; fortalecendo o município o Estado passa recursos, estruturas físicas, prédios, passa o corpo docente e garante mais recursos para que esse município possa gerir melhor o ensino fundamental”, explicou o secretário.

Encontro gestores

       O encontro com os gestores regionais de educação, que acontece até esta quinta-feira (16)é uma afinação desse processo de municipalização com vista ao fortalecimento da idéia de quer a educação é problema de todos e que as soluções são possíveis de acontecer.
Durante o encontro os gestores estão apresentado o resultado do Programa Gestão Nota 10 em suas regionais e trabalhando na elaboração do planejamento estratégico para 2012. Uma das novidades é a implantação dos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, que serão implantados nas escolas de 1ª a 5ª ano, que trabalham com alunos até 14 anos, com o objetivo de corrigir o fluxo idade série.
     “O programa Se Liga é voltado para alunos com dois anos de atraso que não sabe ler e nem escrever. O Acelera Brasil, para os alunos que sabem ler e escrever mais estão em atraso”, explicou a coordenara geral dos programas Ana Karolina Salomão.
      A Gerente de Projetos do Instituto Ayrton Sena, Rita Paulon, que participa do encontro em São Luís, disse que os resultados do Programa Gestão Nota 10 no Maranhão são animadores. “Se pegarmos um dado do MEC em 2008 nós tínhamos uma taxa de abando de 5%. Se pegarmos agora esses dados, pelo sistema de monitoramento do programa, nós temos uma redução para 2,2%. É um resultado importante no avanço para redução de abandono, aprovação e diminuir de reprovação. Ainda temos muito trabalho a ser feito, mas estamos confiantes nesse trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Educação”, disse Rita Paulon.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ALUNOS DE ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SÃO DESTAQUE NA 7a OBMEP

       A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 
      Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
A URE de São João dos Patos registrou quase 20.000 alunos matriculados em 2011, e destes, 6 (seis) foram destaque ao serem aprovados na 2a etapa da OBMEP recebendo certificado de MENÇÃO HONROSA. Até o referido ano jamais registrou-se resultado tão favorável a uma escola da nossa regional como a do CE EDISON LOBÃO em São João dos Patos, que destes, destacou quatro, são eles:

  • MARIA EDUARDA VIEIRA SOARES - CE GASTÃO DIAS VIEIRA - NÍVEL 1 - LAGOA DO MATO
  • TAIS BARBOSA DE ARAUJO - CE PROFA. LEDA TAJRA - NÍVEL 2 - BURITI BRAVO
  • FRANCISCA BEATRIZ G. DE CARVALHO -CE EDISON LOBÃO - NÍVEL 2 - SÃO JOÃO DOS PATOS
  • PABLO ANDRÉ DA SILVA VIEIRA - CE EDISON LOBÃO - NÍVEL 2 - SÃO JOÃO DOS PATOS 
  • ALEXANDRE DE SOUSA E SILVA - CE EDISON LOBÃO - NÍVEL 2 - SÃO JOÃO DOS PATOS
  • SAVIO DA SILVA SOUSA - CE EDISON LOBÃO - NÍVEL 3 - SÃO JOÃO DOS PATOS
      Esta Unidade Regional de Ensino tem o prazer de parabenizar a todos os alunos, professores e demais que contribuíram para tamanho sucesso, ao mesmo tempo em que esperamos que tal resultado venha a ser reconhecido de forma positiva e que sirva de incentivo para muitos outros resultados positivos que ainda virão.
Parabéns e muito sucesso!

      Gostariamos de lembrar também que o aluno Alexandre de Sousa  Silva foi  aprovado para o curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Piaui na cidade de Floriano.
      A ele e aos demais, desejamos que leve o nome e o carinho desta URE para onde  forem e que possam ser sempre motivo de orgulho para todos.

Alexandre de Sousa Silva
Representando o grupo de homenageados


URE VAI ATÉ A ESCOLA

          Em visita aos municípios que compõem a Regional de São João dos Patos, a gestora Rilda Lúcia acompanhada dos técnicos Renato Darcio, Regina Celly e Rozângela Noleto, estiveram na cidade de Pastos Bons em reunião com gestores, professores, pais e algumas autoridades daquela cidade. Na oportunidade, foram tratados temas como o reordenamento, nucleação do ensino médio, índices de aprendizagem apresentados pelo Estado nos últimos anos e propostas de ações para o ano letivo de 2012. A reunião aconteceu no dia 10/02 às 16:00 h onde foram esclarecidas muitas dúvidas por parte dos professores em relação às mudanças ocorridas no início deste ano letivo, e, em continuação à visita,a comitiva dirigiu-se para as escolas no intuito de conhecer melhor a realidade de cada Unidade de Ensino e conferir o andamento das atividades letivas.
         Após uma ótima recepção, deixaram a cidade na certeza de que podemos esperar que 2012 nas escolas visitadas possa ser oferecido ao alunado  um ano de bons frutos.
Profa. Rilda proferindo a palavra


Sala de aula
 

                       
                      
Um pouco sobre Pastos Bons
       
        Ao tempo da entrada dos primeiros colonizadores, segundo a opinião de César Marques e a tradição ainda corrente, a região de Pastos Bons era habitada pelos Amanajós, índios que seriam louros ou de cor mais clara que a dos indivíduos das demais tribos existentes no Maranhão.
       O povoamento da região foi iniciado por bandeirantes e fazendeiros que, vindos do vale do São Francisco e da Serra da Ibiapaba, em Pernambuco, ficaram extasiados com a imensidão verde dos campos gerais que lá encontraram, donde advém a denominação de Pastos Bons.
Segundo Carlota Carvalho, em seu livro “O Sertão”, Pastos Bons teria sido elevada à condição de vila em 1764, tornando-se ponto de partida das bandeira que então foram organizadas para conquistar as terras que, no sentido do oeste maranhense, ainda permaneciam desconhecidas.
       Pouco depois da proclamação da Independência, seus habitantes se manifestaram contrários à autoridade do Imperador Pedro I, tentando criar a República de Pastos Bons, que chegou a ter inclusive carta constitucional e bandeira, mas não passou de um sonho. A partir do  Século XIX, perdeu parte de seu território para a constituição de Mirador(1870), Loreto (1873), Nova Iorque (1890), Alto Parnaíba(1881) e Benedito Leite (1919).

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Estado e municípios firmam termo de cooperação para melhoria da educação

O secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel e o prefeito em exercício de Açailândia, Antônio Erismar de Castro, assinaram, nesta terça-feira (7), Termo de Cooperação para apoio técnico e financeiro no ensino fundamental no município.
O termo assinado define progressiva especialização de funções, ou seja, determina as responsabilidades entre as esferas do poder, tendo o Estado do Maranhão a responsabilidade do ensino médio, e o município do ensino fundamental.
Assim, o estado transfere ao município as matrículas do Ensino Fundamental, cedendo a gestão dos imóveis e bens presentes, mantendo apenas o controle indireto (como acompanhar, supervisionar, coordenar e fiscalizar a execução do termo) para as atividades de ensino.
Já o município de Açailândia, se comprometeu em realizar ações que reduzam as taxas de abandono e dos índices de reprovação em todas as séries do Ensino Fundamental, bem como organizar e manter um programa de alfabetização que garanta o cumprimento da meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
O secretário João Bringel visitou e entregou ao município de Açailândia, as escolas antes estaduais e agora municipais, U. I Aldebarã (Parque das Nações) e Sara Kubitschek (Jardim de Alah).
O secretário João Bernardo Bringel ressaltou que o Estado continuará dando o apoio técnico e financeiro, buscando melhorias na infraestrutura escolar e na capacitação de professores e dos profissionais da área.
Bernardo Bringel destacou, também, a importância da participação de todos por uma educação de qualidade, não somente dos poderes eleitos, mas de funcionários e da sociedade. “A educação é uma atividade contínua e que deve ser promovida por todos. Hoje estamos não transferindo, mas compartilhando essa responsabilidade com o município de Açailândia, mas jamais teremos um ensino de qualidade se as pessoas que trabalham com o saber e a comunidade não puserem o coração na educação de nossas crianças”, afirmou Bringel.
Segundo o prefeito Erismar, a presença do estado na educação como também do governo federal, apoiando as ações do município, gera resultados ainda maiores. “Quando temos a responsabilidade de trabalhar com as três esferas do poder, sem disputa, mas em parceria, só tem como dar certo”.
O prefeito em exercício ainda agradeceu a presença do secretário e sua ação à frente da pasta. “Essa é a segunda vez em menos de dois meses que contamos com a presença do secretário em Açailândia. Na qualidade de professor e neste momento, como prefeito, fico feliz em ouvir as propostas do Governo do Estado, por meio de seu secretário Bringel, para a melhoria da educação do Maranhão”.
De acordo com Sergiomar de Assis, secretário municipal de Educação, com essa ação de transferência do ensino fundamental ao município, a educação deve melhorar consideravelmente, principalmente porque haverá projetos e programas mais focados na educação desse nível.
“A divisão de tarefas melhora qualquer trabalho, porque se torna algo mais específico e temos mais foco naquilo que fazemos. Na educação não é diferente. O estado com o ensino médio e o município com o fundamental, tornará o processo ensino/aprendizagem melhor para todos os adolescentes do 6º ao 9º anos”, destacou Assis.
O termo de cooperação irá beneficiará diretamente 335 alunos da escola Aldebarã e mais 240 estudantes, da escola Sara Kubitschek, sendo destes, 20 alunos da Educação Especial.
Participaram do ato de assinatura do termo de cooperação Estado e Município, o procurador de Açailândia, Júlio César; a gestora de Educação da Unidade Regional de Educação de Açailândia (URE), Maria Luíza Oliveira; vereadores e profissionais que atuam na educação do município e estado.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Alunos e professores terão acesso ao sistema de matrículas e acompanhamento administrativo

          "Professor, qual é a minha nota do 1° período?", " Caro professor, encerrou o prazo para o fechamento do diário...". Frases como estas estão prestes a perder força, ou quem sabe, até se extinguirem da rotina escolar, pois com o Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas - SIAEP  tanto o gestor, quanto o professor e também seus alunos, terão acesso com usuário e senha independentes que permitem cada parte buscar  dados do seu interesse, respeitando a hierarquia pedagógica e administrativa da Escola.
       Ao ser matriculado, o aluno ganhará um código de acesso que permanecerá pelo resto de sua vida escolar na rede. O professor postará a frequencia dos alunos, as notas e registro de conteúdos.
      Com os prazos do sistema para encerramento do período, todos os professores e gestores deverão estar em dias com os registros, e os alunos consequentemente com suas notas ou conceitos.
      Os pais poderão acessar as notas, infrações e resultados dos seus filhos, mas com isso, não devem deixar de lado as visitas de acompanhamento dos filhos, tarefa importante no processo.
      Técnicos e gestores de cada escola da URE de São João dos Patos receberam uma capacitação para operar o sistema .
     Os professores além de serem instruídos para tal pelos participantes da capacitação, deverão receber DVD explicativo de como utilizar o sistema. Com isso, esperamos dinamizar o processo de informações de cada escola e gerar um potencial de aquisição de dados em tempo cada vez mais curto para a tomada de decisões e intervenções pedagógicas a cerca de tais resultados, com isso podemos estar cada vez mais perto de um sistema de ensino super eficaz e capaz de traduzir o aprendizado dos alunos em bons resultados.

Novos professores se apresentam na URE de São João dos Patos para tomar posse

Professores recebem termo de posse
Professor se apresenta na URE









        Ao mesmo tempo em que a URE recebe professores recém-nomeados e recém-empossados pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da SEDUC e SEPLAN, uma nova lista de convocados é postada no Diário Oficial do Estado: 

Seduc divulga lista de professores convocados

      O Governo do Maranhão, por intermédio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), divulgou nesta sexta-feira (04), a lista com os nomes dos Candidatos excedentes do concurso público, convocados para entrega da documentação para fins de nomeação. A relação está disponível no portal do governo (www.ma.gov.br) e no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).

    Os convocados devem comparecer, no prazo de 10 dias úteis, a contar da próxima segunda-feira (7), das 13h às 18h, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), localizada à avenida Castelo Branco, 848, São Francisco, portando a documentação exigida no edital 001/2009, que rege o concurso. A entrega dos documentos será feita à Comissão de Concurso da Seplan.

Nomeados

      O Governo também disponibilizou a lista dos professores nomeados, convocados para tomar posse e lotação de acordo com sua Unidade Regional de Educação. A relação com os nomes dos 35 professores nomeados está à disposição no site da educação (www.educacao.ma.gov.br).

    Os docentes nomeados deverão se dirigir, a partir do próximo dia 09 (quarta-feira) à Superintendência de Administração de Recursos Humanos da Seduc (Avenida Getúlio Vargas, nº 1.908 - bairro Monte Castelo), no horário das 13h às 18h, para receber posse e encaminhamento para lotação nas Unidades Regionais de Educação (UREs), correspondentes a cada candidato empossado.
 


      Com a chegada dos novos professores, a URE de São João dos Patos renova sua certeza de que dias melhores virão para nossa educação, pois tais professores cumprirão papel fundamental dentro do planejamento para o ano de 2012 reforçando o quadro e contribuindo para uma educação de qualidade.
       Sejam bem vindos novos parceiros e que juntos formaremos um time de campeões.