s

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Seduc promoverá Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul no Maranhão

      A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade Regional de Educação (URE) de São João dos Patos, promoverá a I Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul no Maranhão. O evento será realizado entre os dias 17 e 18 de outubro, no auditório do Colégio Valmar, localizado na cidade de São João dos Patos.
      Estarão presentes estudantes de ensino médio de escolas públicas dos estados de Sergipe, Minas Gerais, Bahia, Amazonas e o Distrito Federal, cerca de 300 alunos da rede estadual maranhense dos municípios de Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Nova Iorque, Pastos Bons, Paraibano, Passagem Franca, São João dos Patos, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Maranhão, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão, além de universitários, professores e autoridades da educação no estado.
    No evento, serão discutidos temas como Inclusão Educativa; Educação Sexual; Hábitos e Vida Saudável; Direitos Humanos, Comunicação e Participação; Participação Cidadã; Educação Ambiental e Sustentabilidade; Cultura Jovem e Redes Sociais. 
    O Maranhão será representado pela jovem Erislane Campos da Silva, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da CE Dr. Adonias Lucas de Lacerda, localizado na cidade de Sucupira do Norte. Ela apresentará um projeto de sua autoria, como tema “O ensino médio que queremos”.
   Erislane Campos se mostra engajada no projeto. “Meu objetivo como parlamentar juvenil do Mercosul é representar a juventude maranhense por uma educação cada vez melhor, sem interferência de desigualdades e vulnerabilidades que afetam nossa vida estudantil”, afirmou.
     Segundo a coordenadora estadual do Parlamento Juvenil do Mercosul, Négile Dorneles, é a segunda vez que um aluno da rede estadual maranhense é parlamentar do Mercosul. “É interessante ressaltar o interesse dos jovens pelo projeto, que aumenta a cada mandato. A Seduc está fornecendo todo o apoio necessário à realização do evento, até pela grande relevância à formação e ao aprendizado dos jovens”, destacou.
   A conferência faz parte da série de eventos realizados em todo o Brasil com a finalidade de divulgar o Parlamento Juvenil entre as juventudes e discutir propostas sobre como melhorar o ensino médio e a qualidade de vida dos jovens. A primeira conferência aconteceu em Tocantins e a edição maranhense é a décima no calendário nacional.
O Parlamento Juvenil do Mercosul
    Criado em 2010, o Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do setor educacional do Mercosul, coordenada pelos Ministérios da Educação do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai, contando com o apoio do Fundo da Nações Unidas para a Educação (Unicef), Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), International Institute for the Developmentof Citizenship (IIADAC) e Organização dos Estados Americanos (OEA).
      O projeto, que está em sua segunda edição, é composto no Brasil por 27 jovens parlamentares, um de cada Estado da Federação e Distrito Federal, compondo a delegação brasileira no Mercosul, composta por um total de 116 jovens. Os Parlamentares têm o mandato de dois anos. O atual mandato teve início em agosto de 2012 e se estenderá até agosto de 2014.
      Nesse período, os jovens debatem várias questões no intuito de elaborar um documento final, destacando os anseios do grupo em relação à qualidade do ensino médio.
      Ao todo, 27 jovens brasileiros, um de cada estado da federação, estão participando do programa que está em sua 2ª edição. Eles participarão dos debates com jovens de outros países visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o “Ensino Médio que queremos”.
    Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, devem apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter ideias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos.
Data11/10/2013
FonteASCOM - SEDUC MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário