Depois dos Profs. Rogério Alves, Flaviano Monteiro, Nilmar Filho serem aprovados para mestrados em Rede Nacional (como divulgado em matéria anterior), é a vez do Prof. Renato Darcio Noleto Silva (31).
Numa das Universidades mais concorridas do país para o Curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional-PROFMAT (*QUEM É O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA?
Um perfil qualitativo-quantitativo extraído dosExames de Acesso ao PROFMAT), o professor de Matemática e Diretor Regional de Educação consegue uma colocação que o deixa garantido em uma das 32 vagas oferecidas dentre os mais de 600 concorrentes.
O PROGRAMA
O PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.
O Programa visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.
Os objetivos do PROFMAT são consistentes com a missão estatutária da SBM de "Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis" e também vem ao encontro da Proposta de Lei PL-8035/2010 (Plano Nacional de Educação), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2011 - 2020 "Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pósgraduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação".
Os objetivos do PROFMAT são consistentes com a missão estatutária da SBM de "Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis" e também vem ao encontro da Proposta de Lei PL-8035/2010 (Plano Nacional de Educação), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2011 - 2020 "Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pósgraduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação".
O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua reunião, realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010. O reconhecimento do PROFMAT pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) foi concebido através da Portaria n° 1325, publicada no D.O.U. de 22/9/2011, Seção 1, Pág. 634, e Retificada pela Portaria n° 1105, publicada no D.O.U. de 4/9/2012, Seção 1, Pág. 97.
Atualmente é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática, e é executado pelas Comissões Acadêmicas das Instituições Associadas.
Com a conquista, Renato diz que "é de suma importância a busca dos professores pelo aperfeiçoamento e o reconhecimento da sociedade e do órgão empregador para juntos buscarem a valorização e conseqüentemente a melhoria do ensino, pois tem uma meta de chegar aos 40 anos com o Doutorado".
Como o PROFMAT, já existem o PROFLETRAS e o PROFÍSICA, que realizam exame de acesso a cada ano, e com isto a URE de São João dos Patos deseja que mais professores ingressem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário