s

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Seduc promove Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul no Maranhão, em São João dos Patos

    A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, dias 17 e 18 deste mês, a II Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul no Maranhão. Com o tema “O Ensino Médio que queremos: conquistando direitos, desenvolvendo a educação”, o evento foi realizado no auditório do Colégio Valmar, na cidade de São João dos Patos. Mercosul é Mercado Comum do Sul, uma união aduaneira e cultural entre países da América Latina.

    A conferência foi realizada por meio da Unidade Regional de Educação (URE) de São João dos Patos e da Superintendência de Educação Básica (SUEB). O objetivo foi propor estratégias e políticas públicas para a juventude e discutir a situação atual da educação brasileira e maranhense, com foco no Ensino Médio.
      Presentes nos dois dias do evento cerca de 300 alunos da rede estadual maranhense dos municípios de Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Nova Iorque, Pastos Bons, Paraibano, Passagem Franca, São João dos Patos, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Maranhão, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

    Presentes, também, universitários, professores, jovens participantes dos outros parlamentos juvenis brasileiros, militantes estudantis, prefeitos e secretários municipais da região e autoridades da educação no estado.

    A mesa oficial, presidida pela jovem parlamentar maranhense Erislane Campos, foi composta pelo prefeito de São João dos Patos, Waldênio da Silva Souza; secretário-adjunto de Gestão Institucional, Fernando Silva; secretária-adjunta de ensino, Leuzinete Pereira; supervisora de Educação Básica, Lucinete Vilanova; coordenadora estadual do PJM, Négile Dornelles; gestora da URE de São João dos Patos, Jarlene Gomes Correa; secretária municipal de Assistência Social, Aline Alice Dantas; a diretora do Colégio Valmar, Rilda Oliveira; além de parlamentares juvenis: de Minas Gerais, Gustavo Medrado; Distrito Federal, Bruna Campos; e da Bahia, Bruno Moreno.

   Erislane Campos iniciou os trabalhos apresentando o contexto da realização da conferência. “Estamos aqui para discutir o futuro da nossa educação e o futuro da nossa juventude. As conferências, enquanto espaços de cidadania e participação popular poderão mudar o ciclo da juventude estudantil brasileira, fazendo com que nós passemos a entender o que é a escola, o que é a militância de jovens e o que são as políticas públicas de juventude”.

    A secretária-adjunta de ensino, Leuzinete Pereira, lembrou em sua fala o papel da educação como agente de transformação social. “A importância deste espaço de discussão está justamente em dar voz aos jovens para debater os rumos das políticas e ações na área educacional, sobretudo por representarem os reais destinatários de todas as ações em prol da educação.”

     O secretário-adjunto de gestão institucional, Fernando Silva, destacou o apoio e incentivo da Seduc à mobilização e engajamento estudantil por meio do fomento à criação dos Grêmios estudantis nas escolas. Ele ainda convocou os presentes à consulta pública do projeto do Plano Estadual de Educação.

Palestras

   Adão Randerson Barros Lima, representante maranhense no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) no biênio 2010-2012 destacou os desafios da realização primeira conferência, na cidade de Colinas. “É muito bom perceber o desenvolvimento do parlamento. O PJM tem crescido cada vez mais a cada legislatura, possibilitando à juventude um melhor exercício da democracia na busca por uma sociedade mais justa e digna”. Afirmou.

    Na sequência, foram iniciados os debates e palestras com base nos seis grupos de trabalho estabelecidos pelo PJM. Entre os temas em debate “Educação e inclusão”, “Protagonismo Juvenil” e “Juventude e Igualdade de Gênero”.

      O promotor da comarca de São João dos Patos, Rodrigo Ronaldo Martins, abordou o tema “Direitos humanos e juventude”; o representante do TRT, Cícero Pereira debateu “Juventude e trabalho”; e o enfermeiro e professor, Pablo Oliveira, “Juventude e sexualidade”.

Parlamento Juvenil

     Criado em 2010, o Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do setor educacional do Mercosul, coordenada pelos Ministérios da Educação do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai, contando com o apoio do Fundo da Nações Unidas para a Educação (Unicef), Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), International Institute for the Development of Citizenship (IIADAC) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

    O projeto, que está em sua segunda edição, é composto, no Brasil, por 27 jovens parlamentares, um de cada estado e Distrito Federal, compondo a delegação brasileira no Mercosul. O atual mandato teve início em agosto de 2012 e se estenderá até agosto de 2014. Nesse período, os jovens debatem várias questões no intuito de elaborar um documento final, destacando os anseios do grupo em relação à qualidade do Ensino Médio.

Encerrameto

     O encerramento do evento contou com a participação do Secretário Adjunto Luis Fernando, da Gestora Jarlane e do Diretor Regional Prof. Renato Darcio, que proferiram discursos emocionantes, citaram avanços e desafios vividos pela URE de São João dos Patos, seguido de uma linda apresentação do CE Edison Lobão que encenou uma dança que relembra os anos 60 em São João dos Patos.
         Encerrando às 20:00 h do dia 18/10, os alunos das cidades vizinhas tomaram seus ônibus com saudades e como uma certeza: que este foi o maior evento envolvendo estudantes já realizado pela URE de São João dos Patos e segundo depoimento de alunos eles se sentiram valorizados com o evento.

Fonte: Adaptado: www.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário