s

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Escolas estaduais realizam Dia ‘D’ da Gestão Democrática em todas as Unidades Regionais

     Ampliar, aprofundar e fortalecer o debate sobre o processo seletivo para a função de gestor (a) escolar da rede estadual de ensino e ao mesmo tempo envolver a comunidade escolar no processo. Estes são os principais objetivos do Dia ‘D’ da Gestão Democrática, realizado durante toda esta quinta-feira (27) nas escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

      Para garantir a participação e a articulação efetiva dos profissionais da educação, foram realizados seminários, palestras, debates, oficinas e exibição de vídeos sobre a importância da gestão democrática como meio para construção de uma escola participativa.

    “As atividades são importantes para reflexão e debates junto à comunidade estudantil, professores e gestores escolares. As discussões sobre gestão democrática são fundamentais para fortalecer todas as ações referentes ao processo de escolha dos gestores escolares”, destaca a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.

    Em Caxias, no leste do estado, as atividades aconteceram nas 24 escolas de Ensino Médio, nos seis municípios jurisdicionados à URE. Foram convocados pais, estudantes, gestores e professores, que nos três turnos participaram de palestras e debates em torno da escolha de gestores escolares.

      “É um dia muito importante, em que estamos dizendo para a população, que a partir de agora, somos nós, enquanto comunidade escolar, que vamos escolher o nosso gestor. Vamos fazer essa escolha com a esperança que seja uma gestão comprometida, que entenda as necessidades da escola”, enfatizou a professora Lacy de Lurdes, gestora da URE de Caxias.

       Na Região Metropolitana de São Luís, foram organizados dois encontros com gestores escolares, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Maranhão (Sinproesemma) e comunidade escolar das 166 escolas estaduais da capital. Pela manhã, o debate aconteceu no auditório do Campus da Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); à tarde, outro grupo de gestores se reuniu no auditório do Centro de Ensino Cidade São Luís, no bairro Cohab.

     Em Açailândia, as atividades se concentraram na escola Antônio Carlos Beckmam. Durante todo o dia foram realizados seminários, exibição de filmes e oficinas sobre o papel da gestão pedagógica. Participaram das discussões gestores, professores, alunos de 18 escolas e anexos dos oito municípios da URE Açailândia.

        “Estamos ajudando a consolidar um momento importante para história da educação do Maranhão. É um passo efetivo para a construção de uma escola democrática e participativa”, destacou gestor da URE Açailândia, João Bosco Gurgel.

        Na Unidade Regional de São Joao dos Patos, o encontro com comunidade escolar e as famílias, aconteceu nas 24 escolas dos 16 municípios que compõem a Unidade Regional. Foram realizadas palestras e apresentação dos candidatos aos cargos de gestor e auxiliar com suas respectivas propostas de gestão. Também foi realizado o cadastramento dos eleitores (pais, estudante e funcionários) que vão participar da eleição.
“É um momento histórico na educação do Maranhão, onde todos podem participar da escolha do gestor. É de fato a efetivação da democracia na escola”, disse a professora Luciana Leocádio, gestora da URE de São João dos Patos.

       Na Regional de Chapadinha, as atividades foram concentradas nas 25 escolas sede, nos 14 municípios jurisdicionados à URE. Foram realizados debates e palestras sobre a gestão democrática e seus benefícios para a comunidade escolar, sobre a importância da participação da família, do colegiado escolar, do conselho de classe e do grêmio estudantil no dia a dia da escola.

Texto: SEDUC


Nenhum comentário:

Postar um comentário