s

terça-feira, 20 de maio de 2014

Parlamento Jovem Brasileiro e Programa Jovem Senador


     A Coordenação Estadual dos Programas Parlamento Jovem Brasileiro - PJB e Programa Jovem Senador, solicita atenção de Vossas Senhorias ao calendário de seleção dos alunos da Rede Estadual de Ensino , visando à participação dos mesmos nos referidos programas. Os prezados podem observar informações relevantes a cerca dos dois programas a seguir.



Sobre o Programa Jovem Senador


      CRONOGRAMA DA COORDENAÇÃO DO PROJETO JOVEM SENADOR 2014 (será enviado por e-mail para a escola)

      O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. Para fins deste regulamento, o nome sínteseJovem Senador será utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

      O Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. 

      Para participar da edição de 2014, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Se eu fosse Senador...”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República.

Sobre o Parlamento jovem Brasileiro

Cronograma do PJB/2014 (será enviado por e-mail para a escola)

      O Parlamento Jovem Brasileiro - PJB propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes do Ensino Médio em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

      O Programa foi criado pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, foi regulamentado pelo Ato da Mesa Nº 49/04.

      A 11ª Edição do Programa será realizada no período de 21 a 26 de setembro de 2014, na Câmara dos Deputados, em Brasília, Distrito Federal.

      Procedimento de Inscrição PJB


      Os alunos do Ensino Médio devem elaborar um projeto de lei, pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de Lei. Sugere-se que o tema do projeto de lei esteja no domínio temático das comissões do PJB. Entretanto, o estudante poderá elaborar um projeto sobre qualquer tema do seu interesse, observando que sua proposta deve ser para o todo país e não somente para seu Estado ou Município.

       Lembramos que esta URE teve o aluno João Pedro, do CE Epitácio Pessoa em Paraibano como representante do PJB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário