s

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Gestores escolares conhecem plataforma de aprendizagem de conteúdo do Enem

       Com parte da programação do 3º Encontro Temático de Gestores Regionais de Educação foi apresentada, nesta quinta-feira (24), no encerramento do evento, a plataforma tecnológica de ensino adaptativo Gekkie Lab, fruto da parceria firmada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Geekie Desenvolvimento de Software.

            A Gekkie, formada por um grupo de jovens, começou a oferecer pela internet, há pouco mais de dois anos e meio aula em quatro áreas do conhecimento do Exame Nacional de Ensino Médio. O projeto deverá ser lançamento oficialmente no Maranhão em maio.

          Durante o encerramento do encontro, realizado no auditório do Palácio Henrique de La Roque com a presença da administração central da Seduc e de gestores escolares da Unidade Regional de Educação de São Luís, o professor da Gekkie, Eric Runai Hanal proferiu a palestra "Avaliação Diagnóstica para Aprendizado Adaptativo do Conteúdo do Enem". Ele destacou que a adesão da secretaria representa um passo importante para beneficiar cerca de 200 mil alunos de ensino médio matriculados regularmente na rede estadual de ensino.

       Eric Runai explicou que o Gekkie Lab é um projeto social focado na melhoria da educação do ensino médio, por meio de uma plataforma que oferece gratuitamente aos estudantes brasileiros ensinamentos das quatro áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem.)

           "Os alunos que acessarem a plataforma poderão ficar aptos para o Enem até o final do ano ou previsão de ser selecionado como um dos candidatos para preencher uma das vagas em instituições públicas de ensino superior que terá acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)", disse.

          Neste sentido, esclarece Eric Runai, o aluno acessa a plataforma gratuitamente, faz um simulado inicial e gera um diagnóstico que aponta os aspectos fracos e fortes do aluno e a possível nota que obteria nos testes do Enem. Identificadas as dificuldades, a ferramenta gera um plano de estudo focado em solucionar as dificuldades daquele aluno.

         Ele salientou, ainda, que a ferramenta possibilita que o próprio estudante monte um plano de aula por meio de videoaula, texto, games ou som. No final dos estudos ele fará um novo simulado que vai mostrar se ele adquiriu competência e habilidades para ser aprovado. "Caso contrário, esses conhecimentos poderão ser aprofundados".

       A plataforma, que também foi apresentada aos gestores regionais, coordenadores do Sistema Integrado de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama) e diretores regionais de educação, está disponível na internet e pode ser acessado de qualquer local, incluindo o compartilhamento nas redes sociais com o uso de computador, tablet, celular ou qualquer equipamento com acesso a rede mundial.

        O Geekie Games é uma plataforma de aprendizagem adaptativa capaz de identificar, por meio de avaliações diagnósticas feitas através de simulados no Formato Enem. A plataforma tem como foco garantir acesso gratuito ao Geekie Lab, uma plataforma online de aprendizado adaptativo que possibilita que todos os estudantes se preparem para o Enem por meio das ferramentas inovadoras de diagnóstico e estudo personalizado.

        De acordo som a secretaria adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, a plataforma deverá ser lançada oficialmente em maio em tempo real para os 217 municípios por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima).
        Fonte: SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário