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quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CE MARIETA SÁ REALIZA SARAU


     O Centro de Ensino Professora Mariêta Sá, localizado em Sucupira do Riachão, promoveu um Sarau Cultural, com apresentações de DANÇA, MÚSICA, TEATRO E POESIA. O Evento, em sua segunda edição, contou com a participação de Docentes, Discentes, Pais e a comunidade sucupirense.
     Para a Professora Dayana Gadelha, organizadora do Sarau, o evento reveste-se de grande importância, uma vez que desenvolve o talento dos alunos, além de colaborar para que vençam a timidez de se expressarem em público, assim como também contribui para o aprendizado e para o afloramento do espírito artístico e criativo de cada um.

      
      O CE Marieta Sá tem como gestora a professora  Rosilândia Almeida que está empenhada em desenvolver um trabalho diferenciado em prol da comunidade de Sucupira do Riachão.

Pedro Fernandes garante que orçamento da educação não terá cortes

     “Não haverá corte nas verbas destinadas à educação no Maranhão”, assegurou o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, ao participar, nesta segunda-feira (11), de entrevista a um programa de uma emissora de rádio AM, em São Luís. Depois de anunciar um acréscimo superior a R$ 200 milhões nos investimentos em educação para o próximo ano letivo, o secretário frisou que o Estado é obrigado por lei a destinar no mínimo 25% do orçamento à educação. No Maranhão, 5% são destinados à educação superior e 20% à educação básica.


         Pedro Fernandes explicou que esses valores não podem ser menores. A receita líquida de 2013 foi de aproximadamente R$ 8,2 bilhões. A previsão orçamentária para 2014 é de R$ 9,1 bilhões.

      Isso representa um acréscimo de cerca de R$ 200 milhões em 2014. Além disso, a secretaria buscará outras fontes de recursos provenientes de programas do Governo Federal, processo que será facilitado com a conclusão do PAR do Maranhão.

         De acordo com o secretário, o que está gerando um equívoco nos recursos destinados a educação é que no orçamento de 2013 não estão abatidos encargos e o pagamento dos aposentados até 1995. Ao fazer um balanço de sua gestão na Seduc e responder aos questionamentos dos ouvintes, Pedro Fernandes falou sobre as principais ações desenvolvidas.

       Ele destacou a importância do Plano Estadual de Educação, que está em processo de consulta pública. “O plano é uma ferramenta desenvolvida com a colaboração da sociedade que estabelece metas para a educação no estado”. Até o final de novembro, o plano será enviado à governadora Roseana Sarney para que o Executivo encaminhe o documento à Assembleia para que essas diretrizes se tornem lei, como política de Estado. Avanços “Uma das maiores conquistas foi a conclusão do Plano de Ações Articuladas (PAR).

    Em parceria com a UEMA, concluiu a elaboração dos planos dos 217 municípios maranhense”, anunciou. De acordo com Pedro Fernandes, o PAR é uma importante ferramenta de obtenção de investimentos para a educação. Sua conclusão permite ao estado recursos que complementem o orçamento, permitindo a realização de investimentos nos setores com números negativos.

     Com a conclusão do PAR, a Seduc solicitou junto ao governo federal recursos para aquisição de 68 mil carteiras, 227 ônibus, além da reforma e construção de novas escolas, com recursos do BNDES, declarou Pedro Fernandes. O secretário também ressaltou a implantação do ensino por mediação tecnológica em locais de difícil acesso e com carência de profissionais. “No primeiro ano, implantamos 30 salas de aula. A meta é ampliar o programa em 2014, chegando a 300 salas. Foi uma ação necessária para oferecer educação de qualidade tendo em vista as imensas dimensões territoriais do Maranhão”, afirmou.

      Ele destacou ainda que o setor de recursos humanos da Seduc foi fortalecido com o mapeamento funcional eletrônico, que garante o atendimento às demandas dos professores com maior agilidade e eficiência, permitindo à secretaria maior controle sobre lotação e frequência dos profissionais da educação. Parceiros Durante entrevista, o secretário destacou as parcerias desenvolvidas pela Seduc com o intuito de alcançar melhores resultados na educação.

        Citou a consultoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na melhoria do gerenciamento de rotinas, definição das diretrizes curriculares para a rede estadual e a definição de padrões mínimos ao funcionamento das escolas. Citou também a parceria com Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), que tem proporcionado à Seduc promover formação continuada no sentido de aprimorar a qualidade na prestação de serviço. Além da parceria com o Instituto Ayrton Senna com programas de gestão escolar e correção de fluxo.

Formação continuada

     A Secretaria de Educação tem investido e criado a oportunidade para que diversos profissionais participem de formações continuadas, em todo o estado, para aperfeiçoar a atividade diária em sala de aula e de coordenação. Essas formações, segundo Pedro Fernandes, têm sido realizadas, também, no âmbito de programas educacionais federais que a Seduc participa, como a entrega de mais de 15 mil Tablets Educacionais a todos os professores da Rede Estadual de Ensino.

      Pedro Fernandes destacou a importância dos profissionais da educação na busca por uma educação de qualidade. “Nosso quadro funcional é reconhecido nacionalmente pelo compromisso e competência na realização do seu trabalho. Juntos, superaremos as dificuldades existentes e construiremos as mudanças no quadro educacional maranhense”, enfatizou.

        O secretário finalizou a entrevista com esclarecimentos sobre o atraso de pagamentos de vigilantes terceirizados. Pedro Fernandes apresentou os comprovantes de pagamento às empresas contratadas no último processo licitatório. “É uma situação lamentável que algumas empresas não estejam repassando os pagamentos aos seus funcionários, que precisam buscar soluções junto ao Ministério Público do Trabalho”, ressaltou.

        Disse ainda que para emitir a ordem de bancária das empresas no mês de outubro, a secretaria vai exigir a comprovação de depósito da folha de pagamento dos funcionários mês anterior.

        Sobre o atraso de pagamentos de vigilantes terceirizados, Pedro Fernandes apresentou os comprovantes de pagamento às empresas contratadas no último processo licitatório. “É uma situação lamentável que algumas empresas não estejam repassando os pagamentos aos seus funcionários, que precisam buscar soluções junto ao Ministério Público do Trabalho”. Disse ainda que para emitir a ordem de bancária das empresas no mês de outubro, a secretaria vai exigir a comprovação de depósito da folha de pagamento dos funcionários mês anterior.

NOVOS MUNICÍPIOS SÃO CONTEMPLADOS COM OS KITS DO PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL

      Considerando o processo de implantação de novos Kits da UNIVIMA em 21 novos municípios maranhenses, e ainda a ampliação do número de pólos nos municípios de Zé Doca e São Luís. Informamos a seguir a relação nominal dos respectivos municípios para identificação por URE, afim de que possam acompanhar a expansão assim como a divulgação dos cursos na Unidade Regional.

1. Axixá
2. Anapurus
3. Benedito Leite
4. Bom Lugar
5. Cachoeira Grande
6. Cantanhede
7. Fernando Falcão
8. Fortuna
9. Guimarães
10. Humberto de Campos
11. Jenipapo dos Vieiras
12. Lago do Junco
13. Magalhães de Almeida
14. Morros
15. Palmeirândia
16. Presidente Vargas
17. Santa Luzia
18. São Francisco do Brejão
19. São Vicente de Ferrer
20. Turilândia
21. Urbano Santos
     Esclareçemos ainda que, na próxima etapa de 18/11/2013 a 18/02/2014 alguns Pólos ficarão suspensos devido a baixa demanda de matrícula e/ou por não dispor da infraestrutura mínima necessária.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

QUADRO DE PREVISÃO DE ALUNOS

          GESTORES DEVERÃO ENVIAR ATÉ DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2013, PREVISÃO DE ALUNOS E TURMAS PARA O ANO DE 2014.

PARABÉNS AOS DIRETORES ESCOLARES

   Sabemos das dificuldades que nossa URE vem enfrentando, mas das conquistas também. Reconhecemos o quão é complexo lidar com alunos, professores, coordenadores, supervisores e demais funcionários além da família e comunidade, para agradar, obter resultados, buscar o seu sucesso e dos que lhe rodeiam, enfim, fazer um trabalho e ser reconhecido.
    A prestação de contas, a merenda, a reunião na URE, o desempenho dos alunos, os dados do SIAEP e outros atributos nos levam quase a loucura, mas somos mais fortes e sabemos que sem essa peça fundamental, nosso sistema educacional estaria totalmente destruído.
    Nos referimos ao DIRETOR ESCOLAR, que além de tudo presta expediente nas férias, adia cirurgia, deixa de lado a família em prol da responsabilidade e do objetivo a ser alcançado.
    Compreendemos as intempéries que ocorre por causa da função, mas do que seria da vida sem desafios? O que seria da escola sem o diretor? 
     É por isso e muito mais que necessitamos parabenizá-lo pelo seu dia, afinal , todos os dias são do diretor, mas o momento é oportuno para desejar-te felicidades e sucesso mil!
    Parabéns querido diretor pelo seu dia! 

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS

CE MARIA JOSÉ RECEBE RECURSO PARA CONSTRUÇÃO DE POÇO

     Depois de sofrer muito com a falta d`água, a escola CE Maria José Macedo Costa, no município de Colinas recebe recursos para a construção de um poço semi artesanal.

      Com a ação a escola deixará de depender de carros pipa doados pela prefeitura e comunidade colinense para o abastecimento da escola, pois a falta d´água é uma constante que dificulta os trabalhos em Colinas.

ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL

     ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS DEVERÃO REALIZAR ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL ATÉ DIA 30 DE NOVEMBRO. RESSALTAMOS QUE A MESMA DEVERÁ OCORRER EM UM DIA DE SÁBADO, UMA VEZ QUE NÃO SERÁ CONTADO COMO DIA LETIVO.
    TODO O MODELO DE MATERIAL REFERENTE À ELEIÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL NA CARTILHA DISPONIBILIZADA.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO SUPERIOR

    "IFMA, Campus São João dos Patos oferece 40 vagas para o curso de Licenciatura em Matemática".

    O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferece 37.816 vagas em cursos de licenciatura que terão início no próximo ano. As pré-inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire.


    Para se candidatar, o educador precisa estar no exercício da atividade, vinculado a uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal, e não ter curso de licenciatura. A carga horária mínima é de 2,8 mil horas — 400 horas de estágio supervisionado. A duração é de quatro anos.

    O professor com graduação em área diferente daquela em que leciona precisa estar há pelo menos três anos na rede pública. Nesse caso, a licenciatura tem carga horária de 800 a 1,4 mil horas e duração entre dois anos e dois anos e meio.

     O Parfor também oferece formação pedagógica para docentes graduados ou licenciados vinculados a redes públicas. A formação pedagógica, de 540 horas, é ministrada durante um ano.

      Especiais — O Parfor abre ainda turmas especiais em cursos de licenciatura e programas de segunda licenciatura na modalidade presencial. As turmas são abertas a partir da convergência de três fatores:

   Secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal informam, na Plataforma Freire, o número de vagas que as redes de ensino precisam
Instituições de educação superior públicas e particulares que participam do Parfor informam a oferta de cursos e de vagas
Educadores fazem a pré-inscrição, na Plataforma Freire, no curso de licenciatura pretendido.

     Ao concluir o período de pré-inscrição dos educadores, em 13 de janeiro de 2014, as secretarias de Educação analisam e validam as pré-inscrições — o prazo vai de 14 de janeiro a 28 de fevereiro de 2014. A partir daí, a relação dos nomes indicados segue para as instituições de educação superior, que fazem a seleção, abrem prazo de matrícula e montam as turmas, com informações prestadas à Capes. 

    Os cursos são gratuitos para todos os professores, mas a Capes repassa recursos financeiros às instituições de ensino responsáveis pela formação, pela supervisão dos estágios e pela certificação dos concluintes. Caberá às secretarias de Educação oferecer material escolar, transporte, hospedagem e alimentação durante o processo de formação.

    Turmas — A partir da pré-inscrição, os educadores interessados nos cursos devem continuar acompanhando o processo. Isso porque nem sempre a procura é suficiente para a instituição de ensino criar turma e ofertar o curso.

       O item 7 do Manual Operativo do Parfor esclarece que o número mínimo para implantar turma especial é de 30 alunos, mas admite exceção para turmas nas áreas de matemática, física, química, biologia, música, informática e formação pedagógica. Para esses cursos, em que há carência de educadores com formação específica, as instituições formadoras estão autorizadas a abrir turmas com o mínimo de 15 alunos.

        Mais informações sobre o Parfor na página da Capes na internet

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mestrados ajudam professor a inovar e tornar ensino atraente

    Os 360 professores de física selecionados para o primeiro programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Mnpef) terão a oportunidade de conhecer, aprender e praticar novas formas de ensinar e de motivar os estudantes a gostar da disciplina. É isso que diz a professora Eliane Veit, do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela integra a equipe que coordena o programa.
      Para Eliane, os professores que trabalham na educação básica precisam abandonar as aulas tradicionais de física, assentadas em fórmulas detestadas pelos estudantes. Ela diz ser necessário inovar e mostrar aos estudantes o que fazer com os conhecimentos, como essas informações podem ajudá-los a refletir, a selecionar, a pesquisar.
       A capacitação dos professores abrange o domínio de conteúdos de física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula. Entre essas técnicas estão recursos de mídia eletrônica e meios tecnológicos para motivação, informação, experimentação e demonstração de diferentes fenômenos físicos. É a isso que se propõe o mestrado, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Física (SBF). As aulas começaram na segunda metade de agosto, em 21 polos de instituições federais e estaduais públicas de educação superior vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Participaram da seleção 933 educadores.
       Entre as instituições que receberam maior número de inscrições estão o câmpus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), com 89 candidatos para 30 vagas; o câmpus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), no Rio Grande do Norte, com 77 inscritos para 15 vagas, e o câmpus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia (Unir), com 76 inscritos para 15 vagas.
      De acordo com Eliane, além do interesse dos professores de física pelo mestrado, 74 instituições públicas de educação superior apresentaram candidatura para a oferta do curso. A Sociedade Brasileira de Física selecionou 21 polos universitários com reconhecidos programas de pós-graduação na área. Das 360 professores selecionados, 280 estão distribuídos em cidades do interior e 80 em quatro capitais — Brasília, Manaus, Natal e Vitória. As cinco regiões do país foram contempladas. O Sudeste ficou com 125 vagas; Nordeste, 105; Centro-Oeste, 55; Sul, 40, e Norte, 35.
      O mestrado profissional em física é um curso semipresencial, gratuito, com duração de dois anos. Os educadores em efetivo exercício profissional em rede pública da educação básica podem pedir bolsa de estudos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O valor da bolsa é de R$ 1,5 mil mensais.
     Letras — Os 854 educadores selecionados para a primeira edição do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) começaram as aulas em 19 de agosto. Eles estudam em 39 polos de 34 instituições públicas de educação superior. De acordo com a coordenadora do programa, professora Maria das Graças Soares Rodrigues, os estados da região Nordeste concentram 20 dos 39 polos. Os demais estão no Sudeste, com oito polos; Sul (quatro), Centro-Oeste (quatro) e Norte (três).
      Na avaliação de Maria das Graças, os cursos estão democratizados nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, porém, a pós-graduação ainda não é uma realidade. Para a professora, a situação começa mudar com a criação de cursos de mestrado profissional, como é o caso do Profletras. A Capes já assegurou bolsas de estudos para os cursistas.
      Em 2014, no primeiro semestre, serão lançados editais para seleção de professores para a segunda edição, com início das aulas em agosto. No semestre seguinte, para as aulas a serem iniciadas em fevereiro de 2015. O programa pretende que os cursos passem a ter início sempre no primeiro semestre letivo, o que facilitaria as redes de ensino a programar a liberação dos professores para os períodos presenciais.
      Para incentivar os professores de letras a fazer o mestrado e ter bom aproveitamento, a Capes, segundo Maria das Graças, vai premiar os 26 cursistas que obtiverem melhor classificação no fim do curso. O prêmio é uma viagem de 30 dias a Coimbra, Portugal.
     O curso de física integra a série de mestrados profissionais criados pelo Ministério da Educação para qualificar os professores das redes públicas de ensino. O primeiro foi de matemática, o Profmat, em 2011. Para 2014, na quarta edição, o Profmat selecionou 1,5 mil professores, que começarão as aulas em 22 de fevereiro. Este ano, foi lançado o Profletras. O terceiro mestrado profissional criado pelo MEC é o Mnpef.

Fonte: Ionice Lorenzoni/www.mec.gov.br

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO PLANEJA REALIZAR NATAL SOLIDÁRIO

       A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA é um espaço para a formação de jovens em Curso Técnico em Agropecuári, localizada no Sítio Tigre, município de Sucupira do Norte, se tornou referência regional pela dedicação e empenho da equipe gestora, docente e discente.
      Gerida por algumas pessoas de nacionalidade italiana, traz em seu seio o amor e carinho que já conquistou muitos brasileiros que hoje abraçam a causa na missão de educar em terras tão remotas e desprovidas de riquezas materiais.
      A EFA, como é chamada, realiza um trabalho de formação de jovens que se confinam na escola durante 15 dias de cada mês e passam a tê-la como residência desenvolvendo seu papel de aprendiz na íntegra.
     Segundo relatos de professores, gestores e alunos, e constatação in loco por comunidade   e técnicos da URE, a escola vem passando por dificuldades financeiras, pois dependendo de recursos estrangeiro, convênios e doações, muitas ações escolares chegam a ser comprometidas, inclusive a alimentação escolar. Foi pensando nisso que a URE de São João dos Patos, se propondo a transpor barreiras e indo além dos seus limites, pensou numa forma de ajudar a casa de educação mais agrícola da região, promovendo o NATAL SOLIDÁRIO PARA A EFA.

    Tal ação surge em decorrência do momento de solidariedade em que passamos a viver com a chegada do Natal, onde todos passam a enxergar os irmãos com mais carinho, onde cada escola da Unidade Regional de São João dos Patos deverá promover a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza para garantir um período de 2014 com mais tranquilidade e menos problemas dos gestores e professores da referida escola.
     Como incentivo, convidaremos 5 (cinco) alunos da escola que mais arrecadar os produtos, para participarem da entrega prevista para  23/12. Não se trata de presteza, mas de um papel de irmandade independente de quem somos ou de onde estamos, ainda mais por uma causa tão nobre.
     Ressaltamos que a referida escola não faz parte diretamente da Rede Estadual de Ensino, mas a SEDUC vem durante anos cumprindo seu papel no que tange a recursos para a contratação de professores dentre outras atribuições, além da ajuda da Prefeitura Municipal de Sucupira do Norte que há muito vem contribuindo, mas sabemos que a educação integral requer muito mais e acima disso, está a coragem, determinação e apego à educação da nossa região como na pessoa da D. Ana Penegalli (Gestora), Félix (Professor) e demais funcionários que demonstram tanto carinho e afeto pelo que fazem. Portanto vem o desejo de ajudar não pela questão financeira, mas em prol de colocar à prova a união de amigos, alunos, escola pela educação da nossa região.
     Esta ação será um desafio à vontade de mudar nossa realidade a partir de uma ação totalmente conjunta que envolverá alunos, pais, professores e sociedade com um singelo gestor de amor à educação.
       Contamos com a ajuda de todos! E de já desejamos o nosso primeiro Feliz Natal de muito que virão até a linda data.

NOVO RECORDE


     A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS AGRADECE A ASSIDUIDADE DE TODOS OS LEITORES DO NOSSO BLOG QUE CONDUZINDO-NOS À MARCA DOS 40.000 (QUARENTA MIL) ACESSOS.
      ESPERAMOS COM ISSO CONSOLIDAR NOSSO CANAL DE COMUNICAÇÃO E  CADA VEZ MAIS ESTREITAR NOSSOS LAÇOS.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DEVERÃO PREENCHER FORMULÁRIO ENVIADO POR E-MAIL

      Objetivando a coleta de dados de Pesquisa Científica de alunos do INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS, que trata de um DIAGNÓSTICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO MARANHÃO NA UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS solicitamos que os gestores das escolas do Ensino Médio da URE de São João dos Patos mobilizem os professores de sua escola que atuam na área de física e matemática, no sentido de contribuir com a produção científica na nossa região, proporcionando ainda um retorno positivo a nossas escolas ao analisarmos o resultado da pesquisa.
      Como o tema já foi bastante divulgado em reuniões de gestores e supervisores na URE, gostaríamos da mobilização em favor do preenchimento do formulário que será enviado até sexta-feira dia 08/11/13,para o e-mail da escola, podendo este ser respondido pelos envolvidos até dia 14/11.
        O preenchimento é rápido e fácil, basta clicar no link enviado, preencher e enviar.
        Contamos com a participação de todo o público alvo, de já, a equipe de pesquisa PIBIC-IFMA/SJP agradece,

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

OPORTUNIDADE PARA PROFESSORES E ALUNOS

        Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, combatendo a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino do Ensino Médio e da Graduação por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica. É o objetivo de pesquisas apoiadas pelo CNPQ.

REALIZADO O 1º CAMBALAF, EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA URE SJP

       Professores e alunos da Escola Ney Braga, em Barão de Grajaú-MA, com participação de estudantes de outras escolas realizaram no final da tarde dessa quarta-feira, 30, o I Campeonato Baronense de Lançamento de Foguetes (Cambalaf). As invenções trabalhadas com canos de PVC e  garrafas plásticas descartáveis foram apresentadas no Estádio de Futebol  Gregorão, onde centenas de alunos com presenças de autoridades realizaram as ações.
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       De acordo com o professor Antonio José Barbosa, gestor da Escola Ney Braga, estavam presentes cerca de 300 (trezentos) alunos e vários professores das Unidades de Ensino Aristides Lobão e Domingos Machado. 
        Este é o primeiro evento do gênero organizado na URE de São João dos Patos, portanto é mais do que justo parabenizar ao coordenador do campeonato, prof. Flaviano Monteiro, ao gestor da escola anfitriã, Prof. Antônio José e aos gestores de todas as escolas envolvidas, além do prefeito de B. de Grajaú, Gladyson Resende, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação que apoiou totalmente o evento.


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      Não se trata apenas de um  foguete, mas uma ação que envolve conhecimentos nas áreas de química, matemática,  física e biologia, coloca ainda o educador que enalteceu “é como se fosse o lançamento de um  satélite e isso, desperta a consciência crítica do aluno ao espaço.
      
       As equipes estavam competindo entre si, sendo que foram colocadas pela organização troféus e medalhas para as equipes que apresentaram as melhores invenções.
        A cada dia, mais ações dentro da URE de São João dos Patos estão surgindo no sentido de dar importância ao trabalho dos professores e alunos, e que junto venham os resultados.