s

quarta-feira, 15 de julho de 2015

CURSO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA UFMA TEM SUA PRIMEIRA AULA PRESENCIAL


   O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica desenvolve-se no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC. Destina-se à formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas.

    A iniciativa do curso explicita o entendimento da SEB sobre a importância da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos para o fortalecimento da educação inclusiva e da gestão democrática na educação pública brasileira.
    Nesse sentido, esta formação proporciona o estudo de temas como Política Educacional, Gestão Democrática, Cultura e Currículo, Processos de Ensino-aprendizagem, Processos Comunicacionais, Planejamento e Avaliação, tendo como eixo da intervenção do Coordenador Pedagógico, enquanto integrante da equipe gestora da escola, a Organização do Trabalho Pedagógico.
   O curso busca promover a integração dos conhecimentos, a partir do delineamento de
princípios norteadores, sobre os processos de gestão e a organização do trabalho educativo, por meio de discussões e reflexões sobre a prática pedagógica à luz de um referencial teórico-metodológico fundamentado na perspectiva críticotransformadora. 

Público-alvo

   O curso destina-se aos Coordenadores Pedagógicos e/ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora da escola de educação básica.

Objetivo Geral

• Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, coordenadores pedagógicos que atuam em instituições públicas de educação básica, visando à ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.

    O Pólo de São João dos Patos é o polo 10 e é composto por 40 cursistas. Nesse dia 11/07/2015, todos os cursistas estiveram presentes na Sala de Ensino a Distância da UAB, localizada no Colégio Valmar. No encontro estiveram presentes o Professor da Disciplina, Eduardo, a tutora presencial Rita de Cássia e os 40 cursistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário