s

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PROFESSORES DE ESCOLAS DA URE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

        Sob a coordenação do Prof. Renato Darcio, o PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO-PAPMEM, através do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, reuniu neste dia 26 de janeiro, no auditório do Campus de São João dos Patos cerca de 100 (cem) professores que participarão de atividades voltadas para o Ensino de Matemática como: Aulas com professores renomados nacional e internacionalmente via vídeo conferência, resolução de listas de exercícios, e minicursos na área de tecnologias.
           O PAPMEM esteve disponível em vários sites e blogs como PAPMEM, URE, IMPA, SINPROESEMMA e IFMA durante 30 dias para inscrição, onde ao todo 142 professores se inscreveram. 
          Em Parceria com o INSTITUTO NACIONAL DE MATEMÁTICA PURA e APLICADA - IMPA, do Rio de Janeiro-RJ, o IFMA Campus São João dos Patos abre as portas para a formação docente e cumpre seu papel junto a comunidade na forma de extensão, se tornando o importante quarto pólo do Estado a oferecer o programa.
           O PAPMEM visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
            Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

            A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:

Análise Combinatória
Medida e Forma em Geometria
Logaritmos
Trigonometria e Números Complexos
Coordenadas no Plano
Coordenadas no Espaço
Introdução à Geometria Espacial
Progressões e Matemática Financeira
Construções Geométricas

            Atualmente, 67 instituições do país oferecem o Programa, sendo o IFMA - Campus São João dos Patos a única instituição no Estado do Maranhão a ofertar cursos dessa grandeza para professores do Médio Sertão Maranhense.
            A próxima edição do Programa está prevista para ocorrer na última semana de julho de 2015, e as inscrições previstas para início em 25 de maio a 26 de junho de 2015 pelo blog: papmem-sertao.blogspot.com e sites parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário