s

segunda-feira, 30 de junho de 2014

PARABÉNS Á PROFESSORA BENTA DA SILVA MARINHO

    GRANDE PARTE DO SUCESSO DOS ALUNOS PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL, JOVEM PARLAMENTAR BRASILEIRO E JOVEM SENADOR SE DEVE AO EMPENHO E AO TRABALHO DE COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS NESTA URE.
   APRESENTAR,INCENTIVAR E COBRAR A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES NOS PROGRAMAS CITADOS É APENAS UMA PARTE DAS ATRIBUIÇÕES DESTA GIGANTE PROFISSIONAL QUE COORDENA ESSE BRILHANTE TRABALHO COM NOSSOS JOVENS.
       PARABÉNS PROFESSORA, ESSA CONQUISTA TAMBÉM É SUA!

Estudantes maranhenses participam de projetos pela promoção da cidadania

       Mobilizados em defender projetos de promoção da cidadania, estudantes maranhenses componentes do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) foram recebidos pelo secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado. O grupo que participou da visita à sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi composto pelo atual parlamentar juvenil do Mercosul, Bruno Noleto; a jovem senadora pelo Maranhão, Ana Paula Feitosa Freitas; a candidata selecionada na etapa estadual de 2014, Cindynéia Cantanhêde e pelos ex-parlamentares, Adão Randerson Barros e Erislane Maciel que sugeriu a criação do Parlamento Jovem Maranhense, por meio de uma parceria em prol de um trabalho positivo entre a secretaria e o legislativo.

       Estudante do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, escola da rede estadual localizada no município de Paraibano, o novo parlamentar maranhense a integrar o Parlamento Juvenil do Mercosul, disse que se sentia honrado em representar o Estado para dar continuidade aos trabalhos iniciados por seus antecessores em defesa da melhoria da educação brasileira, especialmente a maranhense.

     Bruno Noleto defende a melhoria da infraestrutura das escolas públicas para que a educação se desenvolva de forma ágil e ocupe novos espaços para que os jovens possam expor suas ideias em defesa da formação de uma nova sociedade e não apenas para o mercado de trabalho.

        A defesa de seus projetos será apresentada em nas viagens a Brasília (julho) e Bueno Ayres (agosto), quando será feita a seleção de jovens representantes para participar no encontro regional a efetuar-se na cidade de Montevidéu.

      A candidata selecionada na etapa estadual de 2014, a estudante do CE Liceu Maranhense, Cindynéia Ramos Cantanhêde, se considera uma vitoriosa na disputa porque a sua função é erguer a voz para que todos os estudantes sejam ouvidos, independente da candidatura, e não se trata de uma questão pessoal. Embora não tenha sido eleita, ela promete se empenhar e continuar participando de outros projetos em defesa da melhoria da educação.

   Para Cindynéia Cantanhêde, a idéia de fortalecimento dos parlamentos jovens é expressivamente aguda porque não tem como se discutir a melhoria dos indicadores educacionais apenas no campo da política partidária e das casas legislativas, explicando que quem vivencia as dificuldades da educação são os jovens que precisam ser ouvidos para dizer o que poder ser melhorado.

     Em fase de conclusão de seu mandato no Parlamento Juvenil do Mercosul, a representante maranhense de Sucupira do Norte, Erislane Maciel avalia como uma experiência gratificante o intercâmbio com outros participantes para despertar o espírito de liderança, debater política e fortalecer a luta por uma educação de qualidade. Ela sugeriu, durante o encontro com o secretário Danilo Furtado e o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, a criação do Parlamento Jovem Maranhense, por meio de uma parceria em prol de um trabalho positivo em defesa do crescimento dos indicadores educacionais.

   Disse que em dois anos de mandato influenciou de maneira positiva no surgimento de novos líderes jovens em suas cidades no interior maranhense e a criação de entidades estudantis em parceria com as prefeituras.

    Para de Erislane Maciel, a escolha de Bruno Noleto, que descobriu o projeto Parlamento Juvenil do Mercosul a partir da divulgação do trabalho, é considerada “um fruto concreto” de sua dedicação. Ela ressaltou ainda que a participação da sessão da Assembleia Legislativa foi uma demonstração evidente de que os deputados estaduais estão interessados em conhecer a linguagem dos jovens em defesa da educação de qualidade.

      O grupo de parlamentares que participou da visita defendeu ainda a participação cidadão dos jovens, que desde o período do governo militar vem sendo preparado apenas para a disputa do mercado de trabalho. Ela lembrou que apenas recentemente foi autorizado o voto facultativo para os jovens a partir de 16 anos, que não foram preparados para o exercício da democracia em um pais capitalista.

Seleção

      O processo de seleção estadual dos jovens parlamentares é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que ainda fornece total apoio aos jovens no desenvolvimento das atividades inerentes ao exercício parlamentar, como as assembleias do parlamento nas cidades de origem dos estudantes e um espaço para que jovens do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai possam refletir sobre a escola média que desejam para que suas vozes sejam ouvidas no Parlamento do Mercosul.

    O Parlamento Juvenil do Mercosul nasceu como o objetivo de abrir espaços de participação para que os jovens troquem ideias, dialoguem e discutam sobre temas que tenham profunda vinculação com suas vidas presentes e futuras.

      Após as participações feitas nas distintas equipes de trabalho, inicia-se uma nova etapa para o Parlamento, destinada a recuperar as contribuições e propostas feitas até esse ponto. Então se abre um novo grupo de troca chamado “A escola que queremos”

Fonte: http://www.educacao.ma.gov.br/ExibirNoticia.aspx?id=5397

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Jovens Parlamentares participam de sessão plenária na Assembleia Legislativa

     A convite do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), estiveram presentes na sessão plenária desta quinta-feira (26) jovens parlamentares e senadores que fazem parte do programa ‘Parlamento Juvenil do Mercosul’ e do programa ‘Senado Jovem Brasileiro’, ambos promovidos pelo Ministério da Educação (MEC).
       Três dos jovens parlamentares, Bruno de Sousa Noleto, Erislane Campos da Silva e Adão Handerson Lima, vieram do município de São João dos Patos, acompanhados dos seus cordenadores, Jarlene Sá Gomes Correia (gestora regional de Educação) e Renato Dárcio Noleto Silva (diretor regional de Educação) . Na capital do Estado, o parlamento juvenil esteve representado pela estudante Sidinéia Ramos Cantanhede. Já a jovem senadora, Ana Paula Feitosa Freitas, veio do município de Presidente Dutra.
        Em um breve pronunciamento, Arnaldo Melo deu boas-vindas aos jovens. “Espero que vocês continuem se dedicando à política, essa ciência, essa arte tão bela de defender os interesses das pessoas e o interesse da sociedade. E saibam que nós, os deputados desta Casa, todos aplaudimos a inciativa de vocês”, declarou.
         Durante a sessão, a jovem parlamentar Erislane Campos teve a oportunidade de subir à tribuna da Casa. No seu discurso, ela falou da sua experiência no meio político, destacando a finalidade do programa.
       “Nosso papel como parlamentar é discutir políticas públicas para a educação, discutir o espaço do jovem dentro da educação e dentro dos âmbitos políticos. Hoje eu posso falar da minha experiência que muito me engrandeceu tanto pelas pessoas que conheci quanto pelos eventos de que participei, os locais que visitei como Colômbia, Brasília, Ceará, Fortaleza, enfim. Isso nos mostra a experiência que a gente pode adquirir dentro da política e dentro da educação, tendo ela como um mecanismo que muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo, como dizia Paulo Freire”, disse Erislane.
       Antes de finalizar o seu discurso, a estudante e jovem parlamentar propôs à Assembleia Legislativa a criação de um Parlamento Juvenil Estadual no Maranhão, seguindo o modelo de outros Estados, como o Ceará.
     “Essa é uma forma de promover o protagonismo jovem, de trazer a ideia do jovem para dentro da Casa. Sabemos que hoje o jovem tem maioria na população. Podemos, portanto, reafirmar que ele tem grande participação política e é a massa, e a massa sempre vence. O que eu deixo de recado, de pedido e solicitação é essa proposta de criação de um Parlamento Juvenil dentro do nosso Estado”, ressaltou.
   Por sua vez, Arnaldo Melo se colocou inteiramente à disposição para que seja implementado o Parlamento Jovem no Maranhão.
      “Nossa Casa está inteiramente à disposição para construirmos isso juntos, a fim de que possa formatar e depois implementar o Parlamento Jovem e quem sabe fazer aqui neste Plenário uma eleição bonita para elegermos os membros de acordo com a formatação que dermos, respeitando o Regimento da Casa e a proposta de Vossas Excelências. Portanto está aceita a proposta”, afirmou o presidente, lembrando que a experiência já foi feita na época em que João Evangelista fora presidente da Assembleia, ocasião em que, inclusive, o deputado Neto Evangelista, seu filho, foi o eleito.

PROGRAMAS

      O ‘Parlamento Juvenil do MERCOSUL’ nasceu como um projeto cujo principal objetivo é abrir espaços de participação para que os jovens da Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai troquem ideias, dialoguem e discutam entre eles sobre temas que tenham uma profunda vinculação com suas vidas presentes e futuras.
     Podem participar da seleção e se tornarem representantes brasileiros no Parlamento Juvenil do Mercado Comum do Sul (Mercosul), até 2016, jovens de 14 a 17 anos, matriculados na primeira ou na segunda série do Ensino Médio de escolas públicas.
        Já o Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.
      Ele é projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
          A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
         Ambos os projetos contam com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Fonte:http://www.al.ma.leg.br/not.php?id=30086

EQUIPE URE PARTICIPA DE ENCONTRO EM SÃO LUIS

        ESTÁ ACONTECENDO NOS DIAS 25 E 26 DE JUNHO DE 2014, NO MEMORIAL DA REPUBLICA BRASILEIRA ENCONTRO PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO.
            NA OPORTUNIDADE FORAM DISCUTIDOS DIVERSOS PONTOS QUE ABORDAM O ENSINO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL.
              A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS TEVE DESTAQUE AO APRESENTAR PARA TODO O ESTADO A REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL ESTADUAL DO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL E PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO QUE ESTIVERAM, A CONVITE, NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO.

 



GEEKIE GAMES ENEM 2014

    A Secretaria de Educação do Estado do MARANHÃO aderiu ao Projeto Geekie Games 2014.


O que é o Geekie Games?

       O Projeto Geekie Games é um Projeto Social onde todos os professores e gestores da Rede Pública do Estado podem participar para ajudar seus alunos na preparação para o ENEM em 2014.

Como o Geekie Games funciona?

        Ao entrar na plataforma, através de um computador ou tablet conectado à Internet, o aluno faz um teste diagnóstico para que nossa tecnologia identifique quais são suas dificuldades e níveis de proficiência em diferentes assuntos. Com o relatório em mãos, o aluno tem acesso a um plano de estudos personalizado baseado nas suas dificuldades. Ao concluir suas atividades, o aluno faz um novo diagnóstico que testará além dos assuntos já abordados, outros diferentes e assim, terá acesso a um novo plano de estudos. É dessa forma que a plataforma vai cobrindo todas as áreas de ensino do Enem e auxiliando o aluno na sua rotina de estudos.

       Os professores e gestores da rede pública podem ainda acompanhar em tempo real o desenvolvimento de seus alunos e interferir em seu plano de estudos, sugerindo e agendando atividades. Dessa forma, a plataforma pode, e deve ser utilizada em conjunto com a sala de aula, potencializando o aprendizado dos estudantes.

Como os alunos se cadastram no Geekie Games?

        Em breve, você, gestor, irá receber um email com os links para serem distribuídos a cada aluno da sua escola. Você poderá imprimir esse documento e entregar a cada aluno seu respectivo link de acesso. Esses links são pessoais e intransferíveis. Por isso a importância da entrega correta do link para cada aluno.

         De posse desse link, o aluno irá digitar o link no Browser (Internet Explorer, Mozilla ou Google Chrome) e automaticamente acessará a plataforma de acordo com seu perfil, como Série, Turma e Escola.

Aperfeiçoamento para professores de Matemática: inscrições até sexta (27)

      Encerram-se nesta sexta-feira dia 27 de junho as inscrições para o segundo módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio - PAPMEM, a ser realizado em Parnaíba entre os dias 22 e 25 de julho de 2014.

      Neste segundo módulo, estão sendo ofertadas 150 vagas para professores que estiverem atuando em sala de aula. O curso terá carga horária de 40 horas, e será ministrado através de videoaulas, pelos Professores do IMPA Eduardo Wagner(Coordenador Nacional), Paulo Cezar Carvalho, Luciano Castro dentre outros; e a resolução e discussão dos exercícios, pelos professores do curso de Licenciatura em Matemática - UFPI/ Parnaíba.

       As inscrições são somente pelo site www.papmem.estatistico.com.

       Para maiores detalhes visite o site supracitado ou entre em contato pelo e-mailpapmem_parnaiba@ufpi.edu.br ou pelo telefone 3323-5408 (Coordenação do Curso de Matemática de Parnaíba).

Fonte: www.ufpi.edu.br

domingo, 22 de junho de 2014

IMAGENS 2

Reunião com professores em Paraibano










Começa a chegar aparelhos de ar condicionado
Começamos a receber carteiras

IMAGENS

Reunião de apoios pedagógicos
     


 Realizada a I Reunião de apoio pedagógico da URE.
     O evento contou com 35 participantes de algumas escolas jurisdicionadas, a ação ainda terá continuidade.
Reunião de professores em Barão de Grajaú 






Entrega de tablets

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Nota sobre o Calendário Escolar e as férias escolares neste ano de Copa

       A URE de São João dos Patos vem a público esclarecer que mediante planejamento de para o ano de 2014, foi realizada reunião com todos os gestores escolares na data de 30/12/13 para planejamento de início e termino do ano letivo dentro de 2014 com a previsão de férias coincidentes com o período da copa, porém com a implantação das diretrizes curriculares que solicitou que aguardássemos a formação continuada e orientações, o ano letivo começou um pouco mais tarde, e mediante entendimento de maioria dos gestores onde os mesmos posicionaram que a maioria dos professores preferiam férias em janeiro como de costume, ficou-se acertado para que houvesse apenas 15 dias de férias em julho, atendendo ao período que sempre, nesta URE, para as férias escolares, uma vez discutida a Lei Geral da Copa e o entendimento posterior do CNE.
      Com o entendimento, várias Secretarias Municipais de Educação elaboraram seus calendários em consonância com o calendário da URE que teve como referência o Calendário SEDUC (Com início em março), porém, recentemente, em nota, a SEDUC informou sobre as férias escolares no período de junho/julho adequando-se ao período da Copa. Sobre o fato essa URE sempre deixou aberto o diálogo entre os pares, professores, comunidade, escola e Regional no sentido de decidirem a suas realidade local, como preconiza a LDB:
Art. 23 lei 9394/96 :
§ 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.
      Com isso, informamos que os calendários escolares poderão ser adaptados, considerando:
  • que diversos alunos que dependem do transporte escolar poderão ser prejudicados, pois os mesmos dependem do calendário do município;
  • que em 2014, os professores já tiveram 30 dias destinados a férias e poderão ter mais 30 em julho;
  • que todas as escolas foram informadas via e-mail na data de 07/06 sobre a possibilidade de adaptação do calendário, a fim de causar o menor transtorno possível e em tempo hábil para a discussão. 
  • que as férias de São Luis e de várias outras regionais sempre foi em julho, fato que nossa URE divergia quanto ao período;
  • essa se torna uma oportunidade para que o calendário da nossa região se adeque de vez ao calendário das demais regionais do Estado;
  • que caso haja a mudança de calendário, esta deverá ser discutida em assembleia geral reunindo conselho escolar, professores, e alunos, registrada em ata e assinado por todos, logo após, deverá ser enviado imediatamente para esta URE uma cópia da ata e cópia do novo calendário;
       Boas férias a todos, e vamos torcer juntos pela nossa Seleção!

EXPEDIENTE DA URE NESTE 12/06

       INFORMAMOS QUE A TODOS QUE NESTE DIA 12/06/14 NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NA UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS PELO MOTIVO  DO FERIADO MUNICIPAL PELA PASSAGEM DO ANIVERSÁRIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS.
 
AGRDECEMOS A COMPREENSÃO.

terça-feira, 10 de junho de 2014

ESCOLAS COMEÇAM A RECEBER CARTEIRAS NOVAS

      Com o objetivo de garantir melhores condições aos alunos de ensino médio das escolas jurisdicionadas à URE de São João dos Patos,  a distribuição das novas carteiras padrão MEC estão sendo feitas de acordo com a demanda de cada escola.

      No momento não serão contempladas todas as escolas, pois a prioridade será dada àquelas com o maior número de matrícula, sem débito em prestações de contas e que possui histórico de conservação das carteiras já distribuidas em outros anos, além considerar o número de carteiras contempladas em anos anteriores.

Controle Interno URE- Muito Importante

          Caríssimos(as) gestores(as) escolares da URE de São João dos Patos, tendo em vista os recorrentes atrasos ocorridos nesta URE no que tange a retorno para a URE, vimos informá-los que a partir do mês de junho, faremos um controle retroativo, a partir de janeiro de 2014, que levantará dados de todo o cronograma, calendário e programas desenvolvidos em cada escola, ou seja, todas as pendências serão identificadas a cada reunião e se preciso, esta URE emitirá notificação por atraso.
     Iniciado a nossa nova ação lembramos que as aulas da Rede Estadual de Ensino iniciaram-se oficialmente em fevereiro de 2014, e  tendo decorrido três meses de aula, orientamos que já passamos o período do encerramento do 1º período letivo em todas as escolas. 

     Desta forma, solicitamos que sejam realizados os Conselhos de Classe e encaminhadas cópias das atas escaneadas para o e-mail da URE São João dos Patos até sexta feira, 13/06/2014. 
        Para a mesma data, cobramos a regularização do 1º período  no SIAEP com 100% de inserção, considerando Portaria Nº 1.417 de 18 de novembro de 2013 que regulamenta, normatiza e prevê competências de cada um dos envolvidos no Processo Educacional na Rede Estadual de Ensino.
         Sugerimos que para vias de conferência, cada gestor deverá solicitar junto à URE direcionando ao servidor Francisco das Chagas Alves sua situação quanto a pendências de solicitações da URE.

         
De já agradecemos a compreensão e o atendimento.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

CENSO ESCOLAR

       Os dados do Censo Escolar de 2014 começaram a ser coletados nesta quarta-feira (28), Dia Nacional do Censo. Gestores de escolas públicas e particulares de todo o país vão prestar informações detalhadas sobre alunos, professores, escolas e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica. A coleta vai até 15 de agosto.

        No Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está capacitando técnicos e gestores das secretarias municipais de educação e Unidades Regionais, que atuarão como multiplicadores junto aos diretores de escolas em seus respectivos municípios.A capacitação teve início, na quarta-feira (28), no Liceu Maranhense, e encerra nesta sexta-feira (30). De acordo com a superintendente de Estatística da Seduc, Graça Léda, todo o conteúdo integral da formação, bem como as orientações necessárias para coleta de dados do censo serão disponibilizadas aos técnicos para disseminação em seus municípios.Ela explicou que após essa fase, será iniciada a capacitação dos diretores das escolas estaduais que serão responsáveis pelo lançamento de dados no sistema Educacenso.

          O Censo Escolar faz um diagnóstico nacional da educação básica e serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas que preveem transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolares, distribuição de livros didáticos e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

       Os dados do censo sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos estudantes baseiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade do ensino no país.


      Os gestores informam os dados pelo sistema Educacenso educacenso.inep.gov.br). Após a primeira fase, o sistema será reaberto, para validação das informações, 30 dias após a publicação preliminar no Diário Oficial da União, prevista para agosto. Os dados finais, após correções e verificações, serão publicados em 23 de dezembro, também no Diário Oficial da União.

URE/SJP COMEÇA A RECEBER CARTEIRAS

      ESCOLAS DA URE COMEÇAM A RECEBER CARTEIRAS ESCOLARES DISTRIBUÍDAS DE ACORDO COM LEVANTAMENTO FEITO NO INÍCIO DO ANO DE 2014.
    CHEGOU À URE A PRIMEIRA CARRETA CARREGADA COM 650 CARTEIRAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE DAS ESCOLAS. SERÃO CONSIDERADAS AS NECESSIDADES GERADAS POR NÚMERO NOVO DE MATRÍCULAS, DEIXANDO PARA SEGUNDO PLANO AS CARTEIRAS DANIFICADAS POR DESCUIDADO, LEMBRANDO QUE QUASE 4.000 CARTEIRAS AZUIS PADRONIZADAS  FORAM DISTRIBUÍDAS À ESCOLAS DA URE NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS.
          AGUARDAMOS NESSA FASE UM TOTAL ACIMA DE 2.000 NOVAS CARTEIRAS COM O OBJETIVO FINAL DE PADRONIZAR TODAS AS ESCOLAS DA URE.
          HÁ PREVISÃO DE CHEGADA DE UM NÚMERO RAZOÁVEL DE APARELHOS DE AR CONDICIONADOS PARA PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL A ALUNOS DA REDE. A NECESSIDADE TAMBÉM FOI FEITA NO INÍCIO DO ANO LETIVO E A URE PLANEJA QUE 70%  DAS ESCOLAS DE SUA JURISDIÇÃO ESTEJAM CLIMATIZADAS ATÉ O FIM DO ANO LETIVO DE 2014.

SARAU CE MARIETA SÁ



       O Centro de Ensino Professora Mariêta Sá apresentou na quinta feira(15/05/2014) um Sarau Cultural em Homenagem às Mães. Na ocasião houve apresentações de Dança, Música, Teatro e Poesia, além de sorteios de brindes. Organizado pela Professora Dayana Marçal e pela Direção da Escola, o Sarau já virou tradição e a cada ano vem superando as expectativas. Para as mães a noite foi de descontração, diversão e muita alegria. E para a gestora Rosilandia Vieira o evento foi de grande valia, pois homenagear as mães é uma satisfação inenarrável, além de eventos como este contribuírem fortemente para interação escola x família, assim como
também aprimorar o talento e a criatividade dos nossos educandos.. A Gestora agradece a Professora Organizadora, demais docentes, alunos e enfim, a todos que direto ou indiretamente contribuíram para a realização do Sarau. E em especial, a todas as mães que se fizeram presentes, pois estas foram às verdadeiras protagonistas desta inesquecível noite. O Evento contou ainda com a participação de convidados especiais: a Prefeira Gilza Ribeiro, as Secretárias: Miss Lany Sá e Irisneide Ribeiro, A Vereadora Jorda, a chefe de Gabinete da Prefeitura de Sucupira: Eva Leite, a Gestora: Roziene Ribeiro e a Supervisora Kariny Almeida.
Apresentações culturais

Texto: CE Marieta Sá

MESA REDONDA- CE EDSON LOBÃO EM MIRADOR

        Alunos do 2º "A" matutino do CEEL-Mirador realizam apresentação de MESA REDONDA com os temas: COPA DO MUNDO, ELEIÇÕES 2014 E REDES SOCIAIS na disciplina de Língua Portuguesa,( prof. Antonia Maria) com o objetivo de avaliar a desenvoltura na Linguagem Oral.

ALUNOS DE ESCOLA DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PODERÃO REPRESENTAR O MARANHÃO NACIONAL E INTERNACIONALMENTE

    "Pioneira na representação estudantil a URE de São João dos Patos já acumula a quinta representação com Adão Randerson, Erislane, João Pedro e agora Luciene e Bruno".

     Três estudantes do ensino médio da rede estadual do Maranhão terão a oportunidade de participar da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que reúne estudantes dos países que integram o bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
      Os alunos Cindynéia Ramos Cantanhêde, do Liceu Maranhense, em São Luís; Luciene da Conceição Silva e Bruno de Sousa Noleto, ambos do CE Epitácio Pessoa, localizado no município de Paraibano, foram os selecionados no estado.
    Os três estudantes irão representar o Maranhão no Encontro Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de junho de 2014, em Gramados, no Rio Grande do Sul.
       Eles vão discutir a formação política e cidadã da juventude, a partir do questionamento ‘O Ensino Médio que Queremos’, com reflexão e discussão sobre inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.
      A secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira da Silva, recebeu, na quarta-feira (28), uma das alunas selecionadas, a estudante Cindynéia Ramos Cantanhede. Ela estava acompanhada de seus pais, Lurdinéa Cantanhede e Honório Cantanhede Neto. A reunião contou com a presença da superintendente de educação básica (SUEB), Lucinete Vilanova e da coordenadora de ensino médio (COEM), Négile Dorneles.
     Na ocasião, Leuzinete Pereira ressaltou a importância do incentivo e acompanhamento dos pais na formação educacional de seus filhos. Destacou, ainda, a enriquecedora experiência que os jovens selecionados vivenciarão com o projeto, que deverá ser socializada com os demais estudantes da escola, como forma de motivá-los ao estudo constante e engajamento estudantil.

Critérios de seleção

     Durante a etapa nacional serão selecionados os 27 jovens, sendo um estudante por unidade federativa. Eles representarão o Brasil em encontros nacionais e internacionais, promovendo o protagonismo juvenil, a integração no Mercosul e abrindo espaços para a discussão de temas de interesse comuns aos jovens dos diversos países.
Além dos alunos, cada estado deve indicar um professor para acompanhar os estudantes na fase nacional.

       Na seleção, destaca-se o aluno que melhor desenvolver a redação do tema: “O Ensino Médio que Queremos”. Além desta prova, as secretarias de educação devem observar, na etapa estadual, uma série de critérios, entre eles, assegurar o equilíbrio da representação de meninos e meninas, tendo ainda, o cuidado de selecionar o aluno que demonstrar um bom desempenho escolar, liderança e algum tipo de experiência de participação social.

Texto: SEDUC