s

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL!


A educação por quem faz a diferença...

      O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou nesta quarta-feira, 17, a importância do professor para o sucesso do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado este ano. “Não tenho dúvida de que o sucesso da implementação do PNE passa pela valorização do professor”, disse o ministro, ao participar da solenidade de premiação dos vencedores da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. “Se não valorizarmos esse profissional, não teremos as melhorias da educação básica que o país precisa.”

      A solenidade, em Brasília, reuniu os 152 estudantes finalistas (38 de cada gênero) e seus professores. “A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma celebração, uma grande festa”, disse Paim.

      Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro busca aprimorar a prática dos professores em sala de aula para ajudar os alunos de escolas públicas a evoluir na leitura e na escrita. Nesta edição, foram feitas 170.266 inscrições de professores de 5.014 municípios.

        Na quarta edição da olimpíada, os trabalhos abordaram os gêneros literários opinião, crônica, poema e memórias literárias. Em todas as categorias, os estudantes escreveram sobre um tema único, O Lugar Onde Vivo. Foram escolhidos 20 vencedores nacionais. Além da medalha olímpica, cada professor e aluno receberam um notebook e uma impressora. A escola da dupla também foi premiada com dez microcomputadores, uma impressora, além de um projetor multimídia, telão para projeção e livros. A escolha foi feita por uma comissão de dez pessoas.

    Com o texto pedra "consinada" a  estudante Maria Clara Leal de Sousa, de São João dos Patos (MA), foi uma das vencedoras na categoria Memórias Literárias. Ela descreve a vida de uma moradora, dona de casa e seu dia a dia como lavandeira. "Agora eu quero participar de todas as edições que puder", disse Maria Clara.
   
    De uma escola da periferia do município patoense, a professora Íres Nazaré Barros se destaca em seu município e agora na região por a cada ano com suas tentativas de inscrever e aprovar alunos da OLP, agora chegou ao auge com a medalha de ouro. Ires é uma professora extremamente dedicada com o olhar diferenciado buscando sempre crescimento profissional e contribuir para a sociedade local.


Mais informações na página da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na internet.

Adaptado do MEC por Mylene Brum Oliveira 

Confira os 20 vencedores da olimpíada, por categoria

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ENCERRAMENTO DE ANO NA URE


FORAM REALIZADAS TRÊS REUNIÕES SIMULTÂNEAS NESTE DIA 16/12/2014 NA UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS.

      Em continuidade às ações de gestão administrativa e pedagógica, reuniram-se, nesta terça, técnicos da URE, gestores, formadores do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, professores das áreas de Ciências da Natureza e SEDUC em locais distintos, porém articulados.
          No auditório do CE Dr. Paulo Ramos estiveram encerrando o ano de 2014 todos os gestores escolares com a realização da FOCO IV e V, sob coordenação da profa. Edith e condução das discussões articulados pela profa. Lúcia Braúna.
        No auditório do Hotel Estrela D`alva a coordenadora do Pacto Roseni Lima ficou sob o comando do encontro apoiada pela profa. Banta Marinho, que contou com a participação dos professores formadores no Curso oferecido pelo Pacto.
         Nas salas de ensino e aprendizagem virtual do Programa Maranhão, das escolas da Rede na URE, estiveram através de Videoconferência com a SEDUC, professores das áreas das ciências da natureza de diversas escolas jurisdicionadas sob o acompanhamento do Prof. Walter.
            Ao fim do dia, a Gestora Jarlane Gomes e o Diretor Renato Darcio desejaram feliz Natal e um 2015 cheio de realizações a todos apresentando relatório resumido de todas as ações da URE no período 2012-2013, mostrando os avanços alcançados principalmente nos índices e médias de avaliações externas, culminando com o anúncio da reforma de muitas escolas da URE.
           O ano de 2014 foi um ano de muitas dificuldades, muitos desafios, mas também um ano de concretização de um trabalho que objetiva a melhoria e o crescimento em todos os aspectos na qualidade do ensino na nossa região.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO MELHORA EM MÉDIAS DO ENEM


       NO FINAL DO ANO DE 2012, A UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO RECEBEU UM DOS PIORES ÍNDICES DE BAIXA QUALIDADE DO ENSINO DO PAÍS. FOI QUANDO O CE AQUILES LISBOA APARECIA COMO A ÚLTIMA ESCOLA DE 10.077 ESCOLAS AVALIADAS NO BRASIL COM MÉDIA 383,71.
       NAQUELE PERÍODO, VÁRIOS FATORES CONTRIBUÍRAM PARA TAIS RESULTADOS, SENDO QUE NA URE-SJP APENAS 5 (CINCO ESCOLAS)  FORAM AVALIADAS, POIS AS DEMAIS (23 AO TODO) TIVERAM PARTICIPAÇÃO DE MENOS DE 50% DE SEUS ALUNOS DO 3º ANO.
     NOS DIAS ATUAIS, ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E COMUNIDADE EM GERAL, RESPIRAM MAIS MAIS ALIVIADOS, POIS ALÉM DAS METAS ALCANÇADAS PELA URE QUE CHEGA A 439,0 EM 2013, TODAS AS ESCOLAS AVALIADAS TIVERAM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL EM SUAS MÉDIAS, COM DESTAQUE PARA O CE AQUILES LISBOA QUE APÓS TER ALCANÇADO IDEB DE 5,2 , ATINGIU A MARCA DE 435,61 E ESPECIFICAMENTE A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA QUE CRESCEU MAIS DE 50 PONTOS NA MÉDIA.
     EM 2013, 9 (NOVE) ESCOLAS DA URE FORAM AVALIADAS E PARA 2014 CADA ESCOLA TEM META DE PARTICIPAÇÃO SUPERIOR A 70%.
ESPERAMOS QUE COM TODOS OS ESFORÇOS EMPENHADOS POR ESTAS ESCOLAS SE REVERTAM EM BONS RESULTADOS A MÉDIO E LONGO PRAZO, POIS A CURTO JÁ COMEÇA A MOSTRAR RESULTADOS.

       INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O ENEM 2013 NA URE, PELO LINK:
https://drive.google.com/a/ifma.edu.br/file/d/0B2ThxtJHiqQJSWNVT1BOLUtLc2c/view?usp=sharing