s

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS TEM TRÊS NOVOS PARLAMENTARES JOVENS BRASILEIROS

A Câmara dos Deputados já selecionou os 78 estudantes que representarão os estados brasileiros em 2014. Este ano, o recorde de inscrições do programa foi superado e chegou ao número de 2.079 mil Projetos de Lei encaminhados por jovens de todo o país.

Nessa primeira fase, os estudantes se inscreveram em suas escolas e enviaram os projetos para avaliação das Secretarias de Educação dos estados. São Paulo foi o estado com maior número de inscritos no programa, com total de 303 estudantes. Em segundo lugar ficou o Amazonas, com 300 alunos; seguido de Pernambuco, com 256; Tocantins, com 160; e Rio Grande do Norte, com 152 inscritos. Veja abaixo a distribuição dos selecionados por estado.

Os projetos finais foram escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, analisados e classificados de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza. Este ano, o destaque ficou para projetos voltados para a área de educação, (32 dos 78), cujas propostas pediam, por exemplo, a implantação de plataforma multimídia na rede pública de ensino e a contratação de jovens que se destacam no ensino médio para auxiliarem professores do ensino fundamental.
Fca. Danielma & Marieta de Almeida

Depois, seguiram-se propostas que pediam modificações em projetos de lei já existentes, projetos na área de saúde, meio-ambiente, segurança pública economia, entre outros. Os jovens parlamentares se preocuparam, por exemplo, com o trabalho compulsório em presídios, a formação política, a simplificação de registro de imóveis e a criação de conselhos tutelares de fronteiras.

Entre 21 e 26 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.


João Antônio Barros
O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.

Aos selecionados, lembramos que a matrícula – conforme Manual de Procedimentos – deverá ser realizada até 22 de agosto. Aguardem o recebimento de e-mail de confirmação do resultado com as orientações necessárias para matrícula.


Foram selecionados três alunos no Estado do Maranhão, estres três foram alunos da URE de São João dos Patos, sendo eles:

FRANCISCA DANIELMA PAIVA SILVA
Buriti Bravo
Centro de Ensino Professora Leda Tajra
Dispõe sobre a obrigatoriedade de construção de presídio agrícola com atividades de trabalho obrigatório para os detentos.

JOÃO ANTÔNIO BARROS DA SILVA
São João dos Patos
Centro de Ensino Edison Lobão
Determina a criação do Programa Federal de Formação Política para a Juventude.

MARIETA DE ALMEIDA SOUSA
Buriti Bravo
Centro de Ensino Professora Leda Tajra
Proibição de desperdício de água.

Gostaríamos de ressaltar que a URE de São João dos Patos é uma das que mais apresentaram representantes em todo o Estado com os alunos: Adão Randerson, Erislane Campos, Bruno Noleto (PJM), João Pedro (PJB) e agora os novos PJB`s ora citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário