s

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O trabalho em equipe é elemeno primordial para o sucesso da educação

       Um conceito cada vez mais valorizado no ambiente profissional é o trabalho em equipe. Ter agilidade para desenvolver trabalho em conjunto tem sido uma das qualidades mais exigidas para contratações na rede privada, mas esse pré-requisito não parece tão importante no setor público, mais precisamente na educação, pois é comum lidarmos com professores, gestores e outros servidores públicos que não pensam de forma coletivacom o objetivo de resolver os problemas de sua comunidade.
     
    Quem disse que não podemos ficar sem alunos um dia? - Sem alunos, não há professor, não há educação, não há cultura, portanto, tratar nossos alunos bem, fazendo nosso papel como educador independente da função exercida é nossa garantia de futuro profissional.
     O mundo muda a cada dia, surgem as tecnologias, novos desafios e o setor educacional precisa acompanhar essa evolução.
    - O telefone toca em sala;
    - O aluno saca seu enorme celular touch screen;
    - O professor bruscamente subtrai por alguns instantes o celular do aluno na ameaça de retê-lo até que o pai venha resgatá-lo, mas o telefone está ligado, o professor tenta por várias vezes desligar, não aceta;
    - Ouve-se risos baixos e ao fundo da sala, isolados, que vão ganhando força a cada segundo até que a sala esteja toda envolvida.
    - O professor se envergonha, devolve o celular e começa a refletir após pedir para que ele guarde  aparelho;
 
   Após alguns dias, o mesmo tenta ministrar uma aula com o auxílio de um recurso tecnológico, não sabendo utilizar, pede o auxílio do mesmo aluno da situação do telefone...
 
    Não querendo remeter a situação explícita anteriormente ao trabalho em equipe, mas à necessidade de estarmos sempre mudando, e, trabalhar em equipe talvez requeira uma mudança todos os dias.
 
    Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, no âmbito profissional, são pessoas que se dedicam a realizar uma determinada tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma determinada função específica, mas todos unidos por um só objetivo: " alcançar o tão almejado sucesso".
 
    A atividade em equipe deve ser entendida como o resultado de um esforço e, portanto as vitórias e os fracassos são de responsabilidade de todos os membros envolvidos .Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma liha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto, acentuando ainda mais a reflexão quando o assunto é educação.
   
    No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e conhecem sua importância para o sucesso da tarefa. Os objetivos são comuns e as metas coletivas estão são desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa do outro.
    
    Olhando o cenário educacional, percebemos que a cultura do trabalho em equipe é colocada cada dia em xeque.Se considerarmos os resultados de avaliações externas onde as metas até então quase em sua totalidade  estão sendo cumpridas mas não se trata apenas disso, o lado humano de cooperação e de mutualidade precisa ser reforçado constantemente.
 
   Quando pegamos os nossos sonhos e juntamos com os sonhos das outras pessoas, tudo se torna mais forte, iluminado e por mais escuro que o mundo pareça ser, quando o ser humano traça um caminho uno, consegue milagres extraordinários, e a educação clama por isso, portanto a URE de São João dos Patos espera em cada um dos servidores que a compõe opte pelo trabalho em equipe neste ano de 2013.
 
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (...). Então, tende o mesmo sentimento uns para com os outros. (Rm 12:5,16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário