s

quarta-feira, 7 de março de 2012

Governo do Estado nomeia professores aprovados no concurso público de 2009

Convocação de excedentes!


A lista dos nomeados foi publicada no Diário Oficial do Estado, n° 035 de 17 de fevereiro de 2012, e está disponível no site da Seduc.


         O Governo do Estado nomeou novos docentes aprovados e classificados no concurso público de 2009, para os cargos de professor da educação básica. A lista dos nomeados foi publicada no Diário Oficial do Estado, n° 035 de 17 de fevereiro de 2012.
        A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que os candidatos devem entregar o mais rápido possível, seus documentos no prédio localizado à Rua da Estrela, 427 – Centro, em São Luís, para posse imediata.
       A Seduc solicita aos professores convocados em editais anteriores, que já apresentaram a documentação, que confiram a lista de nomeados no Diário Oficial do Estado, n° 035 de 17 de fevereiro de 2012 (edição suplemento).
       Esses candidatos deverão se dirigir à Superintendência de Recursos Humanos, da Seduc, localizada à Avenida Getúlio Vargas, nº 1.908, Bairro Monte Castelo, para assinatura do termo de posse, encaminhamento para lotação nas respectivas Unidades Regionais de Educação (UREs) e exercício de suas funções.
     lista nominal dos professores nomeados está disponível no site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br
Diário Oficial: www.diariooficial.ma.gov.br

Fonte: Ascom/Seduc

PROEMI define prazo para que escolas expliquem seus projetos

         As 2.074 escolas públicas de ensino médio que entraram no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no ano passado têm prazo até 13 de abril para informar ao Ministério da Educação o tipo de projeto que vão desenvolver e o número de estudantes que serão atendidos em 2012. O gestor escolar deve inserir as informações no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec).

         A coordenadora do ensino médio inovador na Secretaria de Educação Básica, Sandra Garcia, explica que as bases em que as escolas devem se apoiar para fazer a mudança curricular estão definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio Inovador, sancionadas em 24 de janeiro deste ano. Um dos itens obrigatórios é o aumento das horas de aula anuais. O mínimo são 1 mil horas por ano. Hoje, o ensino médio tem 800 horas anuais.

        Sandra Garcia diz que cada escola vai descrever no roteiro do Simec a forma como vai ampliar as horas. As opções são oferecer 5 horas diárias ou 4 horas diárias e, em um dia da semana, o turno integral. Já as unidades de ensino que optaram pela educação integral terão que oferecer, no mínimo, 7 horas diárias.

       Para escolher as atividades do novo currículo, o Simec traz uma relação de áreas do conhecimento que estão reunidas em 10 macrocampos, sendo que dois deles são obrigatórios – iniciação científica e acompanhamento pedagógico.  Itens como cultura digital, comunicação e uso de mídias são opcionais. A escola também precisa informar o número de estudantes que serão atendidos com o novo currículo. É o número de alunos que vai determinar o valor do repasse de recursos que será feito pelo MEC.

         Esclarecimentos – Para tirar dúvidas das escolas com relação ao preenchimento dos dados no sistema, a Secretaria de Educação Básica (SEB) realiza, na próxima quarta-feira, 14, uma videoconferência com especialistas em currículo e gestores. Segundo dados da secretaria, 2.074 escolas de 24 estados e do Distrito Federal aderiram ao ProEMI. Os estados de Minas Gerais e Alagoas não participam. As inscrições de novas escolas, para ingresso em 2013, serão abertas no segundo semestre.

        Dados do censo escolar da educação básica de 2010, que são as últimas informações consolidadas, indicam que o país tem 25 mil escolas de ensino médio, onde estudam 8,4 milhões de alunos. Dessas unidades, 18 mil são públicas e responsáveis por 7 milhões de matrículas.

         ProEMI – o Programa Ensino Médio Inovador foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007. De acordo com a portaria, os projetos de reestruturação curricular devem possibilitar o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. Entre as inovações estão o aumento da carga horária, nos três anos do ensino médio, das 2,4 mil horas atuais para, no mínimo, 3 mil; a leitura como elemento central e básico de todas as disciplinas; o estudo da teoria aplicada à prática; o fomento das atividades culturais e professores com dedicação exclusiva. Para desenvolver as atividades, as escolas recebem apoio técnico e financeiro do MEC, por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).



 Fonte: MEC

segunda-feira, 5 de março de 2012

Seduc apresenta programas de correção da distorção escolar

      Representantes de 18 municípios e técnicos de 17 Unidades Regionais de Educação (UREs) participam, em São Luís, do Encontro de Apresentação dos Programas de Correção de Fluxo, frutos da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Instituto Ayrton Senna (IAS), Renosa e Instituto Coca Cola. A implementação dos programas faz parte da municipalização do ensino fundamental e vai ajudar os gestores municipais de Educação na correção da distorção idade-série nas escolas públicas.
     O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luís Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, afirmou que essa é uma contribuição muito importante dos programas de correção de fluxo. “Na hora em que se corrigem as distorções, você pode dar mais atenção à qualidade do ensino”, declarou.
      Luís Fernando, também, ressaltou o apoio da governadora ao trabalho da Seduc. “A governadora tem dado todo apoio ao secretário João Bernardo Bringel, para que essas transformações aconteçam. E com a participação de prefeitos, secretários municipais, professores e toda a sociedade, ela está convicta de que a educação seguirá no caminho certo”, disse.
      “Temos no Maranhão 60 mil alunos com distorções entre a idade e a série, ou entre idade e aprendizado. Com a utilização desses programas, precisamos assegurar os resultados que esses alunos precisam e corrigir essas distorções”, afirmou o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel.
     Bernardo Bringel reforçou, ainda, que esse é um passo fundamental para a municipalização do Ensino Fundamental. “Estamos dando continuidade à municipalização, com a aplicação das ações de correção de fluxo. Temos que ter a participação de todos para obter resultados. A importância desses programas é dar maior dignidade ao sistema de educação”, destacou.
     O prefeito de Anajatuba, Nilton Lima Silva, que representou a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), destacou a contribuição do Estado. “Esse problema é muito grave e nós temos avançado com a colaboração do Governo e da Seduc, com iniciativas como essas, além do programa Alfa e Beto, já utilizado por diversas prefeituras”, declarou.
Programação
   O encontro está sendo realizado em três turnos, para diferentes grupos de gestores: na segunda-feira (5), pela manhã e à tarde, e nesta terça-feira (6), à tarde, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. “Os municípios que vão participar desses encontros vão poder fazer a adesão aos programas, para que nós já possamos começar a aplicação deles a partir do dia 2 de abril”, explicou Ana Karolina Salomão, gestora de projetos da Seduc.

     As ações de correção de fluxo são realizadas por meio de dois programas para alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental: Se Liga (para crianças que passaram para séries seguintes, mas ainda não estão alfabetizadas) e Acelera (para crianças já alfabetizadas, mas com defasagem de aprendizado). A apresentação dos programas foi feita por Rita de Cássia Paulon, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna.
      No encontro, os gestores estão conhecendo o passo a passo dos dois projetos, desde a aplicação do questionário de diagnóstico, para conhecimento da demanda em cada município, até a capacitação dos professores e utilização em salas de aula próprias, com no máximo 25 alunos. “A partir da aplicação dos programas vamos não apenas corrigir, como também parar de gerar distorções de ensino nas escolas”, garantiu Rita Paulon.
     
       Da Unidade  Regional de Educação de São João dos Patos temos a presença da Profa. Roseni Lima Sá que está participando das aitividades dos programas.

Fonte: Ascom/SEDUC

Seduc realizará simulado para alunos da rede pública estadual

      Com a finalidade de ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades dos estudantes da 2ª série do ensino médio da rede pública estadual, a Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Escolar (Suave), realizará um simulado, no dia 12 de abril. As provas acontecerão simultaneamente em todo estado.

     O simulado visa ainda, fornecer às unidades de ensino um relatório com a nota do aluno e da escola, para que gestores e professores possam avaliar seus resultados e planejar ações em relação à aprendizagem, buscando assim melhorar o desempenho dos alunos da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013.


     As inscrições para o simulado serão iniciadas na próxima quinta-feira (8) e vão até dia 23, em todas as escolas do ensino médio da rede pública estadual e pela internet, no endereço eletrônico:
www.educacao.ma.gov.br , onde os estudantes terão que preencher um formulário eletrônico.

     O exame, que será realizado das 13h30 às 17h30, constará de 92 questões, envolvendo as quatro áreas de conhecimento: linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, com suas respectivas tecnologias.

    “A iniciativa da Seduc em realizar o simulado é de grande importância para alunos das escolas públicas. Representa um dos instrumentos que podem ser adotados pelos gestores e comunidade escolar com o propósito de assegurar um melhor desempenho dos estudantes não só no Enem, como ainda em exames e concursos”, ressaltou a Supervisora de Avaliação, Vera Lúcia Gonçalves Pires.

    De acordo com a Suave/Seduc, as unidades de ensino participantes do simulado terão um coordenador escolar e um aplicador, que serão responsáveis pela realização das provas nas salas de aula. Os aplicadores serão capacitados pela Secretaria de Educação, um dia antes da execução do simulado.

Governo reafirma pagamento do Piso Nacional a professores



       O pagamento foi autorizado pela governadora Roseana Sarney, e será pago neste mês de março, com efeito retroativo para 1º de janeiro deste ano.
       O Maranhão irá cumprir o novo piso salarial nacional dos professores de R$ 1.451,00, para uma jornada de 40 horas semanais. Como no estado a jornada semanal praticada pelo professor da rede estadual é de 20 horas, o valor do vencimento básico será de R$ 725,50. O pagamento foi autorizado pela governadora Roseana Sarney, de acordo com a informação dada nesta sexta-feira (2) pelo secretário de Educação, João Bernardo Bringel.

      O pagamento, acompanhando a decisão do Ministério da Educação (MEC), será pago neste mês de março, com efeito retroativo para 1º de janeiro deste ano. “O Maranhão tem compromisso com a classe e vai cumprir”, afirmou o secretário.

      Vale ressaltar que o Governo do Estado já havia reajustado em outubro de 2011, por meio da Lei 9.506, os vencimentos de todos os profissionais do Magistério da Educação Básica, com base no piso salarial nacional de 2011 que era de R$ 1.187.

     O reajuste de 22,22% do piso salarial nacional dos professores, neste ano, segundo o MEC, reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010.
Fonte: Ascom/SEDUC

domingo, 4 de março de 2012

I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL

Prof. Renato e Dep. Arnaldo Melo

Composição da mesa
        







          
          Foi realizada neste dia 02/03/2012  a solenidade de abertura da I Conferência Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul na cidade de Colinas. 
          Presidida pelo Jovem Parlamentar representante do  Maranhão Adão Randerson Barros de Lima e outros parlamentares dos estados do Rio Grande do Sul, Acre, representantes uruguaios, autoridades locais e pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, o deputado Arnaldo Melo, o auditório do Colinas Clube Center contou com a presença de muitos alunos da cidade e região. Gostaríamos de ressaltar que a presença de professores e gestores escolares foi muito  tímida uma vez que observamos poucos destes apoiando o evento.
        O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é um projeto de caráter internacional, realizado pelos Ministérios da Educação do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia, cujo propósito central é abrir espaços de participação, possibilitando que os jovens possam debater e trocar idéias sobre temas atuais e importantes.
        Na oportunidade, a URE de São João dos Patos se fez presente com a participação do prof. Renato Darcio representando a gestora Rilda Lúcia Gomes e o Secretário de estado da Educação, o Dr. João Bernardo Bringel. Convidado a falar, o professor Renato ressaltou a importância do jovem na construção da educação do nosso estado e afirmou que a democracia se fortalece quando os cidadãos e principalmente os jovens têm a oportunidade de levar suas idéias aos órgãos competentes. Concluiu deixando a URE de São João dos Patos aberta ao diálogo com os jovens.
       O professor Genésio Lima mencionou em suas palavras que o jovem não é o futuro deste país, mas o presente e a prova estava ali, onde os jovens reuniam-se para discutir políticas públicas a fim de melhorar da qualidade de vida dos cidadãos.
       Com iniciativas que visam ao desenvolvimento da  nossa regional, a URE de São João dos Patos sente-se honrada em apoiar e desenvolver ações que somam aos jovens parlamentares, e deseja que continuem com este belo trabalho em prol da educação.
       
Jovem parlamentar uruguaio e intérprete

quinta-feira, 1 de março de 2012

Governo oficializa municipalização do ensino com 22 prefeituras

Com o ato, cabe aos municípios, a responsabilidade  na gestão de imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas de ensino fundamental.  

O Termo de Cooperação Técnica e financeira para municipalização do ensino fundamental foi firmado, nesta quarta-feira (29), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com as prefeituras de 22 municípios das Unidades Regionais de Educação (UREs) de Barra do Corda, Pedreiras e Presidente Dutra – cidade onde aconteceu a solenidade, no auditório do Home Center Tavares. O acordo foi firmado pelos secretários de Estado Luís Fernando Silva (Casa Civil), representando a governadora Roseana Sarney, e João Bernardo Bringel (Educação).
Com o ato, o governo transfere para os municípios a gestão de imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas de ensino fundamental. Também presentes à solenidade o secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, prefeitos, lideranças, educadores e moradores da região. Também na cidade, os secretários assinaram a ordem de serviço para reforma de um centro de ensino e visitaram as escolas Padre Anchieta e Remy Soares.
Depois de destacar a determinação da governadora Roseana Sarney em buscar meios para aperfeiçoar a educação, João Bernardo Bringel salientou que o Estado, ao firmar esta parceria com 22 municípios, coloca-se como fomentador do processo de educação municipalizada, enquanto os municípios manifestam o desejo de mudança na área educacional.
Ao avaliar os termos de cooperação técnica e financeira com os municípios de três unidades regionais de educação como o mais representativo feito até agora, o secretário frisou que a iniciativa ocorreu devido à necessidade de acelerar o processo de municipalização do ensino fundamental. Ressaltou que nos municípios de Imperatriz, Itapecuru-Mirim e Açailândia, onde a parceria foi implantada anteriormente, as prefeituras assumiram as matrículas desde o início do ano letivo.
“O governo do Estado adotou a estratégia de agregar os municípios a todas as regionais de educação, como forma de acelerar o processo de municipalização. Os próximos a serem municipalizados serão São José de Ribamar, São João dos Patos, Balsas, Pinheiro e Viana”, informou o secretário.

Qualidade

Representando a governadora Roseana Sarney, o secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, destacou que a ação acrescenta benefícios positivos na gestão do ensino fundamental, com vantagens importantes para a comunidade escolar.
Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, 9 mil alunos passam para a gestão dos 22 municípios, para que os mesmos possam dar seguimento à política educacional do ensino fundamental. “O Governo do Estado está dotando os municípios de professores capacitados, em prédios adequados e recursos para que o ensino fundamental possa alcançar indicadores de qualidade com a garantia da continuidade da qualidade no ensino médio”, destacou.
Para o secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, a municipalização do ensino médio foi a forma ideal apontada por um estudo para a melhoria dos indicadores educacionais, tendo o estado como coordenador responsável pela gestão do sistema de educação.
O gestor Benedito Antônio Soares Nóbrega (Presidente Dutra), destacou que o ato representa um processo de inovação e transformação na educação do Maranhão. A prefeita de Presidente Dutra, Irene de Oliveira Soares, apontou a importância da municipalização. “A deliberação da governadora Roseana Sarney em municipalizar o ensino fundamental estimula os gestores dos municípios a aprimorarem o trabalho em prol da melhoria da educação”, disse.
Os prefeitos e representantes dos municípios assinaram o termo que define a progressiva especialização de funções e determina as responsabilidades entre as esferas do poder, beneficiando as escolas dos municípios de Grajaú, Sítio Novo, Esperantinópolis, Poção de Pedras, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim e Pedreiras.
Também foram beneficiados com a municipalização do ensino fundamental os municípios de Trizidela do Vale, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Graça Aranha, Joselândia, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes, Senador Alexandre Costa, São Domingos do Maranhão e São José dos Basílios.

Fonte: Ascom

Secretários visitam unidades de ensino em Presidente Dutra

Em Presidente Dutra, também, nesta quarta-feira (29), os secretários de Estado da Educação, João Bernardo Bringel; da Casa Civil, Luís Fernando Silva, representado a governadora Roseana Sarney; e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, visitaram duas escolas da rede estadual de ensino e a obra de uma creche. Eles estiveram acompanhados da prefeita Irene de Oliveira Soares e do gestor regional, Benedito Antônio Soares Nóbrega.
Na ida ao Centro de Ensino Padre Anchieta, os secretários foram recepcionados pela diretora Raimunda Barros da Silva Oliveira, que apresentou a estrutura da escola e as principais demandas da comunidade escolar. Ainda no centro de ensino, um grupo de 12 alunos encenou a minipeça “A importância da educação na formação do cidadão”, representando diversas categorias profissionais.
Em seguida, a comitiva foi a uma creche que está sendo construída com recursos do Tesouro Municipal, cujas obras deverão ser concluídas em 40 dias. De acordo com a prefeita Irene Soares de Oliveira, a creche terá capacidade para receber 900 crianças.
Os secretários Bernardo Bringel, Luis Fernando Silva e Hildo Rocha visitaram, também, o Centro de Ensino Remy Soares, onde conversaram com o diretor, Regiano Ribeiro Delamares.
Reforma
Durante a visita, os secretários anunciaram a reforma do prédio onde funciona a Unidade Regional de Educação de Presidente Dutra, a fim de garantir maior comodidade para os servidores. O gestor Benedito Soares disse que a obra irá beneficiar diretamente 15 municípios ligados à unidade regional de Presidente Dutra.
“A obra irá proporcionar o desenvolvimento de um trabalho ainda melhor nas escolas e para o fortalecimento da municipalização do ensino médio”, ressaltou Soares, depois de agradecer a governadora Roseana Sarney e ao secretário Bernardo Bringel.
De acordo com o gestor, o projeto a ser executado prevê a reforma e ampliação do prédio da URE e do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), que passará a contar com um laboratório de informática revitalizado com novos equipamentos, salas para diversos programas e um auditório climatizado com capacidade para 100 pessoas.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MUDANÇA NA DATA DAS INSCRIÇÕES DO SIMULADO 2012

A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS AVISA POR MEIO DA SUAVE QUE POR PROBLEMAS TÉCNICOS, FOI ALTERADO O PERÍODO DE INSCRIÇÃO DO SIMULADO ENEM 2012, A NOVA DATA SERÁ DE 8 A 23 DE MARÇO

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PARTICIPARÃO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA)

O PISA e o Ideb

      O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso "Todos pela Educação", eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, que trata da educação básica. É nesse âmbito que se enquadra a ideia das metas intermediárias para o Ideb. A lógica é a de que, para que o Brasil chegue à média 6,0 em 2021, período estipulado tendo como base a simbologia do bicentenário da Independência em 2022, cada sistema deve evoluir segundo pontos de partida distintos, e com esforço maior daqueles que partem em pior situação, com um objetivo implícito de redução da desigualdade educacional.
        A definição de uma meta nacional para o Ideb em 6,0 significa dizer que o país deve atingir em 2021, considerando os anos iniciais do ensino fundamental, o nível de qualidade educacional, em termos de proficiência e rendimento (taxa de aprovação), da média dos países desenvolvidos (média dos países membros da OCDE) observada atualmente. Essa comparação internacional foi possível devido a uma técnica de compatibilização entre a distribuição das proficiências observadas no PISA e no Saeb.

     O estudo PISA foi lançado pela OCDE (Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económico), em 1997. Os resultados obtidos nesse estudo permitem monitorizar, de uma forma regular, os sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos, no contexto de um enquadramento conceptual aceite internacionalmente.
      O PISA procura medir a capacidade dos jovens de 15 anos para usarem os conhecimentos que têm de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre o conteúdo do seu currículo escolar específico.

      O estudo está organizado em ciclos de 3 anos:

      A primeira recolha de informação ocorreu em 2000 (primeiro ciclo do PISA) e teve como principal domínio de avaliação a literacia em contexto de leitura. O estudo envolveu, então, cerca de 265 000 alunos de 15 anos, de 32 países, 28 dos quais membros da OCDE.
    Em 2009,os estudantes de Xangai, na China, conseguiram os melhores resultados sendo o último relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), enquanto o Brasil, apesar de melhorar em comparação com o último levantamento, segue entre os piores colocados no ranking de ensino internacional.
    Conforme os dados publicados nesta terça-feira, o Brasil está na 53ª colocação entre os 65 países pesquisados no estudo elaborado pela Organização para o Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
    Atrás de países como Bulgária, Romênia e os latino-americanos México, Chile e Uruguai, o Brasil alcançou média geral de 401 pontos. O país, no entanto, ficou à frente da Colômbia, Argentina, Kazaquistão, Tunísia, Indonésia, Albânia, Catar, Azerbaijão, Panamá, Peru e Quirguistão.
   Pela primeira vez, os resultados levaram em conta as capacidades dos estudantes de ler, compreender e utilizar os textos digitais e cada estudante teve de dedicar duas horas para preencher os questionários.
     Os organizadores anteciparam que a próxima edição do relatório Pisa (em 2012) irá considerar matemática como a área de principal atenção e que em 2015 as ciências serão a matéria com maior peso na avaliação.
    Adiantaram também que nos relatórios futuros serão testadas as capacidades dos estudantes de ler e entender textos em formato digital, assim como na resolução de problemas apresentados digitalmente, devido à importância crescente da tecnologia da informação.
    
      O PISA E A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS

      O PISA acontecerá este ano no período de 02 a 31 de maio. Nesta edição estima-se que a avaliação será aplicada  a aproximadamente 902 escolas e com a participação de cerca de 25.712 estudantes.
Vale ressaltar que, o Estado do Maranhão por meio da SEDUC/SUAVE participará da referida avaliação como parceiro, colaborando para o sucesso dessa ação, que tem por objetivo colher informações sobre o desempenho e as condições de aprendizagem de alunos com a idade de 15 e 16 anos. 
Na URE de São João dos Patos, duas escolas farão parte desta avaliação. A Escola Família Agrícola no município de Sucupira do Norte e a escola CE Epitácio Pessoa, em Paraibano. Ainda farão a mesma avaliação os alunos da Escola Municipal Haydê Chaves no municipio de Colinas.
Nesse contexto a URE de São João dos Patos recebe de braços abertos a comissão do PISA e espera contribuir com o evento e com a melhoria da qualidade do ensino do nosso estado. 
 


Escolas poderão participar do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Encontram-se abertas, até 16 de março de 2012, as inscrições para o 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, sediada em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.No Brasil, a realização do concurso, que tem como tema “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”, fica a cargo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional.
A participação dos estudantes se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos com até 15 anos de idade, duas melhores cartas para representá-las. As redações devem ser Cartas Argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa) escritas em língua portuguesa e relacionadas estritamente ao tema fixado.
O regulamento está disponível no site www.correios.com.br – Aba “sobre os correios”, link “Sustentabilidade”, “Vertente Social”, “Concurso de Redação de Cartas”.
Informações adicionais, estrar em contato com nossa URE: (99)3551-2244.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ALUNOS DO 2° ANO DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PARTICIPARÃO DE SIMULADO PARA O ENEM 2012


            Os alunos da 2a série do Ensino Médio de todas as escolas da Regional de São João dos Patos participarão de um Simulado  proposto pela  SEDUC como forma de diagnosticar possiveis dificuldades do alunado para o ENEM 2012 e de preparar estratégias com vistas ao exame.
            Os professores serão os aplicadores e a SEDUC está estruturando os coordenadores para o evento.

A inscrição

         A inscrição será on line a ser disponobilizada no site www.educacao.ma.gov.br/simuladoenem2012 , ou por este mesmo blog, esta poderá ser realizada pelo aluno ou por alguém da escola indicado pelo gestor. Nesse último caso, o responsável pela inscrição deve relacionar todos os dados dos alunos (CPF, RG, etc) solicitados no ato da inscrição, então preencher o formulário eletrônico. O aluno realizará a prova em sua escola, em turno e horário indicados.No dia do evento o aluno deverá se apresentar ao local da realização da prova, devidamente uniformizado, definido pela escola.
           O evento terá como coordenador regional o professor Renato Darcio Noleto Silva, técnico da URE de São João dos Patos.

Data de realização: 12 de abril de 2012;
Público alvo: alunos matriculados na 2ª série do ensino médio da rede estadual de ensino;
horário de realização da prova: 13:30h às 17:30h;
período de inscrição: 01 a 23 de março de 2012;
site de inscrição: www.educacao.ma.gov.br/simuladoenem2012 ou pelo link diponível em: uresjp.blogspot.com



Governo investirá R$ 1,5 bilhão no Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores

O Governo do Maranhão vai investir no Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual (PGCE), nos próximos quatro anos.Serão  investidos aproximadamente R$ 1,5 bilhão, beneficiando aproximadamente 88 mil funcionários, sendo cerca de 61 mil da ativa e 26 mil inativos (aposentados e pensionistas previdenciários).
O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, destacou que o trabalho minucioso realizado pela Seplan  tem como premissa assegurar a real valorização do servidor público estadual, promover justiça salarial, garantir aposentadoria digna e renovar o quadro de pessoal com  realização de concursos públicos.
O secretário explicou também que o levantamento detalhado de cargos dos grupos ocupacionais permitiu à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) reduzir de 17 para 4 os grupos existentes que ficarão assim organizados: Grupo Administração Geral, Grupo Especial, Grupo Segurança e Grupo Educação. O trabalho levou em consideração as peculiaridades de cada um deles. Foi feita ainda uma padronização e simplificação na estrutura de cargos assegurando crescimento mais homogêneo dos vencimentos entre o início e final das diferentes carreiras.
O Grupo Administração Geral, que englobará 33,36% de servidores ativos, será integrado por carreiras de cargos efetivos de nível superior, médio, técnico e fundamental, voltados ao exercício de atividades técnicas, técnico-administrativo, de suporte e auxiliar no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional.
O Grupo Especial, com 2,66% do quadro de servidores, será composto por carreiras de cargos efetivos cujas atribuições e responsabilidades estão diretamente ligadas ao núcleo estratégico do Governo com atuação no planejamento, formulação, controle, avaliação das políticas públicas, fiscalização e defesa do Estado.
Já o Grupo Educação, que corresponderá a 46,17% do funcionalismo, será integrado por carreiras de cargos efetivos de atividades de magistério de todos os níveis de ensino mantendo inalteradas as especificidades da Carreira do Magistério.
O Grupo Segurança, com 17,80%, será composto por carreiras de cargos efetivos com atribuições de natureza policial; de carreiras de atividades contínuas direcionadas aos objetivos do sistema penitenciário; e das relacionadas à regulação e controle do trânsito.
Outro ponto crucial desse trabalho realizado pela Seplan, segundo Gondim, foi o estudo de Cenários e Perspectivas da Economia do Maranhão que propiciou ao Governo programar os gastos com pessoal dentro dos Limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de assegurar que a implantação do Plano de Cargos não afetasse em redução dos investimentos em áreas primordiais como saúde, educação, infraestutura e segurança pública.
Fonte: Ascom/Seduc
Disponível em: http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/noticias/?id=23957

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS


Gestora Regional: RILDA LÚCIA GOMES DE SOUSA OLIVEIRA
Diretora Regional de Educação: LÚCIA MARIA AGUIAR BRAÚNA

End. Rua Gonçalves Dias, S/N, Centro - CEP:65.665-000
Fone/fax:(99)3551-2244

   
CIDADES QUE FAZEM PARTE DESTA UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO:

  • BARÃO DE GRAJAU
  • BENEDITO LEITE
  • BURITI BRAVO
  • COLINAS
  • JATOBÁ
  • LAGOA DO MATO
  • MIRADOR
  • NOVA IORQUE
  • PARAIBANO
  • PASSAGEM FRANCA
  • PASTOS BONS
  • SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO
  • SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO
  • SUCUPIRA DO NORTE
  • SUCUPIRA DO RIACHÃO
  • SÃO JOÃO DOS PATOS
Número de alunos matriculados: 19.778
Número de professores (exclusivamente em sala de aula):1.653
Número de escolas (sem incluir anexos): 45

DADOS: 2011

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2012

Escolas de todo o país já podem garantir presença na 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições para os ensinos fundamental e médio vão até março e as provas, divididas em quatro níveis, acontecem no dia 11 de maio. Informações sobre a Olimpíadas podem obtidas no site www.oba.org.br 
Em 2011, a olimpíada distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do País, envolvendo 64.890 professores. A expectativa deste ano é atingir a marca de um milhão.
Segundo o astrônomo e coordenador nacional da OBA, professor João Canalle, cada prova será constituída de dez perguntas: cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia. “As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico”, informou.Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica - que este ano será no Brasil - e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, além de participarem das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.Canalle ressaltou que o objetivo da olimpíada é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e ciências afins, promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa: “Nossa principal meta é fornecer dados corretos e atualizados aos alunos e professores”.A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O grupo responsável é constituído pelos astrônomos João Batista Garcia Canalle (UERJ), Thaís Mothé-Diniz (UFRJ), Helio Jacques Rocha-Pinto (UFRJ), Jaime Fernando Villas da Rocha (Unirio) e pelo engenheiro aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho (IAE).
Fonte: ASCOM