s

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Nota Fundação Sousândrade

Fundação Sousândrade se pronuncia sobre o ocorrido no Concurso Público para provimento de cargos de professores do Estado do Maranhão


NOTA

A respeito do concurso público para preenchimento de 1.500 vagas de professores da rede estadual de ensino, realizado neste domingo (20), a Fundação Sousândrade, contratada pelo Governo do Maranhão, para a realização do certame, esclarece que:
1. As provas do concurso público foram realizadas em 213 locais, em São Luís e mais oito municípios, em ambiente de plena normalidade. Houve apenas incidente num dos locais de provas, fato isolado que não compromete a lisura do certame.
2. Em face de problema técnico que provocou corte no fornecimento de energia elétrica nas dependências da Faculdade do Maranhão (FACAM), faculdade particular, no bairro Bequimão, contratada pela Fundação Sousândrade, as provas do concurso público para Professor do Quadro da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) que seriam realizadas nesta unidade, foram suspensas.
3. Neste local, seriam aplicadas as provas para 2.385 candidatos, que concorrem para as áreas de Educação Física, Matemática e Química. O número total de candidatos inscritos para estas opções é de 18.926, em todo o Estado.
4. Os candidatos que fariam a prova na FACAM e os demais concorrentes das mesmas áreas terão seus direitos garantidos e a Fundação Sousândrade reaplicará as provas para os 18.926 candidatos inscritos para estas áreas (Educação Física, Matemática e Química), logo em janeiro de 2016.
5. O calendário do concurso para os 64.542 candidatos inscritos nas demais opções segue normalmente, conforme cronograma.
São Luís, 20 de dezembro de 2015.
Emilio Ramos
Fundação Sousândrade
Gerência de Concursos

Disponível em: http://www.fsadu.org.br/concursos/proc/motor.php?modulo=info&cconc=a4d2f0d23dcc84ce983ff9157f8b7f88

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Governo do Maranhão oferece curso gratuito de Inglês Básico pela internet

         A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) disponibilizou, desde o mês de novembro deste ano, a Plataforma Negro Cosme, por meio da qual o Governo do Maranhão oferece cursos online gratuitos para toda a população. Um deles é o de Inglês Básico, ministrado pela professora Adriana Colombo Lôbo. Fundamental nos dias de hoje, em que falar um segundo idioma abre portas tanto no mundo acadêmico quanto no mercado de trabalho.
        São sete unidades que vão auxiliar na compreensão das estruturas básicas da língua inglesa, considerando diversos aspectos. O Curso tem duração de 60 horas e propõe que os inscritos pratiquem a língua, desenvolvendo habilidades como ler, falar e escrever. Para isso, serão utilizadas apostilas e criado um fórum de discussão, além de quiz sobre os conteúdos abordados. Ao longo das vídeoaulas, os estudantes passam por avaliações através de atividades.
         “Nós entendemos o quanto é importante saber falar outras línguas e essa formação é muito boa justamente porque pode ser feita por pessoas de todos os lugares e idades. Trabalhamos justamente neste sentido. Já temos o Cidadão do Mundo com curso de imersão e intercambio internacional para jovens, mas entendemos que é preciso ir além. E essa ferramenta reforça este papel, de facilitar, de dar oportunidade para que outros maranhenses aprendam um segundo idioma”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. Ele reforçou, ainda, que já são mais de 900 inscrições em um curto espaço de tempo.
Plataforma Negro Cosme
       
        O cadastro na Plataforma pode ser feito por meio do site da Secti. Clicando no banner da Plataforma Negro Cosme, basta informar o CPF, RG, data de nascimento e endereço. Atualmente, ela disponibiliza de cinco Cursos: Introdução à Pesquisa para o Ensino Médio; Leitura e Interpretação de Textos; Inglês Básico; Informática e Novas Tecnologias; e Matemática e Suas Tecnologias. Os cursos são online e ficam disponíveis 24h, facilitando o acesso de todas as pessoas.