s

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

2º ENCONTRO PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES

         A UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZARÁ NAS DUAS PRÓXIMAS SEMANAS, AS FORMAÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL EM QUATRO PÓLOS DA URE;
  PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DE 1º, 2º E 3º ANO, ESTARÃO SÃO O PÚBLICO ALVO.
          O ENCONTRO ACONTECERÁ NOS DIAS:

  • 30/09- EM SÃO JOÃO DOS PATOS COM OS MUNICÍPIOS:SÃO JOÃO DOS PATOS, PARAIBANO, PASSAGEM FRANCA, SUCUPIRA DO RIACHÃO E LAGOA DO MATO.
- LOCAL: IR CURSOS (EM FRENTE AO CE EDISON LOBÃO)

  • 01/10 - EM PASTOS BONS COM OS MUNICÍPIOS: PASTOS BONS, NOVA IORQUE, SUCUPIRA DO NORTE,SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO E BENEDITO LEITE.
- LOCAL:  FADOM (FACULDADE DONA NAÍLA) - Av. João Pessoa, próximo à quadra São José.

  • 07/10- EM BARÃO DE GRAJAÚ: BARÃO DE GRAJAÚ E SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO.
- LOCAL: CE ARISTIDES LOBÃO.

  • 08/10 - EM COLINAS: COLINAS, JATOBÁ, MIRADOR E BURITI BRAVO.
- LOCAL: CESCO

        CERTOS DA CONTRIBUIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS:


LUCIANA BORGES LEOCÁDIO- GESTORA REGIONAL

PROJETO ESCRAVO NEM PENSAR!

          A URE de São João dos Patos participa da Formação do Programa Escravo nem Pensar, em São Luis. Está presente a Profa. Luciana Leocádio, acompanhada dos Técnicos Pedagógicos Flávio Melo e Maria Raimunda P. da Silva.
     Este programa objetiva conscientizar os jovens sobre o trabalho escravo contemporâneo, assim como, preveni-los a
não se deixar aliciar e serem submetidos a um regime de trabalho escravo e desumano.
           A formação acontece nos dias 22,23,24 e 25 de setembro, com a presença de 7 URE`s, em que foram constatados casos e situação de trabalho escravo: Açailândia, Balsas, Codó, Imperatriz, São João dos Patos, Santa Inês e São Luis.
           Na URE de São João dos Patos os municípios onde ocorreram casos de trabalho escravo contemporâneo nos anos de 2013 e 2014, segundo a Comissão da Pastoral da Terra (CPT) foram Colinas, Pastos Bons e Passagem Franca.
            É um trabalho realizado pela ONG Repórter Brasil em Parceria com a SEDUC-MA, a ser direcionado pelas 7 URE`s envovidas, e pelas escolas estaduais pertencentes a estas.




segunda-feira, 21 de setembro de 2015

REDE DE FORMADORES EM FORMAÇÃO

        Duzentos profissionais da educação das 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão (UREs) participaram, nesta quinta-feira (17), na Escola de Governo do Maranhão, da abertura de formação que visa subsidiar o trabalho dos professores do 3º ano do ensino médio, no planejamento de atividades em sala de aula, com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O evento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres e a equipe técnica da Seduc, além do consultor Walter Takemoto.



        Na ocasião o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fez a entrega da Coletânea de Cadernos que será disponibilizada aos professores, com orientações didáticas para dar suporte ao planejamento do trabalho em sala de aula.

           Os cadernos foram entregues pela secretária Áurea Prazeres ao professor formador, Nazeu Cruz, de Pedreiras, representando, na ocasião, todos os professores presentes. Ao todo, serão distribuídos 90 mil Cadernos do Enem/Apoio Pedagógico aos estudantes e um total de 2.600 aos professores da rede.

       “A ação formativa é ação prioritária e transversaliza todos os espaços da rede. Estamos inaugurando um processo muito importante, vocês são protagonistas desse processo”, pontuou a secretária Áurea Prazeres. “Chegou a hora de dizer ao Brasil que podemos melhorar nossa identidade no que se refere os indicadores educacionais”, concluiu.

       A secretária anunciou que a Rede de Formadores já está no orçamento de 2016, assegurando a continuidade das ações de formação nas 19 UREs. Informou também que está acontecendo até outubro um grande movimento nas escolas, no que diz respeito à limpeza e manutenção da infraestrutura e que o “status” dessas atividades será disponibilizado no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br), para consulta dos gestores e interatividade.

     Sobre a Coletânea de Cadernos, o consultor Walter Takemoto assegurou que “a distribuição dos cadernos para os professores representa a garantia de que o estudante tenha condições de acesso à formação de qualidade”, ressaltou.
     A professora Delcimara Caldas, do CE Governador Archer vê de forma positiva a aquisição dos cadernos e a formação. “Todo instrumento que contribui com o professor é importante. É bom saber que a Seduc percebe isso e entende que estas ferramentas significam muito no processo. Agora vemos uma preocupação maior com a formação e também em colocar os professores na construção de uma rede de formação”, destacou.

       Para a professora Ana Cláudia Frazão, da escola Pires Collins de Paço do Lumiar, essa foi uma boa novidade. Já a professora Rosângela Melo, da URE de Imperatriz, a coletânea é de extrema necessidade. De acordo com o professor do Cintra, Francisco Barbosa, a ideia dos cadernos foi muito importante, “porque antes nós tirávamos cópia, agora temos tudo no material”, disse.

        “Sem uma política de formação continuada, que permita a todos os educadores terem acesso ao que de mais recente e importante tem se produzido na educação do Maranhão, do Brasil e em todo o mundo, não será possível transformar a realidade das nossas escolas, dar aos docentes o devido valor profissional e a cada um dos nossos estudantes a garantia do sucesso escolar”, arrematou a secretária Áurea Prazeres.

         Além da formação para professores, a Seduc também realiza, nesta sexta-feira (18), o “Encontro Formativo”, às 8h30, voltado a gestores e diretores das UREs.

Rede de Formadores

          Desde o início da atual gestão, o Governo, por meio da Seduc, vem trabalhando para instituir uma política estadual de formação continuada dos profissionais da educação. Como parte dessas ações, foi instituída a Rede Estadual de Formadores, que visa garantir que em cada uma das escolas da rede possa acontecer cotidianamente o trabalho coletivo de estudo, compartilhamento de experiências e reflexão conjunta sobre a própria prática.

         A Rede de Formadores foi iniciada com a formação de 150 formadores das Unidades Regionais de Educação, com a implementação de formação para os professores com foco no apoio pedagógico aos estudantes do ensino fundamental e médio.

       Como o objetivo estratégico da Rede de Formadores é a implementação de uma Política de Formação Continuada nas escolas, cuja finalidade é subsidiar o trabalho de sala de aula realizado pelos professores, tanto a ação inicial voltada para o apoio pedagógico quanto a formação que será realizada sobre o Enem possuem como objetivo estratégico que cada um dos professores da rede estadual ampliar suas competências profissionais necessárias para planejar o ensino e adequá-lo às necessidades de aprendizagem de seus alunos e alunas, fazendo com que estes tenham uma aprendizagem com qualidade.

A URE

         A Rede de Formadores na URE é composta por 5 (cinco) membros, sendo eles: Jemara Maria (Coordenadora), José Genésio , Rota Melo, Nádia Rúbia (ambos lingua portuguesa e pedagogia) e Prof. Renato Darcio (Matemática).
            Uma formação já fora realizada pelo grupo, sendo prevista mais 2 (duas) formações, sendo a próxima prevista para 30/09 , 01, 07 e 08/10, sendo realizada por polos.

Fonte: SEDUC
Texto: www.educacao.ma.gov.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

AVALIA MARANHÃO

O Avalia Maranhão constitui-se em uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de consolidar um sistema estadual de avaliação de referência para o poder central, unidades regionais de educação, escolas, profissionais da rede de ensino e toda a sociedade maranhense. Trata-se da aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática com questões que avaliam capacidades de leitura e raciocínio lógico-matemático balanceadas nos descritores da matriz de referência do SAEB.
Portanto, vimos por meio deste, informa-los sobre a aplicação da prova do AVALIA MARANHÃO, que acontecerá neste dia 20 de outubro de 2015.
Todos os alunos da Rede Estadual do Maranhão de 5º, 9º (Ensino Fundamental) e 3º ano (Ensino Médio) deverão fazer a prova, para isso, uma grande estrutura logística foi montada para que tudo se efetive como planejado. 
O coordenadores locais e aplicadores entrarão em contato com todas as escolas até a aplicação, pois muitos pontos ainda precisam ser conhecidos. 

Grêmio do CE João Castelo em Pastos Bons Realiza Gincana no dia do Estudante

O Grêmio Estudantil do CE João Castelo, município de Pastos Bons, promoveu no dia do Estudante, uma Gincana seguida de passeio ciclístico, que envolveu alunos das Escolas Estaduais e Municipais de Pastos Bons. 


          O dia do estudante em Pastos Bons foi comemorado de forma a envolver alunos das Redes Estadual e Municipal, o Grêmio Estudantil, presidida por Jackson Coelho, organizou um passeio ciclístico pelas ruas e avenidas da cidade, culminando na Pça. São José com a realização de uma Gincana Estudantil, onde alunos das diversas escolas das Redes Municipal e Estadual, participaram de brincadeiras e disputas. Ao final do evento foi servido um lanche a todos os alunos e houve sorteio de várias bicicletas - doação feita pela Prefeitura Municipal de Pastos Bons.

             Houve o total apoio das escolas Estaduais CE João Castelo e CE Dr. José Neiva ao evento, além do apoio da Prefeitura de pastos Bons.
               O Grêmio Estudantil quando utilizado para a Democratização da Escola e para o Protagonismo Estudantil pode render bons frutos, e com isso, envolver a comunidade escolar.