s

quarta-feira, 26 de março de 2014

PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL CRESCE NA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS

      EM RESPOSTA À IMPORTÂNCIA QUE A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS TEM DADO AO PROGRAMA, A SECRETARIA DE TECNOLOGIA DO ESTADO DO MARANHÃO JUNTAMENTE COM A UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO- UNIVIMA AMPLIOU NESTA REGIONAL PARA 15 (QUINZE) PÓLOS DE TRANSMISSÃO.
       COM A AÇÃO, FORAM GERADAS 2400 VAGAS ( 1200 - ETAPA PRÉ-VESTIBULAR E 1200 ETAPA QUALIFICAÇÃO) PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS.
         NA OPORTUNIDADE SÃO CRIADOS TAMBÉM 15 POSTOS DE TRABALHO PARA SUPERVISOR E 90 POSTOS DE TRABALHO PARA TUTORES.
       SENDO ASSIM ALUNOS E COMUNIDADE PODEM BUSCAR QUALIFICAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A CONTINUIDADE DE SEUS ESTUDOS.
       COM NOVIDADES PARA ESTE ANO, O PROGRAMA OFERECE CURSOS DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO E PANIFICAÇÃO. 
               

SECRETÁRIO SE REÚNE COM SINPROESEMMA

         O secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, se reuniu nesta terça-feira (25), com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Eles discutiram ações que beneficiam diretamente os profissionais da rede pública estadual de ensino.

        Realizada na sede da entidade sindical, no centro histórico de São Luís, o encontro reuniu dirigentes sindicais e a equipe técnica da secretaria. Na ocasião, foram debatidas questões como: concurso público para categoria, eleição para diretor de escola e gratificações contidas no Estatuto do Educador.

          O secretário Pedro Fernandes destacou, na ocasião, que a Seduc vem desenvolvendo um grande trabalho na gestão de recursos humanos. “Um dos setores que buscamos melhorar na secretaria foi a administração dos recursos humanos e avançamos muito na concessão de progressões, titulações e promoções aos professores, além da aprovação do Estatuto do Educador e todas as questões referentes a gratificações dos servidores”, ressaltou.

       Sobre a eleição direta para gestor escolar, Pedro Fernandes informou que a minuta do decreto que disciplina o processo foi finalizada com base nas discussões com o sindicato e encaminhada à secretaria de Gestão e Previdência. Além disso, a Seduc, em parceria com outras instituições deverá ofertar formação especifica de gestão escolar, a fim de capacitar dirigentes escolares.

        O secretário também informou que a Seduc encaminhou à Casa Civil proposta de edital do concurso público da educação para diversas áreas, incluindo o setor técnico-administrativo, além dos profissionais docentes.

        Depois de agradecer a visita do secretário Pedro Fernandes à sede da entidade, o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, falou do empenho da equipe técnica da secretaria para agilizar o andamento dos processos que dizem respeito à categoria. “Temos mantido diálogo com a secretaria e participado permanentemente das discussões, objetivando o encaminhamento das ações que de valorização do servidor do magistério”, disse.

Fonte: http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/noticias/?id=79279

SEDUC CRIARÁ SISTEMA DE AVALIAÇÃO



       A proposta de criação do Sistema Maranhense de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Simae) foi discutida, nesta segunda-feira (24), por gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual de Educação (Uema). A ferramenta objetiva possibilitar o acompanhamento da qualidade da educação e reunir subsídios para formulação de políticas públicas.

    Participaram da reunião, que aconteceu na reitoria da Uema, o secretário Pedro Fernandes, a assessora-chefe da Universidade, Hilda Batista, representando o reitor José Augusto, e técnicos das duas instituições.

       Pedro Fernandes explicou que o sistema irá avaliar todos os níveis e modalidades de ensino, envolvendo as redes estadual e municipais, aferindo todas os setores da educação. "A ideia é criar um sistema de avaliação que servirá também para a Uema planejar sua oferta de cursos de formação inicial e continuada de professores", apontou. Ele também sugeriu a assinatura de um protocolo de intenções entre as duas instituições a fim de criar o Simae no estado.

          Hilda Batista destacou o papel da universidade no apoio às políticas públicas estaduais e a importância do sistema de avaliação para avaliar resultados educacionais. "Será o primeiro passo para a implantação da meritocracia, avaliando o resultado real de cada escola e daqueles envolvidos com a educação", acrescentou.

      Segundo Vera Pires, supervisora de avaliação educacional da Seduc, o Simae visa também promover intervenções pedagógicas e gerenciais para aprendizagem; criar um indicador de qualidade para as escolas do Maranhão; possibilitar integração e o comprometimento de todos os atores envolvidos no processo educativo, por meio do acompanhamento efetivo dos resultados obtidos pelas escolas.

Fonte: O Imparcial

terça-feira, 25 de março de 2014

Aulas da Mediação Tecnológica tem início neste dia 24

Turma de Seriema (Tutoia3), no canto inferior da imagem, presente na aula inaugural

       O Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Ciência e Tecnologia (Sectec), promove, nesta segunda-feira (24), às 10h, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, aula inaugural do Programa MTec, que oferta ensino médio regular por meio da mediação tecnológica a comunidades da zona rural de difícil acesso.
Idealizado pela Seduc, o MTec é uma das ações estratégicas para a universalização do ensino médio do estado. Para 2014, a tecnologia deverá entrar em funcionamento em 300 salas instaladas em 74 municípios, para o atendimento de 7.640 alunos nos 1° e 2° anos e nos turnos vespertino e noturno.
       O programa é composto por 13 professores especialistas que ministram suas aulas, a partir de uma plataforma, via satélite e em tempo real, utilizando recursos pedagógicos, como vídeos, músicas, objetos de aprendizagem, que permitem aulas contextualizadas e dinâmicas, além de possibilitar interatividade imediata entre professor e alunos.
        O MTec é uma parceria com a Sectec, por intermédio da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima), instituição que fornece os equipamentos e tecnologia para subsidiar a efetivação do programa.
        Em 2013, o programa funcionou em 27 salas de aula de 1° ano do Ensino Médio, atendendo um total de 672 alunos de 21 escolas, localizadas em 19 municípios.

        Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, através de parecer n° 210/2013, em outubro do ano passado, o programa do Governo contribuiu de forma significativa para definição de uma nova estratégia para alcance da meta de universalização e acesso com qualidade na última etapa da educação básica.


FONTE: http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2014/03/21/interna_urbano,153162/governo-realiza-aula-inaugural-do-programa-mtec.shtml

ATENÇÃO GESTORES E ALUNOS!

CARRETA DO VIVA CIDADÃO SE ENCONTRA EM SÃO JOÃO DOS PATOS.

       LOCALIZADA À AVENIDA PRESIDENTE MÉDICI, AO LADO DO SINAL, A CARRETA DO VIVA CIDADÃO É EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA ALUNOS QUE IRÃO FAZER O ENEM E DEMAIS CONCURSOS DA REGIÃO, POR ISSO, SUGERIMOS QUE GESTORES E PROFESSORES MOBILIZEM SEUS ALUNOS PARA TIRAREM SEUS DOCUMENTOS PESSOAIS PARA QUE NA HORA DA INSCRIÇÃO NÃO HAJA PENDÊNCIA.
        COLOCAMO-NOS A DISPOSIÇÃO PARA TENTAR MARCAR HORÁRIO DAS CARAVANAS JUNTO A ADMINISTRAÇÃO DO VIVA.

segunda-feira, 24 de março de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

  A Olimpíada de Língua Portuguesa 2014, objetivando dar início às atividades para realização da 4ª edição do concurso da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, mediante a adesão do Estado ao Programa, efetivada pelo Secretário de Estado da Educação, Sr. Pedro Fernandes Ribeiro, no dia 10 de março de 2014, informa que:

    A partir da adesão de nosso Estado, os professores participantes poderão fazer suas inscrições e desenvolverem suas oficinas em sala de aula. Informamos que as inscrições dos professores podem ser feitas exclusivamente online, por meio do site www.escrevendoofuturo.org.br, que permite acesso á ficha de inscrição do professor e às relevantes sobre a realização do concurso. O início das inscrições será no dia 24 de março e se estenderá até o dia 30 do mesmo mês.

    Considerando que a Olimpíada de Língua Portuguesa é um processo de exercício das práticas lingüísticas que contribui para a melhoria da leitura e da escrita, solicitamos de Vossa Senhoria a divulgação do concurso junto aos professores de Língua Portuguesa da sua escola

quinta-feira, 20 de março de 2014

Prazo para inscrição na OBMEP termina nesta sexta-feira


     Termina nesta sexta-feira (21), o prazo de inscrição na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014). Podem participar alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais de todo o País. A inscrição deve ser feita no site da Olimpíada (www.obmep.org.br). As provas da primeira fase acontecerão no dia 27 de maio.

        A OBMEP é uma ação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio das Secretarias de Educação.
  A lista nominal dos alunos premiados será divulgada no site da Olimpíada (www.obmep.org.br). Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

      Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e Secretarias de Educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada (www.obmep.org.br), podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.

ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DAS ESCOLAS PÚBLICAS-OBMEP

  TODAS AS ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS DEVERÃO FAZER AS INSCRIÇÕES DAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS QUE ENCERRAM O PRAZO NESTA TERÇA FEIRA DIA 21-03.
     APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA LEMBRÁ-LOS DE QUE É MUITO VÁLIDA AS ORIENTAÇÕES DO ANO DE 2013 PARA PROFESSORES E ALUNOS ONDE UM VÍDEO MOTIVACIONAL FOI DISPONIBILIZADO ÀS ESCOLAS PARA MOBILIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS.

SAE PROMOVE VIDEOCONFERÊNCIA NESTA SEXTA DIA 21-03

       SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE ATRAVÉS DA SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO, UMA VIDEOCONFERÊNCIA NESTA SEXTA, 21-03-14, PARA AVALIAR O PROGRAMA DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, A PARTIR DAS 15:00 H NAS ESCOLAS ONDE POSSUEM O APARELHO DA UNIVIMA DO PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL.
       NA OPORTUNIDADE SERÁ DISCUTIDO PLANEJAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA EM NOVAS ESCOLAS DA UNIDADE REGIONAL.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS.

PROGRAMA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA INICIA SUAS AULAS

      A abertura do ano letivo no MTEC acontecerá no dia 24/03/2014 a partir das 11h e será realizada com a participação da Excelentíssima Senhora Governadora e demais autoridades.
     Nos municípios que não tiverem escolas do MTEC a transmissão será no auditório da UNIVIMA.
      *OBS: As aulas terão início apenas para as escolas que já possuem o programa, as demais deverão iniciar normalmente suas atividades, e depois terão a conversão para o programa.

terça-feira, 18 de março de 2014

OUVIDORIA A TODO VAPOR

       AUMENTA O NÚMERO DE DENÚNCIAS NA URE ATRAVÉS DA OUVIDORIA DO ESTADO.

    DEPOIS DA ÚLTIMA REUNIÃO DE GESTORES, AO DISPONIBILIZAR E COBRAR EXPOSIÇÃO DO CARTAZ DA OUVIDORIA DO ESTADO, AUMENTA A CADA DIA DENÚNCIAS SOBRE IRREGULARIDADES QUE ACONTECEM LONGE DOS OLHOS DA SEDUC.
          ASSUNTOS COMO ACÚMULO INDEVIDO DE CARGOS, TERCEIRIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO, MÁ GESTÃO DENTRE OUTROS ASSUNTOS FORAM DENUNCIADOS E ESTÃO SENDO APURADOS. 
            A UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO TEM PRAZO QUE VARIA ENTRE 3 E 10 DIAS PARA RESPOSTA.
       UM DOS MAIS IMPORTANTES PARCEIROS DESSE PROCESSO SÃO AS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA, QUE ESTÃO ACOMPANHANDO OS TRABALHOS, COMO É O EXEMPLO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA E TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MIRADOR E SUC. DO NORTE QUE CONSTANTEMENTE SOLICITA ESCLARECIMENTOS JUNTO À URE.
  OUTRO PARCEIRO, QUE ACOMPANHA DIRETAMENTE OS TRABALHOS DE AVERIGUAÇÃO DOS FATOS É A SUPERINTENDÊNCIA DOS RECURSOS HUMANOS-SARH E SUPERINTENDÊNCIA DE COORDENAÇÃO DAS URES- SARE.
       COM OS LAÇOS FORTALESCIDOS, PODEMOS FAZER UM TRABALHO QUE SURTE BASTANTE EFEITO, COM SEGURANÇA E DE GARANTIA DO DIREITO A TODOS.

ESCOLAS RECEBEM TRANSFORADORES

       
       ESCOLAS DA URE DE SJP RECEBEM TRANSFORMADORES PARA SANAR BAIXA DE ENERGIA.

  A SEDUC ESTÁ CUSTEANDO TRANSFORMADORES E SUA INSTALAÇÃO NA FORMA DE SUBESTAÇÃO PARA SEIS ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS, SÃO ELAS:

CE MARIA JOSÉ MACEDO COSTA- COLINAS
CE JOÃO PESSOA- COLINAS
CE EPITÁCIO PESSOA- PARAIBANO
CE ANTÔNIO REINALDO PORTO- P. FRANCA
CE LUCAS COELHO- B. LEITE
CE CARVALHO GUIMARÃES - B BRAVO.

        ALÉM DOS TRANSFORMADORES, UM RECURSO DE R$ 14.000,00 ESTARÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM OS PROJETOS, PARA QUE A INSTALAÇÃO SEJA GARANTIDA.
                 OS PROJETOS BEM COMO A PLANILHA DE GASTOS JÁ ESTÃO NO E-MAIL DOS GESTORES ESCOLARES!

PALAVRA DO SECRETÁRIO



Secretário destaca ações de apoio ao ensino e valorização do professor

       O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destacou, nesta segunda-feira (17), em entrevista a uma emissora de rádio, que o Governo do Estado vem realizando um grande trabalho, com apoio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ma), orientando tecnicamente a todos os municípios maranhenses quanto à elaboração dos Planos de Ações Articuladas (PAR).

     Pedro Fernandes ressaltou que a ação é vital para o financiamento junto ao Ministério da Educação, para a construção e reformas de escolas, aquisição de carteiras, lousas, e demais mobiliários, além da formação continuada de professores.

     "A missão da Seduc é mais do que atender a sua rede. A sua visão tem que ser sistêmica, por isso tem buscado atingir quatro grandes objetivos: melhorar o nível do aprendizado (da educação infantil ao ensino superior); universalizar o ensino médio; institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios (como exige a Constituição); e combater o analfabetismo", apontou.

      Ele frisou que a Seduc realizou quatro seminários de Integração Estado e Municípios com objetivo de oferecer às redes municipais de ensino todo o apoio necessário para a melhoria do ensino. "Em regime de colaboração estamos orientando 90 municípios na elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação, que traçam metas e estratégias para cada realidade municipal. Além disso, há outros 90 municípios aderindo", informou o secretário.

  Pedro Fernandes também ressaltou que o Maranhão realizou 28 conferências intermunicipais de educação, com a participação de todos os 217 municípios. "Nessas conferências discutimos subsídios para a elaboração do Plano Estadual de Educação, que foi consolidado, em articulação com o Fórum Estadual de Educação na Conferência Maranhense de Educação. O plano hoje é referência para outros estados em conformidade com o Plano Nacional de Educação", realçou.

Valorização

    O secretário destacou que o Maranhão é um dos estados que paga aos professores da rede estadual de ensino o Piso Salarial Nacional da categoria e que foi reajustado pelo Governo do Estado em 8,32% este ano. 

   Sobre as conquistas para os professores, ele ressaltou que foi aprovado o Estatuto do Educador, sancionado pela governadora Roseana Sarney em julho de 2013, que assegura uma série de benefícios, além de gratificações de estímulo para a categoria, segurança na carreira e jornada de trabalho aos docentes.

   A Seduc também está trabalhando na formação inicial e continuada do professor e na mediação tecnológica, para proporcionar ao docente acesso a meios e ferramentas de alta tecnologia para transmissão do conhecimento. "Estamos distribuindo 15 mil tablets a professores do ensino médio e kits de videoconferências (programa M-Tec de mediação tecnológica em parceria com a Univima) aos anexos de povoados distantes, atendidos pelo programa", disse.

INICIAM-SE AS AULAS DO CE MARIETA SÁ EM SUCUPIRA DO RIACHÃO- NOVO AMBIENTE

        A UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS ESTEVE PRESENTE NA AULA INAUGURAL DO CE MARIETA SÁ EM SUAS NOVAS INSTALAÇÕES.
      UM SONHO REALIZADO PARA TODA A COMUNIDADE SUCUPIRENSE QUE NÃO PRECISARÁ MAIS DESLOCAR SEUS FILHOS NO TURNO DIURNO PARA ESTUDAR, POIS COM O NOVO ESPAÇO, A ESCOLA PODERÁ OFERTAR ENSINO MÉDIO NOS DEMAIS TURNOS.
       ESTIVERAM PRESENTES, ALÉM DOS PROFESSORES, ALUNOS E PAIS, A PREFEITA DE SUCUPIRA GILZA RIBEIRO, A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO MISSLANY, E A UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO REPRESENTADA PELO DIRETOR DE EDUCAÇÃO RENATO DÁRCIO NOLETO SILVA E OS TÉCNICOS MARCIANO E EDITH.
      "UMA LUTA CONSTANTE COM O APOIO DA URE E DA PREFEITURA JUNTAMENTE COM A SEDUC, DESDE OS PRIMEIROS DIAS DA MINHA GESTÃO, PARA QUE OS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA PUDESSEM TER UM ESPAÇO MAIS ADEQUADO PARA O FUNCIONAMENTO DO ENSINO MÉDIO" RESSALTOU A GESTORA DA ESCOLA ROSILÂNDIA ALMEIDA.
        A ESTRUTURA DA ESCOLA POSSUI 6 SALAS DE AULA, FORRADAS  E CONTA COM CARTEIRAS NOVAS, ALÉM DE UM MINI AUDITÓRIO, ESPAÇO ADMINISTRATIVO, BANHEIROS COM ACESSO A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA.
         COM A CONQUISTA, A EDUCAÇÃO É QUEM GANHA EM NOSSA REGIÃO!

segunda-feira, 17 de março de 2014

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR T-O-D-O-S!

No Brasil, temos 40 milhões de alunos. Ou seja, um quinto da população está na escola. Somos a sexta maior economia do mundo, mas na educação, estamos em 88º lugar. Os professores ganham mal e os alunos não gostam das aulas. Por que tem que ser assim?
“A gente tem no Brasil uma tendência de arrumar culpado. E quando você vai no fundo, cadê o culpado? O culpado morreu há 30 anos e você está oprimido por aquele culpado. A gente tem que tomar conta do Brasil”, afirma Viviane Mosé, filósofa.
Algumas escolas já começaram a tomar conta do Brasil. O Fantástico pesquisou e encontrou escolas públicas em áreas pobres que possuem uma educação com qualidade de primeiro mundo, com médias melhores que as de escolas particulares e aprovando a maioria dos alunos no vestibular.
“Nós chegamos a ter instantes dentro dessa escola que tínhamos que expulsar os alunos, no bom sentido. Aqui parecia que era o melhor lugar. O menino estudava de manhã, mas ele queria ficar à tarde, queria ficar à noite, queria passar a madrugada estudando, porque aqui ele se sentia bem”, conta Narjara Benício, diretora regional.
91506c8d78_media.jpg
A equipe do Fantástico viajou 12 mil quilômetros pelo Brasil, visitou escolas, conversou com pais, alunos, professores, especialistas na área de educação e com pessoas que vieram de escolas públicas.
Na série Educação.doc , viaje com o Fantástico e descubra o segredo dessas escolas públicas de alta qualidade.
O primeiro destino é Cocal dos Alves, no Piauí, uma pequena cidade, de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil. Lá, a escola Augustinho Brandão já acumula dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional.
“Em 2010, a escola aprovou todos os alunos que fizeram o vestibular. Todos”, destaca Aurilene Vieira, diretora.
ad7204abf97ee3818e911e06a810c101cae92e04.jpg
“Se o pessoal se conscientizasse que a educação pode transformar, ia acontecer uma grande diferenciação. E foi o que aconteceu nesse colégio. Conscientizar tanto alunos quanto professores”, diz Franciele de Brito, aluna.
“Eu ouvi a vida toda que a educação pública é uma educação de péssima qualidade. Cresci ouvindo isso. E eu faço de tudo para mudar essa realidade. Eu acredito na escola pública. Não é possível que não dê certo em um país tão lindo, tão cheio de diversidades culturais, tão rico, não tem por que a educação não dar certo”, afirma Socorro Vieira, professora.
A mudança em Cocal dos Alves começou em 2003, quando a diretora Narjara e um grupo de professores receberam a missão de abrir a primeira escola de ensino médio da cidade.
escolacocal.jpg
“Aqui, nesse início de trabalho, vivenciamos as situações mais adversas que o público possa imaginar, de falta de tudo. Mesmo assim o trabalho aconteceu. Quando aconteceu, os apoios, aquilo que já era para estar sendo fomentado naturalmente, aconteceram”, revela Narjara Benício, diretora regional.
Para abrir a escola era necessário que os professores fizessem uma especialização na universidade. E isso foi feito.
“Na tentativa de ingressar os professores na universidade, tivemos nossos primeiros embates políticos. Aconteceu que no primeiro ano, nos esforçamos bastante para que todas as pessoas que ingressassem por Cocal dos Alves, para estar no ensino superior, fossem de Cocal dos Alves. E para isso, eu tive que fazer uma loucura. Porque aí tem: ‘Ah, queria beneficiar o fulano da cidade vizinha, porque é meu parente ou meu colega’. E eu tive meu primeiro embate. Disse: ‘Olha, eu não permito isso’. Se são os recursos de Cocal dos Alves que estão sendo usados, é para beneficiar o pessoal de Cocal dos Alves. E para isso tive que esconder papel timbrado, para não darem nenhuma declaração para as pessoas que não eram de Cocal dos Alves. Queriam fazer uma ‘farrinha’ com as declarações para aproveitar as vagas. Aí, foi minha primeira briga”, lembra a diretora.
Depois que ela conseguiu enfrentar o sistema e formar um grupo de professores de Cocal dos Alves, eles se reuniram e fizeram um pacto para tentar fazer uma escola de qualidade que conseguisse colocar os alunos nas melhores faculdades da capital do estado, Teresina.
74612-771294.JPG
“Nosso maior desafio foi fazer os alunos acreditarem nisso. Alunos filhos de pais analfabetos, da roça, que só tinham o que comer, que só dava para o sustento, a roupinha ruim. Então para fazer esses meninos viajarem nesse sonho, de que era possível sem ter dinheiro, sem ter uma roupa boa, ir lá para Teresina, para a capital, estudar lá. Foi necessário o sonho. Acreditar no sonho. Quando a gente conseguiu fazer esse povo acreditar mesmo que era possível estudar fora, se formar e mudar de vida, pronto. O aluno entra na escola Augustinho Brandão e já começa a sonhar: ‘o que eu vou querer ser?’”, afirmou Aurilene Vieira, diretora.
“Eu não vejo uma missão maior para a escola do que compartilhar esse conhecimento para que a pessoa consiga encontrar o lugar dela no mundo. Então, a escola, sim, é a grande mola propulsora que empurra as pessoas para a direção do sonho delas”, destaca Emicida, músico que estudou em escola pública.
Os alunos criaram um jornal que é distribuído por toda a cidade.
“Nós percebemos a necessidade de trazer a notícia para o povo”, diz uma das estudantes que criam o ‘Jornal Social’.
“Não tem nenhum intelectual que pode sentar, por mais genial que seja, e dizer: ‘eu sei a saída para a educação brasileira’. Porque não tem uma saída. São muitas. É assim que eu faço o diagnóstico, não só da educação, mas da sociedade. Tudo está no chão. Algumas coisas muito interessantes começam a brotar de modo novo, corajoso”, afirma Viviane Mosé.
“A escola tem recebido caravanas e caravanas com estudantes e estudiosos da educação para saber o que acontece aqui. Eu digo: ‘não precisa não’. Basta que cada um faça o seu papel e faça isso com engajamento. Seja professor que você quer ser professor e não porque lhe falta opção na vida. Seja gestor porque você quer conduzir aquela escola proporcionando o melhor para o aluno, e não porque você quer fugir de uma sala de aula. Seja sistema porque você tem ideias para contribuir e quebrar os paradigmas que forem necessários.
Então a partir do momento que cada um de nós enquanto sistema, enquanto professores, enquanto pai de aluno focarmos no principal do processo que é o aluno, isso pensando nele enquanto profissional, ser humano, criança, adolescente, respeitando suas peculiaridades, sua faixa etária. Nós pensarmos nisso com valores e não nos moldes que está se perpetuando: ‘cada um por si e deus por todos’”, ressalta Narjara Benício.
“Quando o pessoal cair na real e perceber que não tem outra forma de se ter um futuro melhor sem ser pela educação, aí vai acontecer a grande diferença, a grande melhoria”, destaca Franciele de Brito, aluna.

Fonte:http://180graus.com/noticias/tv-globo-escola-publica-do-piaui-e-exemplo-para-educacao-do-brasil