s

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ALUNOS DA ESCOLA EPITÁCIO PESSOA PARTICIPAM DE MAIS UMA EXCURSÃO EM SÃO LUIS

Alunos, professores e deputado Arnaldo Melo ao centro,
 na assembleia legislativa
Deputado Arnaldo Melo, recebe alunos da escola estadual Epitácio Pessoa (CEEP), da cidade de Paraibano-Ma. Os estudantes participaram de aula de Cidadania na Assembleia Legislativa do Maranhão.


O Centro de Ensino Epitácio Pessoa (CEEP) de Paraibano-MA, realizou mais uma excursão pedagógica com os alunos da 3ª série do Ensino Médio no último final de semana. Foram selecionados seis alunos de cada turma totalizando 36. A excursão foi organizada pela professora de História Simonia Cruz, sempre com o apoio e participação direta da diretora Rosimar Alves Moreira Brito, auxiliaram também a excursão, as professoras: Laudeci Dantas, Vania Gomes, Geldiana Dantas, Domingas Feliciana, Antonia Carneiro e Sabrina Souza.

 O recurso utilizado para o transporte foi proveniente do programa do governo federal “Ensino Médio Inovador”, o presidente da Asembleia Legislativa do Maranhão Deputado Arnaldo Melo, recebeu os estudantes que fizeram uma visita em várias repartições do orgão e tiveram aula de cidadania, a hospedagem da turma foi conseguida por intermédio da Prefeita Aparecida Furtado, vale ressaltar que  os estudantes e professores ficaram muito felizes e satisfeitos com a hospedagem. (pousada localizada no Centro Histórico).

As excursões educacionais são muito importantes para o desenvolvimento cultural, pessoal, social e intelectual dos alunos e com certeza essa aula de História ficará gravada para sempre na memória daqueles que participaram dessa experiência.  O roteiro da excursão foi o seguinte:

Ø  29/11/2013-
 MANHà: visita à Assembleia Legislativa, onde foram recepcionados pelo assessor do deputado Neto Evangelista e o Sr. Ari Furtado, que rapidamente conseguiu uma visita ao Gabinete da Presidência, onde o deputado Arnaldo Melo fez uma calorosa recepção e deu uma aula de política para os alunos e professores. Também foram recebidos pelo assessor do deputado Alexandre Almeida;

TARDE: Visita ao Palácio dos Leões, Igreja da Sé e passeio pelo Centro Histórico;

NOITE: Shopping da Ilha, cinema
Ø  30/11/2013:

MANHà:Visita ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão

TARDE/NOITE: Praia
Ø  01/12/2013:

MANHÃ: São José de Ribamar

TARDE: Retorno a Paraibano

No alto: Dep. Arnaldo Melo palestrando com os estudantes, ao
lado o senhor Ari Furtado.

Em baixo: Professores, funcionários da assembleia e o senhor
Ari Furtado

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Seduc promove Seminário de Socialização das Diretrizes Curriculares da Rede Estadual

      Com a finalidade de orientar as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas, com foco na equidade de aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, (Sae), promoveu, nesta quinta-feira (28), o Seminário de Socialização das Diretrizes Curriculares da Rede Estadual do Maranhão.

Durante o evento foi apresentada uma versão preliminar das diretrizes curriculares da educação básica, que além de orientar as escolas, visam garantir que os conteúdos básicos sejam ensinados a todos os alunos abrangendo os diversos contextos nos quais estão inseridos, assegurando-lhes a formação básica.

Presente ao evento, o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes agradeceu o esforço da equipe técnica da Seduc no trabalho realizado e destacou a importância das diretrizes. "Agora teremos algo de concreto, que servira como um manual para orientar o trabalho da escola, do professor, do aluno, buscando assim avançar cada vez mais na melhoria do ensino no Estado", disse Fernandes.

No seminário foram abordados os assuntos: Projeto de Cooperação Técnica MEC/Pnud/Seduc; Trajetória da elaboração das Diretrizes Curriculares; e Apresentação das Diretrizes Curriculares.

Também foram passadas orientações para atividades em grupos, e socialização e síntese das atividades. "Considero um trabalho importante e estratégico em prol da aprendizagem. Agradeço todo corpo técnico e destaco o apoio irrestrito do secretário Pedro Fernandes.Podemos dizer que a educação vive um momento ímpar, onde estamos conseguindo dialogar, debater e construir políticas com foco no ensino" observou a secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira.

Diretrizes

As Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica foram elaboradas com a participação dos professores da rede e apoio técnico do Projeto de Cooperação Técnica MEC/Pnud. O documento objetiva, ainda, a implantação de padrões básicos de ensino com orientações ao planejamento docente, ao tempo de trabalho e condições necessárias para a efetividade do processo de aprendizagem. Visa, ainda, subsidiar a revisão curricular, a formação inicial e continuada dos professores, as discussões pedagógicas internas às escolas, a produção de materiais didáticos e a avaliação do Sistema de Educação.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Governo fortalecerá o ensino médio por meio de um pacto nacional

    O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi lançado nesta segunda-feira, 25, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O programa prevê a participação de 495.697 professores e 7 milhões de estudantes, em mais de 20 mil escolas da rede pública estadual. A iniciativa deverá contar com a adesão dos 26 estados e o Distrito Federal, além da participação de 40 universidades.
       Baseado no modelo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado há mais de um ano, o Pacto pelo Ensino Médio visa promover a valorização do professor da rede pública estadual por meio da oferta de formação continuada. O programa dará uma bolsa de estudos no valor de R$ 200 para os professores do ensino médio, cadastrados no educacenso, que estejam ativos no exercício da docência, tenham frequência e desempenho registrados na formação desenvolvida com apoio das secretarias estaduais e universidades.
       “Não há processo educativo sem a mediação do professor. Por isso, o eixo central deste programa é valorizar esses profissionais”, destacou o ministro da Educação. Segundo ele, as bolsas começarão a ser pagas em fevereiro do ano que vem. Mercadante disse ainda que o governo federal pretende, posteriormente, redefinir a formação inicial dos professores, modificando os cursos de licenciatura e pedagogia.
       Os cursos de formação continuada serão realizados na própria escola, durante a jornada semanal de trabalho. Os professores utilizarão material pedagógico digital disponível nos tablets que foram distribuídos para as secretarias de educação pelo MEC.

Fonte: MEC

SEDUC CONVOCA PROFESSORES COM ACÚMULO DE CARGO PÚBLICO

          SERVIDORES DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO QUE POSSUEM ACÚMULO DE CARGOS PÚBLICOS DE ACORDO COM O ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTÃO RECEBENDO NOTIFICAÇÃO DA SEDUC POR MEIO DA UNIDADE REGIONAL, VIA PROCESSO DO SIARH PARA DENTRO DO PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS, A CONTAR DE 26/11/13 COMPARECEREM À URE PARA REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO.
          TODOS OS PROFESSORES IDENTIFICADOS NO SIARH EM CONFRONTO COM DADOS REPASSADOS PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ ESTÃO SENDO NOTIFICADOS.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CUIDADO! GOLPE NOS TABLETS

      Vimos, por meio deste, informar mais um uso indevido de programa federal para ganhos ilícitos. Dessa vez é o Programa Mais Educação somado aos tablets educacionais!

    Conversei com a secretária da profa "...", Secretária de Educação "..." e a pessoa se apresenta como funcionário da SEDUC e que já estava fazendo a adesão de 9 municípios, sem citá-los. Questionado sobre o site ou contato da Secretaria, o mesmo pediu para ligar em seu celular.

       Tentei ligar nos dois números informados, mas ambos estão desligados!

     Ressalto que não foi cogitada a adesão para tablets pelo Mais Educação, segundo a coordenadora estadual do programa, a pofa envolvida.

       Na oportunidade, informo que a adesão dos tablet´s é feita através do Plano de Ações Articuladas - PAR e com procedimentos já conhecidos e utilizados pelas prefeituras, ou seja, sem cobrança de taxas ou despesas.

domingo, 24 de novembro de 2013

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZAM ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL

     O CE MARIA JOSÉ MACEDO COSTA, EM COLINAS, REALIZOU, NO ÚLTIMO DIA 18/11 A ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE QUASE TODO O CORPO DISCENTE.
      COM ESTA AÇÃO, O PROCESSO DEMOCRÁTICO SE FORTALECE NAS ESCOLAS DA URE, CONVIDANDO ALUNOS A PARTICIPAREM DE FORMA MAIS ATIVA NAS DECISÕES DA ESCOLA, JUNTAMENTE COM PROFESSORES, GESTORES E COMUNIDADE.
      PARABÉNS PELA CONCLUSÃO DE MAIS ESSA ETAPA NA ESCOLA, E VIVA A DEMOCRACIA.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CE CARVALHO GUIMARÃES REALIZA MEGA FESTIVAL DE INGLÊS

      CE Carvalho Guimarães, município de Buriti Bravo realizou neste dia 30 de outubro de 2013,um grande festival de Língua Inglesa envolvendo alunos de todos os turnos chegando a lotar o ginásio poliesportivo.
      O evento contou com a participação de pais, comunidade e autoridades locais, enchendo os olhos e ouvidos dos presentes de grandes apresentações musicais, danças e desfiles além de contar a história e curiosidades de países que utilizam a língua inglesa como materna. 


O ensino de língua estrangeira

             A compreensão e a construção da linguagem na língua adicional/estrangeira em suas multimodalidades, contemplando as habilidades de compreensão oral; a prática da comunicação oral em situações de uso da língua; a interpretação/construção de sentidos na leitura, na comunicação e na prática escrita de textos por meio de atividades diversificadas; o estudo e
a prática da língua em situações formais e informais; introdução a textos literários e outras manifestações culturais, em ambientação própria para a utilização de metodologia e materiais diferenciados que potencializem os processos de aprendizagem.
        Para que o aprendizado de uma língua estrangeira represente uma experiência significativa, do ponto de vista educacional é necessário ampliar a compreensão do estudante sobre si mesmo na comunicação com o outro, em outro idioma, vivenciando a experiência com a língua estrangeira e outra cultura; contribuir para a compreensão crítica do seu locus social; expandir a perspectiva dos estudantes sobre a pluralidade, diversidade e multiplicidade presentes na sociedade atual e, contribuir para a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos de forma condizente com as necessidades da sociedade ampliando o foco para a criação. 




quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vídeos produzidos por escolas terão votação pela internet

   Os dez vídeos selecionados para concorrer ao prêmio Curta Histórias estarão disponíveis na internet na sexta-feira,22, para receber os votos do público. A votação se estenderá até dia 27 próximo. O concurso Curta Histórias premiará três vídeos de equipes formadas por estudantes e professores — um escolhido pelo júri popular, pela internet, e dois pela comissão julgadora. A divulgação dos vencedores e a entrega dos prêmios estão previstas para 2 de dezembro, em Brasília.

  Esta primeira edição do concurso, com o tema Africanidades Brasileiras, recebeu 233 inscrições de equipes de escolas públicas das 27 unidades da Federação. Os desafios propostos aos estudantes foram a formação de uma equipe, a escolha de uma ideia dentro do tema, a pesquisa, a construção do roteiro, a gravação, a sonorização e a edição do vídeo com duração máxima de um minuto, exceto os créditos.

   Ao avaliar o conjunto de vídeos, Neuza Macedo, representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, salienta que a maioria das escolas entendeu o real significado do papel do negro na construção do país. Sobre as técnicas usadas por estudantes e educadores, ela destaca a criatividade. Segundo Neuza, todos mostraram que não é preciso dominar tanto a técnica para desenvolver um bom produto.

  O concurso de vídeos foi dirigido a estudantes vinculados a programas do Ministério da Educação, como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador. Eles trabalharam os temas educomunicação, comunicação e uso de mídias, cultura digital e cinema. Também participaram estudantes da educação básica pública de unidades que participam do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).

  Promovido pela Secadi, o prêmio visa a incentivar o surgimento de talentos e a estimular as atividades pedagógicas audiovisuais de cunho cultural e educativo nas escolas públicas. São parceiros da Secadi a Fundação Casa da Árvore, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e as fundações Vale e Telefônica.

    Prêmios — Os alunos da equipe vencedora do concurso — o máximo é de cinco estudantes por equipe — participarão de oficina de formação em cinema e empreendedorismo, com duração de 24 horas. Cada integrante da equipe, assim como o professor, receberá um tablet e um smartphone. À escola dos vencedores caberá um aparelho data show, um DVD, uma filmadora digital e uma câmera fotográfica semiprofissional.

    Os vídeos estarão disponíveis e abertos à votação a partir de sexta-feira, 22, até o dia 27 próximo, na página do Curta Histórias na internet.

Confira a relação das dez escolas finalistas:

EREM Monsenhor Joao Marques 
Saloá -Pernambuco

EEM Joaquim Valdevino de Brito 
Crato -Ceará

Colegio Estadual Professora Olga Mansur 
Goiânia -Goiás

E.E.M. Dragao do Mar 
Fortaleza -Ceará

Escola Municipal Professor Brandão 
Curitiba -Paraná

Escola de Referencia em Ensino Medio Professora Edite Matos 
Santa Maria da Boa Vista-Pernambuco

Escola Municipal Florestan Fernandes 
Belo Horizonte -Minas Gerais

Gracy Vianna Lage 
Belo Horizonte- Minas Gerais

Escola Municipal Vicente Licinio Cardoso 
Rio de Janeiro-Rio de Janeiro

Escola de Referencia em Ensino médio Epitácio Pessoa 
Cabo de Santo Agostinho-Pernambuco


Fonte: MEC









quarta-feira, 13 de novembro de 2013

SEDUC convoca servidores a se apresentarem ao RH das URE's em até 30 dias a contar da publicação do Edital de Convocação, em 30 de outubro de 2013

     Servidores estaduais lotados em locais diferentes da informação de seus contracheques foram listados no Edital de Convocação da SEDUC no dia 30 de outubro de 2013 e deverão se apresentar ao setor de Recursos Humanos da Unidade Regional de Educação para atualizar suas informações funcionais. 
       O link com a lista de servidores convocados encontra-se a seguir: 

ATENÇÃO ESTUDANTES E/OU CORREDORES DAS ESCOLAS DA URE!!! PARTICIPEM!!!!


CE MARIETA SÁ REALIZA SARAU


     O Centro de Ensino Professora Mariêta Sá, localizado em Sucupira do Riachão, promoveu um Sarau Cultural, com apresentações de DANÇA, MÚSICA, TEATRO E POESIA. O Evento, em sua segunda edição, contou com a participação de Docentes, Discentes, Pais e a comunidade sucupirense.
     Para a Professora Dayana Gadelha, organizadora do Sarau, o evento reveste-se de grande importância, uma vez que desenvolve o talento dos alunos, além de colaborar para que vençam a timidez de se expressarem em público, assim como também contribui para o aprendizado e para o afloramento do espírito artístico e criativo de cada um.

      
      O CE Marieta Sá tem como gestora a professora  Rosilândia Almeida que está empenhada em desenvolver um trabalho diferenciado em prol da comunidade de Sucupira do Riachão.

Pedro Fernandes garante que orçamento da educação não terá cortes

     “Não haverá corte nas verbas destinadas à educação no Maranhão”, assegurou o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, ao participar, nesta segunda-feira (11), de entrevista a um programa de uma emissora de rádio AM, em São Luís. Depois de anunciar um acréscimo superior a R$ 200 milhões nos investimentos em educação para o próximo ano letivo, o secretário frisou que o Estado é obrigado por lei a destinar no mínimo 25% do orçamento à educação. No Maranhão, 5% são destinados à educação superior e 20% à educação básica.


         Pedro Fernandes explicou que esses valores não podem ser menores. A receita líquida de 2013 foi de aproximadamente R$ 8,2 bilhões. A previsão orçamentária para 2014 é de R$ 9,1 bilhões.

      Isso representa um acréscimo de cerca de R$ 200 milhões em 2014. Além disso, a secretaria buscará outras fontes de recursos provenientes de programas do Governo Federal, processo que será facilitado com a conclusão do PAR do Maranhão.

         De acordo com o secretário, o que está gerando um equívoco nos recursos destinados a educação é que no orçamento de 2013 não estão abatidos encargos e o pagamento dos aposentados até 1995. Ao fazer um balanço de sua gestão na Seduc e responder aos questionamentos dos ouvintes, Pedro Fernandes falou sobre as principais ações desenvolvidas.

       Ele destacou a importância do Plano Estadual de Educação, que está em processo de consulta pública. “O plano é uma ferramenta desenvolvida com a colaboração da sociedade que estabelece metas para a educação no estado”. Até o final de novembro, o plano será enviado à governadora Roseana Sarney para que o Executivo encaminhe o documento à Assembleia para que essas diretrizes se tornem lei, como política de Estado. Avanços “Uma das maiores conquistas foi a conclusão do Plano de Ações Articuladas (PAR).

    Em parceria com a UEMA, concluiu a elaboração dos planos dos 217 municípios maranhense”, anunciou. De acordo com Pedro Fernandes, o PAR é uma importante ferramenta de obtenção de investimentos para a educação. Sua conclusão permite ao estado recursos que complementem o orçamento, permitindo a realização de investimentos nos setores com números negativos.

     Com a conclusão do PAR, a Seduc solicitou junto ao governo federal recursos para aquisição de 68 mil carteiras, 227 ônibus, além da reforma e construção de novas escolas, com recursos do BNDES, declarou Pedro Fernandes. O secretário também ressaltou a implantação do ensino por mediação tecnológica em locais de difícil acesso e com carência de profissionais. “No primeiro ano, implantamos 30 salas de aula. A meta é ampliar o programa em 2014, chegando a 300 salas. Foi uma ação necessária para oferecer educação de qualidade tendo em vista as imensas dimensões territoriais do Maranhão”, afirmou.

      Ele destacou ainda que o setor de recursos humanos da Seduc foi fortalecido com o mapeamento funcional eletrônico, que garante o atendimento às demandas dos professores com maior agilidade e eficiência, permitindo à secretaria maior controle sobre lotação e frequência dos profissionais da educação. Parceiros Durante entrevista, o secretário destacou as parcerias desenvolvidas pela Seduc com o intuito de alcançar melhores resultados na educação.

        Citou a consultoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na melhoria do gerenciamento de rotinas, definição das diretrizes curriculares para a rede estadual e a definição de padrões mínimos ao funcionamento das escolas. Citou também a parceria com Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), que tem proporcionado à Seduc promover formação continuada no sentido de aprimorar a qualidade na prestação de serviço. Além da parceria com o Instituto Ayrton Senna com programas de gestão escolar e correção de fluxo.

Formação continuada

     A Secretaria de Educação tem investido e criado a oportunidade para que diversos profissionais participem de formações continuadas, em todo o estado, para aperfeiçoar a atividade diária em sala de aula e de coordenação. Essas formações, segundo Pedro Fernandes, têm sido realizadas, também, no âmbito de programas educacionais federais que a Seduc participa, como a entrega de mais de 15 mil Tablets Educacionais a todos os professores da Rede Estadual de Ensino.

      Pedro Fernandes destacou a importância dos profissionais da educação na busca por uma educação de qualidade. “Nosso quadro funcional é reconhecido nacionalmente pelo compromisso e competência na realização do seu trabalho. Juntos, superaremos as dificuldades existentes e construiremos as mudanças no quadro educacional maranhense”, enfatizou.

        O secretário finalizou a entrevista com esclarecimentos sobre o atraso de pagamentos de vigilantes terceirizados. Pedro Fernandes apresentou os comprovantes de pagamento às empresas contratadas no último processo licitatório. “É uma situação lamentável que algumas empresas não estejam repassando os pagamentos aos seus funcionários, que precisam buscar soluções junto ao Ministério Público do Trabalho”, ressaltou.

        Disse ainda que para emitir a ordem de bancária das empresas no mês de outubro, a secretaria vai exigir a comprovação de depósito da folha de pagamento dos funcionários mês anterior.

        Sobre o atraso de pagamentos de vigilantes terceirizados, Pedro Fernandes apresentou os comprovantes de pagamento às empresas contratadas no último processo licitatório. “É uma situação lamentável que algumas empresas não estejam repassando os pagamentos aos seus funcionários, que precisam buscar soluções junto ao Ministério Público do Trabalho”. Disse ainda que para emitir a ordem de bancária das empresas no mês de outubro, a secretaria vai exigir a comprovação de depósito da folha de pagamento dos funcionários mês anterior.