s

sábado, 17 de agosto de 2013

PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL TEM REINÍCIO DAS AULAS

  Após uma paralisação por motivo de ação judicial, aulas do Programa Maranhão Profissional modalidade Pré-Vestibular e Cursos Técnicos, têm retorno em 8 (oito) pólos da URE de São João dos Patos.
   Realizado o processo seletivo, o próximo passo foi a convocação de tutores para a assinatura termo de outorga para o recebimento de bolsa, seguido das matrículas e início das aulas. Cada Pólo é composto de kit de transmissão sala própria, e auxilio de tutores e supervisor para atender o alunado.
      Escolas que estão sendo oferecido o programa:

CE Aloízio Azevedo- Jatobá
CE Aquiles Lisboa- São Domingos do Azeitão
CE Ney Braga- Barão de Grajaú
CE Aristides Lobão- Barão de Grajaú
CE Edison Lobão- São João dos Patos
CE Edison Lobão- Mirador
CE Adonias Lucas de Lacerda- Suc. do Norte
CE Maria José Macedo Costa - Colinas.

      Com a ação, estamos preparados para receber 1280 alunos, elevando assim o nível educacional dos nossos alunos.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

AUMENTA A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DA URE EM MESTRADOS

   Depois dos professores, Nilmar Almeida (CE Marieta Sá- Suc. do Riachão) e Flaviano Monteiro (CE Ney Braga- Barão de Grajaú), aprovados no Programa de Mestrado Profissional PROFMAT, é a vez do professor ROGÉRIO ALVES DE CARVALHO ( CE Edison Lobão- São João dos Patos) que recentemente foi aprovado no processo de acesso do Programa de Mestrado Profissional em Língua Portuguesa- PROFLETRAS. As aulas terão início próxima semana em Teresina.
Prof. Flaviano Monteiro - PROFMAT
    A participação do professor Rogério no programa conta com a solidariedade da professora e Gestora Escolar do CE Marieta Sá em Sucupira, pois a mesma se predispôs a ministrar parte das aulas de inglês até que o aprovado consiga afastamento legal.
   Parabéns ao professor Rogério pela dedicação e conquista e à profa. Rosilândia Almeida pela solidariedade, com a ação, só quem ganhará são os alunos das nossas escolas!

PROFESSOR DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PARTICIPA DE FORMAÇÃO NA BASE NACIONAL DE ALCÂNTARA


      A Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Pndae), instituída pelo Decreto n.º 1.332, de 8 de dezembro de 1994, estabelece objetivos e diretrizes para os programas e projetos nacionais relativos à área espacial e tem o Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) como seu principal instrumento de planejamento e programação por períodos decenais. A responsabilidade pelas suas atualizações é da AEB.

Para organizar a execução das atividades espaciais, foi instituído o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae), conforme Decreto nº 1953, de 10 de julho de 1996, que define a AEB como seu órgão central e responsável pela coordenação geral.
    Entre os órgãos setoriais que compõe o Sindae destacam-se o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica (Comaer), do Ministério da Defesa (MD), que são responsáveis pela execução dos principais projetos e atividades estratégicos do Pnae.

    O desenvolvimento e a expansão do Programa Espacial dependem de parcerias nacionais firmadas com ministérios, secretarias e outras agências que possam financiar parte dos projetos de interesse nacional. As parcerias internacionais também são essenciais para compartilhamento dos altos custos e riscos de desenvolvimento.
     É conveniente que órgãos setoriais subordinados aos diversos ministérios e secretarias, nas diferentes esferas governamentais, participem não apenas como usuários dos sistemas e da tecnologia espacial, mas, também, possam contribuir para a execução e o financiamento das atividades previstas no Pnae. A possibilidade de contrapartidas contratuais que colaborem para o desenvolvimento das atividades espaciais brasileiras, incluindo Parcerias Público-Privadas (PPP), deverá ser utilizada na aquisição, por órgãos públicos, de sistemas e serviços de natureza espacial, ainda que para fins estritamente comerciais ou deprestação de serviços.
     
Nas ações de fomento à ciência, tecnologia e inovação para fortalecer o desenvolvimento tecnológico e a capacidade de aquisição de conhecimento para o setor espacial, o programa conta com recursos do Fundo Espacial, criado pela Lei 9.994, de 24/07/2000, bem como dos recursos de fomento e linhas de créditos regulares do CNPq, Finep e fundações.
      Em 2013,o professor do Ensino Médio, Flaviano Monteiro, do CE Ney Braga do município de Barão de Grajaú foi indicado pela URE de São João dos Patos para participar de uma formação pelo Programa Escola do Espaço oferecido pela Agência Espacial Brasileira, de 05 a 08 de agosto na Base de Lançamento de Alcântara-MA.
       A formação de professores está sendo uma das vertentes de melhoria do ensino nesta URE, o professor será multiplicador de sua experiência.

CE LUCAS COELHO BUSCA ALTERNATIVA PARA PREPARAR ALUNOS PARA O ENEM

        PARABÉNS A GESTÃO DO CE LUCAS COELHO EM BENEDITO LEITE PELA INICIATIVA QUE OBJETIVA PREPARAR ALUNOS PARA O ENEM.
      A AÇÃO É SIMPLES: COMO A ESCOLA AINDA NÃO RECEBEU O KIT DO PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL (QUE ESTÁ PREVISTO PARA O MÊS DE SETEMBRO), SERÁ DISPONIBILIZADO AULAS GRAVADAS EM UM COMPUTADOR E PROJETADO NO DATA-SHOW NO CONTRA TURNO DA ESCOLA. A INICIATIVA JÁ ATRAI VÁRIOS ALUNO À ESCOLA, CONTAGIADA PELO DESEJO DE MUDANÇA FOMENTADO PELA NOVA EQUIPE GESTORA.
    PARABÉNS PELO ESFORÇO! A URE APÓIA TUDO QUE FOR DE POSITIVO PARA A MELHORIA DO ENSINO.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VISITA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO ÀS ESCOLAS

         Uma equipe do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO fará visita a quatro escolas da URE no períoido de 26/08 a 06/09 às escolas CE Aloízio Azevedo- Jatobá, UI Duque de Caxias- Colinas, CE Leda Tajra- Buriti Bravo e CE Edison Lobão- Anexo-Pov. Conceição.
         Os gestores deverão estar com suas prestações de contas em dias e em mãos para possíveis esclarecimentos.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

GRÊMIO ESTUDANTIL NAS ESCOLAS CONTEMPLADAS COM O PROEMI

ESCOLAS CONTEMPLADAS COM O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR TEM ATÉ  DIA 16/08 PARA FORMAR A COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL NAS ESCOLAS .
A COMISSÃO DEVERÁ SER FORMADA POR NO MÍNIMO 10 ALUNOS E 2 PROFESSORES ORIENTADORES PARA ESTUDOS DE IMPLANTAÇÃO, ELABORAÇÃO DO REGIMENTO DO GRÊMIO E COORDENAR AS ELEIÇÕES QUE ESTÃO PREVISTAS PARA NOVEMBRO.

URGENTE!

Informamos que a formação de técnicos da Educação Especial das Unidades Regionais de Educação está confirmada para os dias 15 e 16/08/13. Informamos ainda que, houve uma mudança no local previsto para o evento que será realizado no auditório da Secretaria Adjunta de Ensino-SAE no prédio da SEDUC, localizado na RUA VIRGÍLIO DOMINGUES Nº 471, SÃO FRANCISCO.

domingo, 11 de agosto de 2013


        Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar. Que chora à distancia, a fim de não ser observado. Que com o coração dilacerado se embrutece para se impor como um juiz inflexível. Que na ausência usam-no como temor para evitar uma ação menos correta. Que quase sempre é chamado de desatualizado. Que apenas fisicamente passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor. Que ao fim da jornada avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber. Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada.
Que muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias. Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem, geralmente, se agiganta e passa a ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.
      Parabéns a todos os servidores/pais que fazem parte da Unidade Regional de Educação. Vocês são uns guerreiros em dobro!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A COR DA CULTURA

    A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir - Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.
     O Programa está sendo implantado na Rede Estadual de Ensino e possui ações nesse primeiro momento de formação de professores, sendo que uma equipe da URE será capacitada para atuar como multiplicadores e uma equipe de professores irão participar de uma capacitação em Imperatriz para posteriormente atuarem como multiplicadores junto à URE.
     As escolas interessadas deverão pre-inscrever seus professores através do diretor da sua própria escola até 09/08. Todas as escolas foram informadas via e-mail.

ESCOLAS CONTEMPLADAS COM O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR-PROEMI

     
         Doze escolas da URE de São João dos Patos receberão recursos que variam entre R$30.000,00 e R$ 160.000,00 para apoiar atividades propostas em Plano de Redesenho Curricular do PROEMI em 2013.
      Os recursos estarão disponíveis na conta das escolas ainda no segundo semestre de 2013.
        Informaremos o valor dos recursos repassados às escolas em matéria posterior.

         As escolas contempladas foram:

MUNICÍPIO INEP ESCOLA
BARÃO DO GRAJAÚ
BENEDITO LEITE
21164940

CE ARISTIDES LOBÃO
CE LUCAS COELHO
BURITI BRAVO 21155682 CE SENADOR CARVALHO GUIMARÃES
COLINAS 21167117 CE JOÃO PESSOA
COLINAS 21167109 CE MARIA JOSÉ MACEDO COSTA
MIRADOR 21167141 CE EDSON LOBÃO
PARAIBANO 21169543 CE EPITACIO PESSOA
PASSAGEM FRANCA 21577676 CE ANTÔNIO REINALDO PORTO
PASTOS BONS 21171750 CE GOV. JOÃO CASTELO
SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO 21185565 CE AQUILES LISBOA
SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO 21172684 CE ESTADO DE SÃO PAULO
SÃO JOÃO DOS PATOS 21173435 CE EDISON LOBÃO
SUCUPIRA DO NORTE 21173915 CE DR.ADONIAS LUCAS DE LACERDA

GOVERNADORA FALARÁ A GESTORES- URGENTE

       A Exma. Governadora do Estado Maranhão Roseana Sarney irá fazer um pronunciamento a gestores e professores nas Unidades de Ensino nos municípios onde está implantado o Programa Maranhão Profissionalonline às 15h00min do dia 12/08/2013 segunda feira próxima.

Barão de Grajaú- CE Ney Braga
Colinas- CE Maria José Macedo Costa
Mirador- CE Edison Lobão
São João dos Patos- CE Edison Lobão
Sucupira do Norte- CE Adonias Lacerda
São Domingos do Azeitão- CE Aquiles Lisboa

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR- URGENTE!

ATENÇÃO AOS GESTORES DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA URE, NÓS TEMOS ATÉ A MEIA NOITE DE HOJE PARA FAZER A INSERÇÃO DO PRC (PROEMI) NO PDE INTERATIVO. JÁ MANDEI PRO SEU E-MAIL ALGUMAS SUGESTÕES PARA AJUDÁ-LOS. ANALISE A APLICABILIDADE EM SUA ESCOLA E FAÇA A INSERÇÃO. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PROFESSOR DA REDE ESTADUAL NA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS É APROVADO EM PROGRAMA DE MESTRADO

         A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS TEM A HONRA DE PARA BENIZAR O PROFESSOR ROGÉRIO ALVES DE CARVALHO  PELA SUA APROVAÇÃO NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL PROFLETRAS.
          ROGÉRIO É PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA NO CE EDISON LOBÃO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS.SUA APROVAÇÃO É MAIS DO QUE MERECIDA, POIS ELE DEMONSTRA A CADA DIA O SEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO E COM A QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS PATOENSES.
        QUE A APROVAÇÃO DO PROFESSOR ROGÉRIO SIRVA DE INCENTIVO PARA OUTROS PROFESSORES.
        OUTRO PROGRAMA DE MESTRADO, SÓ QUE NA ÁREA DE MATEMÁTICA, TERÁ SUAS PROVAS REALIZADAS NESTE DIA 31 DE AGOSTO EM TODO O BRASIL, E DIVERSOS PROFESSORES DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SE INSCREVERAM.
        BOA SORTE A TODOS!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Mais de 100 mil candidatos se inscrevem no primeiro dia do Sisutec

No primeiro dia de inscrições, 100.204 pessoas se candidataram às 239.792 vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) em cursos técnicos em diversas áreas. Esse número foi registrado às 19h45. Como cada candidato pode fazer duas opções, o sistema recebeu 184.189 inscrições.
A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. São 117 cursos com duração de 800 a 1,2 mil horas em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.

Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas. Cada participante poderá se inscrever em até dois cursos técnicos.

O resultado da primeira das duas chamadas será divulgado no dia 14 próximo. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia seguinte. O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que selecionaestudantes para instituições públicas de educação superior.

As inscrições devem ser feitas na página do Sisutec na internet. O novo sistema foi instituído pela Portaria do MEC nº 671, de 31 de julho de 2013, publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de agosto, seção 1, páginas 14 e 15, e suas normas constam do Edital nº 1/2013 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 5, seção 3, páginas 61 e 62.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

IFPI Contrata professores de Matemática e Filosofia

     O campus Floriano do Instituto Federal do Piauí divulgou, nessa segunda-feira (5), o edital para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto ou temporário de Filosofia e Matemática.
    As inscrições serão realizadas no período de 5 a 9 de agosto, de 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h30, na sala da Diretoria de Ensino do campus Floriano.
   O Processo Seletivo constará de prova de títulos e prova de desempenho didático. O resultado final será divulgado no dia 15 de agosto.
Confira o Edital em www.ifpi.edu.br