s

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

GESTORA, DIRETOR E TÉCNICOS DA URE VISITAM ESCOLAS DA REGIONAL

"ESTAR MAIS PERTO DOS ATORES QUE COMPÕEM O CENÁRIO EDUCACIONAL DA NOSSA REGIONAL É UMA DAS METAS DA EQUIPE URE"

Representantes da Unidade Regional de Educação de São João dos Patos, visitam, a fim de conhecer a realidade , conversar com professores e alunos das escolas sobre pontos reevantes para a educação do nosso Estado.
Foram tratados temas como a participação do ENEM, estrutura física, o trabalho docente e índices.
As visitas irão continuar nos próximos dias.
UI DUQUE DE CAXIAS-COLINAS
CE ESTADO DE SÃO PAULO- S.F. DO MARANHÃO
CE MARTINHA MENESES-COLINAS
CE SEN. JOSÉ NEIVA-LAGOA DO MATO

SERVIDORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS DA REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS RECEBEM DIPLOMA DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

ACONTECEU NESTA QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO NO AUDITÓRIO DO CE DR. PAULO RAMOS A DIPLOMAÇÃO DOS SERVIDORES CONCLUINTES DO CURSO PROFUNCIONÁRIO

        O profuncionário é um curso técnico oferecido pelo Governo do Estado do Maranhão que visa a formação dos funcionários das escolas em efetivo exercício, habilitando o servidor à função que o mesmo exerce na escola.
       
       O município de São João dos Patos foi contemplado em 2010 com 4 turmas nas seguintes habilitações:

GESTÃO ESCOLAR: Secretários de escolas;
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Merendeiras;
MULTIMEIOS DIDÁTICOS: Secretários;
INFRA-ESTRUTURA E MEIO AMBIENTE: Vigias.



ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS ENCAMINHAM PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

      ENCAMINHADO À SEDUC PARA O SETOR DE PLANEJAMENTO PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PROPOSTOS PELAS ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS.
      CADA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DA URE PODERÁ ELABORAR ATÉ NOVE PROJETOS, TRÊS EM  CADA EIXO:  REFORÇO ESCOLAR, PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR E APROPRIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR. COM ISSO, UMA TRIAGEM É FEITA NA URE PELOS TÉCNICOS PEDAGÓGICOS E PREENCHIDOS OS REQUISITOS, ESTES DEVERÃO SER ENCAMINHADOS PARA A SEDUC, ETAPA QUE JÁ FOI CUMPRIDA.
      AGORA AS ESCOLAS AGUARDAM A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS QUE ESTÁ PREVISTO PARA SER LIBERADO ATÉ A ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO.
      AINDA PODERÃO SER ENVIADOS PROJETOS, DESDE QUE TENHA CARÁTER DE EXECUSSÃO EM CURTO PRAZO (ATÉ DEZEMBRO DE 2012).

ABAIXO AS ESCOLAS E OS PROJETOS CONTEMPLADOS:

BARÃO DE GRAJAÚ -->CE ARISTIDES LOBÃO - USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO, A MATEMÁTICA E SUAS APLICAÇÕES, DANÇA: A LINGUAGEM DOS MOVIMENTOS.
LAGOA DO MATO --> CE SEN. JOSÉ NEIVA- REFORÇO PREP. ENEM.
BURITI BRAVO--> CE LÊDA TAJRA-EDUCAR PARA O PENSAR, COOPERAR... EDUCAR.
SÃO JOÃO DOS PATOS --> CE EDISON LOBÃO- PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO,MINI-CURSO DE REDAÇÃO, REFORÇO EM L. PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA, CE DR. PAULO RAMOS-> VÍDEO E CINEMATECA,FEIRA DE CIÊNCIAS E LEITURA NUMA FORMA DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL.
COLINAS--> CE MARIA JOSÉ MACEDO COSTA - EDUCAR PARA A PAZ: TODOS PELA IGUALDADE NA DIVERSIDADE, TRILHANDO OS CAMINHOS DA APROVAÇÃO, CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DA TECNOLOGIA.

      AS ESCOLAS QUE ENVIARAM OS PROJETOS E NÃO FORAM CONTEMPLADAS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM A URE E VERIFICAR SUAS PENDÊNCIAS E/OU ALTERAÇÕES. 

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS COMEÇAM A RECEBER LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

NOVOS COMPUTADORES ESTÃO CHEGANDO AO LABORATÓRIO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS.

          COMO PREVISTO NO INICIO DO ANO LETIVO, OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA SERÃO REFORÇADOS COM EM MÉDIA 18 NOVAS MÁQUINAS MODERNAS, E, POR ENQUANTO, OBTIVEMOS INFORMAÇÕES QUE O CE DR PAULO RAMOS E CE EDISON LOBÃO JÁ FOI CONTEMPLADOS.
         COM A ENTREGA, ALÉM DE ALUNOS E PROFESSORES SEREM BENEFICIADOS DIANTE DA POSSIBILIDADE DE HAVER MAIS RECURSOS METODOLÓGICOS NA ESCOLA, ENRIQUECENDO AS AULAS E PESQUISAS ESCOLARES, OS MESMOS SERVIRÃO DE FERRAMENTA PARA A INSERÇÃO DE DADOS NO SIAEP PELOS PROFESSORES.
         ESPERAMOS QUE ESTA AÇÃO SE PROLIFERE POR TODAS AS ESCOLAS DO BRASIL E SE TRANSFORME INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS RECEBEM RECURSOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

        
        Fruto do trabalho realizado no CE Lêda Tajra, a escolha do curta metragem "A baleia que sobreviveu ao dilúvio" ,o Programa Mais Educação se destaca, como uma proposta potencial de melhoria da educação  é que a URE de São João dos Patos vem a apoiar as escolas no que for possível para que o trabalho possa dar certo, por isso, vimos informar às escolas que os recursos do referido programa já estão dispostos nas contas.
        Os gestores devem aguardar agora,  apenas o recurso destinado a merenda para começar implementar as ações em suas escolas.
        O manual operacional já foi enviado via e-mail.
       Veja as escolas contempladas e os valores:

Municipio
Escola
Recurso em R$
Mirador
UI João Rodrigues da Silva
36.649,32

UI Orsina Lobão
32.909,60

UI Dep. Flamarion Lobão
29.430,10

UI Aristides Lobão
34.052,60
Colinas
UE Pres. Médici
23.539,10

CE Dr. Antônio Jorge Dino
28.977,50

UI Duque de Caxias
27.801,10
Buriti Bravo
CE Profa. Lêda Tajra
39.871,82
Suc. Norte
EFA
29.067,60
Nova Iorque
CE Anália Neiva
21.966,10

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Olimpíada tem 830 mil alunos classificados à segunda fase

Na Edição de 2011, 6 alunos da Regional de São João dos Patos receberam Menção Honrosa na Olimpíada.

          A dedicação vale medalha e oportunidades valiosas na vida profissional. No dia 15 de setembro, sábado, às 14h30 (horário de Brasília), cerca de 830 mil alunos do sexto ao nono ano e do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil participarão da segunda fase da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição existe há oito anos e cresce a cada edição. Mais de 19,1 milhões de alunos de 46.728 escolas se inscreveram este ano. Em 2011, foram 18,7 milhões de estudantes de 44.691 escolas.

         Os medalhistas melhor classificados podem participar de programa de iniciação científica júnior com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2012, serão 4,5 mil bolsas. O Programa Ciência sem Fronteiras prioriza na seleção alunos que conquistaram medalhas em olimpíadas de conhecimento, como a Obmep.

         Ouro – Para conseguir um bom resultado na prova, estudantes e professores, que também recebem prêmios, enfrentam uma rotina diária de estudos extras. Mesmo quem já conquistou medalhas corre atrás de outras. Bruna Larissa Carvalho de Sousa, 13 anos, competiu em 2011 e foi a primeira aluna do Acre a se tornar medalhista de ouro. Ela pendurou na parede de seu quarto, à vista de quem entra, a medalha que recebeu do ministro Aloizio Mercadante, na cerimônia de premiação da Obmep realizada no Rio de Janeiro, em 27 de agosto.

       “O ministro me disse que é uma grande honra receber essa medalha”, lembra a estudante, que atualmente mora na capital Rio Branco. No ano passado, 90 mil alunos do Acre participaram da competição. Este ano, ela compete novamente e está classificada para a segunda fase da Obmep. “As questões ficam mais contextualizadas e difíceis”, comenta. Para vencer o desafio, ela inclui questões das provas anteriores da olimpíada nas duas horas diárias de estudo em casa, no turno contrário às aulas da escola.

        “Ela sempre gostou muito de estudar e leva livros de matemática para estudar em casa”, conta, toda orgulhosa, Lourena Carvalho, mãe de Bruna. A menina frequentava no ano passado a escola municipal Antonia Fernandes de Moura, em Santa Rosa do Purus, uma localidade de difícil acesso e onde moram cerca de 4 mil pessoas. “Só se chega lá de barco ou avião bimotor”, explica Lourena.

        A conquista da medalha de ouro entusiasma outros estudantes da escola. Sete alunos dos anos finais do ensino fundamental participarão da segunda fase da Obmep 2012. Premiado em 2011 na competição, o professor de matemática de Bruna, Antonio Carlos Osório do Nascimento, espera outras conquistas. “O professor dá o suporte, incentiva, passa o que sabe, mas o mérito de conquistar uma medalha é do aluno. Depende dele se esforçar e descobrir outras maneiras de chegar ao resultado do problema”, observa.

       Este ano, Bruna, que está no oitavo ano, vai competir por outra escola, o Instituto São José, que fica em Rio Branco. Apaixonada por cálculos, a menina faz planos de estudar engenharia mecatrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). “É uma área que engloba matemática e outras matérias e que gosto muito”, diz ela.

        Obmep 2012 – A olimpíada de matemática é realizada em duas fases. A primeira prova é classificatória e é aplicada pelos professores dos alunos na escola em que estudam. A segunda prova contém seis questões, cada uma valendo 20 pontos. Esta fase premia também os professores. “Para ser medalhista de ouro, o aluno tem que ser um dos melhores do Brasil e alcançar uma nota superior a 75% do total da pontuação da prova, ou seja, uma nota entre 84 e 120 pontos”, explica Severino José Correia, coordenador regional da Obmep no Acre.

       As provas no próximo dia 15 serão aplicadas em 9 mil locais em todo o Brasil. A página da
Obmep.



Escolas têm até 5 de outubro para retificar dados do censo

           Regional de São João dos Patos realiza Reunião com técnicos da SEDUC neste dia 11/09 a partir das 8:00h no auditório do CE Dr. Paulo Ramos para tratar do Educacenso.

         Escolas públicas de todo o país devem verificar e retificar, se for o caso, os dados do censo escolar da educação básica de 2012, o que deve ser feito no sistema Educacenso. O prazo vai até 5 de outubro. As informações preliminares sobre matrículas foram divulgadas nesta quinta-feira, 6, no Diário Oficial da União.

          Os dados publicados referem-se a matrículas na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação especial. No censo, as escolas preenchem, também, informações sobre infraestrutura, turmas, alunos, professores, auxiliares de ensino e monitores. As instituições de ensino usam como referência a última quarta feira do mês de maio.

          Entre 30 de maio e 5 de agosto, mais de 98% das escolas que enviaram dados para o censo de 2011 tinham preenchido o de 2012. No entanto, as informações preliminares ainda não podem ser comparadas com as de outros anos. O resultado final será divulgado após a consolidação dos dados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação.

         Somente os gestores municipais de educação podem retificar os dados, a partir do acesso ao sistema eletrônico do
Educacenso. Após o login, os procedimentos passam pelo menu Relatórios e, em seguida, Relatórios Gestores. Em caso de correção, por Fechamento do Censo. Ao visualizar o recibo de fechamento, o gestor deve fazer a opção Retificar. Concluído o processo, precisa pedir novo fechamento.

         Este ano, além da conferência dos relatórios de gestores, está disponível o acesso ao módulo de confirmação de matrícula, no qual os gestores declaram a veracidade das informações e assinam a responsabilidade pelo envio.

        Os dados do censo constam da Portaria MEC nº
1.110/2012, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 6, seção 1, página 12.
Fonte: MEC

Lei garante meia-entrada para os professores do Maranhão

         A lei que institui a meia-entrada para professores da rede pública e privada em estabelecimentos que promovam lazer e cultura foi sancionada pela governadora Roseana Sarney e publicada no Diário Oficial de 28 agosto de 2012.
         De acordo com a lei, os professores terão 50% de desconto nos cinemas, teatros, shows, circos, casas de shows, museus  e quaisquer outros ambientes, públicos ou particulares, em que se realizem espetáculos artísticos e/ou culturais.
        Caso o estabelecimento não cumpra a lei será multado em 100 vezes o valor do ingresso.
Veja o que diz a lei:
        Art. 1º Fica assegurado aos professores da rede pública e privada de todos os níveis de ensino o acesso a estabelecimentos culturais e de lazer, mediante o pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor efetivamente cobrado.
§ 1º O benefício de que trata o caput é extensivo aos professores já aposentados e aplica-se a todos os eventos promovidos por quaisquer entidades realizados em estabelecimentos públicos ou particulares.
§ 2º A meia-entrada corresponderá sempre à metade do valor do ingresso cobrado no dia, ainda que sobre os preços incidam descontos ou atividades promocionais.
       Art. 2º Por estabelecimentos culturais e de lazer compreendem- se os cinemas, os teatros, os museus, os circos, as casas de shows e quaisquer outros ambientes, públicos ou particulares, em que se realizem espetáculos artísticos e/ou culturais.
      Art. 3º O benefício da meia-entrada será concedido aos professores que comprovarem sua condição de docente, mediante apresentação da carteira funcional emitida pelo respectivo órgão empregador ou através do respectivo contracheque, juntamente com documento de identidade, no momento da aquisição do ingresso e na portaria da realização do evento.
§ 1º Para os professores aposentados a comprovação deverá ser feita mediante a apresentação do documento de identidade juntamente com o comprovante de renda que identifique a função de magistério exercida.
      Art. 4º Os estabelecimentos de cultura e lazer a que se refere o art. 2º desta Lei deverão afixar em suas bilheterias, em locais de grande visibilidade, anúncio público contendo a seguinte informação: “É assegurado a todos os professores ativos e inativos o pagamento de meia-entrada neste estabelecimento”.
     Art. 5º O descumprimento pelos estabelecimentos do disposto nesta Lei ensejará a cobrança de multa no valor correspondente a 100 (cem) vezes o valor do respectivo ingresso.
     Art. 6º (Vetado).
     Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte:http://www.ifma.edu.br/index.php/departamentos/4372-lei-garante-meia-entrada-para-os-professores-do-maranhao

terça-feira, 4 de setembro de 2012

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS RECEBE CARTEIRAS E JÁ ESTÁ FAZENDO A ENTREGA ÀS ESCOLAS

     
    Unidade Regional de São João dos Patos já está encaminhando para escolas mais 550 carteiras, todas com o novo padrão do Estado.
      O número de carteiras já ven da SEDUC determinado por escolas, portanto, os gestores já foram avisados por telefone e já estão providenciando o transporte.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

TV Escola filma curta-metragem vencedor em concurso nacional, em Buriti Bravo – MA

Milane Brandão dos Santos, aluna da 8ª série do Centro de Ensino Professora Leda Tajra venceu o concurso com o roteiro “A baleia que sobreviveu ao dilúvio”.
Nos dias 17 e 18 de agosto a equipe da TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), comandada pelo premiado diretor Eduardo Nunes, realizou a filmagem do curta-metragem vencedor do Concurso Roteiro, Escola e Cinema “O lugar onde vivo” na cidade de Buriti Bravo, o roteiro vencedor, ficou em segundo lugar a nível nacional, dentre mais de 140 escolas de todo o país.
As filmagens foram realizadas em locais importantes e históricos de Buriti Bravo, como a Igreja Santo Antonio, principal cenário do roteiro vencedor, que foi baseado em uma antiga lenda da cidade, a da baleia. Os atores que contracenaram foram alunos da escola, escolhidos mediante concurso e que se saíram muito bem, nas gravações, segundo o Diretor Eduardo Nunes.
No mesmo dia estavam sendo realizadas as eleições do Colegiado Escolar e Milane Brandão dos Santos recebeu mais uma incumbência importante, foi eleita a representante dos alunos na escola, com a maioria dos votos.
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), promoveu o Concurso Escola, Roteiro e Cinema em escolas públicas participantes do Programa “Mais Educação”. Estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) elaboraram roteiros em formato de curtas-metragens (duração de até 3 minutos) sobre o tema “O Lugar Onde Vivo”.
A filmagem do curta-metragem será exibida no Congresso de Línguas da Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, na primeira semana de setembro de 2012, onde a aluna Milane Brandão dos Santos da 8ª série, acompanhada da professora Maria Raimunda Pereira da Silva, irá representar a Escola, o Estado e o Brasil.
Conheça os vencedores, que estão listados abaixo em ordem alfabética!

Dener Silva de Oliveira
 Roteiro: Rio Formoso, de um jeito que não se vê nos livros
 Escola de 1º. E 2º. Grau Pedro de Albuquerque
 Município/Estado: Rio Formoso - PE

Ivi Sibeli Rocha de Barros (co-autoria: Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva)
 Roteiro: Lenda da Cobra Grande
 Escola Professor Antonio de Barros Freire
 Município/Estado: Cruzeiro do Sul - AC

João Pedro Braff Cardoso
 Roteiro: O Baile de Masquê
 Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Laureano da Cunha Filho
 Município/Estado: Santo Antonio da Patrulha - RS

Milane Brandão dos Santos
 Roteiro: A Baleia que sobreviveu ao dilúvio.
 Centro de Ensino Professora Leda Tajra
 Município/Estado: Buriti Bravo - MA

Pabikyt Santos Cinta Larga
 Roteiro: Uiteré, “o lugar onde vivo”
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Ferreira da Cunha
            Município/Estado: Cacoal – RO

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estudante da URE de São João dos Patos foi eleita Parlamentar Juvenil do Mercosul

           Mais uma vez, o Maranhão será representado por uma aluno da Rede Estadual e da URE de São João dos Patos. Depois do aluno do CE Jão Pessoa de Colinas, Adão Randerson, foi a estudante Erislane Campos da Silva, da 2ª série do ensino médio do Centro Ensino Adonias Lucas de Lacerda, localizado no município de Sucupira do Norte, foi eleita Parlamentar Juvenil do Mercosul. Ela vai representar o Maranhão na Assembléia de Jovens do Mercosul, em Medellín, em Colômbia. A estudante participou de uma seleção nacional juntamente com jovens dos demais estados brasileiros no início deste mês, em Brasília.

         Ao todo, 27 jovens representarão o Brasil na 2ª edição do programa, que será realizada entre os dias 28 e 29 deste mês. Os 27 alunos brasileiros eleitos participarão dos debates com jovens de outros países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai), visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o "Ensino Médio que queremos".

           Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, deveriam apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter idéias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos. Dessa forma, poderiam ter participação atuante nos debates e preparação para se posicionarem frente aos temas voltados para a educação.

            Além de Erislane Campos da Silva, irão compor o grupo que representará o Brasil na Assembléia de Jovens do Mercosul, os estudantes maranhenses: Hendreu Barros Silva, também da 2ª série do Ensino Médio do CE Salomão Cury-Rady, da cidade de Senador La Roque; e Inglyd Dayanne Leite Castro, da 2ª série do Ensino Médio do CE Luiza Sousa Gomes, no Município de Rosário.

           Parabéns à Erislane.
 
A URE de São João dos Patos tem orgulho de tê-la na luta em prol da Educação.
 
Adaptado: Ascom

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

            A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) lançam a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O Curso é totalmente gratuito e executado pelo PRODEQUI/PCL/IP da Universidade de Brasília - UnB. Esta oferta é parte integrante do Plano "Crack, é possível vencer", que no eixo prevenção prevê ampla capacitação para profissionais das redes de educação, segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.
           Inscrições até dia 06/08/2012.
            Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no sitehttp://educadores.senad.gov.br.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Escolas Recebem Recursos do PROEMI

"Escolas da Regional de Educação de São João dos Patos recebem recursos do PDDE- Ensino Médio Inovador."

       As escolas abaixo listadas, foram inseridas e tiveram sua proposta aprovada tendo seu recurso liberado a partir deste mês de julho para investimento no PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR.

CE JOÃO CASTELO/ PASTOS BONS------------------------- RS 30.000,00 (EM CONTA)
CE EDISON LOBÃO/ SÃO JOÃO DOS PATOS--------------- RS56.000,00 (EM CONTA)
CE ANTÔNIO REINALDO PORTO/P. FRANCA --------------RS 50.000,00 (EM CONTA)
CE EPITÁCIO PESSOA/PARAIBANO -------------------------RS 40.000,00 (EM CONTA)
CE EDISON LOBÃO/ MIRADOR-------------------------------RS40.000,00(EM CONTA)

AS ESCOLAS DEVERÃO COMEÇAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DE ACORDO COM O PLANO DE APLICAÇÃO.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Inscrições para o PAES/Uema 2013 começam na próxima segunda-feira, 30

      Serão iniciadas, na próxima segunda-feira (30), as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a finalidade de selecionar candidatos, nas modalidades presencial e a distância, para o primeiro e segundo semestres de 2013.

        No total, serão ofertadas 4.595 vagas para o ano de 2013, sendo 1.911 para o primeiro semestre letivo e 2.684 para o segundo. As inscrições ficam abertas impreterivelmente até o dia 24 de agosto.
    Para se inscrever, é necessário acessar a página da universidade (www.vestibular.uema.br), selecionar o link PAES/2013; optar por um dos sistemas de vagas (Universal ou Especial); preencher e imprimir o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 75,00, em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários até o dia 27 de agosto.
       O candidato isento do pagamento da inscrição, para participar do PAES 2013, em cursos nas modalidades presencial e a distancia, deverá, obrigatoriamente, também se inscrever no Processo Seletivo, acessando o endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br.   
No período de 31 de outubro a 10 de novembro, os participantes do certame deverão retirar sua confirmação de inscrição por meio da internet e colar uma foto 3x4 datada e recente, para que tenham acesso aos locais de prova.
        A primeira etapa do Processo Seletivo acontece no dia 11 de novembro, quando os candidatos deverão responder a 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do Ensino Médio.
Na segunda etapa, marcada para o dia 16 de dezembro, os candidatos serão submetidos a um teste contendo 16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e à prova de produção textual. Todas as provas serão realizadas no horário das 13h às 18h, conforme Edital 087/2012-PROG/UEMA que se encontra disponível no site www.vestibular.uema.br.
        As questões da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira terão como referência textos nacionais e as obras literárias recomendadas: O mulato, do escritor Aluísio Azevedo; Poema sujo, de Ferreira Gullar; e A capital federal, de autoria de Artur Azevedo.
Para mais informações sobre o PAES 2013, acesse www.vestibular.uema.br, envie sua pergunta para vestibular@uema.br, ou ligue ainda para os telefones (98) 3245-1102 e (98) 3245-2756. 

Fonte: UEMA