MEC DIVULGA IDEB DE TODAS AS ESCOLAS DO PAIS POR REGIÃO, ESTADO, MUNICIPIO E ESCOLAS.
FAÇA SUA PESQUISA EM: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/planilhas-para-download
s
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
TV Escola filma curta-metragem vencedor em concurso nacional, em Buriti Bravo – MA
Milane Brandão dos Santos, aluna da 8ª série do Centro de Ensino Professora Leda Tajra venceu o concurso com o roteiro “A baleia que sobreviveu ao dilúvio”.
Nos dias 17 e 18 de agosto a equipe da TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), comandada pelo premiado diretor Eduardo Nunes, realizou a filmagem do curta-metragem vencedor do Concurso Roteiro, Escola e Cinema “O lugar onde vivo” na cidade de Buriti Bravo, o roteiro vencedor, ficou em segundo lugar a nível nacional, dentre mais de 140 escolas de todo o país.
As filmagens foram realizadas em locais importantes e históricos de Buriti Bravo, como a Igreja Santo Antonio, principal cenário do roteiro vencedor, que foi baseado em uma antiga lenda da cidade, a da baleia. Os atores que contracenaram foram alunos da escola, escolhidos mediante concurso e que se saíram muito bem, nas gravações, segundo o Diretor Eduardo Nunes.
No mesmo dia estavam sendo realizadas as eleições do Colegiado Escolar e Milane Brandão dos Santos recebeu mais uma incumbência importante, foi eleita a representante dos alunos na escola, com a maioria dos votos.
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), promoveu o Concurso Escola, Roteiro e Cinema em escolas públicas participantes do Programa “Mais Educação”. Estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) elaboraram roteiros em formato de curtas-metragens (duração de até 3 minutos) sobre o tema “O Lugar Onde Vivo”.
A filmagem do curta-metragem será exibida no Congresso de Línguas da Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, na primeira semana de setembro de 2012, onde a aluna Milane Brandão dos Santos da 8ª série, acompanhada da professora Maria Raimunda Pereira da Silva, irá representar a Escola, o Estado e o Brasil.
Conheça os vencedores, que estão listados abaixo em ordem alfabética!
Dener Silva de Oliveira
Roteiro: Rio Formoso, de um jeito que não se vê nos livros
Escola de 1º. E 2º. Grau Pedro de Albuquerque
Município/Estado: Rio Formoso - PE
Ivi Sibeli Rocha de Barros (co-autoria: Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva)
Roteiro: Lenda da Cobra Grande
Escola Professor Antonio de Barros Freire
Município/Estado: Cruzeiro do Sul - AC
João Pedro Braff Cardoso
Roteiro: O Baile de Masquê
Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Laureano da Cunha Filho
Município/Estado: Santo Antonio da Patrulha - RS
Milane Brandão dos Santos
Roteiro: A Baleia que sobreviveu ao dilúvio.
Centro de Ensino Professora Leda Tajra
Município/Estado: Buriti Bravo - MA
Pabikyt Santos Cinta Larga
Roteiro: Uiteré, “o lugar onde vivo”
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Ferreira da Cunha
Município/Estado: Cacoal – RO
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Estudante da URE de São João dos Patos foi eleita Parlamentar Juvenil do Mercosul
Mais uma vez, o Maranhão será representado por uma aluno da Rede Estadual e da URE de São João dos Patos. Depois do aluno do CE Jão Pessoa de Colinas, Adão Randerson, foi a estudante Erislane Campos da Silva, da 2ª série do ensino médio do Centro Ensino Adonias Lucas de Lacerda, localizado no município de Sucupira do Norte, foi eleita Parlamentar Juvenil do Mercosul. Ela vai representar o Maranhão na Assembléia de Jovens do Mercosul, em Medellín, em Colômbia. A estudante participou de uma seleção nacional juntamente com jovens dos demais estados brasileiros no início deste mês, em Brasília.
Ao todo, 27 jovens representarão o Brasil na 2ª edição do programa, que será realizada entre os dias 28 e 29 deste mês. Os 27 alunos brasileiros eleitos participarão dos debates com jovens de outros países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai), visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o "Ensino Médio que queremos".
Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, deveriam apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter idéias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos. Dessa forma, poderiam ter participação atuante nos debates e preparação para se posicionarem frente aos temas voltados para a educação.
Além de Erislane Campos da Silva, irão compor o grupo que representará o Brasil na Assembléia de Jovens do Mercosul, os estudantes maranhenses: Hendreu Barros Silva, também da 2ª série do Ensino Médio do CE Salomão Cury-Rady, da cidade de Senador La Roque; e Inglyd Dayanne Leite Castro, da 2ª série do Ensino Médio do CE Luiza Sousa Gomes, no Município de Rosário.
Parabéns à Erislane.
Ao todo, 27 jovens representarão o Brasil na 2ª edição do programa, que será realizada entre os dias 28 e 29 deste mês. Os 27 alunos brasileiros eleitos participarão dos debates com jovens de outros países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai), visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o "Ensino Médio que queremos".
Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, deveriam apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter idéias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos. Dessa forma, poderiam ter participação atuante nos debates e preparação para se posicionarem frente aos temas voltados para a educação.
Além de Erislane Campos da Silva, irão compor o grupo que representará o Brasil na Assembléia de Jovens do Mercosul, os estudantes maranhenses: Hendreu Barros Silva, também da 2ª série do Ensino Médio do CE Salomão Cury-Rady, da cidade de Senador La Roque; e Inglyd Dayanne Leite Castro, da 2ª série do Ensino Médio do CE Luiza Sousa Gomes, no Município de Rosário.
Parabéns à Erislane.
A URE de São João dos Patos tem orgulho de tê-la na luta em prol da Educação.
Adaptado: Ascom
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) lançam a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O Curso é totalmente gratuito e executado pelo PRODEQUI/PCL/IP da Universidade de Brasília - UnB. Esta oferta é parte integrante do Plano "Crack, é possível vencer", que no eixo prevenção prevê ampla capacitação para profissionais das redes de educação, segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.
Inscrições até dia 06/08/2012.
Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no sitehttp://educadores.senad.gov.br.
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Escolas Recebem Recursos do PROEMI
"Escolas da Regional de Educação de São João dos Patos recebem recursos do PDDE- Ensino Médio Inovador."
As escolas abaixo listadas, foram inseridas e tiveram sua proposta aprovada tendo seu recurso liberado a partir deste mês de julho para investimento no PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR.
CE JOÃO CASTELO/ PASTOS BONS------------------------- RS 30.000,00 (EM CONTA)
CE EDISON LOBÃO/ SÃO JOÃO DOS PATOS--------------- RS56.000,00 (EM CONTA)
CE ANTÔNIO REINALDO PORTO/P. FRANCA --------------RS 50.000,00 (EM CONTA)
CE EPITÁCIO PESSOA/PARAIBANO -------------------------RS 40.000,00 (EM CONTA)
CE EDISON LOBÃO/ MIRADOR-------------------------------RS40.000,00(EM CONTA)
AS ESCOLAS DEVERÃO COMEÇAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DE ACORDO COM O PLANO DE APLICAÇÃO.
As escolas abaixo listadas, foram inseridas e tiveram sua proposta aprovada tendo seu recurso liberado a partir deste mês de julho para investimento no PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR.
CE JOÃO CASTELO/ PASTOS BONS------------------------- RS 30.000,00 (EM CONTA)
CE EDISON LOBÃO/ SÃO JOÃO DOS PATOS--------------- RS56.000,00 (EM CONTA)
CE ANTÔNIO REINALDO PORTO/P. FRANCA --------------RS 50.000,00 (EM CONTA)
CE EPITÁCIO PESSOA/PARAIBANO -------------------------RS 40.000,00 (EM CONTA)
CE EDISON LOBÃO/ MIRADOR-------------------------------RS40.000,00(EM CONTA)
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Inscrições para o PAES/Uema 2013 começam na próxima segunda-feira, 30
Serão iniciadas, na próxima segunda-feira (30), as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a finalidade de selecionar candidatos, nas modalidades presencial e a distância, para o primeiro e segundo semestres de 2013.
No total, serão ofertadas 4.595 vagas para o ano de 2013, sendo 1.911 para o primeiro semestre letivo e 2.684 para o segundo. As inscrições ficam abertas impreterivelmente até o dia 24 de agosto.
Para se inscrever, é necessário acessar a página da universidade (www.vestibular.uema.br), selecionar o link PAES/2013; optar por um dos sistemas de vagas (Universal ou Especial); preencher e imprimir o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 75,00, em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários até o dia 27 de agosto.
O candidato isento do pagamento da inscrição, para participar do PAES 2013, em cursos nas modalidades presencial e a distancia, deverá, obrigatoriamente, também se inscrever no Processo Seletivo, acessando o endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br.
No período de 31 de outubro a 10 de novembro, os participantes do certame deverão retirar sua confirmação de inscrição por meio da internet e colar uma foto 3x4 datada e recente, para que tenham acesso aos locais de prova.
A primeira etapa do Processo Seletivo acontece no dia 11 de novembro, quando os candidatos deverão responder a 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do Ensino Médio.
Na segunda etapa, marcada para o dia 16 de dezembro, os candidatos serão submetidos a um teste contendo 16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e à prova de produção textual. Todas as provas serão realizadas no horário das 13h às 18h, conforme Edital 087/2012-PROG/UEMA que se encontra disponível no site www.vestibular.uema.br.
As questões da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira terão como referência textos nacionais e as obras literárias recomendadas: O mulato, do escritor Aluísio Azevedo; Poema sujo, de Ferreira Gullar; e A capital federal, de autoria de Artur Azevedo.
Para mais informações sobre o PAES 2013, acesse www.vestibular.uema.br, envie sua pergunta para vestibular@uema.br, ou ligue ainda para os telefones (98) 3245-1102 e (98) 3245-2756.
Fonte: UEMA
quarta-feira, 25 de julho de 2012
SENHA PARA ACESSO AO CONTRA-CHEQUES ON LINE
NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA
FICOU MUITO FÁCIL O SEU ACESSO AO CONTRA-CHEQUES ON LINE, BASTA SOLICITAR NA PÁGINA DISPONÍVEL PARA ACESSO DA SECRETARIA DE PLANEJEMENTO E FAZENDA, QUE TEM O LINK AQUI NO NOSSO BLOG EM :LINKS IMPORTANTES DIGITANDO SUA MATRÍCULA, DAÍ UMA SENHA PROVISÓRIA SEGUE AUTOMATICAMENTE PARA SEU E-MAIL QUE LOGO APÓS O PRIMEIRO ACESSO SERÁ SOLICITADO TROCA.
PARA QUEM TEM DUAS MATRICULAS SÓ PRECISA DE APENAS UMA SENHA,POIS AO ACESSAR A MATRICULA INFORMADA A OUTRA JÁ ESTARÁ DISPONÍVEL.
terça-feira, 24 de julho de 2012
Reforço Escolar- Uma experiência
As disciplinas de português e matemática constituem a base do trabalho
das aulas de reforço na Escola Municipal Manoel Bandeira, no município
paranaense de Campo Mourão, a 477 quilômetros de Curitiba. Ambas
apresentam mais dificuldades para os estudantes da instituição, que tem
560 alunos matriculados, da educação infantil ao ensino fundamental.
Os
estudantes com defasagem no conhecimento ou dificuldades em acompanhar o
conteúdo trabalhado em sala de aula são encaminhados a aulas de reforço
pela professora regente da turma. “Encaminho os alunos que apresentam
baixo rendimento nas disciplinas de português e matemática ou que
estejam com conteúdo defasado por dificuldades de assimilação ou por
motivo de transferência escolar”, explica a professora Maria Rita Roza
da Silva. Graduada em geografia, com pós-graduação em psicopedagogia
institucional, ela está no magistério há 11 anos.
As atividades
ocorrem duas vezes por semana, no período do contraturno (turno oposto
ao das aulas regulares) escolar. Os estudantes são reunidos em grupos
com no máximo 10 componentes, de acordo com a faixa etária. É uma forma
de facilitar o trabalho da professora de reforço e de melhorar a
convivência entre os alunos.
“A participação nas aulas de reforço
não é obrigatória”, esclarece a professora Ana Aparecida Morsch,
diretora da escola desde 2002. Porém, quando os pais são informados
sobre a necessidade e a importância dessas aulas para a melhoria do
rendimento escolar, os alunos comparecem assiduamente. Segundo ela, os
estudantes não veem as atividades extras como castigo ou compensação,
mas como uma possibilidade de obter sucesso na aprendizagem.
De
acordo com a diretora, a professora do reforço escolar não é a mesma que
leciona na turma regular, embora atue na mesma unidade de ensino.
Graduada em geografia, com pós-graduação em educação infantil e séries
iniciais, Ana Aparecida tem 25 anos de magistério.
Dinâmica
— Professora de reforço, Vera Lúcia Varolo Bello observa que a dinâmica
das aulas torna diferente a abordagem para o estudante. “Isso motiva a
participação e aumenta a autoestima, gerando responsabilidade e tornando
prazeroso o ato de ensinar e consequentemente de aprender”, afirma.
Outro
benefício lembrado por Vera Lúcia é o atendimento individualizado e
personalizado aos alunos, o que favorece o esclarecimento de dúvidas e a
retomada de ideias e conceitos ainda não dominados. Além disso, a
professora cita a manipulação de materiais concretos e a utilização de
jogos e materiais pedagógicos que estimulam o pensar. A sala de reforço
escolar é equipada com brinquedos e materiais pedagógicos variados,
computador e impressora.
Professora há 20 anos, Vera Lúcia é
graduada em pedagogia — orientação educacional —, com pós-graduação em
supervisão escolar e formação em tecnologias de informação e comunicação
acessível. Ela dá aulas de reforço a alunos do segundo ao quinto ano do
ensino fundamental.
Avaliação — Ao final de
cada bimestre, a equipe pedagógica da escola avalia o trabalho docente
realizado e verifica o rendimento escolar dos alunos. “Constatamos que o
reforço escolar tem colaborado para a melhoria do nível de
aprendizagem”, salienta Vera Lúcia.
Na visão da professora Maria
Rita, o reforço escolar contribui para o desenvolvimento da
aprendizagem, melhora o rendimento dos alunos e facilita o trabalho da
regente de turma quanto à apresentação do conteúdo. Além disso, eleva a
autoestima dos estudantes e os torna mais autônomos, participativos e
motivados.
MEC: Fátima Schenini
Confira o blog da escola
segunda-feira, 23 de julho de 2012
REUNIÃO DE GESTORES
A UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS CONVOCA TODOS OS GESTORES ESCOLARES PARA UMA REUNIÃO NESTE DIA 27/07 PARA TRATAR DE ASSUNTOS PERTINENTES AO RETORNO PARA O 3° PERÍODO LETIVO.
FARÁ PARTE DA MESMA O SUPERINTENDENTE DE PLANEJAMENTO DA SEDUC, O SR. EMANUEL DENNER.
O EVENTO ACONTECERÁ NO AUDITÓRIO DA FUNASA, NA RUA SÁ SOBRINHO S/Nº A PARTIR DAS 8:00H.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!
O EVENTO ACONTECERÁ NO AUDITÓRIO DA FUNASA, NA RUA SÁ SOBRINHO S/Nº A PARTIR DAS 8:00H.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!
Prorrogadas inscrições do curso de tecnologias educacionais promovido pela Seduc
Prorrogado até o dia 29 deste mês o prazo de inscrições para o curso "Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC", promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais (STE). O curso terá como alvo os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares das redes estadual e municipais de ensino. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br
Com duração de 100 h, o curso realizará um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), abrangendo temas pontuais como internet, hipertexto, hipermídia e suas implicações na prática educativa, refletindo no uso das múltiplas linguagens trazidas pelas mídias, bem como seu potencial para o processo de ensino-aprendizagem.
Os interessados em participar do curso devem comprovar, no ato da inscrição, que é professor efetivo da rede estadual de ensino, possuir conhecimento básico em informática, de internet e possuir um email pessoal e ter acesso a internet. As atividades serão desenvolvidas em 80h, por meio da plataforma E-Proinfo/MEC e mais 20 horas de encontros presenciais (um em cada mês com duração de quatro horas).
A quantidade de vagas referente a cada curso obedecerá a ordem de inscrição e o limite de vagas oferecidas a cada Unidade Regional de Educação. O curso TIC deverá ter início em agosto e término em novembro.
Gostaríamos de informar em especial aos professores da cidade de Benedito Leite, que pediram ,em reuniã, preferencialmente pela oportunidade de participar de cursos de formação.
Fonte: Ascom
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Escola da Regional de São João dos Patos lança projeto ambiental
A proposta
A UI Deputado Iêdo Lobão, do municipio de Mirador, organizou um mini-projeto que traz a discussão sobre a AGENDA 21 em sua comunidade em favor da semana do meio ambiente.
Alunos e professores resolveram elaborar uma proposta com ações possíveis de serem implantadas na comunidade escolar.
Aproposta tem como base a Agenda 21, elaborada na conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 1992.
Agenda 21
A Agenda 21 é o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – UNCED/Rio-92. Este documento foi discutido e negociado exaustivamente entre as centenas de países ali presentes, sendo portanto um produto diplomático contendo consensos e propostas.
Agenda 21 é um documento estratégico, um programa de ações abrangente para ser adotado global, nacional e localmente, visando fomentar em escala planetária, a partir do século XXI, um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo e produção de forma a reduzir as pressões ambientais e atender as necessidades básicas da humanidade. A este novo padrão, que concilia justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental, convencionou-se chamar de Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 21 Global é atualmente o documento mais abrangente e de maior alcance no que se refere às questões ambientais, contemplando em seus 40 capítulos e 4 seções temas que vão da biodiversidade, dos recursos hídricos e de infra-estrutura, aos problemas de educação, de habitação, entre outros. Por esta razão tem sido utilizada na discussão de políticas públicas em todo o mundo, tendo em vista a sua proposta de servir como um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade.
Em 1994, o Senado Federal publicou a versão deste documento em português.
Agenda 21 é um documento estratégico, um programa de ações abrangente para ser adotado global, nacional e localmente, visando fomentar em escala planetária, a partir do século XXI, um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo e produção de forma a reduzir as pressões ambientais e atender as necessidades básicas da humanidade. A este novo padrão, que concilia justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental, convencionou-se chamar de Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 21 Global é atualmente o documento mais abrangente e de maior alcance no que se refere às questões ambientais, contemplando em seus 40 capítulos e 4 seções temas que vão da biodiversidade, dos recursos hídricos e de infra-estrutura, aos problemas de educação, de habitação, entre outros. Por esta razão tem sido utilizada na discussão de políticas públicas em todo o mundo, tendo em vista a sua proposta de servir como um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade.
Em 1994, o Senado Federal publicou a versão deste documento em português.
fonte:http://www.ambiente.sp.gov.br/agenda21.php
A URE
A URE de São João dos Patos apoia a iniciativa e parabeniza o corpo docente e discente da escola UI Dep. Iedo Lobão.
terça-feira, 17 de julho de 2012
Conheça mais sobre o CONCURSO ESCOLA ROTEIRO E CINEMA
O Concurso consiste na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), convida os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), matriculados nas escolas públicas e que fazem parte do Programa “Mais Educação” para participar do Concurso “Escola, Roteiro e Cinema”.
O Concurso está inserido no compromisso dos países ibero-americanos com o Projeto da OEI Metas Educativas 2021 e faz parte, também, de um conjunto de ações da Organização, tais como o Programa para o Fortalecimento das Línguas da Ibero-América na Educação e o Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania
O Programa “Mais Educação”, instituído em 2010, é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Esta estratégia promove tanto a ampliação dos tempos, dos espaços e das oportunidades educativas, quanto o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
O Programa “Mais Educação” também é elemento de articulação, no bairro, do arranjo educativo local em conexão com a comunidade que organiza ações nas áreas da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social, em torno da escola pública. Ao contribuir para a formação e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, o Programa “Mais Educação” fomenta atividades organizadas em macrocampos, cada um dos quais agregando atividades específicas.
No macrocampo “Comunicação e Uso de Mídias”, voltado para a criação de “ecossistemas comunicativos” e o uso adequado das tecnologias da informação, inserem-se atividades específicas de introdução à leitura crítica do produto audiovisual e de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais e de busca de espaços de visibilidade para as produções locais.
Assim, o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema” vai ao encontro do Programa ao contribuir para a criação de pequenos documentários e curtas metragens, envolvendo os estudantes em pesquisas, na produção e no fortalecimento da escrita e levando-os, portanto, a refletirem e recriarem suas vidas em movimento, por meio da capacitação técnica e estética e de aprendizagens significativas.
Conheça mais: http://oei.org.br/principal.php
Conheça mais: http://oei.org.br/principal.php
Aluna Milane da URE de São João dos Patos é destaque nos sites de notícia do Estado
Depois de publicado em nosso blog a matéria sobre a aluna Milane Brandão, do CE Professora Lêda Tajra no municipio de Buriti Bravo, que ganhou prêmio e uma viagem para Salamanca na Espanha pelo seu curta metragem entitulado " A baleia que sobreviveu ao dilúvio", a noticia se espalhou pelos sites de noticia do estado.
A URE de São João dos Patos tem o prazer em tê-la como aluna e a escola como jurisdicionada desta Regional.
Parabéns ao trabalho desenvolvido e que mais pêmios possam vir a partir de outros alunos incentivados pelo sucesso de Milane.
Sites divulgados: http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/noticias/?id=40684 , http://www.educacao.ma.gov.br/ExibirNoticia.aspx?id=4296 e http://imirante.globo.com/noticias/2012/07/17/pagina313761.shtml
A URE de São João dos Patos tem o prazer em tê-la como aluna e a escola como jurisdicionada desta Regional.
Parabéns ao trabalho desenvolvido e que mais pêmios possam vir a partir de outros alunos incentivados pelo sucesso de Milane.
Sites divulgados: http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/noticias/?id=40684 , http://www.educacao.ma.gov.br/ExibirNoticia.aspx?id=4296 e http://imirante.globo.com/noticias/2012/07/17/pagina313761.shtml
ALUNA DO CE PROFª LEDA TAJRA/URE-SJP, EM BURITI BRAVO, É PREMIADA EM CONCURSO NACIONAL DE ROTEIRO, COM VIAGEM A ESPANHA
O CE Profª Leda Tajra participou do Concurso Escola, Roteiro e Cinema, com o tema ”O lugar onde vivo”, promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), sendo um dos cinco roteiros de curta metragem premiados o de Milane Brandão dos Santos, aluna da 8ª/9ª ano sob o título: “A baleia que sobreviveu ao dilúvio” que será gravado nos dias 6,7 e 8 de agosto pela TV Escola.
A exposição do curta metragem será no Congresso de Línguas da Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro de 2012.
Milane viajará a Salamanca juntamente com os outros 4 roteiristas premiados, Dener Silva de Oliveira (PE), Sibeli Rocha de Barros (co-autoria: Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva), João Pedro Braff Cardoso (RS) e Pabikyt Santos Cinta Larga (RO).
O Concurso consistiu na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.
Mais informações em:
http://www.oei.org.br/concursocinema/vencedores.php
Experiências como a de Milane servem de incentivo para milhares de jovens alunos que fazem parte dessa URE.
Parabéns à todos que fazem o CE Lêda Tajra e principalmente à aluna Milane Brandão dos Santos pela grande conquista. Desejamos toda a sorte do mundo em seu novo caminho, e que a oportunidade sirva de abertura para novos horizontes em sua vida estudantil, pessoal e profissional.
Comitê inicia processo de avaliação para a escolha da “Escola Destaque Estadual"
O comitê maranhense do Prêmio Gestão Escolar iniciou o processo de avaliação para a escolha da “Escola Destaque Estadual”, que irá concorrer no comitê nacional ao título de “Escola Referência Brasil”. A premiação é disputada por 11 escolas, das quais oito da rede estadual de ensino. O resultado deverá ser divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na próxima sexta-feira (13).
No Maranhão, 45 escolas participaram do processo de inscrição, mas apenas 11 se classificaram para a segunda etapa para concorrerem ao título de primeira escola classificada no Estado. São três escolas das redes municipais (Trizidela do Vale e Alto Alegre do Pindaré) e oito estaduais das Unidades Regionais de Educação de São Luís, Pedreiras, Rosário, Bacabal, Caxias, Timon e Santa Inês.
A Superintendente de Gestão Educacional da Seduc (Supge), Zélia Maria Moreira Mendonça Pereira, informou que no período entre 20 a 27 de junho aconteceu a avaliação dos comitês regionais. Até sexta-feira (13) será feita a avaliação do comitê estadual quando será escolhida a “Escola Destaque Estadual” que vai concorrer ao título de “Escola Referência Brasil”.
O Prêmio Estadual Gestão Escolar, iniciativa da Seduc que se encontra na 6ª edição, tem como meta estimular o desenvolvimento da gestão democrática das escolas da rede estadual de ensino e disseminar as suas boas práticas.
De acordo com Zélia Mendonça, outro viés da premiação visa proporcionar a construção de uma cultura de autoavaliação desse processo, servindo como instrumento de sensibilização, de motivação e de orientação para o seu avanço, principalmente no que se refere à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
Esta será a 13ª edição do ciclo de sua realização. Destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e autoavaliação das escolas públicas, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.
O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, da Fundação Roberto Marinho e outras instituições da iniciativa privada.
Confira lista das escolas inscritas para avaliação do Comitê Estadual
URE
|
MUNICÍPIO
|
NOME DA ESCOLA
|
ESFERA
|
Pedreiras
|
Trizidela do Vale
|
CE Messias Rodrigues de Sousa
|
Municipal
|
Rosário
|
Morros
|
CE America Central
|
Estadual
|
São Luis
|
São Luís
|
UI Barbosa de Godóis
|
Estadual
|
São José de Ribamar
|
CE Sete de Setembro
|
Estadual
| |
Bacabal
|
Bacabal
|
CE Estado do Ceará
|
Estadual
|
Caxias
|
Caxias
|
CE Thales Ribeiro Gonçalves
|
Estadual
|
Timon
|
Timon
|
UE Odilo Costa Filho
|
Estadual
|
Timon
|
UE Duque de Caxias
|
Estadual
| |
Timon
|
CE Higino Cunha
|
Estadual
| |
Santa Inês
|
Alto Alegre do Pindaré
|
CEB Sebastião Sudario Brilhante
|
Municipal
|
Alto Alegre do Pindaré
|
UI Dagmar Desterro e Silva
|
Municipal
|
Assinar:
Postagens (Atom)






