s

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Município de Sucupira do Norte recebe representante da URE em suas escolas

Reunião na Escola Adonias Lacerda

Reunião no pov. Agua Branca
  

Prof. Renato e corpo docente


       URE de São João dos Patos firma acordo com a prefeitura de Sucupira do Norte para transporte escolar dos alunos do Ensino Médio do povoado Água Branca.
      Na oportunidade, além de reunião no local citado, o prof. Renato Dárcio, representou a Unidade Regional fazento visita às outras duas escolas do município: CE Adonias Lacerda e U.I. Vitorino Freire. 
      Com a reunião, ficaram esclarecidos vários pontos a cerca das mudanças ocorridas na educação do estado. "A reunião foi proveitosa, pois precisamos sempre de alguém da URE para dar apoio e segurança ao nosso trabalho" afirmou a profa. Maria de Lourdes, gestora do CE Adonias Lacerda.
      Em momento oportuno, outras visitas e reuniões deverão acontecer gradativamente nas escolas desta regional, pois a Unidade Regional de São João dos Patos está trabalhando na certeza de melhores indicadores educacionais   

Gestora da URE de São João dos Patos realiza reunião com professores


CE Dr. Paulo Ramos

CE Edison Lobão
Part. Prefeitos  Zé Mário e Rdo. Nonato

A gestora Rilda Lúcia fala aos professores

       Com a perspectiva de um início de ano letivo tranquilo e promissor, a Gestora da URE de São joão dos Patos Rilda Lúcia, reuniu-se com professores da sede para esclarecer o motivo das mudanças com o reordenamento da rede e a nucleação de escolas.
      Com o mesmo objetivo, foi realizada reunião na sede do Sidicato dos Trabalhadores Rurais com os gestores escolares de todas as escolas desta Unidade Regional de Ensino, dias antes.
      "O estado do Maranhão por meio da SEDUC traz uma nova proposta para a educação",  já se tornando visível parte das ações planejadas para o ano de 2012 pelo corpo da SEDUC como a entrega de novas carteiras, a matricula on-line, a implantação do piso nacional, o reforço escolar, o programa gestão nota 10 bem como outros programas, recursos para reforma de escolas, o calendário escolar com início e término dentro do ano letivo e outras inovações tratadas nas reuniões  que visam o início da busca pela melhoria da qualidade do ensino em nosso estado.
       A URE de São João dos Patos está disposta a somar esforços com o corpo docente, pais e alunos para atingir  melhores resultados.

Novos recursos para as escolas do estado


        As escolas do ensino médio, prioridade do Governo do Estado, irão receber 568 projetores acoplados a igual número de novos computadores, que serão utilizados para a melhoria da qualidade de ensino. Do total dos novos equipamentos, 268 foram fornecidos pelo ministério da Educação (MEC), por meio Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), e 300 foram adquiridos pela Seduc, por orientação do secretário Bernardo Bringel.

        Leuzinete Pereira ressaltou que o projeto de formação continuada em serviço para professores e supervisores, sem prejuízo aos 200 dias do ano letivo é um ponto importante do processo, visto que é uma das incumbências do professor segundo a LDB, e a reorganização dos espaços escolares, bem como reformas de prédios são importantes para o planejamento e destinação de recursos.

       Além das ações focadas no processo ensino-aprendizagem, a Seduc também vai garantir maior conforto para os alunos da rede estadual de ensino com a entrega de 79 mil novas carteiras escolares, dentro dos padrões ergométricos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). A renovação das carteiras é superior a 50% dos equipamentos existentes nas escolas da rede. Serão contemplados os colégios de todo o estado.

       O secretário adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho disse que do total das carteiras distribuídas nas UREs, 42 mil foram adquiridas com recursos do tesouro estadual e as outras foram compradas por meio de parceria entre a Seduc e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estudantes portadores de necessidades especiais serão contemplados com 200 carteiras adaptadas.

      De acordo com Almir Coelho, este ano serão entregues, a partir da próxima semana, 220 mil kits de fardamento e material escolar para os alunos de ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino.


      Cada kit de fardamento contém tênis e meias, short e camiseta, calção, camisa e mochila. O kit escolar contemplará cada aluno com esferográfica, lápis, apontador, régua, transferidor e outros itens necessários em sala de aula.
      Nesse contexto, a URE de São João dos Patos já recebeu, e está redistribuindo de acordo com a necessidade de cada Unidade de Ensino, 1000 novas carteiras, estas já estarão nas salas de aula no primeiro dia de aula das escolas contempladas.

Ano letivo na rede estadual começa nesta segunda-feira

       Com um calendário escolar específico, em um processo de vanguarda da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será aberto oficialmente, nesta segunda-feira (6), o ano letivo de 2012 com a volta as aulas de mais de 500 mil alunos nas 1.515 escolas da rede estadual de ensino. Do total, mais de 200 escolas estão localizadas na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com o novo calendário letivo, o término das aulas está previsto para o dia 28 de dezembro em todo o Maranhão.

       Este ano, a Seduc implantou, também de forma pioneira, o sistema de matrículas online para todas as escolas da rede localizadas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) e ofertou aproximadamente 25 mil vagas somente para o primeiro ano do ensino médio à comunidade escolar de São Luís. Aproximadamente 135 mil alunos estão matriculados na capital.

       O processo informatizado de matrícula foi feito por meio da parceria firmada entre a Seduc, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Superior de Educação Continuada (Isec), e acompanhado pelo Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep).

       O conjunto de ações desenvolvido pela secretaria para o presente ano letivo garante, cumprindo meta prioritária do Governo do Estado, que nenhum jovem em idade escolar ficará fora da sala de aula e o calendário específico para as escolas da rede deve ser cumprido sem complicações.

     Outra experiência inovadora deverá marcar o presente ano letivo. De acordo com o secretário João Bernardo Bringel, para acompanhar o processo de descentralização do ensino fundamental, será lançado um programa piloto de reforço escolar nas disciplinas Português e Matemática em 20 escolas da rede estadual de ensino. Um colégio de Balsas foi escolhido como pioneiro do novo programa da Seduc.

      O programa virtual, explicou Bringel, irá contemplar os alunos com deficiência escolar do 1º ao 9º ano e será uma importante ferramenta para registrar o desempenho dos estudantes. O rendimento ficará registrado na rede virtual. Serão realizadas anualmente 450 oficinas para implementação do programa.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

GOVERNO DO ESTADO CONVOCA NOVA LISTA DE PROFESSORES NO DIÁRIO OFICIAL

  No Diário Oficial do Estado do Maranhão deste dia 02/02/2012 foi publicada mais uma lista de convocados do concurso público para professores realizado em 2009.

  Os concocados terão 10 (dez dias) após esta convocação para comparecerem em local já informado pelo referido documento.
  Mais informações acessar: http://www.diariooficial.ma.gov.br/

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Seduc vai destinar recursos para aquisição de gêneros da agricultura familiar


          A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai destinar 30% dos recursos da alimentação escolar no Maranhão para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. A medida será uma ação estruturante da Seduc como integrante do Programa de Erradicação da Pobreza Extrema no Maranhão, que será lançado pelo governo do Estado, em sintonia com o Programa Brasil sem Miséria, do governo Federal.

           Com a ação, a Seduc visa fortalecer a agricultura familiar, estimulando as escolas a adquirirem produtos regionais e de qualidade das mãos do pequeno produtor rural. Dessa forma, atuando no combate a pobreza e a miséria na zona rural do estado.

           Para o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, a medida irá fomentar a produção da agricultura familiar no estado. Além dessa ação, a Seduc segue com programas e projetos no sentido de possibilitar à população o acesso a uma educação de qualidade.

          Outros projetos já desenvolvidos pela Seduc em parceria com o Governo Federal também farão parte do programa de combate à pobreza no Estado. Dentre eles estão: Brasil Alfabetizado; Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projovem Campo e Saberes da Terra, os dois últimos desenvolvidos exclusivamente em escolas do campo, onde se encontram as localidades com os menores indicadores sociais.

Mutirão na escola


       A Unidade Integrada Duque de Caxias, preparando-se para nova etapa educacional, no ano letivo de 2012, deu início ao processo de pintura do prédio para receber seu corpo discente, proporcionando-lhes um ambiente prazeroso e confortável, no âmbito escolar. A sua gestora, Rosa Neusa Mota Pinho, confiando na reorganização do ensino do Estado do Maranhão, receberá de braços abertos àqueles alunos oriundos de outros estabelecimentos de ensino e que farão parte da família "Duque de Caxias", assim como os alunos remanescentes dos anos anteriores. Tendo em vista o inicio do ano letivo para o dia 06 de fevereiro, não mediu esforços para dar uma nova roupagem na escola com a colaboração de ex-alunos e demais membros da comunidade, considerados verdadeiros "amigos da escola".

Vigia Feitosa e o pintor e ex-aluno Jailson

Pintor e ex-aluno Ivanildo

Área Coberta - Refeitório

Sala de Aula

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PROFESSORES RECEBEM DVD`S EXPLICATIVOS PARA AUXÍLIO NO SIAEP

        A URE de São João dos Patos, recebeu e está redistribuindo para as gestoras escolares DVD`s explicativos que auxiliam o corpo docente na realização de atividades que envolvem os professores na utilização do SIAEP para registro de conteúdos, notas e frequência dos seus alunos.
       Cada gestor receberá um DVD para cada professor da sua escola.
        O SIAEP é um sistema informatizado de apoio à gestão escolar. É também um recurso para a integração e geração de uma base comum de dados, a partir de informações geradas em cada escola, o que facilita a tomada de decisões nos níveis operacionais, tático e estratégico.
         É com  inovações como estas que o Programa de Modernização do Ensino Público do Estado do Maranhão pretende proporcionar aos gestores estaduais e demais atores envolvidos na educação alternativas viáveis, eficientes e eficazes de gestão educacional, impactando de forma positiva diretamente nos indicadores da educação em nosso estado.

CONHEÇA OS REPASSES DESTINADOS ÀS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL

      As Escolas da Rede Estadual de Ensino são assessoradas por um Colegiado Escolar, órgão deliberativo que deve ajudar na tomada de decisões e por uma Caixa Escolar, Pessoa Jurídica, que é responsável pela aplicação dos diversos recursos com os quais as mesmas são contempladas, tais como:
REPASSADO PELO GOVERNO FEDERAL MEC/FNDE:
 Programa Dinheiro Direto na Escola: Um Repasse anual, destinado a reforma, pequenos reparos e aquisição dos materiais necessários para o início do ano letivo;
Programa de Desenvolvimento da Escola, um repasse anual e deve ser aplicado na melhoria da qualidade de ensino.
Programa Nacional de Alimentação Escolar, dez repasses por ano e deve ser aplicado unicamente na aquisição de merenda;
PDDE Campo;
 PDDE Água na Escola;
 PDDE Acessibilidade;
REPASSADOS PELO GOVERNO ESTADUAL, através do Fundo Estadual de Educação – FEE:
Quatro repasses anuais que devem ser aplicados na manutenção da Escola;
Recursos em caráter emergencial para aquisição de carteiras, Recursos para reforma, recursos para aquisição de equipamentos, recursos para aquisição de material de informática etc.
Conheça a prestação de contas da sua escola, recurso usado corretamente garante a melhoria na qualidade do ensino.
Fonte: Contabilidade - SEDUC/URE

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diárias de formação continuada serão pagas até sexta-feira

     Gostaríamos de repassar informações oriundas dos responsáveis pelas diárias da 1a semana de  Formação de técnicos para a matrícula SIAEP.

     Em relação às transfências bancárias para as contas dos respectivos técnicos escolares que participaram, estas  serão realizados até a sexta-feira, dia 27 de janeiro, o atraso decorreu pela burocracia bancária, em decorrência do número de transferências que serão feitas.

     As referidas diárias serão creditadas nas contas correntes, estas informadas pelas UREs. Prevemos também, a possível ocorrência:

    Caso o participante verifique que não houve o crédito das diárias em sua conta(isso ocorrerá para aqueles que informaram os dados bancários com erro)  o procedimento de pagamento destas diárias será feito  através do CPF do participante, que deverá se dirigir-se a qualquer caixa do Banco do Brasil e solicitar retirada de pagamento pelo CPF no caixa convencional. Assim todos os participantes receberão as suas diárias.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ENEM E SEUS PLANOS FUTUROS...

 
     Quando falamos da opinião pública em um país democrático como o Brasil é preciso estarmos abertos a ouvir de tudo, principalmente quando se trata de educação, ou mais especificamente, do ENEM.
     O tema é um dos mais debatidos dos ultimos dias, há os que são contra, apontando falhas, mas há os que se valem do mesmo, principalmente os estudantes de baixa renda que conseguem bolsas pelo PROUNI.
     Em uma cidade como São João dos Patos, onde as possibilidades de escolha são poucas, tratando-se de cursos, o ENEM é uma porta de entrada para o mundo da formação pessoal e profissional, e a cada ano mais alunos buscam seu lugar na Universidade por este instrumento avaliativo.
     Enquanto muitos dependem do acontecimento destas provas tão importantes para o processo educacional do país, circulam as mais diversas indagações e projetos sobre o exame.

MIRANTE:
24/01/2012 - 18h12

Justiça suspende acesso de alunos a redações do Enem


MEC diz que não tem como disponibilizar correções. Ainda cabe recurso.
CEARÁ -

    O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Paulo Roberto de Oliveira, suspendeu a liminar da Justiça Federal no Ceará que determinava ao Ministério da Educação (MEC) o acesso às provas e espelhos de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 para todos os candidatos do País que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão foi divulgada nesta terça-feira (24) e cabe recurso ao Pleno do TRF-5, com sede no Recife, ao qual está subordinada a Justiça Federal do Ceará.
    Na decisão, o presidente do TRF-5 sublinha “saltar aos olhos a mais aparente politização das questões relativas ao Enem. Se, de um lado, o exame ainda não ostenta – é fato a se lamentar – a qualidade operacional desejada, de outro não pode ser ignorado o descuido – inexiste palavra mais amena para dizê-lo – com que vem sendo judicialmente combatido”.
Na decisão, o desembargador alegou que a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará sofreu dois aditamentos, sugerindo que o MPF não sabia o que queria, mas que reconhecidamente queria, perseguindo o resultado até obtê-lo.
    Ainda de acordo com o magistrado, o Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inep), a União e o MPF, através da Subprocuradoria Geral da República, já tinham celebrado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em agosto de 2011, homologado pelo Juízo da 13ª Vara do Distrito Federal, no qual o governo se compromete a dar vistas à redação apenas a partir da edição de 2012 do Enem.

Procurador diz que vai recorrer
   O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, autor da ação que pediu o acesso de todos os alunos à prova de redação do Enem, informou que vai recorrer da decisão do TRF5. "Essa coisa de o aluno pedir a revisão da prova independe do Enem. Isso é um direito constitucional à informação".
   Para o procurador, o Termo de Ajuste de Conduta assinado pelo Inep, União e MPF para conceder esse direito apenas a partir de 2012 não justifica negar esse direito agora. "Fatos novos mostraram erros materiais, como o aluno que tirou nota zero e não tinha tirado. A realidade agora é outra. Essa luta pelos direitos independe do Enem".

Haddad diz que Enem ''apanha todo dia''

   Na segunda-feira (23), véspera de deixar o comando do MEC, Fernando Haddad afirmou que o Enem "apanha todo santo dia". Nesta terça-feira, Haddad comentou ainda que "foi feita uma pesquisa sobre o Enem e vocês vão constatar que a juventude aprova o Enem. Sobretudo o aluno de escola pública vê no Enem a única chance de acesso [às universidades]. As pessoas reconhecem que é preciso aperfeiçoar, mas reconhecem também que o esforço está sendo grande no sentido da redemocratização", disse.
  O Enem apresentou problemas nas três últimas edições do exame, desde quando passou a ser usado como forma de acesso às instituições públicas de ensino superior - em 2009, houve furto de provas da gráfica; em 2010, problemas com a impressão dos cadernos de provas; e, em 2011, vazamento de questões em uma apostila distribuída a estudantes de um colégio em Fortaleza.
  Na sexta-feira (20), o MEC decidiu cancelar a edição do Enem que seria realizada em abril deste ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril, e afirmado que a data da segunda edição só seria divulgada posteriormente. Em nota, o ministério agora afirma que, neste ano, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro.
  A presidente Dilma Rousseff garantiu a realização de duas edições do Enem em 2013.

Mudanças

  Mercadante deve promover alterações em 4 das 6 secretarias do MEC, além de uma das principais autarquias do ministério, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), presidida por Malvina Tuttman.
  O órgão é o responsável pela organização, elaboração e aplicação do Enem. Desde outubro, a edição de 2011 do Enem vem sofrendo fortes críticas e já sofreu diversas ações judiciais. O vazamento de 14 questões para mais de 500 alunos de Fortaleza, no Ceará, foi alvo de inquérito policial, e a correção das redações, divulgada em dezembro, também vem sendo contestada.

O IMPARCIAL:

Edição de 25/01/2012  impresso.

Confirmado: Enem terá duas edições por ano.

MEC: Fala do novo Ministro da Educação Aloízio Mercadante

  Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disse que seu compromisso é de aprofundar os esforços para aprimorar a aplicação do teste. Mercadante disse que é preciso reconhecer que há um tensionamento em relação ao Enem, dado que o exame tornou-se classificatório e eliminatório para milhares de jovens.

  Mas, afirmou, é necessário preservar e consolidar esse mecanismo que, em perspectiva, é muito mais adequado, democrático e republicano do que a antiga proliferação de vestibulares. “Ele (o exame) é o grande instrumento para a democratização do acesso ao ensino superior, mediante o ProUni, o Fies e o Sisu. Ele é a vital porta de acesso que tende a igualar a distribuição de oportunidades que o ensino superior dá aos jovens.”

  Para que o exame atenda plenamente seus objetivos, Mercadante disse que pretende realizar uma consulta junto a reitores das instituições federais de ensino superior, das instituições públicas estaduais e municipais e aos profissionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC responsável pelo exame. Nessas consultas, vai buscar soluções que melhorem a eficiência e reforcem o caráter republicano do Enem.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17421

   Enquanto isso, renovemos nosso espírito, busquemos muito trabalho e comprometimento com nosso alunado. Sucesso a todos e que esse novo ano nos traga bons ares na formação dos nossos alunos.

SEDUC IRÁ FOMENTAR PROJETOS EDUCACIONAIS PARA AS ESCOLAS DAS 19 URES

  No 5° encontro de gestores regionais em Bacabal, que ocorreu neste mês de janeiro, a SEDUC por meio do professor Emanuel Denner, apresentou, em acordo com o PPA, ações que fomentam a execução de projetos educacionais para as escolas de todo o estado.
   Os gestores juntamente com seus professores deverão elabroar projetos pedagógiocos que visam a melhoria do ensino. Todos os projetos devem estar de acordo com os eixos previstos no PPA, e após avaliação de técnicos da SEDUC/URE ocorrer a liberação de recursos.
Em breve, mais detalhes neste blog.

GESTORES DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PARTICIPAM DE ENCONTRO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


    A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria-Adjunta de Ensino, da Superintendência de Educação Básica e da Coordenação do Programa Mais Educação, está realizando, este mês acompanhamento às escolas da rede estadual, localizadas em 12 Unidades Regionais de Educação (UREs), que aderiram ao Programa Mais Educação em 2011.

   O Programa Mais Educação (PME) integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como uma estratégia do Governo Federal, em parceria com a Seduc, para ampliação dos tempos, espaços e oportunidades educativas em diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva da educação em tempo integral.

     De acordo com a superintendente de Educação Básica da Secretaria, Leuzinete Pereira da Silva, para que o programa tenha êxito, é preciso que os gestores sejam orientados, especialmente, no processo de execução de cada ação. "Monitoramento, controle e avaliação são fundamentais para que o trabalho desenvolvido na escola obtenha os resultados esperados, qual seja: melhorar a qualidade da educação por meio do avanço contínuo da aprendizagem dos estudantes," destacou.

     Nesse sentido, tendo em vista a necessidade de acompanhamento e orientação às escolas que aderiram ao Mais Educação, em 2011, quanto ao processo de implantação do programa, a equipe técnica da coordenação do PME vem realizando reunião técnica-pedagógica com os coordenadores nas sedes das Regionais, bem como gestores e coordenadores escolares das unidades regionais de Balsas, São João dos Patos, Barra do Corda, Presidente Dutra, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Zé Doca, Rosário, Itapecuru-Mirim, Chapadinha e Pedreiras.

      A coordenadora do Mais Educação, Verenne Marjorie Braga, explicou que as reuniões têm como finalidade orientar e instrumentalizar os participantes quanto ao uso do Simec; Plano de Atendimento das escolas; metodologia do PME; seleção dos monitores e sua atuação nas atividades; organização das turmas e horários de aulas; compra e utilização dos kits pedagógicos; elaboração do Plano de Ação da escola para os 10 meses de execução das atividades; prestação de contas; aquisição e oferta da alimentação escolar.

     As reuniões de acompanhamento iniciaram no dia 12 e se estenderão até o dia 31 desde mês, obedecendo a um cronograma estabelecido para cada URE.


Fonte: O Imparcial

sábado, 21 de janeiro de 2012

Governo vai distribuir 79 mil carteiras escolares para a rede estadual de educação

 

       O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), adquiriu 79 mil novas carteiras escolares, dentro dos padrões ergométricos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (20), pelo secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, acrescentando que a Seduc vai distribuir 220 mil kits de fardamento e material escolar, gratuitamente, para os alunos de ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino, a partir do início do ano letivo.
A aquisição das novas carteiras representa uma renovação superior a 50% dos equipamentos existentes nas escolas da rede estadual de ensino. Serão contempladas escolas de todo o Estado.
         Almir Coelho disse que do total das carteiras que começaram a ser distribuídas para Unidades Regionais de Educação (UREs), 42 mil foram adquiridas com recursos do tesouro estadual e as outras foram compradas por meio de parceria entre a Seduc e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estudantes portadores de necessidades especiais serão contemplados com 200 carteiras adaptadas.
        As primeiras carteiras estão sendo entregues nas unidades regionais de Pinheiro, São João dos Patos e Codó.  Esta ação da Seduc, explicou Almir Coelho, integra um conjunto de medidas para renovar a estrutura das escolas e contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado dos alunos de ensino fundamental e médio.
       A URE de São João dos Patos estará recebendo inicialmente 1.000 (mil) dessa remessa inicial para ser distribuída provavelmente nas 16 cidades que integram a mesma.
KITS
O secretário-adjunto de Projetos Especiais da Seduc anunciou, ainda, a distribuição de 220 mil kits de fardamento e material escolar para os alunos de ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino. Os kits serão entregues no início do próximo ano letivo.
Cada kit de fardamento contém tênis e meias, short e camiseta, calção, camisa e mochila. O kit escolar contemplará cada aluno com esferográfica, lápis, apontador, régua, transferidor e outros itens necessários em sala de aula.

Descentralização e Municipalização do Ensino Fundamental, reforço escolar, recursos para projetos escolares e outros temas foram destaque no 5° Encontro de Gestores em Bacabal


     Estiveram em Bacabal-MA, no 5° Encontro de Gestores, a Gestora Regional de Ensino , profa. Rilda Lúcia e o prof. Renato Darcio participando das atividades do evento.
     A descentralização do ensino fundamental e os avanços registrados no processo de alfabetização, nos últimos três anos, foram destacados, nesta sexta-feira (20), pelo secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, e o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, durante o encerramento do 5º Encontro de Gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), em Bacabal.
    O secretário Bernardo Bringel explicou que, para acompanhar o processo de descentralização do ensino fundamental, será lançado um programa piloto de reforço escolar nas disciplinas Português e Matemática em 20 escolas da rede estadual de ensino. Um colégio de Balsas foi escolhido como pioneiro do novo programa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
     O programa virtual, explicou Bringel, irá contemplar os alunos com deficiência escolar dos 1º ao 9º anos e será uma importante ferramenta para registrar o desempenho dos estudantes. O rendimento ficará registrado na rede virtual durante as 450 oficinas que serão realizadas anualmente.
Palestra
     Os avanços registrados no processo de alfabetização no Maranhão foi o tema abordado na palestra proferida pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, durante o encontro dos gestores das UREs com a participação de toda a equipe da Seduc.
     De acordo com Batista Oliveira, o processo de alfabetização do Instituto Alfa e Beto, está implantado hoje em 40 municípios maranhenses, que estão trabalhando de forma intensiva nos últimos três anos.
     Sobre os próximos passos do processo de alfabetização no Maranhão, João Batista Oliveira avaliou que a atual gestão da Seduc está avançando em conjunto com os municípios, por meio do processo de municipalização do ensino fundamental.
Planejamento
    Também foi apresentado, nesta sexta-feira (20), durante o evento o programa “Planejamento participativo e gestão compartilhada das UREs” que irá identificar projetos educacionais exitosos para serem disseminados em todos os colégios da rede estadual de ensino pela Seduc.
     O programa foi apresentado pelo superintende de Planejamento, Emanuel Denner Lima de Sena Rosa. Ele explicou que a administração central, UREs e escolas da rede, por meio de programa, irão definir as diretrizes para assegurar recursos financeiros para a implantação do projeto no âmbito das escolas e das UREs. As escolas devem elaborar e apresentar projetos que resultem na melhoria do processo ensino-aprendizado, na qualidade de educação e dos indicadores educacionais do Estado.
    Segundo ele, as propostas das escolas devem ser encaminhadas as unidades regionais e incluídos no plano de ação das UREs que, por sua vez, devem encaminhar as propostas à administração central da Seduc para avaliação e consequente garantia da viabilização dos projetos.
     Emanuel Dener frisou que os projetos viabilizados e com recursos assegurados, devem ser executados pelas UREs e a direção das escolas, enquanto a Seduc fará o acompanhamento.
     A nova metodologia será aplicada no plano de ação das UREs de forma articulada com a administração central da Seduc, para viabilizar recursos, acompanhamento da execução dos projetos e plano do cumprimento de metas.
     No encerramento do encontro o secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, e Hugo Cardoso, da assessoria jurídica, fizeram a entrega de 10 violões para a escola de música da Unidade Integrada Chagas Araújo, localizada no Bairro Bandeirante, em Bacabal.
    Os novos instrumentos foram entregues ao diretor regional, Pedro Neto e a diretora da escola, Vera Lúcia Sotero. Ela disse que os novos instrumentos serão transformados em um incentivo aos 20 alunos matriculados na escola de música.
     O encerramento do encontro contou com uma apresentação da ex-estudante do Centro de Ensino Médio Jose Sarney, Dayse Carolina. Hoje cantora profissional e cursando o 8º período de biologia na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), ela contou que começou a cantar durante os festivais de música promovidos pela escola da rede estadual de ensino.