s

domingo, 8 de janeiro de 2012

Matrícula será informatizada em todo o Estado em 2012




            As matrículas para o ano letivo de 2012 serão informatizadas nas 1.151 escolas da rede estadual de ensino, com a implantação do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep) em todas as Unidades Regionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A informação foi divulgada, nesta terça-feira (3), pelo secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, que representou o secretário João Bernardo Bringel na abertura do encontro de gestores em São Luís, que teve como tema “Matrícula 2012” e participação da Gestora profa. Rilda Lúcia e do professor Renato Darcio.
Para a implantação do sistema, de acordo com Almir Coelho, a Seduc firmou convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Superior de Educação Continuada (Isec), a fim de contemplar com esta ação os 217 municípios maranhenses.
O encontro de gestores, que aconteceu no Hotel Veleiros, teve como objetivo mostrar com será feita a matrícula on line, bem como as inovações do sistema. A matrícula on line terá o foco voltado para todos os alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.
O encontro, que contou com a presença de diversos secretários adjuntos da Seduc e dos gestores e técnicos das URE’s, foi também um momento para socializar as informações sobre o sistema e dirimir dúvidas dos gestores. Atualmente, o sistema está implantado em sete regionais e, nas próximas semanas, será ampliado para mais 12 regionais.
Durante esta fase, os técnicos da Superintendência de Informática farão a capacitação dos técnicos dos núcleos das regionais para operacionalizar o sistema. A medida visa garantir a matrícula dos alunos e o cumprimento do calendário do ano letivo, com início previsto para o dia 06 de fevereiro e término no dia 28 de dezembro.
Para a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra, o foco do encontro foi direcionado para que os gestores aprofundassem seus conhecimentos sobre a operacionalidade do Siaep. Adiantou que, a partir de segunda-feira, o sistema começará ser implantado em 12 regionais, de acordo com o calendário elaborado pela Seduc.
Graça Tarja explicou que o sistema facilitará o acesso à vida escolar dos alunos a partir da matrícula e constará dados com diário de classe, cadastro pessoal, nota das disciplinas, índice de freqüência escolar, entre outras informações. Com os temas tratados, segundo ela, a Seduc fecha o ciclo do sistema on line em todos os municípios

Gestora e professor da URE de São João dos Patos participam de encontro de Gestores em Imperatriz



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc),realizou de 15/12 até 17/12  da reunião de Gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs) . O evento  aconteceu em Imperatriz, na Academia de Letras, e é voltado para gestores da Seduc, das UREs, secretários-adjuntos e corpo técnico da Secretaria. O evento teve como foco discutir o novo modelo de governança corporativa e o calendário específico para o sistema educacional do estado. A implantação desse modelo tem como finalidade proporcionar o aumento dos indicadores educacionais, objetivo principal do Governo do Maranhão. Outra meta do encontro é promover a interatividade entre os gestores das UREs e corpo técnico da Seduc, no sentido de unirem esforços em prol do planejamento de ações para o início do ano letivo de 2012, estabelecido para começar no dia 6 de fevereiro e encerrar em 28 de dezembro de 2012. A Gestora regional de São João dos Patos profa. Rilda Lúcia juntamente com o professor Renato Darcio participaram do encontro em Imperatriz e se demosntraram otimistas quanto às mudanças propostas pelo Secretário João Bernardo Bringel, mudanças estas que visam reorganizar a oferta de Ensino com vistas a oferecer maior apoio às escolas e melhorar suas condições de trabalho.

Mudanças no Sistema Educacional do Maranhão

    Com indicadores mais do que preocupantes, o Maranhão precisa urgentemente de  mudanças no seu sistema de ensino bem como na postura da rede como um todo. 
     Problemas como a falta de estrutura nas escolas, falta de recursos humanos ,de recursos financeiros, enfim, são muitos os problemas que todos os profissionais da educação têm que passar diuturnamente para desenvolver uma educação que tenha no mínimo qualidade signficativa.
     Já podemos prever que mudanças urgentes devem haver para que possamos mudar o quadro que aponta a educação maranhense como uma das piores do país. Não queremos aqui apontar culpados, mas no mínimo somar esforços para que juntos possamos buscar soluções para os problemas que deturpam os objetivos da educação no nosso estado, e, nesse sentido a Secretaria de Estado da Educação está propondo algumas ações de mudança na rede, e estas serão apresentadas aqui neste blog com o objetivo de informar e discutir,  buscando em conjunto, soluções para a melhoria de nossos resultados.
      Participe com críticas (construtivas) e também com sugestões, para que juntos possamos melhorar cada dia mais.

Prof. Renato Darcio Noleto Silva
Professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino