s

terça-feira, 18 de agosto de 2015

ESCOLAS DA URE REALIZAM SIMULADO PARA A PROVA BRASIL

       NESTE DIA 14 DE AGOSTO FORA REALIZADO O SIMULADO DA PROVA BRASIL PELAS ESCOLAS JURISDICIONADAS À URE.  HÁ REGISTROS DE QUE TODAS AS ESCOLAS DA URE APLICARAM O SIMULADO A TEMPO.
     O SIMULADO FOI PROPOSTO PELA SEDUC E CONSTA DE 40 QUESTÕES (20 QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA E 20 QUESTÕES DE MATEMÁTICA.
      ESTA É UMA OPORTUNIDADE PARA PROFESSORES E ALUNOS PRATICAREM PREVIAMENTE QUESTÕES NOS MOLDES COBRADOS PELA PROVA BRASIL.








     

terça-feira, 11 de agosto de 2015

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS DESENVOLVEM ATIVIDADES EM HOMENAGEM AO DIA DOS ESTUDANTES

        Escolas de vários municípios jurisdicionados a URE de São João dos Patos desenvolvem caminhadas, passeios ciclísticos, palestras, jogos e brincadeiras para comemorar o Dia do estudante.

Veja algumas fotos dos eventos:













Reunião dos Municípios- Mirador

 Neste dia 10/08/2015, foi realizado no espaço aberto do CE Edison Lobão, em Mirador a visita de acompanhamento técnico pedagógico, com a presença de orientadores, gestores gerais e adjuntos, alunos e pais do CE Edison Lobão em Mirador.
      Na oportunidade, foram discutidos assuntos relativos ao andamento do ano letivo, Formação de Professores, Resultados de Avaliações Externas, índices educacionais e estratégias para a melhoria destes índices, bem como as condições que se encontram a escola.
        




Reunião de gestores em São João dos Patos

       Neste dia 07/08/2015, foi realizado no auditório do IFMA a 2a reunião geral de gestores da URE, com a presença de orientadores, gestores gerais e adjuntos de todas as escolas da Rede Estadual da URE de São João dos Patos.
      Na oportunidade, foram discutidos assuntos relativos ao andamento do ano letivo, Formação de Professores, Resultados de Avaliações Externas, índices educacionais e estratégias para a melhoria destes índices. 
        Destaque para o CE Aquiles Lisboa de São Domingos do Azeitão que passou de último do Brasil em 2011 para 3º do Estado no IDEB em 2013 e 1º lugar na média do ENEM 2014.



Feliz dia do Estudante!

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu

Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul

Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo

Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá...


Parabéns Estudante pelo seu dia! Feliz dia do Estudante!

Visita aos municípios - Colinas

    A profa. Luciana Leocadio e equipe visitou recentemente o município de Colinas para tratar de assuntos ligados ao andamento do ano letivo e firmar parceria com a Prefeitura daquele município.
   Na oportunidade foi recebida pelo Prefeito, Dr. Antônio Carlos e sua Secretária de Educação Mauricélia e equipe. 




segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Governo lança Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa nesta segunda (10)

        Com o tema ‘Maranhão, Minha Terra e Minha Gente’, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realiza, a partir desta segunda-feira (10), a primeira Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa, com objetivo de incentivar a leitura e a escrita e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública maranhense.
A olimpíada do conhecimento abrange ações de formação para professores do Ensino fundamental, anos finais, e Ensino Médio, voltadas para a produção de textos pelos alunos, sob a orientação dos professores participantes.

            Em sua primeira edição, a Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa, idealizada pelo governo Flávio Dino, envolverá as escolas públicas da rede estadual das 19 Unidades Regionais (UREs), com a intenção de valorizar a interação das crianças e jovens com os fatos sócio-culturais e políticos do estado. Desse modo, para escrever os textos o aluno deve resgatar a história, as vivências, os aspectos culturais e folclóricos, os fatos sociais e políticos, além de aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento da sua cidadania.
 
       Nesta segunda (10) e terça-feira (11), acontece a Formação Continuada para os professores, para a orientação pedagógica sobre as práticas de ensino da linguagem, sobretudo, no que diz respeito à produção de texto nos diversos gêneros que fazem parte do concurso, como Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigo de Opinião. Os conteúdos trabalhados na formação irão dar suporte ao trabalho docente com os alunos, aprimorando o exercício da leitura e da produção de texto.

           Serão quatro categorias literárias: Poema – para estudantes 6º ao 7º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias (8º ao 9º anos do Ensino Fundamental); Crônicas (1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

        Os professores serão responsáveis pela realização de oficinas nas escolas, no período de 24/08 a 18/09. Em seguida, acontece a seleção dos textos (21 a 25/09). Os textos devem ser encaminhados à comissão julgadora regional (28,29 e 30/09). Na etapa regional acontece a seleção dos textos (01 a 09/10) sendo dois para cada uma das categorias.

           A seleção estadual acontecerá de 19 a 23 de outubro e vai escolher um texto para cada uma das categorias e o resultado será divulgado dia 20 de novembro. Os professores vencedores ganharão notebooks, os estudantes tabletes e as escolas computador desktop.

2º SIMULADO URE

MATERIAL DE APLICAÇÃO JÁ DISPONÍVEL, SEGUE O LINK ABAIXO:

SIMULADO URE
--90 QUESTÕES + REDAÇÃO
-- APLICAÇÃO DIA 19/08
-- TEMPO: 5 HORAS


1- OFÍCIO
2- Ficha para correção da redação
3- Orientações
4- Relatório
5- Frequências
6- Planilha de pontos

SIMULADO SEDUC
-- 40 QUESTÕES
-- APLICAÇÃO DIA 14/08
-- TEMPO: 2:30 HORAS

1- CAPA
2- Folha de respostas
3- Tabulação


domingo, 9 de agosto de 2015

Feliz dia dos pais


Feliz Dia dos Pais!



           Ser pai é... é ter consciência da missão de ajudar, abrir o coração para o amor e ter o desejo de criar seu filho para a liberdade! Feliz Dia dos Pais! 

terça-feira, 4 de agosto de 2015

MEC lança portal para receber sugestões no ensino básico

       O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quinta-feira (30) o site da Base Nacional Comum Curricular (BNC) – plataforma ampla para receber sugestões de organizações, redes de ensino e da sociedade em geral para a definição do que os alunos do ensino básico devem aprender ano a ano. No dia 15 de setembro, a pasta divulgará oficialmente a proposta preliminar para, a partir dela, coletar sugestões até o dia 15 de dezembro pelo endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

     A BNC vai dar a maior transparência possível sobre os conhecimentos que todos os estudantes devem ter, da creche ao ensino médio, detalhando o que devem aprender. O site reúne documentos teóricos, vídeos com especialistas e autoridades. É possível também ter acesso ao currículo adotado em cada estado e no Distrito Federal.

    “Sem a base fica difícil rever a formação de professores, fica difícil, para não dizer impossível, pensar no material didático”, diz o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O ministro espera concluir a BNC até março do ano que vem e enviá-la ao Conselho Nacional de Educação (CNE). “A base se tornou pivô de várias ações e pré-requisito de várias medidas necessárias para melhorar a educação brasileira”, acrescenta.

    O portal já está no ar. A partir de segunda-feira (3), o MEC entrará em contato com as organizações para que façam o cadastro no site e participem da elaboração da base. A partir da divulgação da proposta preliminar, o portal estará aberto para as contribuições.

     A recomendação é que as redes de ensino, os movimentos sociais, entidades classistas e demais grupos enviem propostas já organizadas, que os represente. Já as contribuições individuais serão consolidadas pelo MEC. O site permite que os colaboradores enviem arquivos e que professores compartilhem, por exemplo, aplicações em sala de aula do que estão defendendo para a BNC.

       A definição de uma base comum curricular é uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O PNE estabelece metas e estratégias para os próximos dez anos, de modo a melhorar a educação.

     Um grupo de 116 especialistas debate no MEC a versão preliminar da BNC, que será colocada para consulta. Depois de consolidada, a proposta da base será enviada ao CNE para avaliação. Depois disso, retorna ao ministério para ser homologada. O prazo para que seja enviada ao CNE é junho de 2016.

Texto: Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil
Edição: Stênio Ribeiro

Processo seletivo tem início e vai até dia 6; nota no Enem é critério classificatório

         Começa nesta segunda-feira, 3, e vai até quinta-feira, 6, às 23h59, o processo seletivo dos estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste segundo semestre. Nesta edição, as inscrições têm uma única etapa, exclusivamente pela internet.

         Podem fazer a inscrição os estudantes que não tenham concluído curso superior, que comprovem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos e ainda tenham participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

         O novo sistema de seleção para o Fies usará as notas do Enem como critério classificatório para a concessão do financiamento. A partir de terça-feira, 4, segundo dia de inscrições, o sistema de seleção apresentará as notas de corte parciais para cada curso — a nota de corte é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

        O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 10 próximo. Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré-selecionados na chamada única e devem concluir o processo no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no período de 13 a 22 próximo.



       O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fies deste segundo semestre constam doEdital nº 21/2015 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficialda União de 27 de julho último.


Assessoria de Comunicação Social