s

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Parlamentar Juvenil do Mercosul visita a Governadora

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney recebeu, no fim da tarde desta quarta-feira (23), a estudante da rede estadual Erislane Campos da Silva, moradora do município de Sucupira do Norte e que foi eleita representando o Maranhão no Parlamentar Juvenil do Mercosul. A audiência também contou a presença do estudante e ex-parlamentar Adão Randerson Barros Lima, de Colinas, que representou o estado na primeira edição do projeto.

Acompanharam os estudantes a secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Educação, Leuzinete Pereira, e o assessor especial da Seduc, Carlos Sampaio. Durante o encontro, os alunos apresentaram à governadora Roseana a estrutura e funcionalidade do projeto, que tem como objetivo contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente de grupos e comunidades que promovem a cidadania.

“Apresentamos à governadora a importância do projeto para politização dos jovens maranhenses. Quando fui parlamentar, pude entender melhor a política e os processos educacionais”, declarou Adão Randerson.

“A governadora nos estimulou a continuar cada vez mais engajado nesse projeto e demonstrou total apoio ao nosso mandato de parlamentar juvenil, que irá durar dois anos”, ressaltou a nova parlamentar do Mercosul pelo Maranhão, Erislane Campos.

A estudante do Centro Ensino Dr. Adonias Lucas de Lacerda (Sucupira do Norte) detalhou à governadora seu plano de trabalho para o Maranhão, que engloba a realização de uma conferência estadual com o tema “O ensino médio que queremos”, além de fóruns.

Após conhecer o projeto Parlamento Juvenil do Mercosul, a governadora Roseana parabenizou os estudantes por fazerem da educação pública no Maranhão uma referência para o país e confirmou o apoio total do governo, por meio da Secretaria de Educação para o desenvolvimento do projeto. “O Governo do Estado garante total apoio ao Parlamento Juvenil do Mercosul no Maranhão, para que estimule outros alunos a participarem”, declarou.
O projeto

Ao todo, 27 jovens brasileiros, um de cada estado da federação, estão participando do programa que está em sua 2ª edição. Eles participarão dos debates com jovens de outros países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai), visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o "Ensino Médio que queremos".

Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, devem apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter ideias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos.

O Parlamento Juvenil teve origem no Uruguai e é apoiado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

As informações são da Secom do governo do Estado.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

INSCRIÇÕES NO SISU

           Os candidatos a vagas na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação farão a inscrição a partir de segunda-feira, 7, pela internet. O período vai até o dia 11. Também pela internet, o estudante já pode conferir a oferta de vagas, por localidade, instituição, curso e turno.
           Na primeira edição deste ano, a oferta chega a 129.279 vagas, em 3.751 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu.
            A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.
           O Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São João dos Patos oferecerá 80 vagas  já em 2013 pelo Sistema.
           Os cursos oferecidos para o primeiro momento serão Licenciatura em Física e Bacharelado em Física. Encontra-se aprovado para o mesmo Campus o curso de Matemática que estará disponível para as próximas seleções.
           O estudante poderá entrar na página do SISU através do link que encontra-se no canto direito superior deste blog.

MATRÍCULAS 2013

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS DEVERÃO AGUARDAR ORIENTAÇÕES PARA EFETUAREM NOVAS MATRÍCULA PARA 2013.

        Começar o ano letivo de forma planejada e eficiente é a meta da URE de São João dos Patos, e, pensando nisso, muitas ações estão sendo desenvolvidas no sentido de planejar o ano letivo de 2013 e por isso, alguns fatores precisam serem resolvidos antes do início da matrícula. Podemos citar dentre tais fatores a Municipalização do Ensino Fundamental no ano de 2012, onde situações das mais diversas ainda precisam serem resolvidas. Lembramos que precisamos iniciar nossas matrículas de maneira uniforme, portanto, as escolas deverão aguardar orientações.
       É importante lembrar que existe um grande gargalo no sentido de organização de informações sobre o andamento do ano letivo, este por sinal termina por refletir na eficiência das atividades realidadas pelos técnicos da URE, pois estamos nos referindo à demora do retorno de dados  que está ocorrendo por parte do corpo  gestor de algumas unidades de ensino  que extrapolam o prazo de envio, tornando este, um problema altamente prejudicial ao bom andamendo das atividades. 
       Esperamos contar com o apoio, união muito compromisso para que 2013 seja um ano diferente.

Feliz ano novo e sucesso a todos!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Semana pedagógica: o que não pode faltar

MATÉRIA DO MÊS: REVISTA NOVA ESCOLA


Se é verdade que um bom planejamento evita problemas posteriores, certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar.
         Em uma pesquisa realizada pela Revista Nova Escola, gestores de vários lugares do país questionaram desde como organizar os encontros pedagógicos até incertezas sobre temas a serem debatidos, portanto, sugerimos a matéria publicada no site da revista, para que gestores e professores pudessem fazer uma reflexão sobre o reinício do ano letivo.
          A semana pedagógica, nunca é demais lembrar, não se restringe a esse período - pelo menos para os gestores. Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, professora de Didática, Currículo e Avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afirma que o diretor deve planejar com antecedência, executar a agenda definida e acompanhar os resultados durante o ano.
        Uma regra geral é começar o encontro pela discussão dos grandes temas e depois partir para os desafios específicos. Para o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, a melhor maneira de fazer isso é preparar bons diagnósticos. "As decisões essenciais decorrem da reflexão sobre os rumos que a escola quer percorrer", diz.
         O cronograma apresentado a seguir é apenas uma sugestão da matéria publicada na Nova Escola para ajudar você no planejamento da semana. Dependendo do tamanho da sua equipe docente e da escola, faça as adequações necessárias.
       
Primeiras providências

Reúna a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas:

- Montagem do calendário da escola
Com base na programação oficial da Secretaria de Educação (em que constam feriados, recessos e eventos de rede), planeje o calendário da escola, reservando datas para reuniões periódicas, como as de pais, do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes de classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações e festas ou outro evento que a escola costume realizar. Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série).

- Consolidação dos dados da escola 

Faça uma tabela com os principais dados da escola - número de matrículas iniciais e finais e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série , os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos. (O SIAEP é um forte aliado)


- Planejamento do tempo

Monte um cronograma da semana pedagógica baseado na quantidade de dias que a escola dispõe para o encontro.

- Organização do espaço

Calcule quantos grupos de trabalho serão formados durante os encontros e combine com o pessoal da limpeza para que os espaços estejam limpos e organizados. Exponha as produções de alunos e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado pelos alunos. (Utilize resultados de programas estaduais e federais)

- Previsão de alimentação 

Como receber a equipe? Com um café da manhã de boas-vindas? Então é preciso contar com a presença das merendeiras no local e preparar um espaço para essa recepção. Se a equipe vai se reunir por alguns dias, planeje os momentos em que ocorrerão as pausas e o almoço e o que será servido. 

- Temas importantes

Uma boa sugestão para ser implementada e a realização de pequenas formações continuadas para relembrar temas importantes para o sucesso escolar como o relacionamento professor-aluno, temas relativos à tecnologias também é uma boa opção. 

Matéria Adaptada da Revista Nova Escola.

Para ajudar a montar nosso prórpio cronograma, montamos uma pequena enquete, basta só clicar no link abaixo, preencher e enviar.

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEJYY0NBc1pGNHZjUHlaWno2bWZqZVE6MQ

Ao final do mês de janeiro, divulgaremos o resultado e a análise das sugestões.

Equipe URE.


   

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESCOLAS DA ZONA RURAL DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SÃO PRÉ-SELECIONADAS COM PROGRAMA

         Como forma de fortalecer a Educação na Zona Rural dos municípios que compõem a URE, a SEDUC pré-selecionou algumas escolas da Zona Rural doa municípios que compõem a URE para participarem do programa PROINFO RURAL E PRONACAMPO.
        Sete escolas da URE foram pré-selecionadas e terão que oferecer os requisitos mínimos para atender ao programa.
     As escolas receberão computador interativo, laboratório e/ou UCA para o funcionamento dos programas.
      Um estudo está sendo realizado na URE para saber se as escolas selecionadas poderão de fato receber o programa atendendo aos requisitos e ser de fato implantado a partir de 2013. 
      Com planejamento e a união dos esforços de todos, podemos fazer um trabalho melhor.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Medalhista de ouro vira exemplo em cidade do interior do Piauí

    É ele quem melhor traduz o termo “efeito multiplicador”. A expressão é usada pelos professores da Escola Estadual Augustinho Brandão quando mencionam alunos que devem ser vistos como modelo. E coube a Sandoel Vieira, de 19 anos, carregar esse adjetivo desde 2006, quando se tornou o primeiro aluno da escola a ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 
       “Sandoel é referência para todo mundo”, conta a irmã, Samara Brito, de 17 anos, aluna do 3.º ano na mesma escola onde o irmão estudou. Em 2011, o rapaz deixou Cocal dos Alves e partiu para Teresina. “Um dos primeiros objetivos que tracei, o de entrar na faculdade, já consegui alcançar. Agora, já estou indo para o 4.º período de Matemática na UFPI”, diz.
       A desenvoltura de Sandoel na área de exatas fez com que fosse incentivado a frequentar disciplinas do mestrado. Aconselhado pelo professor João Xavier da Cruz Neto – seu orientador desde a primeira vitória na olimpíada –, Sandoel aceitou o desafio de cursar o mestrado (como ouvinte) junto com a graduação.
      “Ele foi um dos selecionados entre mais de 140 alunos que disputavam as 20 vagas do programa de pós-graduação. E da turma todos já o consideram o melhor do grupo”, diz o conterrâneo Vitaliano Amaral, de 29 anos, aluno do mestrado.
      “Ele não é bom, ele é muito bom”, diz o professor Antonio Cardoso do Amaral, seu tutor. E esses incentivos dos professores foram fundamentais para a trajetória trilhada pelo filho da dona de casa Francisca Brito. “Eles sempre apoiaram muito e ele sempre teve vontade de estudar”, diz Francisca.
       De Cocal dos Alves, restam as saudades do pai, da mãe e das três irmãs. “A distância sempre traz saudades, mas não pretendo voltar. Quero seguir carreira acadêmica e me tornar um grande pesquisador”, promete.

Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,medalhista-de-ouro-vira-exemplo-em-cidade-do-interior-do-piaui,971061,0.htm

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Professor apresenta obra sobre Colinas na Feira do Livro de São Luís

     A obra “O Campanário da Padroeira: subsídios para a história de Colinas”, do historiador, escritor e professor Paulo Eduardo de Sousa Pereira, foi apresentada na 6ª Feira do Livro de São Luís: 400 anos escrevendo nos livros sua história, evento organizado pela Fundação Municipal de Cultura(Func).
 
     O evento, ocorrido na Casa do Escritor, no Ceprama, contou com a presença de diversas personalidades do meio literário e cultural maranhense, promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura e fomentando processos de pesquisa, criação e produção literária no Maranhão.
    Um grande número de colinenses, residentes em São Luís e em outras cidades do estado, bem como pesquisadores, professores, historiadores, antropólogos e filósofos de universidades maranhenses, prestigiaram o relançamento do livro, que conta, em detalhes valorosos, a história da cidade de Colinas, no Sertão Maranhense.
     O professor José Maria Paixão, coordenador da Feira do Livro, destacou a importância da obra para a literatura maranhense. Um personagem descrito no livro de Paulo Eduardo, o padre Manoel da Penha Oliveira, 87 anos, ex-vigário de Colinas, assistiu à palestra do escritor, emocionado por ser reconhecido como parte importante da história da cidade.
     Além da palestra de apresentação da obra ao público de São Luís, o escritor realizou noite de autógrafos, disponibilizando exemplares do livro aos presentes. “É um trabalho amplo e rigoroso, uma pesquisa de oito anos que contribui para o acervo historiográfico do Maranhão”, define o autor, sua obra.
Fonte: sinproesemma

ALUNA DE PARAIBANO É DESTAQUE NA OLIMPÍADA DE LINGUA PORTUGUESA


Thayná Coêlho de Santana foto:Lasan
    Filha da professora Vera Lúcia e do músico Arnaldo Santana, cursando o 2° ano no Centro de Ensino Epitácio Pessoa município de Paraibano, a aluna THAYNÁ COÊLHO DE SANTANA foi selecionada como uma dos 500 semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa em todo o Brasil. Essa é segunda vez que a escola participa da Olímpíada e a primeira vez em que é selecionada nas olimpíadas no Estado.
      Dois textos da referida escola foram selecionado e julgados no município e enviados ao júri Estadual. Rosilda Neta participou na categoria "crônica" com o artigo "PENSAMENTOS", mas não foi selecionada na etapa estadual. O texto de Thayná foi na categoria de Artigo de Opinião, sob o título de "ALCOOLISMO: QUEM SE IMPORTA COM ISSO?" que após o júri local, foi selecionado pela comissão julgadora estadual e concorreu com textos dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, que fazem parte do polo nordeste I.
         Como o texto de Thayná foi selecionado para participar do regional, tanto a aluna como sua professora orientadora, Rosilda Loila, participaram de oficinas de aperfeiçoamento de textos, em novembro na cidade de São Paulo,com todas as despesas pagas pela organização da olímpíada.
         Parabéns aos professores, alunos, pais e corpo gestor da escola pelo feito!
          Esperamos que mais práticas exitosas como essas venham a ocorrer nas escolas da URE de São João dos Patos. A URE se disponibiliza em dar o apoio necessário a todas as escolas de sua jurisdição para que os resultados melhorem.
 

PRAZO PARA ADESÃO DO PCCS ENCERRA NESTE DIA 14

           A SECETARIA DE GESTÃO E PREVIDÊNCIA INFORMA AOS PROFISSIONAIS DA SEDUC QUE SE ENQUADRAM NO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIO DO ESTADO- PCCS, QUE ESTARÁ SE ENCERRANDO, NESTE DIA 14 DE DEZEMBRO, O PRAZO PARA ADESÃO AO PLANO.
          INFORMA AINDA QUE OS PROFISSIONAIS  QUE NÃO ADERIREM AO REFERIDO PLANO TERÃO VENCIMENTOS INFERIORES EM ATÉ 40% EM RELAÇÃO AOS QUE JÁ FIZERAM A OPÇÃO PELA ADESÃO.
         OS INTERESSADOS, DEVERÃO COMPARECER À URE E PRCURAR O SETOR DE RECURSOS HUMANOS PARA FAZER A ADESÃO.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL TÊM MELHORES RESULTADOS


       O Ministério da Educação reuniu esta semana em Brasília cerca de 300 pessoas, entre elas coordenadores estaduais e regionais do programa Mais Educação, gestores de escolas e pesquisadores de 30 universidades brasileiras. Durante três dias, foram realizados grupos de trabalho, mesas de debate e muita troca de experiências sobre os êxitos e desafios relacionados à implementação do ensino integral nas escolas da rede pública brasileira. 

        A diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Jaqueline Moll, explicou que o encontro reuniu coordenadores de regiões polos do Mais Educação, onde há escolas de muita representatividade local, que se destacaram nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. Estudo realizado pela Diretoria de Currículos e Educação Integral indica que as escolas que têm o Mais Educação deram um salto de qualidade nos últimos anos. “Trouxemos as experiências das escolas que conseguiram os melhores resultados, aquelas que estão conseguindo de fato ter esta formação integral”, pontuou Jaqueline.

       A evolução no desempenho dos alunos, bem como no comportamento, já foi sentida pela gestora da escola Ministro Mário Andreazza, de São Luís, Ana Ruth Barros. Há dois anos e meio, a escola aderiu ao Mais Educação. Ela garante que, apesar dos desafios, a escola tem conseguido ter bons resultados. Segundo Ruth, o encontro em Brasília também foi muito positivo pela troca de experiências. “Foi uma forma de reunir forças e me animar para vencer desafios com mais garra. Ouvindo outras experiências, me animei”, afirmou. Ruth disse ainda que, ao chegar a sua escola, vai reproduzir aos seus colegas o que aprendeu e ouviu.

     Boas histórias não faltaram no evento. Maria Eliane dos Santos Araújo, coordenadora do Mais Educação na rede municipal de ensino de Teresina, acredita que o Mais Educação ajuda não só na melhora do desempenho escolar, mas também na descoberta de talentos. “Levar atividades como judô, capoeira, caratê, dança, mais oportunidades na área da cultura, comunicação e lazer, potencializa um aprendizado maior e mais significativo. O legal é que essas crianças estão se redescobrindo nos talentos. Temos conseguido, por exemplo, muita representação nos eventos esportivos”, salientou. 

    Silvio dos Santos, ou rapper S.hop como é conhecido, é monitor do programa Mais Educação, na escola municipal Estado de Israel, em Teresópolis (RJ). Ele tem feito sucesso com uma oficina de hip hop para os alunos do Mais Educação, e montou com seus alunos um clipe, chamado Lugar de criança é na escola

  Adesão – O evento do Mais Educação também serviu para mobilizar os coordenadores e gestores a reforçarem a adesão ao programa, aberto para novas escolas desde 30 de novembro. As escolas que já estão no programa podem optar por permanecer. Para estas escolas, a adesão será aberta no dia 15 de dezembro.

Fonte: MEC

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CE EPITÁCIO PESSOA REALIZA CONCURSO LITERÁRIO

O Centro de Ensino Epitácio Pessoa, escola da rede estadual em Paraibano, realizou no dia (14/11) véspera do feriado, o “1º Concurso Literário” para alunos do ensino médio do referido orgão. O tema era “Os 100 anos de Jorge Amado”, um dos mais renomados escritores brasileiros.

        Os alunos fizeram pesquisas sobre o escritor e apresentaram através de parodias, músicas e pequenos vídeos sobre suas principais obras, tais como: Tiêta, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tereza Batista Cansada de Guerra, Gabriela etc. Todas encenadas pelos próprios alunos, que encantaram a platéia com lindas poesias e a bibliografia de Jorge Amado. um belíssimo trabalho.

       O concurso teve premiação do primeiro ao terceiro colocado entre as equipes dos três turnos.
 
“Esse trabalho é de extrema importância para nós alunos, a escola Epitácio Pessoa vem desenvolvendo um trabalho voltado para nosso aprendizado através de projetos, como este de literatura sobre o escritor Jorge Amado, portanto todos que participaram estão de parabéns”. Disse o aluno João Paulo.
 
       Segundo a diretora Rosimar, este foi o primeiro concurso literário realizado pelo Centro de Ensino Epitácio Pessoa, organizado pela direção juntamente com todos os professores, tendo como articuladora a Professora Simônia e participação de todos os alunos dos três turnos. A premiação do concurso foi com recurso do PROEMI (Projeto do Ensino Médio Inovador) destinado para escolas do ensino médio.

"Este projeto foi de muita importância para o desenvolvimento dos alunos, pois todos participaram com entusiasmo, acredito que não vai ficar só nesse pois continuaremos atrás de recursos para realização de mais concursos voltado para o aprendizado dos alunos” Relatou a diretora Rosimar ao blog.
Fonte: Blog do Amaury.

CE EPITÁCIO PESSOA REALIZA SIMULADO PARA O ENEM

    O Centro de Ensino Epitácio Pessoa, escola da rede estadual de ensino no municipio de Paraibano-MA, realizou, na sexta-feria (26/10) e no sábado (27/10), um simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento, foi aberto para todos os alunos do terceiro ano do ensino médio da referida escola, para testar conhecimentos e se prepararem para a prova, que  foi realizada posteriormente.



        As instalações do C.E. Epitácio Pessoa, estiveram lotadas com a presença de centenas de alunos participantes. Este simulado teve o objetivo de preparar os alunos para a prova, testando seus conhecimentos através de uma prova formulada nos moldes do Enem.



         A prova foi formulada pelos professores da própria escola obedecendo a teoria de resposta ao ítem. Antes do início do teste, os alunos receberam preparação e dicas gerais dentro de sala por alguns professores, tudo para realizarem com sucesso o preparativo para o Enem.




        O Enem é um exame nacional, facultativo realizado com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o Ensino Médio. O exame é constituído de questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, onde são testados os conhecimentos do aluno. Diante da não obrigatoriedade a maioria dos alunos sentem-se estimulados a fazê-la. O principal  motivo é que o exame serve como auto-avaliação para o aluno além da possibilidade de ingressar em um curso superior pelo SISU ou PROUNI.
 
      Ações como essa devem ser fortalecidas na URE em 2013, pois já existe a possibilidade das escolas elaborarem propostas de realização e apresentarem na forma de projeto para a SEDUC.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

I FEIRA DO CONHECIMENTO DO CE EDISON LOBÃO

             Centro de Ensino Edison Lobão apresentou nesta quinta-feira, a 1ª Feira do Conhecimento.
       
         A prática pedagógica quando pautada nos temas transversais recria o ambiente escolar, envolvendo todos os agentes propagadores do conhecimento em uma espécie de corrente pelo conhecimento. É, então, a partir daí que surgem os projetos pedagógicos, as discussões de temas relevantes para a sociedade  tornando mais evidente o papel da escola.

       Abordando os temas sexualidade e felicidade, alunos, professores e comunidade expressaram o trabalho de dias de planejamento e trabalho nas salas de aula, apresentando sua produção do conhecimento sobre os temas estudados de maneira interdisciplinar.

          Durante a feira, foram discutidos juntamente com a comunidade subtemas como: Educação sexual, prevenção, relação sexual, gravidez, gestação, plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico além do subtema de felicidade.
           A direção convidou profissionais da saúde para palestrar sobre prevenção de doenças e gravidez indesejadas além de vários tipos de Métodos Anticoncepcionais.
         Finalizando o Evento, apresentaram-se grupos de dança para simbolizar a felicidade corporal e mental como benefício para o indivíduo.
        Parabéns à todos envolvidos no evento e que práticas como essa possam repetir-se trazendo um envolvimento cada vez mais científico ao aprendizado do nosso aluno.