s

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Aluno da URE de São João dos Patos participa de Audiência com Ministro

         O aluno Adão Randerson Barros Lima, à direita, aluno do 3° ano no CE João Pessoa em Colinas-MA, jevem parlamentar  maranhense do Parlamento Juvenil do Mercosul, participa, constantemente de audiências públicas em quase todos os países da América Latina leveando orgulhosamente o nome de seu estado nas discussões.
         Esperamos que o novo representante do Parlamento Juvenil do Mercosul saia, este ano, de nossa URE.
         Parabéns jovem Randerson, agradecemos a sua contribuição e acreditamos no seu potencial para seguir em frente.                               Sucesso!

Nova Direção de Educação

         Assume oficialmente a Diretoria Regional de Educação de São João dos Patos o Prof. Renato Darcio Noleto Silva a partir de 09/07/12 após professora Lúcia Maria Aguiar Braúna afastar-se a pedido com um excelente legado na prestação de serviços para a comunidade regional com certeza ainda permanecendo no quadro da Unidade Regional de Educação ela irá compor a equipe pedagógica.
        "Estar a frente da URE, na função de Diretor só aumenta nossa responsabilidade, mas os principios profisisonais,a ética e a dedicação devem vir acima de tudo para vencer os desafios que a Regional nos oferece. Estaremos na Regional para contribuir com toda a comunidade escolar, e esperamos que a recíproca seja verdadeira, contamos com a colaboração de todos."  
            
        A Unidade Regional de São João dos Patos tem como Gestora Regional a Dra. Jarlane Sá Gomes Correia, recém empossada a pouco mais de dois meses que assumiu após pedido de afastamento para candidatura de mandato eletivo.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

 INFORMAMOS A TODOS OS CANDIDATOS INSCRITOS PARA OS EXAMES SUPLETIVOS REFERENTES AO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO 2012 QUE OS REFERIDOS EXAMES SERÃO REALIZADOS NO DIA 14 E 15 DE JULHO DAS 9:00 HORAS NO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Alunos da Rede Estadual são destaque nos JEM`s

              A cidade de São João dos Patos foi representada pela 1ª vez dos  JEM’s – Jogos Escolares Maranhenses apenas em sua 40ª edição.
             Na ocasião, município cumpriu a Etapa Municipal com os JIAC-Jogos intercolegiais do Aniversário da Cidade,  e as equipes campeãs do mesmo,  ganham o direito de participar da Etapa Regional do JEM`s.
             Os competidores fizeram parte da Regional Sul que foi sediada na cidade de São Domingos do Maranhão de 30 de junho a 06 de julho. A Delegação Patoense fez parte com três equipes: Futsal Infantil Masculino do Colégio Paulo Ramos (vice campeã), Futsal Infanto Feminino do Colégio Paulo Ramos  que foi campeã e, irá para etapa estadual em São Luis de 16 a 26 de Setembro 2012) e Futsal Infanto Masculino do colégio Edison Lobão (vice campeã ).
         A Regional de educação de São João dos Patos parabeniza a iniciativa de professores, Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e cultura, às escolas e alunos envolvidos, e acredita que este seja o pontapé inicial para que, quem sabe, futuros atletas olímpicos em 2016.
         Sucesso a todos!
             

OPORTUNIDADE!


Encontra-se em Paraibano, ao lado do mercado público municipal, a carreta do Viva Cidadão, oportunidade única e viável para os alunos principalmente do 2º ano que farão em 2013 e 3º ano que pretendem fazer o ENEM e não inscreveram-se esse ano.
       Aproveitamos a oportunidade para lembrar o Ministério da educação já sinalizou a possibilidade de haver duas edições por ano a partir do próximo ano prevista para abril.

Cursos Superiores com ingresso pelo ENEM         

       São João dos Patos já conta com Instituição de nível superior que trará cursos pelo ENEM para este ano. Um exemplo é o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO que tem previsão de início dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física e Bacharelado em Administração.
       Desejamos a todos os alunos inscritos no ENEM uma boa prova.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Prêmio Jovem Cientista

        A Fundação Roberto marinho através da SEDUC/ URE de São joão dos Patos, convida a escolas e alunos  a participar da XXVI edição do Prêmio Jovem Cientista, que tem como tema Inovação tecnológica nos esportes. A premiação foi instituída pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981, com o objetivo de estimular novos talentos na ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os desafios brasileiros. A premiação conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE.
         Anualmente, são oferecidos pelo Jovem Cientista mais de R$ 600 mil em prêmios, incluindo bolsas de pesquisa, em várias categorias, entre elas a Estudante do Ensino Médio. E o mais importante: o prêmio dá reconhecimento público à criatividade do jovem brasileiro na busca de soluções para os maiores desafios do nosso país.
        
          O calendário do Prêmio Jovem Cientista está definido como abaixo:
·         1º semestre de 2012: elaboração dos trabalhos pelos alunos do Ensino Médio, com a orientação de seus professores;
·         De 15 de março a 30 de junho: disponibilização de kits pedagógicos sobre Inovação Tecnológica nos Esportes para professores do Ensino Médio;
·         De 1º de abril a 30 de maio: oficinas de formação de professores do Ensino Médio nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol
·         De 1º de abril a 31 de agosto: inscrições pelo www.jovemcientista.org.br
·         Setembro de 2012: avaliação dos trabalhos inscritos pelas comissões julgadoras
·         Novembro de 2012: anúncio dos vencedor e dezembro de 2012: cerimônia de entrega dos prêmios.

A Regional de São joão dos Patos apoia a iniciativa e convida a todos que dela fazem parte a participar.

Gestores escolares participam de formação em gestão

     A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Ayrton Senna (IAS), Instituto Coca-Cola Brasil e Renosa, realizam até sexta-feira (6), a Formação em Gestão de Coordenadores Estaduais e Regionais, Supervisores de Acompanhamento Técnico-Gerencial e Gestores Escolares do Programa Gestão Nota 10 (GN10). O evento acontece em São Luís e reúne um contingente de 670 profissionais das 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s).

         Gestores que já estiveram em formações passadas e outros que estão participando pela primeira vez do evento realizam atividades distintas. Os gestores veteranos estão aprofundando e aperfeiçoando os conceitos que já foram trabalhados em relação à formação em gestão escolar. Já para os gestores que estão participando pela primeira vez, o momento é voltado para conceitos primários, buscando sua familiarização ao programa.

         Segundo Lúcia Braúna, da URE de São João dos Patos, o programa GN10 vem contribuindo de forma qualitativa nos resultados adquiridos e no desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula. Ela disse que os mecanismos trabalhados na busca por melhorias no ensino-aprendizagem estão possibilitando aos professores e alunos um melhor desempenho de suas atividades dentro da escola.
        A Formação Continuada de Gestores Escolares está objetivando o fortalecimento da ação gestora dos Grupos de Lideranças Escolares e Regionais, buscando o alinhamento à política educacional da rede de ensino do estado do Maranhão. Nesse contexto, busca-se a institucionalização das práticas gerenciais no cotidiano escolar, que proporcionem a implementação da chamada “cultura do sucesso”.

        Todo esse viés trabalhado durante o evento vai instituir o planejamento da prática pedagógica, considerando como ponto de partida a avaliação do processo de aprendizagem. Para esse fim, é necessário capacitar os técnicos da secretaria e das unidades escolares para que todos desempenhem suas funções e atribuições, com o objetivo voltado para resultados e metas, ratificando as respectivas responsabilidades pelo panorama da aprendizagem de cada um dos alunos da rede estadual, além de fazerem a avaliação do processo e resultados para identificar as ameaças e planejar intervenções.

        Para Rita Paulon, gerente de projeto e agente técnica do IAS, esse momento da formação está sendo observado também como espelho dos resultados obtidos em 2011 e, consequentemente, será observado por meio desse panorama as diretrizes para que sejam realizadas propostas de aperfeiçoamento ao Plano de Ações e Metas de 2012, para o segundo semestre.

         “Este trabalho tem esse foco de observar os resultados obtidos com o Plano de Ações e Metas de 2011, no sentido de buscar propostas para o plano que já foi elaborado no início de 2012, e trabalhar o aperfeiçoamento de todos esses pontos para o segundo semestre, buscando a otimização na busca por melhores resultados”, observou Rita Paulon.

         A formação ainda irá atender em sua segunda etapa os gestores escolares das URE’s de Bacabal, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Timon, Viana e Zé Doca.

         Esse trabalho é parte integrante do compromisso do Governo do Estado, em capacitar de forma continua as Equipes Estaduais e Regionais do GN10, no sentido de propor a responsabilidade pela Formação Continuada dos Gestores Escolares, além de realizarem o acompanhamento mensal das ações desenvolvidas no âmbito escolar, com o foco no sucesso de 251.340 alunos.

         Ana Karolina Salomão, coordenadora geral do GN10, informou que todo esse trabalho é de grande importância para a obtenção dos resultados satisfatórios para a educação no Maranhão. Segundo ela, a participação de todos e o comprometimento com as metas a serem cumpridas é que vem garantindo o sucesso do GN10 no Maranhão.

        “Estamos trabalhando para modificar a realidade educacional do nosso estado, e a participação de todos os coordenadores estaduais e regionais, supervisores de acompanhamento técnico-gerencial e gestores escolares, é que faz a diferença em relação ao aumento dos índices educacionais no Maranhão”, afirmou.

        A URE de SJP foi representada por todas as supervisoras do GN-10 alé de sua coordenadora Edith Souza,Lúcia Braúna (Diretora de Educação), Jarlane Sá (Gestora Regional) e gestores escolares.
 

terça-feira, 26 de junho de 2012

CARTEIRAS ESCOLARES

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS DISTRIBUI CERCA DE 1.000 (MIL) CARTEIRAS ESCOLARES.

          Esta já é a segunda remessa de carteiras que a URE de São João dos Patos distribui esse ano. Já são 2.000 (duas mil) carteiras ao todo.
          É importante lembrar que a carteira é um patrimônio público e deve ser bem cuidada.
           Anualmente a SEDUC faz a reposição de carteiras nas escolas, mas a o mau uso e a falta de cuidado é tão grande, que a demanda acaba sendo maior que a oferta. Por isso, pedimos a alunos, pais, professores e comunidade em geral que cuide do bem público, pois este vem do seu bolso.
           Todas  as carteiras distribuidas são modelos padrão do estado em aço e fibra resistente para proporcionar um maior conforto para os alunos.
            URE de São João dos Patos, trabalhando para um ensino de qualidade!

SEM INTERNET

          A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS INFORMA A TODOS OS QUE ACESSAM NOSSO BLOG  QUE ESTAMOS COM PROBLEMAS TÉCNICOS DE INTERNET.
         ESTAMOS TENTANDO RESOLVER O PROBLEMA E LOGO VOLTAREMOS A DIVULGAR AS NOTICIAS DESTA REGIONAL.

domingo, 17 de junho de 2012

URE-SJP DISTRIBUI DATA SHOWS ENVIADOS PELA SEDUC

     Em matéria anterior postamos uma lista contendo algumas escolas contempladas pelo MEC com o data-show integrado. Estes mesmos deverão ser enviados pelo MEC diretamente às escolas.
    Com o intuito de oferecer o recurso a outras escolas que necessitam do aparelho mas que não foram contempladas inicialmente, o Governo do Estado do Maranhão através da SEDUC adiquiriu mais aparelhos e distribui a 13(treze) escolas desta URE com o recurso audio visual.

        Os gestores das escolas contempladas compareceram até o dia 08/06 e receberam na própria URE, um recurso que vem melhorar a prática dos professores.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Municipalização do Ensino Fundamental


        Aconteceu neste dia 24/05 em Balsas-MA a assinatura dos convênios de cooperação técnica entre municípios da Regional de São João dos Patos e Governo do Estado do Maranhão.
        Na oportunidade, os prefeitos de cinco municípios da região estiveram presentes e foram representados na mesa de autoridades junto à Governadora do Estado, a Sra. Roseana Sarney, pelo prefeito de São João dos Patos, o Sr. José Mário Alves de Sousa.
      Além de assinarem convênios para mais de 3.000 (três mil) alunos, os prefeitos das cidades de São João dos Patos, Passagem Franca, Pastos Bons, Sucupira do Norte e Paraibano  assinaram também um convênio do transporte escolar. Com a ação, escolas que possuíam o ensino fundamental da rede estadual nos municípios citados passam a ser de responsabilidade pedagógica e administrativa da rede municipal.
     Estiveram presentes na ocasião a gestora Jarlane Gomes e o Prof. Renato Darcio representando a URE.

Professores assinam contratos de prestação de serviços

         Depois de longo período de espera, professores seletivados comparecem à URE para a assinatura de contrato temporário para prestação de serviços.
          Atualmente a Regional de São João dos Patos tem necessidade de quase 130 professores, dentre eles, a maior necessidade é na área de exatas.
          A escola UI Aristides Lobão no povoado Côcos,  município de Mirador é uma das que possui a maior necessidade desta URE e que a partir de agora passará a funcionar efetivamente.

Caminhão Viva Cidadão

       Encontra-se em São João dos Patos, na rua Hermes da Fonseca, em frente ao Estádio Municipal "O Celsão", a carreta do Viva Cidadão, oportunidade única e viável para os alunos principalmente do 3º ano que pretendem fazer o ENEM.
       Aproveitamos a oportunidade para lembrar a todos que as inscrições do Exame irão até dia 15 de junho, e as escolas desta Regional de Educação terão meta de 95% para atingir em número de inscritos.

Cursos Superiores com ingresso pelo ENEM         

       São João dos Patos já conta com Instituições de nível superior que trarão cursos pelo ENEM para este ano. Um exemplo é o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO que tem previsão de início dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física e Bacharelado em Administração.
       Desejamos a todos os alunos inscritos uma boa prova.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

RESULTADO SAEB/PROVA BRASIL

      Informamos que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizará, pela internet, na segunda-feira (04) os resultados preliminares da Prova Brasil e SAEB, avaliações realizadas em 2011. Segundo Portaria nº 152, publicada hoje no “Diário Oficial da União", anexa a este documento, o desempenho das escolas poderá ser verificado, individualmente, pelos gestores no site http://portal.inep.gov.br.  Para acessar o resultado, é necessário usar a senha do Educacenso.
Ainda, segundo essa Portaria, os gestores terão até o dia 13 de junho para enviar, pela internet, pedidos de recursos para solicitar ao INEP eventuais correções nas médias de desempenho. Os recursos devem ser enviados por ofício pelo endereço http://portal.inep.gov.br/institucional-faleconosco até 13 de junho

sexta-feira, 1 de junho de 2012

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES É AUTORIZADA A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA DIA 04/06

       APÓS DIVULGAR A HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES PARA O ANO DE 2012, A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SE PREPARA PARA RECEBER OS PROFESSORES SELETIVADOS TENDO VISTA À ASSINATURA DOS CONTRATOS.
         RESSALTAMOS O PREVISTO NOS ITENS 2.6.1 E 11.1  DO EDITAL PARA A CONTRATAÇÃO:

      2.6.1- Caso haja atrasos no período letivo, os professores contratados obrigar-se-ão a compensar a carga horária das disciplinas para as quais foram contratados.

     11.1- Os candidatos aprovados e classificados, dentro do número de vagas referentes aos contratos previstos para cada categoria a que concorram, serão contratados, obedecendo, rigorosamente, a ordem de classificação, ficando reservado à Secretaria de Estado da Educação o direito de contratar de acordo com a necessidade do serviço.

           PARA TANTO, AGUARDAMOS OS SELETIVADOS DE ACORDO COM O EDITAL E PRINCIPALMENTE LEMBRANDO OS ITENS ACIMA CITADOS.