s

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Aberto prazo de inscrição de estudantes para a competição deste ano

Estão abertas, até 30 de março, as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição dos estudantes deve ser feita pelas escolas. Podem participar alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.

Para incentivar a participação, a Obmep produz e distribui materiais didáticos, oferece estágio aos professores premiados e a participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). No PIC, medalhistas estudam matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Calendário – O regulamento da 8ª edição da olimpíada define as datas de todas as etapas do evento: 30 de março encerramento das inscrições; 5 de junho, aplicação das provas da primeira fase nas escolas; 26 de junho, último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; 15 de agosto, divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas; 15 de agosto a 14 de setembro, período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase; 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), provas da segunda fase; 30 de novembro, divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Fonte: MEC

Convocação de Excedentes

Está previsto para até sexta feira, 17, a lista dos excedentes a serem convocados para tomar posse, referente ao concurso de 2009.
A Gestora Regional, Rilda Lúcia, encontra-se em São Luís com uma comitiva da URE para participar do Encontro de Gestores e para tratar de assuntos referentes ao mapeamento de professores e conclusão do levantamento de demandas para chamar novos concursados.
A Regional de São João dos Patos  totalizou 134 demandas de professores que serão preenchidas, em parte, pelos novos concursados e, os demais, por dobras de carga horária. Não há informações se ocorrerão contratos.
Há uma proposta que ainda está sendo discutida e analisada pelo sr. Secretário de Estado: dar posse ao maior número de professores que for possível, oferecendo a oportunidade de remanejamento para outro município da Regional, mediante assinatura de termo de concordância por parte do servidor.
Entretanto, caso permaneça o chamamento apenas dos excedentes já previstos para cada município, serão chamados poucos professores, isso porque não será possível realizar remanejamento de excedentes de uma cidade para outra.
Hoje, quinta feira, 16, continuam os debates e, ao final do dia, esperamos ter uma definição mais precisa acerca da forma como os concursados serão chamados.
De já antecipamos nosso posicionamento favorável ao chamamento de concursados com a possibilidade de remanejamento, o que possibilitaria a convocação de mais pessoas para o serviço público estadual. Muitos professores de São João dos Patos e região já confirmaram que, se forem empossados para outros municípios, não terão restrições, pois, o que precisam "é de um emprego público" (palavras de alguns candidatos excedentes).
Contudo, salientamos o fato de que a decisão, em última instância, é da SEDUC e do Secretário de Estado. Só nos resta aguardar e torcer para um chamamento ampliado de servidores.
Fontre: Blog Ure Chapadinha

REGIONAIS DE EDUCAÇÃO RECEBEM NOVO VEÍCULO


Entrega de Veículos

Nova Frota


         A Gestora da URE de São João dos Patos, Rilda Lúcia, participa de reunião com o Secretário João Bernardo Bringel e demais gestores regionais em São Luis,onde os secretários de Estado, Luis Fernando Silva (Casa Civil), João Bernardo Bringel (Educação) entregaram, nesta quarta-feira (15), 25 caminhonetes modelo L-200 para Unidades Regionais de Educação. A entrega foi realizada durante o I Encontro Técnico Gerencial do Programa Gestão Nota 10, que é fruto de parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o Instituto Ayrton Senna, com a parceria social do Instituo Coco Cola Brasil e Renosa.
        Das 25 caminhonetes, 19 vão para as unidades regionais e as demais vão para a Supervisão de Inspeção Escolar e Alimentação, otimizando assim o trabalho dos gestores. “Essa é uma ação importante, pois temos unidades regionais com 650 quilômetros de extensão e precisamos dar infraestrutura para que eles possam fazer o trabalho. Aqui mesmo em São Luís nós precisamos equipar as áreas de inspeção escolar, que trata da educação quilombola, no campo e rural para que seja mais eficiente”, disse João Bringel.
         Durante o evento, o secretário de Educação anunciou que o Programa Gestão Nota 10 será implantado, também, nas escolas de ensino médio. O programa tem possibilitado a melhoria no índice de aprovação e de abando nas escolas onde está implantado. “Vamos implementar o Gestão Nota 10 em todas as escolas de nível Médio do Estado e nas escolas de Ensino Fundamental do Estado e dos municípios que fizemos o acordo de municipalização, vamos implantar o  programa de alfabetização de correção de fluxo escolar”, contou.
       O secretário Luis Fernando destacou que a educação no Maranhão vive um novo momento, levando aos municípios aquilo que os municípios sempre sonharam: a gestão plena do ensino fundamental, ficando o Estado mais focado com a melhoria da qualidade do Ensino Médio. “Os municípios do Maranhão evoluíram muito, se esforçaram muito para melhorar a educação. Então a governadora Roseana Sarney tomou a sábia decisão de transferir aos municípios a gestão do ensino fundamental”, disse Luís Fernando.
       O chefe da casa Civil observou que isso não significa dizer que o Estado passe a achar que o Ensino Fundamental não é problema dele. “A educação de qualidade é problema de todos nós: do Estado, da União, dos municípios e da sociedade. Mas o Estado agora, em relação ao ensino fundamental, assume um papel muito importante que é de formulador, supervisor da política de educação; fortalecendo o município o Estado passa recursos, estruturas físicas, prédios, passa o corpo docente e garante mais recursos para que esse município possa gerir melhor o ensino fundamental”, explicou o secretário.

Encontro gestores

       O encontro com os gestores regionais de educação, que acontece até esta quinta-feira (16)é uma afinação desse processo de municipalização com vista ao fortalecimento da idéia de quer a educação é problema de todos e que as soluções são possíveis de acontecer.
Durante o encontro os gestores estão apresentado o resultado do Programa Gestão Nota 10 em suas regionais e trabalhando na elaboração do planejamento estratégico para 2012. Uma das novidades é a implantação dos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, que serão implantados nas escolas de 1ª a 5ª ano, que trabalham com alunos até 14 anos, com o objetivo de corrigir o fluxo idade série.
     “O programa Se Liga é voltado para alunos com dois anos de atraso que não sabe ler e nem escrever. O Acelera Brasil, para os alunos que sabem ler e escrever mais estão em atraso”, explicou a coordenara geral dos programas Ana Karolina Salomão.
      A Gerente de Projetos do Instituto Ayrton Sena, Rita Paulon, que participa do encontro em São Luís, disse que os resultados do Programa Gestão Nota 10 no Maranhão são animadores. “Se pegarmos um dado do MEC em 2008 nós tínhamos uma taxa de abando de 5%. Se pegarmos agora esses dados, pelo sistema de monitoramento do programa, nós temos uma redução para 2,2%. É um resultado importante no avanço para redução de abandono, aprovação e diminuir de reprovação. Ainda temos muito trabalho a ser feito, mas estamos confiantes nesse trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Educação”, disse Rita Paulon.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ALUNOS DE ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SÃO DESTAQUE NA 7a OBMEP

       A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 
      Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
A URE de São João dos Patos registrou quase 20.000 alunos matriculados em 2011, e destes, 6 (seis) foram destaque ao serem aprovados na 2a etapa da OBMEP recebendo certificado de MENÇÃO HONROSA. Até o referido ano jamais registrou-se resultado tão favorável a uma escola da nossa regional como a do CE EDISON LOBÃO em São João dos Patos, que destes, destacou quatro, são eles:

  • MARIA EDUARDA VIEIRA SOARES - CE GASTÃO DIAS VIEIRA - NÍVEL 1 - LAGOA DO MATO
  • TAIS BARBOSA DE ARAUJO - CE PROFA. LEDA TAJRA - NÍVEL 2 - BURITI BRAVO
  • FRANCISCA BEATRIZ G. DE CARVALHO -CE EDISON LOBÃO - NÍVEL 2 - SÃO JOÃO DOS PATOS
  • PABLO ANDRÉ DA SILVA VIEIRA - CE EDISON LOBÃO - NÍVEL 2 - SÃO JOÃO DOS PATOS 
  • ALEXANDRE DE SOUSA E SILVA - CE EDISON LOBÃO - NÍVEL 2 - SÃO JOÃO DOS PATOS
  • SAVIO DA SILVA SOUSA - CE EDISON LOBÃO - NÍVEL 3 - SÃO JOÃO DOS PATOS
      Esta Unidade Regional de Ensino tem o prazer de parabenizar a todos os alunos, professores e demais que contribuíram para tamanho sucesso, ao mesmo tempo em que esperamos que tal resultado venha a ser reconhecido de forma positiva e que sirva de incentivo para muitos outros resultados positivos que ainda virão.
Parabéns e muito sucesso!

      Gostariamos de lembrar também que o aluno Alexandre de Sousa  Silva foi  aprovado para o curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Piaui na cidade de Floriano.
      A ele e aos demais, desejamos que leve o nome e o carinho desta URE para onde  forem e que possam ser sempre motivo de orgulho para todos.

Alexandre de Sousa Silva
Representando o grupo de homenageados


URE VAI ATÉ A ESCOLA

          Em visita aos municípios que compõem a Regional de São João dos Patos, a gestora Rilda Lúcia acompanhada dos técnicos Renato Darcio, Regina Celly e Rozângela Noleto, estiveram na cidade de Pastos Bons em reunião com gestores, professores, pais e algumas autoridades daquela cidade. Na oportunidade, foram tratados temas como o reordenamento, nucleação do ensino médio, índices de aprendizagem apresentados pelo Estado nos últimos anos e propostas de ações para o ano letivo de 2012. A reunião aconteceu no dia 10/02 às 16:00 h onde foram esclarecidas muitas dúvidas por parte dos professores em relação às mudanças ocorridas no início deste ano letivo, e, em continuação à visita,a comitiva dirigiu-se para as escolas no intuito de conhecer melhor a realidade de cada Unidade de Ensino e conferir o andamento das atividades letivas.
         Após uma ótima recepção, deixaram a cidade na certeza de que podemos esperar que 2012 nas escolas visitadas possa ser oferecido ao alunado  um ano de bons frutos.
Profa. Rilda proferindo a palavra


Sala de aula
 

                       
                      
Um pouco sobre Pastos Bons
       
        Ao tempo da entrada dos primeiros colonizadores, segundo a opinião de César Marques e a tradição ainda corrente, a região de Pastos Bons era habitada pelos Amanajós, índios que seriam louros ou de cor mais clara que a dos indivíduos das demais tribos existentes no Maranhão.
       O povoamento da região foi iniciado por bandeirantes e fazendeiros que, vindos do vale do São Francisco e da Serra da Ibiapaba, em Pernambuco, ficaram extasiados com a imensidão verde dos campos gerais que lá encontraram, donde advém a denominação de Pastos Bons.
Segundo Carlota Carvalho, em seu livro “O Sertão”, Pastos Bons teria sido elevada à condição de vila em 1764, tornando-se ponto de partida das bandeira que então foram organizadas para conquistar as terras que, no sentido do oeste maranhense, ainda permaneciam desconhecidas.
       Pouco depois da proclamação da Independência, seus habitantes se manifestaram contrários à autoridade do Imperador Pedro I, tentando criar a República de Pastos Bons, que chegou a ter inclusive carta constitucional e bandeira, mas não passou de um sonho. A partir do  Século XIX, perdeu parte de seu território para a constituição de Mirador(1870), Loreto (1873), Nova Iorque (1890), Alto Parnaíba(1881) e Benedito Leite (1919).

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Estado e municípios firmam termo de cooperação para melhoria da educação

O secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel e o prefeito em exercício de Açailândia, Antônio Erismar de Castro, assinaram, nesta terça-feira (7), Termo de Cooperação para apoio técnico e financeiro no ensino fundamental no município.
O termo assinado define progressiva especialização de funções, ou seja, determina as responsabilidades entre as esferas do poder, tendo o Estado do Maranhão a responsabilidade do ensino médio, e o município do ensino fundamental.
Assim, o estado transfere ao município as matrículas do Ensino Fundamental, cedendo a gestão dos imóveis e bens presentes, mantendo apenas o controle indireto (como acompanhar, supervisionar, coordenar e fiscalizar a execução do termo) para as atividades de ensino.
Já o município de Açailândia, se comprometeu em realizar ações que reduzam as taxas de abandono e dos índices de reprovação em todas as séries do Ensino Fundamental, bem como organizar e manter um programa de alfabetização que garanta o cumprimento da meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
O secretário João Bringel visitou e entregou ao município de Açailândia, as escolas antes estaduais e agora municipais, U. I Aldebarã (Parque das Nações) e Sara Kubitschek (Jardim de Alah).
O secretário João Bernardo Bringel ressaltou que o Estado continuará dando o apoio técnico e financeiro, buscando melhorias na infraestrutura escolar e na capacitação de professores e dos profissionais da área.
Bernardo Bringel destacou, também, a importância da participação de todos por uma educação de qualidade, não somente dos poderes eleitos, mas de funcionários e da sociedade. “A educação é uma atividade contínua e que deve ser promovida por todos. Hoje estamos não transferindo, mas compartilhando essa responsabilidade com o município de Açailândia, mas jamais teremos um ensino de qualidade se as pessoas que trabalham com o saber e a comunidade não puserem o coração na educação de nossas crianças”, afirmou Bringel.
Segundo o prefeito Erismar, a presença do estado na educação como também do governo federal, apoiando as ações do município, gera resultados ainda maiores. “Quando temos a responsabilidade de trabalhar com as três esferas do poder, sem disputa, mas em parceria, só tem como dar certo”.
O prefeito em exercício ainda agradeceu a presença do secretário e sua ação à frente da pasta. “Essa é a segunda vez em menos de dois meses que contamos com a presença do secretário em Açailândia. Na qualidade de professor e neste momento, como prefeito, fico feliz em ouvir as propostas do Governo do Estado, por meio de seu secretário Bringel, para a melhoria da educação do Maranhão”.
De acordo com Sergiomar de Assis, secretário municipal de Educação, com essa ação de transferência do ensino fundamental ao município, a educação deve melhorar consideravelmente, principalmente porque haverá projetos e programas mais focados na educação desse nível.
“A divisão de tarefas melhora qualquer trabalho, porque se torna algo mais específico e temos mais foco naquilo que fazemos. Na educação não é diferente. O estado com o ensino médio e o município com o fundamental, tornará o processo ensino/aprendizagem melhor para todos os adolescentes do 6º ao 9º anos”, destacou Assis.
O termo de cooperação irá beneficiará diretamente 335 alunos da escola Aldebarã e mais 240 estudantes, da escola Sara Kubitschek, sendo destes, 20 alunos da Educação Especial.
Participaram do ato de assinatura do termo de cooperação Estado e Município, o procurador de Açailândia, Júlio César; a gestora de Educação da Unidade Regional de Educação de Açailândia (URE), Maria Luíza Oliveira; vereadores e profissionais que atuam na educação do município e estado.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Alunos e professores terão acesso ao sistema de matrículas e acompanhamento administrativo

          "Professor, qual é a minha nota do 1° período?", " Caro professor, encerrou o prazo para o fechamento do diário...". Frases como estas estão prestes a perder força, ou quem sabe, até se extinguirem da rotina escolar, pois com o Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas - SIAEP  tanto o gestor, quanto o professor e também seus alunos, terão acesso com usuário e senha independentes que permitem cada parte buscar  dados do seu interesse, respeitando a hierarquia pedagógica e administrativa da Escola.
       Ao ser matriculado, o aluno ganhará um código de acesso que permanecerá pelo resto de sua vida escolar na rede. O professor postará a frequencia dos alunos, as notas e registro de conteúdos.
      Com os prazos do sistema para encerramento do período, todos os professores e gestores deverão estar em dias com os registros, e os alunos consequentemente com suas notas ou conceitos.
      Os pais poderão acessar as notas, infrações e resultados dos seus filhos, mas com isso, não devem deixar de lado as visitas de acompanhamento dos filhos, tarefa importante no processo.
      Técnicos e gestores de cada escola da URE de São João dos Patos receberam uma capacitação para operar o sistema .
     Os professores além de serem instruídos para tal pelos participantes da capacitação, deverão receber DVD explicativo de como utilizar o sistema. Com isso, esperamos dinamizar o processo de informações de cada escola e gerar um potencial de aquisição de dados em tempo cada vez mais curto para a tomada de decisões e intervenções pedagógicas a cerca de tais resultados, com isso podemos estar cada vez mais perto de um sistema de ensino super eficaz e capaz de traduzir o aprendizado dos alunos em bons resultados.

Novos professores se apresentam na URE de São João dos Patos para tomar posse

Professores recebem termo de posse
Professor se apresenta na URE









        Ao mesmo tempo em que a URE recebe professores recém-nomeados e recém-empossados pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da SEDUC e SEPLAN, uma nova lista de convocados é postada no Diário Oficial do Estado: 

Seduc divulga lista de professores convocados

      O Governo do Maranhão, por intermédio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), divulgou nesta sexta-feira (04), a lista com os nomes dos Candidatos excedentes do concurso público, convocados para entrega da documentação para fins de nomeação. A relação está disponível no portal do governo (www.ma.gov.br) e no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).

    Os convocados devem comparecer, no prazo de 10 dias úteis, a contar da próxima segunda-feira (7), das 13h às 18h, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), localizada à avenida Castelo Branco, 848, São Francisco, portando a documentação exigida no edital 001/2009, que rege o concurso. A entrega dos documentos será feita à Comissão de Concurso da Seplan.

Nomeados

      O Governo também disponibilizou a lista dos professores nomeados, convocados para tomar posse e lotação de acordo com sua Unidade Regional de Educação. A relação com os nomes dos 35 professores nomeados está à disposição no site da educação (www.educacao.ma.gov.br).

    Os docentes nomeados deverão se dirigir, a partir do próximo dia 09 (quarta-feira) à Superintendência de Administração de Recursos Humanos da Seduc (Avenida Getúlio Vargas, nº 1.908 - bairro Monte Castelo), no horário das 13h às 18h, para receber posse e encaminhamento para lotação nas Unidades Regionais de Educação (UREs), correspondentes a cada candidato empossado.
 


      Com a chegada dos novos professores, a URE de São João dos Patos renova sua certeza de que dias melhores virão para nossa educação, pois tais professores cumprirão papel fundamental dentro do planejamento para o ano de 2012 reforçando o quadro e contribuindo para uma educação de qualidade.
       Sejam bem vindos novos parceiros e que juntos formaremos um time de campeões.

Município de Sucupira do Norte recebe representante da URE em suas escolas

Reunião na Escola Adonias Lacerda

Reunião no pov. Agua Branca
  

Prof. Renato e corpo docente


       URE de São João dos Patos firma acordo com a prefeitura de Sucupira do Norte para transporte escolar dos alunos do Ensino Médio do povoado Água Branca.
      Na oportunidade, além de reunião no local citado, o prof. Renato Dárcio, representou a Unidade Regional fazento visita às outras duas escolas do município: CE Adonias Lacerda e U.I. Vitorino Freire. 
      Com a reunião, ficaram esclarecidos vários pontos a cerca das mudanças ocorridas na educação do estado. "A reunião foi proveitosa, pois precisamos sempre de alguém da URE para dar apoio e segurança ao nosso trabalho" afirmou a profa. Maria de Lourdes, gestora do CE Adonias Lacerda.
      Em momento oportuno, outras visitas e reuniões deverão acontecer gradativamente nas escolas desta regional, pois a Unidade Regional de São João dos Patos está trabalhando na certeza de melhores indicadores educacionais   

Gestora da URE de São João dos Patos realiza reunião com professores


CE Dr. Paulo Ramos

CE Edison Lobão
Part. Prefeitos  Zé Mário e Rdo. Nonato

A gestora Rilda Lúcia fala aos professores

       Com a perspectiva de um início de ano letivo tranquilo e promissor, a Gestora da URE de São joão dos Patos Rilda Lúcia, reuniu-se com professores da sede para esclarecer o motivo das mudanças com o reordenamento da rede e a nucleação de escolas.
      Com o mesmo objetivo, foi realizada reunião na sede do Sidicato dos Trabalhadores Rurais com os gestores escolares de todas as escolas desta Unidade Regional de Ensino, dias antes.
      "O estado do Maranhão por meio da SEDUC traz uma nova proposta para a educação",  já se tornando visível parte das ações planejadas para o ano de 2012 pelo corpo da SEDUC como a entrega de novas carteiras, a matricula on-line, a implantação do piso nacional, o reforço escolar, o programa gestão nota 10 bem como outros programas, recursos para reforma de escolas, o calendário escolar com início e término dentro do ano letivo e outras inovações tratadas nas reuniões  que visam o início da busca pela melhoria da qualidade do ensino em nosso estado.
       A URE de São João dos Patos está disposta a somar esforços com o corpo docente, pais e alunos para atingir  melhores resultados.

Novos recursos para as escolas do estado


        As escolas do ensino médio, prioridade do Governo do Estado, irão receber 568 projetores acoplados a igual número de novos computadores, que serão utilizados para a melhoria da qualidade de ensino. Do total dos novos equipamentos, 268 foram fornecidos pelo ministério da Educação (MEC), por meio Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), e 300 foram adquiridos pela Seduc, por orientação do secretário Bernardo Bringel.

        Leuzinete Pereira ressaltou que o projeto de formação continuada em serviço para professores e supervisores, sem prejuízo aos 200 dias do ano letivo é um ponto importante do processo, visto que é uma das incumbências do professor segundo a LDB, e a reorganização dos espaços escolares, bem como reformas de prédios são importantes para o planejamento e destinação de recursos.

       Além das ações focadas no processo ensino-aprendizagem, a Seduc também vai garantir maior conforto para os alunos da rede estadual de ensino com a entrega de 79 mil novas carteiras escolares, dentro dos padrões ergométricos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). A renovação das carteiras é superior a 50% dos equipamentos existentes nas escolas da rede. Serão contemplados os colégios de todo o estado.

       O secretário adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho disse que do total das carteiras distribuídas nas UREs, 42 mil foram adquiridas com recursos do tesouro estadual e as outras foram compradas por meio de parceria entre a Seduc e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estudantes portadores de necessidades especiais serão contemplados com 200 carteiras adaptadas.

      De acordo com Almir Coelho, este ano serão entregues, a partir da próxima semana, 220 mil kits de fardamento e material escolar para os alunos de ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino.


      Cada kit de fardamento contém tênis e meias, short e camiseta, calção, camisa e mochila. O kit escolar contemplará cada aluno com esferográfica, lápis, apontador, régua, transferidor e outros itens necessários em sala de aula.
      Nesse contexto, a URE de São João dos Patos já recebeu, e está redistribuindo de acordo com a necessidade de cada Unidade de Ensino, 1000 novas carteiras, estas já estarão nas salas de aula no primeiro dia de aula das escolas contempladas.

Ano letivo na rede estadual começa nesta segunda-feira

       Com um calendário escolar específico, em um processo de vanguarda da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será aberto oficialmente, nesta segunda-feira (6), o ano letivo de 2012 com a volta as aulas de mais de 500 mil alunos nas 1.515 escolas da rede estadual de ensino. Do total, mais de 200 escolas estão localizadas na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com o novo calendário letivo, o término das aulas está previsto para o dia 28 de dezembro em todo o Maranhão.

       Este ano, a Seduc implantou, também de forma pioneira, o sistema de matrículas online para todas as escolas da rede localizadas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) e ofertou aproximadamente 25 mil vagas somente para o primeiro ano do ensino médio à comunidade escolar de São Luís. Aproximadamente 135 mil alunos estão matriculados na capital.

       O processo informatizado de matrícula foi feito por meio da parceria firmada entre a Seduc, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Superior de Educação Continuada (Isec), e acompanhado pelo Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep).

       O conjunto de ações desenvolvido pela secretaria para o presente ano letivo garante, cumprindo meta prioritária do Governo do Estado, que nenhum jovem em idade escolar ficará fora da sala de aula e o calendário específico para as escolas da rede deve ser cumprido sem complicações.

     Outra experiência inovadora deverá marcar o presente ano letivo. De acordo com o secretário João Bernardo Bringel, para acompanhar o processo de descentralização do ensino fundamental, será lançado um programa piloto de reforço escolar nas disciplinas Português e Matemática em 20 escolas da rede estadual de ensino. Um colégio de Balsas foi escolhido como pioneiro do novo programa da Seduc.

      O programa virtual, explicou Bringel, irá contemplar os alunos com deficiência escolar do 1º ao 9º ano e será uma importante ferramenta para registrar o desempenho dos estudantes. O rendimento ficará registrado na rede virtual. Serão realizadas anualmente 450 oficinas para implementação do programa.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

GOVERNO DO ESTADO CONVOCA NOVA LISTA DE PROFESSORES NO DIÁRIO OFICIAL

  No Diário Oficial do Estado do Maranhão deste dia 02/02/2012 foi publicada mais uma lista de convocados do concurso público para professores realizado em 2009.

  Os concocados terão 10 (dez dias) após esta convocação para comparecerem em local já informado pelo referido documento.
  Mais informações acessar: http://www.diariooficial.ma.gov.br/

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Seduc vai destinar recursos para aquisição de gêneros da agricultura familiar


          A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai destinar 30% dos recursos da alimentação escolar no Maranhão para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. A medida será uma ação estruturante da Seduc como integrante do Programa de Erradicação da Pobreza Extrema no Maranhão, que será lançado pelo governo do Estado, em sintonia com o Programa Brasil sem Miséria, do governo Federal.

           Com a ação, a Seduc visa fortalecer a agricultura familiar, estimulando as escolas a adquirirem produtos regionais e de qualidade das mãos do pequeno produtor rural. Dessa forma, atuando no combate a pobreza e a miséria na zona rural do estado.

           Para o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, a medida irá fomentar a produção da agricultura familiar no estado. Além dessa ação, a Seduc segue com programas e projetos no sentido de possibilitar à população o acesso a uma educação de qualidade.

          Outros projetos já desenvolvidos pela Seduc em parceria com o Governo Federal também farão parte do programa de combate à pobreza no Estado. Dentre eles estão: Brasil Alfabetizado; Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projovem Campo e Saberes da Terra, os dois últimos desenvolvidos exclusivamente em escolas do campo, onde se encontram as localidades com os menores indicadores sociais.

Mutirão na escola


       A Unidade Integrada Duque de Caxias, preparando-se para nova etapa educacional, no ano letivo de 2012, deu início ao processo de pintura do prédio para receber seu corpo discente, proporcionando-lhes um ambiente prazeroso e confortável, no âmbito escolar. A sua gestora, Rosa Neusa Mota Pinho, confiando na reorganização do ensino do Estado do Maranhão, receberá de braços abertos àqueles alunos oriundos de outros estabelecimentos de ensino e que farão parte da família "Duque de Caxias", assim como os alunos remanescentes dos anos anteriores. Tendo em vista o inicio do ano letivo para o dia 06 de fevereiro, não mediu esforços para dar uma nova roupagem na escola com a colaboração de ex-alunos e demais membros da comunidade, considerados verdadeiros "amigos da escola".

Vigia Feitosa e o pintor e ex-aluno Jailson

Pintor e ex-aluno Ivanildo

Área Coberta - Refeitório

Sala de Aula