s

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Escolas estaduais realizam Dia ‘D’ da Gestão Democrática em todas as Unidades Regionais

     Ampliar, aprofundar e fortalecer o debate sobre o processo seletivo para a função de gestor (a) escolar da rede estadual de ensino e ao mesmo tempo envolver a comunidade escolar no processo. Estes são os principais objetivos do Dia ‘D’ da Gestão Democrática, realizado durante toda esta quinta-feira (27) nas escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

      Para garantir a participação e a articulação efetiva dos profissionais da educação, foram realizados seminários, palestras, debates, oficinas e exibição de vídeos sobre a importância da gestão democrática como meio para construção de uma escola participativa.

    “As atividades são importantes para reflexão e debates junto à comunidade estudantil, professores e gestores escolares. As discussões sobre gestão democrática são fundamentais para fortalecer todas as ações referentes ao processo de escolha dos gestores escolares”, destaca a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.

    Em Caxias, no leste do estado, as atividades aconteceram nas 24 escolas de Ensino Médio, nos seis municípios jurisdicionados à URE. Foram convocados pais, estudantes, gestores e professores, que nos três turnos participaram de palestras e debates em torno da escolha de gestores escolares.

      “É um dia muito importante, em que estamos dizendo para a população, que a partir de agora, somos nós, enquanto comunidade escolar, que vamos escolher o nosso gestor. Vamos fazer essa escolha com a esperança que seja uma gestão comprometida, que entenda as necessidades da escola”, enfatizou a professora Lacy de Lurdes, gestora da URE de Caxias.

       Na Região Metropolitana de São Luís, foram organizados dois encontros com gestores escolares, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Maranhão (Sinproesemma) e comunidade escolar das 166 escolas estaduais da capital. Pela manhã, o debate aconteceu no auditório do Campus da Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); à tarde, outro grupo de gestores se reuniu no auditório do Centro de Ensino Cidade São Luís, no bairro Cohab.

     Em Açailândia, as atividades se concentraram na escola Antônio Carlos Beckmam. Durante todo o dia foram realizados seminários, exibição de filmes e oficinas sobre o papel da gestão pedagógica. Participaram das discussões gestores, professores, alunos de 18 escolas e anexos dos oito municípios da URE Açailândia.

        “Estamos ajudando a consolidar um momento importante para história da educação do Maranhão. É um passo efetivo para a construção de uma escola democrática e participativa”, destacou gestor da URE Açailândia, João Bosco Gurgel.

        Na Unidade Regional de São Joao dos Patos, o encontro com comunidade escolar e as famílias, aconteceu nas 24 escolas dos 16 municípios que compõem a Unidade Regional. Foram realizadas palestras e apresentação dos candidatos aos cargos de gestor e auxiliar com suas respectivas propostas de gestão. Também foi realizado o cadastramento dos eleitores (pais, estudante e funcionários) que vão participar da eleição.
“É um momento histórico na educação do Maranhão, onde todos podem participar da escolha do gestor. É de fato a efetivação da democracia na escola”, disse a professora Luciana Leocádio, gestora da URE de São João dos Patos.

       Na Regional de Chapadinha, as atividades foram concentradas nas 25 escolas sede, nos 14 municípios jurisdicionados à URE. Foram realizados debates e palestras sobre a gestão democrática e seus benefícios para a comunidade escolar, sobre a importância da participação da família, do colegiado escolar, do conselho de classe e do grêmio estudantil no dia a dia da escola.

Texto: SEDUC


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA

A Unidade Regional de Educação de São João dos Patos, em parceria com o Grupo de Formadores, realizou no dia 13 do corrente mês a primeira Formação Continuada em Matemática e Língua Portuguesa, para professores da rede estadual de ensino, que atuam no 3º ano do Ensino Médio.
A Formação Continuada constitui ação estruturante no âmbito do Pacto pela qualidade da Educação Pública do Maranhão. Sendo o Grupo de Formadores responsável pelo desenvolvimento dessa ação de Apoio Pedagógico. Logo a Formação teve como formador de Matemática o Prof. Renato Dárcio Noleto e a Prof. Jemara Maria da Silva como formadora de Língua Portuguesa, que na ocasião contou com a colaboração dos Formadores Rita Melo e José Genésio e da Prof. de Língua Portuguesa, Sebastiana Mauriz de São Domingos do Azeitão.
O dia 13 de agosto de 2015 foi sem sombra de dúvidas um dia decisivo para consolidação das políticas educacionais de melhoria da qualidade da educação pública do Estado do Maranhão; que desencadeará na melhoria dos indicadores educacionais da URE-SJP. Pois a formação foi um momento memorável de socialização, compartilhamento e troca de saberes. Como disse Paulo Freire : “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que ,em um dado momento, a tua fala seja tua prática”.

O próximo encontro está previsto para a segunda semana de setembro de 2015.







 






sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CÓDIGO DE GRUPO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

           INFORMAMOS QUE O SISTEMA DA PLATAFORMA WWW.EDMODO.COM REINICIALIZOU O CÓDIGO, POR ISSO, OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DEVERÃO UTILIZAR NOVO CÓDIGO: vju2z2.
*OBS: Os gestores deverão repassar para os professores de matemática.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

DIVULGADO O GABARITO DO SIMULADO DA URE

SEGUE ABAIXO A DIVULGAÇÃO DO GABARITO DO SIMULADO DA URE

1 - GABARITO- L. INGUESA
2 - CORREÇÃO COMENTADA

*OBS: GABARITO DE LÍNGUA INGLESA FOI DISPONIBILIZADO POR SER A DISCIPLINA QUE A REDE OFERTA É A INGLESA, PORÉM ATENDENDO A PEDIDOS, SEGUE O GABARITO DE ESPANHOL:

91-B
92-D
93-D
94-C
95-A

terça-feira, 18 de agosto de 2015

ESCOLAS DA REDE ESTADUAL APLICAM A SEGUNDA ETAPA DO SIMULADO DA URE


  90 questões + Redação é o que propõe a URE no seu 2o Simulado Integrado nas áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

     Escolas da URE estão nos preparativos para aplicar neste dia 19/08 a 2a etapa do Similado Integrado. A etapa prevê a aplicação de Simulados para 1127 dos 2542 alunos matriculados no 3º ano. 
     A ação objetiva envolver alunos e professores na dinâmica avaliativa do Exame, trazendo para o ambiente escolar a cultura de desenvolver planejamentos com vistas ao ENEM. 
        Bom trabalho a todos e que os resultados sejam satisfatórios.

 CE ANÁLIA NEIVA







PARLAMENTAR JUVENIL DO MERCOSUL É ELEITO PARLAMENTAR JOVEM BRASILEIRO

          ALUNO DO CE EPITÁCIO PESSOA E PARLAMENTAR JUVENIL DO MERCOSUL, BRUNO NOLETO É O MAIS NOVO PARLAMENTAR JOVEM BRASILEIRO.
          COM NOTA 90, BRUNO FOI O 1º DO ESTADO, SOMANDO MAIS UMA CONQUISTA PARA A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS.

     A Câmara dos Deputados selecionou os 78 estudantes que representarão os estados brasileiros no Parlamento Jovem Brasileiro em 2015. Neste ano foram inscritos 1.785 mil proposições que foram encaminhadas por jovens de todo o país.

       Entre 21 e 25 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

          O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.

          Confira o resultado oficial e a classificação de todos os pré-selecionados e as ementas das proposições selecionadas.

              O PJB mantem canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro . Conheça e curta nossa página!
Participe do Parlamento Jovem Brasileiro. Aqui você representa muito e pode fazer história!


              Mais informações: http://www.educacao.ma.gov.br/ExibirNoticia.aspx?id=5935
         

ESCOLAS DA URE REALIZAM SIMULADO PARA A PROVA BRASIL

       NESTE DIA 14 DE AGOSTO FORA REALIZADO O SIMULADO DA PROVA BRASIL PELAS ESCOLAS JURISDICIONADAS À URE.  HÁ REGISTROS DE QUE TODAS AS ESCOLAS DA URE APLICARAM O SIMULADO A TEMPO.
     O SIMULADO FOI PROPOSTO PELA SEDUC E CONSTA DE 40 QUESTÕES (20 QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA E 20 QUESTÕES DE MATEMÁTICA.
      ESTA É UMA OPORTUNIDADE PARA PROFESSORES E ALUNOS PRATICAREM PREVIAMENTE QUESTÕES NOS MOLDES COBRADOS PELA PROVA BRASIL.








     

terça-feira, 11 de agosto de 2015

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS DESENVOLVEM ATIVIDADES EM HOMENAGEM AO DIA DOS ESTUDANTES

        Escolas de vários municípios jurisdicionados a URE de São João dos Patos desenvolvem caminhadas, passeios ciclísticos, palestras, jogos e brincadeiras para comemorar o Dia do estudante.

Veja algumas fotos dos eventos:













Reunião dos Municípios- Mirador

 Neste dia 10/08/2015, foi realizado no espaço aberto do CE Edison Lobão, em Mirador a visita de acompanhamento técnico pedagógico, com a presença de orientadores, gestores gerais e adjuntos, alunos e pais do CE Edison Lobão em Mirador.
      Na oportunidade, foram discutidos assuntos relativos ao andamento do ano letivo, Formação de Professores, Resultados de Avaliações Externas, índices educacionais e estratégias para a melhoria destes índices, bem como as condições que se encontram a escola.